What is mold and how does it arise?
The mold is formed by living microorganisms and can be several types of microscopic fungi. These fungi thrive in a humid environment, which is vital for their existence and development.
It is a set of cell filaments (hyphae) that develop through spores (fungus reproduction units).
They protrude into the environment through black spots on damp surfaces.
These are the hyphae that grow from spores, which can cause breathing problems, which are dangerous especially for vulnerable people with low immunity or who suffer from asthma.
Fungal spores, when proliferating indoors, can trigger allergic and respiratory problems in people living in the environment.
For homes with children, it is necessary to prevent the proliferation of these microorganisms, as they can cause or worsen respiratory problems.
A few simple precautions can reduce the incidence of mold on your clothes, and we’ll tell you. Read on!
Some precautions to avoid mold in the wardrobes
To protect your clothes from mold, some tips are important and many are easy to do.
Likewise, remember that the fungus develops in closed and poorly ventilated environments.
So, if possible, leaving the wardrobe in a place where the sun shines helps to keep the fungi away from that environment.
Open the wardrobe doors at least once a day for a few minutes to ventilate it.
Likewise, avoid touching the furniture directly against the wall. Thus, the ideal is to have a space of at least 2 cm between the wardrobe and the wall.
Although it is a redundant tip, it is not always possible to put it into practice: do your clothes well at least once a month. Wash some less-used parts in the washing machine.
With the tight routine we have, this is not always possible, but if you can, it will be easier to prevent mold from appearing on your clothes.
Não guarde roupas úmidas ou molhadas, e se tomar chuva, lave a roupa no máximo no dia seguinte. Este é um cuidado importante, pois a roupa úmida pode favorecer o aparecimento de fungos em todo o guarda-roupa.
Enfim, tente sempre que possível colocar as roupas no sol por algumas horas. Se seguir este passo a passo será possível diminuir a incidência de mofo nas roupas.
Mas se não teve como ter todas estas atitudes ou então mesmo com elas apareceu algum bolor nas suas roupas, existem algumas maneiras de tirar manchas de mofo das roupas.
Como tirar mofo de tecido?
O bolor surge em diversos tecidos com o passar do tempo, se for guardado em um local úmido e escuro. Mas para a maioria dos casos, há uma solução simples, com uso de alguns ingredientes caseiros.
Atenção para cada um dos casos que mostraremos!
Tecido branco
Se tem algum tecido no qual a mancha de bolor se destaca mais é nos tecidos brancos. E normalmente possuímos diversas roupas nesta tonalidade.
Enfim, conheça as opções de como tirar mancha de mofo do tecido branco. O cloro é uma alternativa, mas é um produto muito forte, que pode danificar o tecido, ainda mais se ele for antigo.
Por ser um pouco mais fraca, utiliza-se a água sanitária para tirar manchas de roupas, mas apenas as brancas, pois ela também retira a cor.
O ideal é colocar uma xícara de açúcar em um litro de água sanitária e deixar a peça mofada de molho na mistura por meia hora.
Ou colocar 100ml de água sanitária para cinco litros de água, com a peça de molho por até 15 minutos.
Por outro lado, é possível usar o bicarbonato de sódio para tirar o mofo. Use uma colher de chá desse produto para cada litro de água quente. Deixe a roupa de molho por cerca de 30 minutos.
Logo após, enxágue a roupa e lave-a normalmente.
Então, é possível usar uma solução de suco de limão e sal. Aplique-a em cima da mancha do mofo e deixe secar naturalmente. Posteriormente, enxágue e lave a roupa normalmente.
O alvejante não é um produto caseiro, mas utiliza-se para a remoção das manchas de mofo mais difíceis. Para não correr o risco de danificar a roupa, use aqueles que não possuem cloro na composição.
Roupas coloridas com mancha de mofo
Para as roupas coloridas, principalmente as mais escuras, é preciso tomar cuidado para não desbotar na hora limpar o mofo.
Já ao lavar roupa colorida, não pode ser nada muito abrasivo. Assim, tente antes deixar de molho no sabão de coco.
Como tirar mancha de mofo de tecido colorido?
Um pouco do bom e velho vinagre pode ser o suficiente. Espalhe o líquido na mancha e esfregue.
Por outro lado, se isso não for o suficiente para eliminar a mancha da roupa mofada, deixe-a em um balde com água e vinagre. Não passe dos 20 minutos, em seguida enxágue e lave a roupa normalmente.
A proporção deve ser de uma xícara e meia de vinagre para dois litros de água.
Como tirar mofo de tecido de poliéster e algodão sem estragar a roupa?
A melhor técnica é com a aplicação de suco de limão. Assim, indica-se esse método por ser menos abrasivo. Desse modo, não danifica as peças mais delicadas.
Para roupas coloridas, uma dica interessante é o uso de leite fervido.
Basta esquentar um pouco de leite e então aplicar no tecido afetado. Espere que a peça clareie e então coloque a roupa para lavar na máquina.
Como são mais sensíveis, pode adicionar um pouco de vinagre, para que as manchas sumam, como também que você consiga se livrar do fungo.
Como tirar mofo de tecidos variados?
Não só as roupas podem acumular fungos e surgir as manchas de mofo. Os estofados dos sofás também podem acumular fungos caso fiquem em locais propensos.
Assim, uma dica de como tirar mofo de tecido de sofá é o uso do xampu neutralizador. Com a ajuda de um aspirador de pó, retire o excesso do líquido. Logo depois, passe uma escova ou pano.
Assim, deixe secar à sombra, pois se for ao sol pode danificar alguns tecidos. Além disso, evite produtos mais fortes que podem corroer as fibras.
Então, sugere-se tirar mofo de estofados e tapetes, por meio do uso de bicarbonato e lava roupas líquido. Para estes itens indica-se uma limpeza profissional, como da Acquazero.
Por outro lado, o mofo pode surgir em peças de couro, seja em estofados, roupas e calçados. Portanto, aplique a vaselina ou creme de corpo no tecido. Estes produtos também servem para hidratar o couro.
Assim, deixe o produto agir e retire-o com um pano seco e limpo. Da mesma forma, ficará livre do mofo e irá conservar o tecido por mais tempo.
Nos carros, o mofo pode aparecer no teto. Se isso acontecer, no vídeo abaixo temos algumas dicas preciosas para fazer a limpeza deste componente.
For baby strollers, constant cleaning can prevent the appearance of mold. If fungi appear, remove the mold from the baby’s stroller with bleach and sugar.
If the removable pieces of fabric can be washed in the machine, probably only this washing should suffice.
On the other hand, if some plastic parts are moldy, we recommend removing products, such as those sold in any supermarket.
Professional cleaning for some fabrics
Hiring a company like Acquazero, specialized in cleaning upholstery, rugs and carpets, is necessary at some point.
Therefore, for these fabrics that are already more worn or moldy, the use of suitable professional products brings a more efficient result.
After all, if the sofa upholstery is already in a more critical situation, recovering it with a home wash may not be possible.
Do you want to know a little more about Acquazero’s services? Enter our website and see the unit closest to you. If you prefer, schedule a visit by e-commerce or application .