Antes de mais nada, é bom entender que a limpeza e a higienização periódica de seu carro são extremamente importantes. E não apenas para fins estéticos ou para a valorização do carro.
Não fazer a higienização pode acarretar em doenças respiratórias, pois pode haver proliferação de fungos, ácaros e bactérias.
Sendo assim, esses cuidados vão desde limpeza do filtro de ar até a limpeza de bancos e carpetes.
Limpeza completa
A principal vantagem é garantir uma limpeza mais completa do seu veículo. Afinal, todas as partes do carro ficam limpas, incluindo as partes menos visíveis, sem que haja um gasto considerável para isso.
Os componentes que produzem resíduos quando limpos podem ajudar a manter o veículo em boas condições. Tudo funciona melhor higienizado, desde de um veículo até um estabilizador industrial.
Limpeza de longa duração
Outra vantagem é a limpeza mais prolongada. Com a higienização interna, o carro fica protegido por mais tempo.
Isso acontece porque a limpeza das diferentes peças garante que todas elas fiquem na mesma medida e qualidade. Então, possibilita a identificação quando alguma já não estiver em pleno estado.
Uma peça suja, como o estofamento, pode contaminar outras peças e afetar a limpeza geral do veículo. Ao mesmo tempo, pode prejudicar o bem-estar dos passageiros.
Ambiente confortável
Para quem trabalha com carros, a limpeza periódica garante que os clientes se sintam mais confortáveis nos veículos.
Assim, é possível proporcionar a melhor experiência para o consumidor em um ambiente limpo e uniforme.
Imagine, por exemplo, se uma contabilidade em Campinas (SP) tivesse um escritório extremamente sujo e desorganizado.
Todos os possíveis clientes logo mudariam de ideia, já que nem o ambiente da empresa passa credibilidade e cuidado.
Sendo assim, essa pode ser uma grande ajuda para os motoristas que estão começando a atuar em aplicativos de transporte privado. É um diferencial para obter boas avaliações dos seus passageiros.
Não esqueça que muitos desses aplicativos priorizam os motoristas com as maiores avaliações dos clientes e a limpeza pode ajudar você a chegar lá!
5 erros para não cometer ao higienizar seu carro
Manter seu carro limpo é mais fácil do que pode parecer, e não precisa ser algo que despende muito tempo ou dinheiro.
Com uma limpeza adequada, o veículo pode ficar até um mês sem uma nova lavagem, o que é ótimo para empresas que utilizam muito os veículos.
Como é o caso do ramo industrial, como distribuidoras de insumos, fabricantes de interfones para condomínios ou a Construção Civil.
Mas alguns erros no processo de lavagem podem danificar o veículo, causando manchas e arranhões na carroceria. Veja abaixo quais são os erros mais comuns e como evitar essas situações ao higienizar seu carro.
1. Lavar o carro ao sol
Muitas pessoas acham que o melhor clima para lavar o carro é nos dias quentes. Muito pelo contrário: a exposição ao sol pode danificar o automóvel.
Os raios solares aceleram o processo de secagem e podem manchar a pintura. A recomendação é lavar o carro de manhã, no final do dia ou na sombra.
2. Usar qualquer esponja
Usar a esponja errada causará arranhões na carroceria do seu veículo.
Existem esponjas próprias para lavar carros. Você pode comprá-las em lojas de estética automotiva e supermercados.
Esses itens foram criados especialmente para absorver toda a sujeira presente nas superfícies. Sem danificar a lataria, demandando atenção no momento da escolha.
3. Esfregar a carroçaria antes de jogar água
Esfregar a pintura sem borrifar água em todo o veículo primeiro dificulta muito a remoção das impurezas.
Lembre-se de limpar a carroçaria apenas com o veículo molhado. Esse é o melhor modo de fazer a manutenção do automóvel, inclusive se seu carro for de uma empresa instaladora de SPDA.
4. Utilizar qualquer produto na lavagem
Produtos inadequados podem danificar irreversivelmente a pintura do seu veículo.
Por isso, nunca utilize detergentes e sabão de cozinha, nem água sanitária. Esses produtos têm elementos que riscam a lataria.
Use apenas os shampoos automotivos, que são formulados especificamente para limpar carros.
5. Limpar a lataria e enxaguar depois
A lavagem total da carroceria seguida do enxaguamento cria manchas e marcas na pintura do automóvel.
Deste modo, faça movimentos circulares para ensaboar e enxágue cada lado por vez.
Dicas para higienizar seu carro em casa
Agora que você tem ciência dos principais cuidados, vamos prosseguir com dicas para lavar seu automóvel no conforto da sua casa.
A limpeza profissional é sempre recomendada, mas a limpeza doméstica pode ser de muito bom proveito.
Use água e sabão para lavar o exterior
Para começar a lavar o carro corretamente, você deve escolher um local que tenha sombra.
Assim, até os veículos de transportadoras em Ribeirão Preto vão ficar protegidos de manchas de sol.
Para lavar toda a parte exterior do carro, deve-se usar água e sabão. Recomenda-se borrifar água primeiro para amolecer a sujeira e evitar arranhões. Adicione sabão e use a parte macia da esponja para esfregar o carro sem riscá-lo.
Rodas e pneus devem ser lavados e secos primeiro, pois são a parte mais suja.
Lembre-se de enxaguar antes que a espuma seque para evitar o amarelamento. Em seguida, seque tudo com um pano de microfibra, para não danificar a pintura e não deixar pelos na lataria e nas janelas.
Os tapetes do carro também devem ser lavados regularmente com água e sabão neutro. Vale lembrar que os tapetes só devem ser colocados no carro novamente quando estiverem completamente secos. Isso para evitar a proliferação de fungos.
É importante ressaltar que de nada vale fazer a higienização do carro corretamente em casa se você não fizer a manutenção dessa limpeza. Então, é recomendado aspirar os tapetes do carro a cada três dias, para ajudar a conservá-los limpos.
Não armazene itens da rua
Roupas cheias de bactérias da rua tocando nos bancos limpos já são sujeira o suficiente.
Muitas pessoas têm o hábito de deixar as compras no banco de trás, mas isso deve ser evitado para que as bactérias das sacolas plásticas não penetrem no tecido do banco. O ideal é manter as compras no porta-malas.
Cuidados na limpeza das janelas
Ao limpar as janelas, você deve evitar movimentos circulares. Prefira movimentos horizontais ou verticais para evitar riscos.
O ideal é usar um produto limpa vidros. Mas, se não for possível, limpe com um pano umedecido com água. Não se esqueça dos espelhos, eles são muito importantes para você se locomover com segurança.
Saiba como limpar rodas e pneus
Use uma escova de cerdas macias ou aquela feita para limpeza de pneus. Aplique água e sabão neutro ou solução para as peças para limpar o lado de borracha.
Quanto às rodas, também existem escovas especiais menores, que limpam as frestas presentes nos aros sem riscar o metal.
Elas exigem certo grau de especificidade, assim como um ensaio macrográfico. Nunca use produtos abrasivos ou derivados de petróleo.
É importante enxaguar cada conjunto roda-pneu antes de passar para o próximo. Isso evita manchas. Para secar, é melhor usar um pano de microfibra. E não se esqueça de secar os cantos das rodas.
Se pretende utilizar produtos para polir os pneus, fique à vontade. Basta não exagerar na quantidade de substância aplicada e usar uma esponja separada para fazer isso.
Importante: não use a mesma solução e os mesmos panos para limpar a carroceria e os vidros. Escolha materiais em cores diferentes para que você possa separá-los de acordo com o uso pretendido no veículo.
Técnicas para higienizar o interior do seu carro
Por mais que todo motorista queira deixar o exterior do carro bonito à vista de outras pessoas, o cuidado com as partes internas deve ser considerado. Isso porque, a usabilidade e o conforto do automóvel estão em jogo.
Basta pensar em uma empresa de projetos de jardinagem e paisagismo. Neste caso, o projeto em questão deve considerar os mínimos detalhes, não só a estética.
Isso inclui o uso de materiais que melhor se adequam ao dia a dia daquele local e recursos que serão facilmente cuidados ao longo do tempo.
Então, a limpeza do interior deve ter sua atenção. Comece a limpar a cabine com um pano de feltro ou microfibra, para remover o excesso de poeira nos painéis e acabamentos das portas. Também passe uma escova macia no teto e nos bancos.
Em seguida, use o aspirador portátil. Comece pelos:
- Encostos;
- Assentos;
- Assoalho; e
- Saídas de ar.
Nas saídas de ar, você pode usar uma escova de dente macia para retirar o excesso de poeira.
Nas partes plásticas, você pode usar um pano úmido com sabão neutro automotivo diluído em água. O mesmo vale para os painéis das portas, os bancos, o teto e as divisórias das saídas de ar.
Para artigos de couro, é importante aplicar um hidratante específico. Não use hidratante corporal, nem exagere na aplicação.
Não é porque a limpeza é feita no ambiente doméstico que não há a possibilidade de fazer um serviço de alto nível.
As dicas do texto que você acabou de ler vão ajudar a manter seu automóvel limpo com segurança e qualidade.
Acima de tudo, o veículo vai ser mantido confortável e bonito. Basta higienizar seu carro da forma certa!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection.
Na higienização são limpas as partes internas do veículo, como os bancos e carpetes.
O tempo pode variar conforme o estado do veículo. No geral, em torno de cinco a oito horas.
Caso esteja se perguntando qual a diferença entre limpeza e higienização, a forma mais simples de explicar é que a higienização inclui cuidados com detalhes do carro, principalmente no interior.