fbpx
Impermeabilização de sofá: 17 perguntas respondidas

Impermeabilização de sofá: 17 perguntas respondidas

Mesmo que você já saiba o que é impermeabilização de sofá, é possível que você ainda não conheça como é feito esse procedimento.

É no sofá que muitas pessoas costumam se reunir. Por isso, é quase inevitável o derramamento de bebidas ou alimentos. Se você tem pets ou filhos pequenos, aumentam as chances de manchar o seu sofá.

Isso não significa que você tenha que colocar um plástico sobre o seu sofá ou manter seus animais de estimação do lado de fora. Há providências que você pode tomar para proteger a mobília.

Neste artigo, você terá a resposta para 17 perguntas sobre o assunto. Ainda neste texto, nós explicaremos detalhadamente o passo a passo de como é feito a impermeabilização de sofá. Vamos lá?

1. O que é impermeabilização de sofá?

Impermeabilização é o mesmo que tornar algo “à prova d’água”. No caso da impermeabilização de sofá, é aplicado um produto especializado para obter esse resultado.

Esse produto, que chamamos de impermeabilizante, fecha as fibras do tecido e forma uma camada protetora sobre o estofamento.

Advertisement

Dessa maneira, a passagem de substâncias líquidas ou oleosas para o interior do sofá é bloqueada. Isso evita que o sofá fique impregnado com óleo, gordura, vinho, refrigerante ou até mesmo o xixi do cachorro.

Assim, se algo for derramado sobre o sofá, um aspirador de pó ou mesmo um simples pano seco já resolvem o seu problema rapidamente.

2. Quais são as vantagens da impermeabilização de sofá?

Além da facilidade para a limpeza, tornar o seu sofá impermeável aumenta sua vida útil, conservando-o bonito por anos.

Outra vantagem é que, como a umidade não atravessa o sofá, mofos e fungos não se proliferam nem na superfície, nem em seu interior. Isso significa mais saúde para você e sua família!

Família composta por pai, dois meninos e mãe, todos sorridentes, sentados em um sofá.
A higienização e impermeabilização do sofá evitam a proliferação de ácaros, fungos e bactérias

3. O procedimento só pode ser feito em um sofá novo?

Embora o resultado seja melhor em estofamentos novos, todos sofás – novos e velhos podem ser impermeabilizados.

Sendo assim, o ideal é fazer a impermeabilização logo que você comprar o sofá.

4. Como é a impermeabilização de um sofá velho?

Se o seu sofá já tem anos de uso, antes da impermeabilização, é necessária uma higienização, que deve ser feita a seco.

Essa limpeza tira as impurezas do estofamento, eliminando os fungos, ácaros e bactérias que possam aparecer.

Só então é aplicado o impermeabilizante, que é pulverizado sobre toda a superfície do sofá.

5. Quem pode fazer a impermeabilização de sofá?

Existem empresas especializadas que fazem o atendimento em domicílio, que usam produtos específicos e possuem profissionais treinados.

Além da limpeza, essas empresas fazem a impermeabilização de estofados de forma rápida, e mais importante: com garantia e segurança.

Uma dessas empresas especializadas é a Acquazero. Confira abaixo o testemunho de Bárbara Urias, cliente que contratou um serviço de limpeza de sofá da Acquazero para sua casa.

Além da limpeza residencial, a Acquazero faz a limpeza ecológica de veículos. Para que você tenha uma ideia, são utilizados apenas 300 ml de água para limpar um veículo. Encontre uma unidade perto de você!

6. Quanto tempo leva a impermeabilização de sofá?

Para o serviço ficar bem feito, normalmente, são necessárias cerca de duas horas. Claro, isso pode variar de acordo com o tamanho do sofá.

7. Quanto tempo depois poderei voltar a usar meu sofá?

Em dias normais, bastam duas ou três horas para que você volte a sentar em seu sofá, com todo o conforto.

Porém, em dias de chuva ou de tempo nublado, recomenda-se esperar um pouquinho mais.

Criança sentada em um sofá, enquanto lê. Ilustração do texto impermeabilização de sofá.
Depois da impermeabilização, o sofá pode voltar a ser usado em poucas horas.

8. O sofá fica duro depois de impermeabilizado?

Uma ideia muito comum que as pessoas costumam ter é de que, depois da impermeabilização, o sofá vai ficar com uma superfície grossa.

Em outras palavras, o sofá perderia uma de suas principais características, que é justamente a maciez.

Ou pior, que, depois de um tempo, essa superfície dura começasse a “craquelar” e acabasse arranhando quem se sentasse no sofá.

Ou seja: adeus, conforto!

Porém, a resposta é não. Com o uso de produtos de qualidade, a textura do sofá não é alterada depois que é aplicado o impermeabilizante.

9. O sofá muda de cor depois da impermeabilização?

Isso vai depender da qualidade do produto empregado. Impermeabilizantes de qualidade não devem causar alterações na cor do sofá, mesmo os de tecido delicado.

10. Posso fazer a impermeabilização em qualquer tecido?

Sim. Não importa se o seu sofá é revestido de linho, veludo, camurça, chenille ou jacquard. Todos eles podem ser impermeabilizados.

11. O impermeabilizante é inflamável?

Ainda existem no mercado impermeabilizantes inflamáveis, que são aqueles feitos à base de solventes. Se entrarem em contato com o fogo, podem fazê-lo se alastrar rapidamente.

A boa notícia é que existem também os produtos à base de água, que não são inflamáveis.

Por isso, antes de contratar um serviço, é muito importante que você se informe sobre o tipo de produto que a empresa utiliza.

Uma boa dica é que você saiba diferenciar um tipo de impermeabilizante do outro.

Os impermeabilizantes que são inflamáveis, ou seja, que são feitos com solvente, são transparentes e têm um cheiro forte. Os feitos à base d’água possuem a cor leitosa e quase não têm cheiro.

12. O impermeabilizante é tóxico?

Praticamente nenhum impermeabilizante disponível no mercado causa riscos à saúde.

Porém, é importante observar se o rótulo do produto possui a certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nunca é bom confiar em produtos de que não se sabe a procedência.

Flores em frente ao sofá.
Normalmente, os produtos usados para a impermeabilização de sofá não são tóxicos.

13. Quando devo fazer a impermeabilização novamente?

Uma das vantagens da impermeabilização de sofá é a tranquilidade proporcionada aos clientes.

Normalmente, só é necessário fazer o serviço uma vez durante o ano inteiro e pronto! Você já pode passar perto do sofá com comidas e bebidas ou até mesmo sentar nele para comer, sem medo.

14. Poderei fazer a limpeza de rotina normalmente?

Esse questionamento é bastante válido. Será que há risco de tirar o impermeabilizante do sofá se eu esfregar ele demais?

Durante a limpeza diária, não há esse risco. Logo, em uma limpeza profunda, como as feitas pelas empresas especializadas, talvez seja sim preciso fazer uma nova impermeabilização.

15. Terei tranquilidade em relação às crianças?

Sim. Se você tem filhos ou sobrinhos, sabe muito bem o cuidado que é necessário ter com sucos e refrigerantes.

Isso quando as crianças não inventam brincadeiras com canetinhas, massinhas ou os tão temidos slimes.

Caso seu anjinho suje o sofá por algum descuido ou simplesmente porque achou que seria divertido decorá-lo com tinta de caneta, não se preocupe!

Normalmente, ao esfregar um papel toalha sobre o sofá, o líquido já é absorvido.

16. E os bichos, poderei deixá-los soltos?

De novo, sim! Quem tem animais sabe o estrago que xixi, pelos e pegadas podem fazer nos móveis da casa, não é mesmo? Muitas vezes, esses danos são permanentes.

Com a impermeabilização de sofá, você tem a tranquilidade de deixar seu cachorro ou gato com livre acesso a todos os cômodos da casa.

Dê adeus àquele receio de que o bichinho possa sujar ou estragar para sempre o seu móvel!

17. O que pode fazer o valor da impermeabilização de sofá variar?

Algumas variantes influenciam no preço que você vai investir na impermeabilização de sofá.

A principal é o tamanho do sofá. Ou seja: o valor de um serviço feito em uma poltrona não é o mesmo de um sofá modulado, por exemplo.

Outros fatores que costumam influenciar no preço são o tipo de produto utilizado e a técnica de pulverização empregada. Mesmo que o resultado seja igual, existem formas diferentes de se fazer a impermeabilização.

Por isso, antes de contratar uma empresa para fazer a impermeabilização de estofados, procure se informar sobre a sua forma de trabalhar.

Homem usando camisa azul, utiliza um borrifador na parte interna de um carro.
A impermeabilização também pode ser feita em assentos automotivos.

Como é feito o processo de impermeabilização de sofá? Passo a passo

Bem, agora você já entendeu quais são os benefícios para os seus móveis e sua casa ao tornar a sua mobília à prova d’água. Lembre-se de que os assentos automotivos também podem receber o tratamento.

O recomendável é que o serviço seja feito apenas por pessoal especializado.

Mas você ainda quer saber como é feita a impermeabilização de sofá? Então, confira cada fase do procedimento a seguir.

Avaliação do tecido

Antes de fazer a impermeabilização, verifique qual é o tipo de tecido do seu sofá. Alguns materiais já são naturalmente impermeáveis, enquanto outros não podem receber o tratamento.

Assim, entre os materiais que não podem ser impermeabilizados estão a camurça, o couro natural e sintético, o poliuretano e o PVC.

Para saber se é mesmo necessário fazer a impermeabilização do tecido, realiza-se um teste simples.

Pingue uma gota d’água sobre o sofá e observe nos próximos 20 minutos se a superfície absorve o líquido. Caso não absorva, evite a aplicação de resina impermeabilizante.

As superfícies que já são impermeáveis costumam reagir com a resina. Isso pode causar manchas, comprometer a qualidade e diminuir a vida útil do material.

Limpeza do sofá

O serviço de impermeabilização pode proteger o seu sofá por até três anos. Portanto, a resina utilizada no tratamento pode acabar sendo removida durante uma lavagem.

Além disso, o seu sofá ficará feio se aplicado sobre ele a resina impermeabilizante por cima do tecido sujo.

Por isso, faça uma higienização completa e profunda do sofá, antes da impermeabilização. Dessa forma, você garante que as fibras do tecido estarão limpas sob a resina.

Sofá azul e cinza, com estrutura de madeira. Mesa de madeira com revistas.
Antes da impermeabilização, deve ser feita a limpeza do sofá.

Preparação do líquido impermeabilizante

Depois que o sofá estiver limpo e seco, é hora de preparar o composto impermeabilizante. Esse composto é feito com um produto próprio para proteger tecidos, dissolvido em um pouco de água.

Quando a mistura estiver pronta, ela vai dentro de um pulverizador de compressão, próprio para o serviço.

Preparação do local

A pessoa que for aplicar o produto deve usar o Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado, com óculos e máscara.

Além disso, o local para a aplicação deve ser arejado, uma vez que o solvente é um produto com cheiro forte.

Por isso, é importante que as portas e janelas fiquem abertas e que ninguém esteja fumando ou usando o fogão durante o serviço.

Se for possível levar o móvel para fora do recinto, melhor ainda, para que a névoa do impermeabilizante não suje a sua sala de estar.

Aplicação da resina na vertical

Com o ambiente preparado e o líquido impermeabilizante devidamente pressionado, é hora de aplicar sobre o tecido.

Claro, a forma pode variar de acordo com quem estiver aplicando. Por isso, a maioria faz movimentos retilíneos sobre o estofado, subindo e descendo.

Esse procedimento costuma ser repetido três vezes, sempre bombeando o pulverizador de compressão.

Aplicação da resina na horizontal

Quando o sofá já estiver completamente coberto, aguarde cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, é hora de aplicar uma segunda camada de impermeabilizante.

Agora o sentido da aplicação passa a ser de um lado para o outro, indo e voltando. Assim, deve-se certificar que o líquido está atingindo toda a superfície, de maneira uniforme.

Algumas pessoas realizam o procedimento em todo o sofá, enquanto outras aplicam somente no encosto e no assento. Independentemente disso, o serviço costuma levar cerca de meia hora para ser concluído.

Canto cinza, com manta e flor.
Depois de algum tempo, a impermeabilização é completamente inofensiva para as pessoas, animais e plantas.

Cuidados posteriores

Alguns pulverizadores são resistentes aos solventes. Caso contrário, é importante que ele seja lavado logo após a utilização.

Para isso, é necessário colocar água e pulverizá-la, para que circule e limpe o material por dentro.

Além disso, é normal que, depois da impermeabilização, o sofá esteja “arrepiado”. Por isso, depois de uma hora, passa-se uma escova sobre o sofá, para deixá-lo liso novamente.

Secagem do sofá

Quando todo o serviço de impermeabilização estiver concluído, basta esperar que o sofá seque.

Assim, para a secagem completa, considerando a limpeza do estofado, é necessário esperar, pelo menos, quatro horas.

Lembre-se: é importante que, durante esse tempo, o sofá esteja completamente inutilizável.

Caso esse tempo não seja respeitado, a resina pode acabar sendo removida e o trabalho é perdido. Além disso, é bom que ninguém fume perto do sofá por algum tempo.

Agora que você já leu sobre o que é e como é feita a impermeabilização de sofá, ainda ficou alguma dúvida?

Se a sua resposta for sim, baixe o app Acquazero e conheça nosso e-commerce. Além de ser uma solução em higienização ecológica, é a maior rede de estética automotiva do mundo.

Você também pode agendar seu horário na Acquazero por meio do site, clicando aqui.