The good news is that, in many cases, chamois cleaning can be done with products that we have at home.
So, stay tuned in our content, because we will show you the way.
Special care for suede
As it is a fabric that needs special care, some attitudes help to keep the suede in good condition for a longer time. Because it is a treated leather, it does not do well with excessive moisture.
That way, when you are going to store your suede shoes and see that it is wet, let it dry first. If you have it wet on your foot, you should remove it as soon as possible to avoid further damage.
Likewise, avoid drying this fabric in the sun, as excessive heat damages the material or the seams of the shoe. So, if it is necessary to dry, leave it in the shade and in an airy place.
Likewise, if necessary, use the hair dryer before storing the shoes.
The tips are the same for a sofa or other suede surfaces. Always let it dry well, but do not expose the fabric to the sun.
Finally, to maintain the shape of the shoe, it is recommended that, when waiting, you put some balls of paper or newspaper inside it whenever you finish using it.
In addition to conserving the shape, this care will help to combat moisture, preventing the proliferation of dirt and bacteria that can cause a bad smell.
Mesmo com vários cuidados, este tecido pode ficar sujo com o tempo, ou manchado por conta de algum “acidente”. Para diversos tipos de sujeiras temos algumas dicas de como limpar camurça.
Como limpar camurça claro?
Existem algumas receitas caseiras para deixar o calçado ou outra superfície de camurça com melhor aparência e brilho. Uma das mais famosas e consolidadas é o uso de condicionador de cabelo.
Para isso, misture duas colheres de água para uma de condicionador. Em seguida, pegue uma escova de dentes que ainda esteja com as cerdas macias em bom estado.
Molhe a escova de dentes na solução e vá escovando todo o calçado, sempre no mesmo sentido.
Deixe secando em um ambiente arejado por uns 10 minutos. Logo depois, passe um pano limpo umedecido apenas com água. Seque o calçado com a parte seca do pano e deixe secar por completo em local arejado.
Este método é a melhor maneira para limpar e ainda hidratar o camurça, mantendo-o em uma melhor qualidade por mais tempo.
Por outro lado, limpar camurça sintética é um pouco diferente. Para este tecido, use um pano umedecido com água e sabão líquido por todo o sapato.
Depois disso, passe outro pano umedecido apenas com água e retire todo o excesso de sabão e sujeira. Use um papel toalha para deixar o camurça ainda mais seco, retirando qualquer excesso de sabão.
Enfim, deixe-o secar em local arejado, mas nunca em contato direto com o sol, pois isso danifica o tecido e pode manchar o calçado.
Limpeza com bicarbonato
Se preferir, o uso de bicarbonato para limpar o calçado de camurça é bem indicado. Para esse método, faça um creme pastoso utilizando o bicarbonato com água filtrada.
Pegue um pouco do creme com uma escova de dentes macia e passe no camurça, principalmente nas partes mais sujas. Massageie com delicadeza para não danificar o tecido.
Por fim, passe um pano umedecido com água limpa para retirar o excesso do produto. Logo depois, use um pano seco, que não solte pelos, passando-o por todo o calçado.
Dicas para limpar sapato de nobuck
Você até pode pensar que couro é couro e acabou, mas mesmo com pequenas diferenças é bom saber identificar o que é camurça e o que é nobuck.
O camurça é a parte interna da pele do animal, então o processo de curtimento se dá na parte de dentro.
Ela possui uma textura rústica e com mais pelinhos. Por ser um couro delicado, exige cuidados especiais e manutenção.
Já o nobuck é a parte externa da pele do animal. Ela é lixada até pegar um tom opaco, aveludado e suave, com pelos curtos, praticamente invisíveis.
Para este tecido, há algumas dicas inusitadas para a sua limpeza.
Para algumas sujeiras, pode-se usar uma lixa de unha para fazer a limpeza, que é finalizada com um pano úmido para retirar os resíduos.
Do mesmo modo, o nobuck pode ser limpo com esponja de aço, da mesma forma finalizando com um pano umedecido.
Vale frisar que este tipo de tecido não deve ser limpo com produtos químicos caseiros, apenas produtos próprios.
Como recuperar camurça sem stress
Uma das maneiras mais inusitadas para tirar algumas manchas de camurça é o uso de borracha escolar. Esta limpeza é a melhor maneira para tirar pequenas manchas de camurça branca, clara ou bege.
O único cuidado para utilizar a borracha branca é finalizar tirando os restos de sujeira com pano umedecido. Depois, deixe secar em um ambiente ventilado longe do sol.
Se as manchas forem um pouco mais pesadas, existem algumas outras maneiras para deixar o camurça com aspecto de novo. Veja abaixo.
Vinagre e fubá: da cozinha para salvar o seu camurça
Pensou logo que poderíamos estar passando uma receita culinária? Calma! Na verdade, esses são produtos que podem ser usados para recuperar o seu calçado de camurça.
Normalmente, botas femininas de inverno possuem diversos tipos de modelos de camurça. Assim, são ideais para aquele tempo frio, mas que no Brasil não são tão comuns na maior parte do ano.
Por conta disso, estes calçados ficam muitos meses guardados e podem aparecer manchas de mofo em sua superfície. Assim, a melhor solução para isso é fazer a limpeza usando vinagre branco.
Use uma escova macia umedecida com o vinagre e escove delicadamente o camurça, principalmente nas partes mais mofadas. Em seguida, passe um pano limpo e umedecido com água para retirar resquícios de sujeira.
Para finalizar, o camurça pode ser hidratado com condicionador, em pequena quantidade, que pode ser aplicado com os dedos. Logo após, retire o excesso com outro pano umedecido com água e deixe secar.
Por outro lado, para manchas de óleo ou gordura, o ideal é colocar um pouquinho de fubá em cima da mancha e deixá-lo agir por algumas horas.
O produto absorve a gordura ou o óleo, depois é só limpar com um pano.
Tirar o cheiro ruim do sofá de camurça é difícil?
O sofá de camurça é um item de sofisticação na residência, pois traz um bom gosto e beleza para o ambiente. Porém, costumam surgir dúvidas de como limpar camurça deste móvel.
Por ser um tecido mais delicado, não é qualquer produto que pode ser usado, pois a superfície pode se deteriorar e ficar com manchas.
Assim, para evitar danos maiores, você pode apostar em uma limpeza leve semanal.
Para isso, use uma escova de cerdas macias ou o aspirador de pó uma vez na semana e evite o acúmulo de sujeira.
Dessa forma, o sofá ficará conservado por mais tempo, sem a ação do atrito das roupas com as fibras sujas.
Do mesmo modo, para uma limpeza mais pesada, você pode usar uma mistura de detergente neutro e uma escova macia. Passe por todo o sofá e deixe secar naturalmente. Cuidado para não encharcar o tecido.
Se a lavagem rotineira não tirar o mau cheiro, utilize uma mistura de água, vinagre, álcool líquido e uma pitada de bicarbonato.
Borrife a solução pelo sofá e passe uma escova macia. Passe o aspirador de pó e deixe secar.
Se preferir ou se o estado do sofá já estiver mais delicado, com muita sujeira impregnada ou manchas mais persistentes, busque uma limpeza profissional!
A Acquazero vai até a sua casa para realizar o serviço de limpeza do sofá de camurça e outros tecidos. Confira no vídeo abaixo um pouco sobre este serviço da Acquazero.
Seja com uma limpeza caseira ou com profissional, ela precisa ser feita com certa frequência para conservar a qualidade deste tecido que dá um toque especial à sua sala.
Guia rápido: como limpar camurça por objeto
A camurça é um tipo de material versátil. Por isso, ela pode ser encontrada em vários acessórios, peças de roupa e sob diversas formas.
A limpeza de cada uma delas inclui cuidados específicos. Abaixo, veja cada um deles.
Como limpar sapato de camurça?
Antes de aplicar qualquer líquido em seus sapatos, use uma escova de cerdas macias, para remover qualquer poeira ou sujeira. Feito isso, faça uma solução de limpeza, misturando álcool e vinagre.
Umedeça um pano nesse líquido e torça, para tirar o excesso. Assim, esfregue o tecido e espere secar. Quando os seus sapatos já estiverem secos, escove a superfície mais uma vez, para deixá-la mais macia.
Como limpar bota de camurça?
Normalmente, as suas botas podem acabar mais sujas do que os seus sapatos de passeio.
No caso de manchas de sujeira, terra ou barro, aplique a mesma solução, com álcool e vinagre, e esfregue mais nessas áreas.
Uma vantagem do álcool e do vinagre é que, ao contrário da água, eles não causam danos ao material.
Como limpar jaqueta de camurça?
Embora você possa colocar suas roupas de camurça na máquina de lavar e obter bons resultados, ainda há o risco de danificar o material.
Por isso, o melhor é que você escove o camurça e lave a roupa a mão, usando água fria. Feito isso, seque o máximo que puder, antes de deixar a jaqueta ao ar livre.
Como limpar bolsa de camurça?
Da mesma forma que você tem cuidado com seus calçados e roupas de camurça, as suas bolsas e mochilas merecem atenção especial.
Assim, esvazie completamente sua bolsa, desabotoe e tire a fivela de todos os compartimentos, para que não haja qualquer resistência. Feito isso, escove a superfície e, em seguida, aplique a solução de álcool e vinagre.
Como limpar sofá de camurça?
Você pode até limpar seus sofás, poltronas, puffs, cadeiras estofadas e bancos por meio de métodos caseiros.
Mas, você provavelmente investiu muito em sua mobília e quer que a higienização seja feita com segurança. Afinal, é difícil esconder o resultado de uma limpeza mal feita em seu sofá.
Como é difícil manusear os móveis durante a limpeza, o ideal nesse caso é contar com um serviço especializado.
Os profissionais são experientes e saberão como limpar seu sofá de camurça da melhor forma possível. Uma das vantagens desses serviços é que muitos deles podem ser feitos na modalidade delivery.
Dessa forma, você não precisará se preocupar com fatores como deslocamento, trânsito, compra de materiais ou tempo de espera em filas.
Por isso, escolha um serviço de limpeza que realize o método a seco. Em vez de água, a técnica utiliza um produto de limpeza específico, aplicado sobre todo o sofá.
At the end of the procedure, no residue or moisture remains on the furniture. Thus, it does not damage the suede and you will be able to use the sofa again shortly after service.
In addition, there is no risk of proliferation of microorganisms and mold on the sofa. On the other hand, the same cannot be said of washing with water and foam, which leaves moisture hidden inside the upholstery.
Did you like the content? Share it and other tips that are on the Acquazero blog . We have tips on residential and automotive services.
If you prefer, make an appointment with Acquazero through e-commerce or the application .