When to clean the air conditioner?
Before doing the air conditioning cleaning process, you need to be aware of some signs that the equipment ends up passing on to you.
The first reason for cleaning may be the humidity that ends up generating dust mites, bacteria and fungi. As a result, a bad smell throughout the car.
Thus, if the correct cleaning process or any action such as turning on the fan for a few minutes does not occur at all, colonies can be formed in the parts of the AC, making cleaning more complicated or even damaging the entire system.
In addition, because of these microorganisms, people who have some breathing problems may have aggravated allergies if they are exposed to this air for a long time.
A good sign is to watch how often you sneeze or cough when turning on the air conditioner. It is worth remembering that allergies are the result of a defense system of the body, which can cause several uncomfortable reactions.
Finally, another sign that your car’s air system can pass is regarding the cooling efficiency of the environment.
Em síntese, caso sinta que mesmo diante de uma temperatura, ele não entrega o que é esperado, saiba que pode ser um sinal de falha na correia do AC ou outros componentes como os filtros de ar.
Lembrando que o mesmo vale para o ar-condicionado split, os mesmos que ficam em casa, empresas e outros estabelecimentos. O modo de funcionamento e sua estrutura é bem parecida com os de carro.
Conheça os componentes de um ar-condicionado
Para que a higienização de ar-condicionado automotivo seja feito de uma forma realmente efetiva, é necessário fazer um check-up completo de todo o sistema. Para isso, algumas empresas são indicadas, como a Acquazero.
Afinal, caso alguma dessas peças estejam danificadas ou necessitando de troca, apenas a limpeza não irá solucionar os seus problemas.
Observe o filtro de ar
O filtro de ar é responsável por segurar todas as impurezas que vêm do exterior do carro e entregar um ar limpo para o motorista e passageiros.
Apesar da sua importância, não existe uma ideia da periodicidade em que o filtro precisa ser trocado.
Dessa forma, antes de fazer o procedimento de higienização, é importante checar se a peça está em bom estado.
Caso identifique algum dos problemas que listamos acima, uma das soluções pode estar apenas na troca desse componente. Porém, o recomendável é que essa peça também seja trocada, afinal não faz sentido fazer todo o procedimento e contar com um filtro sujo.
Encontre as tubulações
Uma das partes mais propícias para acumular as tais colônias de ácaros, bactérias ou fungos, os tubos internos podem concentrar boa parte da umidade que vem do ar e, assim, criar os problemas listados.
No entanto, a vantagem é que a sua limpeza é completamente simples e deve ser feita sempre.
Assim, mesmo que não seja necessário, é importante fazer esse tipo de higienização interna. Para isso, basta apenas aplicar um spray nas saídas de ar para eliminar todas as impurezas acumuladas.
Não se preocupe, esse produto é facilmente encontrado em lojas especializadas caso você queira fazer por conta própria.
Evaporador e Compressor
Separamos os dois componentes em um mesmo tópico, pois são as partes mais complicadas do sistema. Dessa forma, mesmo diante da limpeza o mau cheiro ou alergia se manter, é hora de ir mais afundo.
O evaporador é responsável pelo resfriamento do ar e a sua limpeza completa requer um profissional da área. Afinal, sua composição e instalação é tão complexa que para ser removido pode demorar alguns dias.
Um pouco mais simples, o compressor tem como função comprimir o gás refrigerante que circula por todo o sistema do ar-condicionado.
Devido ao seu trabalho ininterrupto, pode acontecer dele reter alguns resíduos que vão atrapalhar o resfriamento. Porém, em alguns casos, para fazer a sua limpeza é preciso fazer uma troca de óleo ou a troca.
Como é feita a higienização de ar-condicionado?
Todo o processo de higienização de ar-condicionado começa pela remoção da umidade dos dutos. Para isso, ligue o carro, deixe o ventilador comum (AC desligado) rodando, deixe o carro fechado por cinco minutos.
Após essa etapa, a umidade será removida e as chances de novos ácaros, fungos e bactérias irá reduzir.
Ao fim desse processo, é necessário aplicar o produto conhecido como descontaminante para deixar o sistema protegido. Na Acquazero, todo o processo é feito por profissionais treinados e produtos de alta tecnologia.
Para aplicar é simples: basta desligar o ventilador e ligar o ar-condicionado no máximo e posicionar o equipamento de ionização no chão do carona. Depois, é só seguir as orientações da fabricante. Importante que você não inale os gases e, por isso, faça essa etapa de máscara.
Com as portas fechadas conte cinco minutos, desligue o AC e deixe as portas abertas com o ventilador ligado. Isso irá ajudar a manter a qualidade do ar interior do carro circular e não trará problemas caso vá usar o automóvel na sequência.
Ao final dessas etapas, se ainda sentir que o sistema não está funcionando, procure um mecânico para descobrir o problema.
Para saber na prática como fazer todo o processo de higienização de AC, acompanhe o vídeo que separamos para você.
Throughout the text, you could see how important this process is for the health of car users, but also to avoid bad smells.
Thus, it is important to be aware of the signs that appear for you to do this cleaning. So pay attention and try to perform the process every six months.
Hire Acquazero for air conditioning cleaning
Did you like our content on air conditioning hygiene and want to know a little more about this and other services for automotive aesthetics? Continue browsing our blog .
If you want to hire Acquazero, access our e-commerce and schedule! You can also use our app.