Manchas e sujeiras indesejadas também podem aparecer com mais frequência, dando ao ambiente um aspecto desleixado.
Além disso, manter o sofá sempre limpo e bem cuidado aumenta a vida útil do móvel e proporciona mais tranquilidade, evitando a necessidade de gastar horas na limpeza ou se estressar com isso.
Uma dica útil é investir em suportes de sofá, como aqueles de braço ou os que funcionam como uma mesa, ideais para apoiar copos e ajudar a manter o sofá limpo por mais tempo.
Quais tipos de limpeza são ideais para o sofá?
A etiqueta do seu sofá é um bom guia para saber quais produtos evitar na limpeza. Em termos gerais, existem três tipos principais de limpeza que são ideais para sofás: limpeza ou lavagem a seco normal, limpeza ou lavagem tradicional úmida, e limpeza ou lavagem a seco profissional.
Dessa forma, as letras na etiqueta do sofá fornecem orientações sobre a lavagem: “A” indica que a peça pode ser lavada com qualquer tipo de solvente; “O” significa que o tecido do estofado pode ser lavado com água.
Ainda, o “W” indica que o estofado deve ser limpo apenas com pano úmido e produtos específicos; “P” sugere que o sofá deve ser lavado a seco; e “F” significa que a higienização do estofado deve ser feita apenas por profissionais.
Aprenda a higienizar sofá colorido agora!
Além de alergias e outros problemas de saúde, saiba que os fungos podem manchar o seu sofá. Eles danificam o tecido, o estofamento, a estrutura do móvel e causam também os temidos mofos.
Portanto, uma boa limpeza pode eliminar odores desagradáveis provocados por restos de alimentos e bebidas esquecidos no sofá, além do próprio suor, pelos de animais, cigarro etc.
Então, a limpeza remove o mofo e faz com que o seu sofá fique com um aroma agradável de limpeza e livre de cheiros indesejados.
Mas para a fazer a limpeza de sofá sem desbotar, é necessário adotar alguns cuidados. No caso dos sofás coloridos, é preciso ainda mais atenção para não trazer danos ao material e atrapalhar a estética.
Nesse sentido, não perca as dicas de como higienizar sofá de formas rápida e prática, sem abrir mão de bons resultados. Acompanhe!
1. Não use produtos que podem manchar
Alguns produtos de limpeza ou mesmo receitas caseiras podem causar manchas no sofá. Logo, evite usar, por exemplo, limão puro ou mesmo receitas com água sanitária.
As receitas caseiras podem ser úteis, mas os produtos próprios para higienizar o sofá, vão garantir resultados muito melhores.
Dessa forma, procure sempre investir nesses produtos, pois o resultado vai valer o investimento, acredite!
Além disso, muitos produtos usados são biodegradáveis e colaboram com o meio ambiente. Isso significa que eles são decompostos rapidamente pela ação de microrganismos e a natureza os absorve com facilidade.
2. Confira a etiqueta do seu sofá
Antes de aplicar um produto no tecido do seu sofá, como explicamos, procure a etiqueta com as orientações do fabricante da peça. Geralmente ela fica no interior do móvel.
Caso você tenha dificuldades para encontrar, procure saber o tipo de tecido do seu sofá e pesquise sobre os cuidados que devem ser seguidos.
Algumas peças só podem ser lavadas com produtos específicos. Em caso de dúvida, faça um teste aplicando o produto em uma área pequena e escondida do tecido. Depois, aguarde alguns minutos e observe se não ficou alguma alteração na peça.
3. Use água morna e sabão de coco líquido
Para dar início a limpeza, use o aspirador de pó para retirar todos os resquícios de poeira e sujeira. Em seguida, encha um recipiente com água morna e coloque uma colher de sopa de sabão de coco líquido.
Com uma escova macia, passe a mistura por todo o sofá, sem se esquecer de nenhum cantinho. Porém, tome cuidado para não encharcar o sofá com a mistura. Por último, passe a escova apenas com água para retirar o excesso.
4. Misture água e detergente neutro
Sabia que o seu sofá pode ser limpo apenas com a mistura de água e detergente neutro? Borrife a mistura e use um pano de microfibra para esfregar o tecido.
Uma dica é passar o pano sempre no mesmo sentido do tecido e não aplicar a mistura em sentidos aleatórios.
5. Use vinagre branco e bicarbonato
Outra dica é usar meio copo de vinagre branco, 1 litro de água morna e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio.
A solução vai borbulhar, e isso é uma reação natural da mistura do bicarbonato com vinagre. Depois, borrife a solução sobre o sofá, limpe com um pano úmido e deixe secar em local arejado.
6. Bicarbonato e amaciante para tirar mau cheiro
A mistura de bicarbonato com amaciante, não só limpa, como também é muito eficaz para retirar o mau cheiro. Dessa forma, separe os seguintes ingredientes:
- Um litro de água;
- ¼ de álcool;
- Uma colher de sopa de bicarbonato;
- Meio copo de vinagre;
- Uma colher de sopa de amaciante.
Misture todos os produtos e aplique com uso de um borrifador e um pano. O álcool na mistura contribui para que o sofá não fique molhado por muito tempo, já que a evaporação é mais rápida.
7. Aplique vinagre branco e água morna
Essa mistura pode ser ideal para aquela sujeira do dia a dia, que é de fácil remoção. Então, misture um litro de água morna com 250 ml de vinagre branco. Após, mergulhe um pano macio na mistura e passe em todo o estofado.
Depois disso, deixe secar em um local bastante arejado para que o cheiro forte do vinagre saia por completo.
8. Use panos de microfibra
Na hora de seguir as dicas para higienizar sofá colorido, não se esqueça de usar o nosso já conhecido pano de microfibra.
O material é próprio para fazer a limpeza, já que tem uma boa absorção e não solta fiapos. Além disso, a maciez das fibras potencializa a higienização e cuida do tecido que rebobre o estofado.
9. Não use sabão em pó (apenas a espuma dele)
No caso do sabão em pó, use apenas a espuma. Dessa forma, faça a espuma misturando o sabão em pó com a água e depois deixe a espuma agir no local ou nas manchas por alguns minutos. Na sequência, faça a remoção com um pano úmido.
Agora, se o seu sofá apresentar manchas de gordura, adicione duas colheres de chá de bicarbonato de sódio na solução e jogue no local da mancha. Deixe agir por dez minutos e retire o excesso com um pano umedecido com água.
10. Evite água em excesso
Evite usar muita água e produtos com muitos componentes químicos. Dependendo da forma da limpeza, como dito, você deve tomar cuidado para não exagerar e encharcar demais o tecido.
As técnicas tradicionais de lavagem acabam deixando umidade e resíduos no sofá. Portanto, acabam favorecendo a proliferação de ácaros e mofo.
Escolha o método a seco, que é uma forma de limpeza realizada com pouca água. Sendo assim, é aplicado sobre o sofá um composto específico para a limpeza.
Esse composto consegue penetrar nas fibras dos tecidos e absorver todas as sujeiras. Em seguida, é feita a sucção do produto com um aparelho próprio.
Ao final do processo, não fica qualquer resíduo ou umidade. Isso porque, mesmo quando o tecido aparenta estar completamente seco, ainda pode haver umidade escondida no interior do estofamento. Então, a limpeza a seco protege a sua casa, a saúde e promove o seu bem-estar e da sua família.
11. Faça uma limpeza profissional
Você pode contar com a técnica inovadora da Acquazero. O serviço da marca é sustentável. Logo, está dentro da tendência da preservação dos recursos renováveis que é um tema relevante no mundo inteiro.
Nesse sentido, a Acquazero faz a limpeza ecológica e é a maior rede de franquias do mundo. Os profissionais usam técnicas estratégicas, com produtos adequados que cuidam do meio ambiente.
Sendo assim, além da economia de água, a Acquazero se preocupa com a proteção dos rios. Por isso, os produtos usados nos serviços são biodegradáveis.
Dessa maneira, para agendar o serviço e higienizar o seu sofá, entre em contato com a marca. Basta digitar o seu endereço e encontrar a unidade mais próxima de você.
Em seguida, é só selecionar os serviços que você precisa, bem como o dia e o horário da visita do técnico. Você pode tirar qualquer dúvida sobre a limpeza a seco e outras soluções de seu interesse.
É bom lembrar que a empresa também oferece serviços diferenciados de estética automotiva. Ao longo do texto, você aprendeu como higienizar sofá colorido. Agora que está por dentro do assunto, fale com a Acquazero e cuide do seu estofado do jeito certo.
O valor para higienizar sofá colorido pode variar de acordo com o tecido, modelo do estofado e sua região. Faça uma cotação com a Acquazero mais próxima da sua casa.
O ideal é você optar por produtos de limpeza específicos para higienização de estofados. E ainda, escolher com base ao tecido que recobre o seu sofá.
Varia de acordo com o tipo de uso que você tem do estofado. Mas a cada seis meses é um período adequado.