This is due to the amount of water vapor in the atmosphere of these regions.
Thus, even on days when there is no rain, the tendency is for this moisture to enter the car, creating perfect environments for the proliferation of bacteria, viruses, mites and fungi .
Thus, in order to keep the car always smelling, the first recommended practice is to identify if it is a smell caused by humidity or if it has another factor, such as food, for example.
Sanitize benches, rugs and ceilings
Caso identifique que o odor vem dos bancos, por exemplo, devido a líquidos que derramaram na superfície, urina ou saliva de cachorro, por exemplo, o ideal é começar o processo fazendo a limpeza completa incluindo os tapetes também.
Para isso, passe um aspirador de pó sobre os locais que serão limpos para tirar a sujeira mais superficial. Em seguida, misture em um recipiente, de preferência borrifador, os seguintes ingredientes:
- água;
- sabão neutro;
- copo de vinagre de álcool;
- colher sopa de bicarbonato de sódio;
- ¼ de copo de álcool;
- uma colher de sopa de amaciante.
Com a solução montada, basta aplicá-la sobre o local desejado e esfregar com uma escova macia. Faça movimentos circulares e delicados, sem aplicar muita força.
Caso queira um trabalho melhor, cubra a escova com uma flanela de microfibras e realize o processo.
Em seguida, passe uma toalha úmida para remover a mistura do tecido do banco ou carpete. Repita o processo quantas vezes for necessária.
Finalizado o processo, deixe o carro secar de forma natural. Mantenha-o em um lugar arejado, com sol e portas abertas.
Lembrando que essa mesma solução pode ser aplicada no teto do veículo. Como o cheiro tem o potencial de impregnar em locais, o teto do carro também ser um local para proliferação de microrganismos.
Por isso, é aconselhável ja aproveitar o embalo da limpeza e realizar a higienização nessa parte do carro também.
Limpe o ar-condicionado ou ventilador
Caso o cheiro continue, mesmo depois desse processo, o problema pode estar no ar-condicionado. Se ainda sinta um odor ligado a mofo, talvez o problema esteja nos dutos do ar que acabam acomulando umidade e gerando bolor.
Porém, para fazer essa limpeza o processo pode ser mais simples que o apresentado anteriormente.
A primeira etapa é ligar o ventilador do veículo na velocidade mais alta. Dessa forma, a tendência é que o devido à temperatura, esse acúmulo de água seque.
Se ainda assim o cheiro interno continuar desagradável, você pode adquirir um ionizador de ar. Esse aparelho é aconselhável para fazer a limpeza do ar de lugares fechados. Para isso, feche todo o carro, ligue o ventilador em uma velocidade média e espere alguns minutos.
Persistindo o odor, será necessário procurar um local especialista em estética automotiva para ajudar na limpeza. A Acquazero, por exemplo, é a maior rede de estética automotiva do País.
A marca trabalha com serviços de limpeza, estética e manutenção, sendo especialista em eliminação de odores de veículos. Visite o e-commerce da marca para saber mais!
Pode ser que o cheiro esteja vindo do filtro de ar ou esteja muito acumulado nos dutos e, por isso, necessite de um processo mais profissional.
Para saber mais sobre como tirar o mau cheiro de carros, preparamos o vídeo a seguir para mostrar como funciona na prática. Confira.
Dicas para manter o carro com bom cheiro
Para que você consiga manter o veículo com bom cheiro, ele deve ser limpo pelo menos uma vez por mês.
Além de ajudar a preservar o seu carro, o processo evita que bactérias, vírus, fungos e ácaros se acomulem, principalmente em partes mais dificeis de serem limpas.
Ande com materiais porosos dentro do carro para que eles sirvam como absorvedores do cheiro. Uma dica é separar giz para quadro negro ou carvão e deixá-los em um recipiente aberto. A troca também pode ser feita uma vez por mês.
Caso queira, outra opção é utilizar grãos de café. Basta seguir as mesmas orientações citadas acima e trocar com frequência.
Mantendo a linha dos produtos naturais, é aconselhável que deixe meia maçã sobre o seu painel para eliminar o mau cheiro.
Os tradicionais recipientes perfumados também podem ser utilizados, mas só após que o carro estiver limpo. Afinal, eles não servem para limpar o ar. Outro conselho importante é andar sempre com uma toalha dentro do veículo.
Dessa forma, caso aconteça qualquer acidente com qualquer líquido ou alimento você consegue limpar na hora. Se tiver uma garrafinha de água por perto, melhor ainda. Assim, basta umidificar um pouco a sua toalha e passar sobre a superfície.
Por fim, caso não esteja disposto a fazer todo esse trabalho, basta procurar um local especializado em limpeza interna e remoção de mau cheiro.
Além de ter um serviço profissional de qualidade, você conta com processos completos de lavagem e outras opções para deixar seu carro com aspecto de novo.
Quais os tipos de cheiros podemos encontrar no carro e merecem atenção?
Por mais que os odores mais comuns sejam os que apresentamos anteriormente, vimos que para saber como tirar o mau cheiro dos carros é necessário saber identificar a sua origem.
Afinal, você pode esta gastando energia tentando eliminar algo desagradável que na verdade é mais sério do que pensa.
Cheiro de queimado
Se você sente um cheiro de queimado com frequência, pode ser um sinal de que está acontecendo um vazamento de óleo no seu veículo.
Dessa forma, ao entrar em contato com as partes aquecidas do motor, ele acaba exalando um odor característico.
Além disso, ele pode indicar um desgaste desproporcional das pastilhas de freio e embreagem. Por isso, no primeiro sinal de que algo está queimado, procure um mecânico com urgência.
Odor de enxofre
No caso do enxofre, esse cheiro aparece como um sinal de que algo está errado no motor ou no conversor catalítico, usado para reduzir a toxicidade dos gases que escapam da combustão interna.
Esse é um problema que precisa de reparo com urgência, principalmente devido ao risco de ser em alguma parte mais grave do motor.
Cheiro de borracha ou óleo queimados
Talvez um dos sinais mais simples de serem resolvidos. Quando sentir o cheiro de borracha queimada, observe se o carro está com alguma mangueira solta e tente arrumá-la.
Porém, se o odor for de óleo queimado, diferente do primeiro que citamos, pode ser que ele esteja vazando do motor. Ao estacionar o carro, observe se há a formação de uma mancha no chão.
Fio queimado
Para os fios queimados, algum componente elétrico ou isolamento está danificado e sofrendo com as altas temperaturas.
Esse é um dos maiores riscos de incêndio em carros. Por acabarem ficando desencapados, os fios podem gerar curtos e sobreaquecimento em partes inflamáveis.
Odor de gás
The smell of gas, on the other hand, may be the result of some clogging or leakage in the emission control system.
Thus, the most correct thing is to look for a mechanic at the first signs of this smell. After all, because it is something toxic, it can cause several problems for the driver and his passengers.
Sweet smell
The most curious of all the types of smells presented so far are the sweet ones caused by the leakage of the coolant into the radiator.
With a characteristic that tends towards the caramelized aroma, when you identify it, take the car to the mechanic urgently.
As we have seen throughout the text, in order to eliminate an unpleasant smell inside a vehicle, it is necessary to follow a series of important factors so that the work is not in vain. How to identify the source of the odor.
Only in this way, it will be possible to apply the best process to leave the vehicle clean and with a much more pleasant aroma, not to mention the elimination of viruses, bacteria, fungi and mites.
Remembering that depending on the odor, it is necessary to seek a mechanic urgently.
Did you like to know how to get a bad smell out of cars? Do you want to learn more about other internal hygiene processes? Keep following our blog .