Assim, por meio do uso de produtos de qualidade e biodegradáveis, o seu carro ganha uma aparência de novo. A limpeza ainda deixa um cheiro muito agradável para quem usa o veículo.
Com o acúmulo de sujeira, os estofados se desgastam de forma mais rápida. Mas, por meio da técnica utilizada, a higienização interna limpa todas as sujeiras de maneira profunda.
Essa limpeza é essencial para manter o interior do veículo conservado. Nesse sentido, a lavagem profissional também faz a diferença.
Desse modo, alguns componentes como o teto do veículo, por exemplo, são muito delicados e correm o risco de serem danificados em uma lavagem caseira.
Além disso, os carros mais modernos vêm equipados com vários botões sensíveis, o que exige uma limpeza mais cuidadosa.
A luz solar sobre o veículo também podem danificar as peças. O que torna esses cuidados com a parte interna do carro essenciais, já que trazem uma aparência nova para aqueles itens antes opacos, sujos ou envelhecidos.
Por que fazer higienização interna automotiva?
Por meio da higienização interna automotiva, é possível prevenir vários problemas de saúde respiratórios ou alérgicos.
Isso porque, microorganismos como ácaros, fungos e bactérias, se acumulam no interior do carro em vários locais, já que são cobertos por tecidos.
Assim, eles são encontrados no banco, carpetes e até no próprio teto do veículo.
Desse modo, por mais que façamos a limpeza no dia a dia, o interior de um automóvel fica cheio de partículas de sujeiras. Por isso, em um procedimento caseiro, os ácaros e bactérias não são eliminados de forma eficiente.
Além disso, não podemos esquecer que os cuidados com o nosso veículo, afeta diretamente a sua valorização no mercado para uma possível venda.
Passo a passo para fazer a higienização interna
Fazer a limpeza da parte interna garante a remoção de sujeiras comuns em carros e gorduras provenientes do contato diário e direto das mãos, que acabam tocando todo o automóvel. Confira agora o passo a passo para ter o seu veículo limpo.
Retirar o lixo
O primeiro passo, é limpar toda a superfície interna do carro removendo todos os lixos. Desde a lixeirinha do câmbio, até aqueles resquícios de embalagens de alimentos que podem ficar escondidos entre os bancos ou debaixo deles.
Aspirar o carro
O aspirador de pó deve ser aplicado por todo o carro, do teto ao chão, inclusive no porta-malas. Além disso, ele é usado em todos os tipos de carpetes e estofamentos do veículo.
Uma aspiração interna é ideal para eliminar a poeira e as sujeiras mais impregnadas nos tecidos e de outras partes do carro.
Limpeza dos vidros
Para limpeza dos vidros, primeiramente, o veículo precisa estar na sombra. Isso para evitar marcas ou que o vidro fique embaçado.
Se possível, use um limpa vidros de uma loja especializada. No entanto, o detergente neutro líquido, diluído em água também é uma boa opção.
O limpa vidros próprio tem os componentes certos em sua composição, que retira as sujeiras e garante que os vidros não sejam danificados.
Na hora da limpeza dos vidros, você também não pode se esquecer de usar flanelas de microfibra. Isso porque, elas são macias e ajudam a evitar possíveis arranhões durante o processo.
Da mesma forma, sua composição não solta fiapos e ajuda a não deixar marcas no vidro.
Agora, se você busca uma limpeza profissional, a Acquazero é uma ótima opção. Diferente de tudo que você já viu no mercado, a empresa conta com um serviço exclusivo para vidros, que é a vitrificaçao.
Dessa forma, o processo cria uma proteção contra o desgaste da pintura pelo tempo ou ocasionada por pequenos acidentes, como batidas e leves esbarrões.
Higienização dos bancos
Para deixar os bancos como novos, faça uma boa higienização interna. Ela remove microorganismos que não são visíveis, mas que são muito nocivos.
Dessa forma, a umidade e os ácaros podem crescer no estofado do seu carro, fazendo mal à saúde dos usuários. Além disso, o tecido pode perder a cor com o tempo por meio do atrito com as roupas dos passageiros, por exemplo.
Tratamento dos bancos
Por conta disso, uma impermeabilização é fundamental para preservar o estofado e evitar que ele se deteriore. Isso porque, ela age criando uma película que dificulta a passagem de líquidos entre as fibras.
Esse serviço é uma facilidade para famílias grandes ou que tenham sempre muitos passageiros em seus carros.
Já os bancos revestidos em couro acabam saindo na frente no quesito saúde, já que não acumulam poeira e evitam, por exemplo, a proliferação de ácaros.
No entanto, por ser de origem animal, o couro exige um tratamento especial para manter a sua qualidade.
Na Acquazero, empresa de estética automotiva, o produto usado para a limpeza do couro é feito à base de óleos naturais do próprio couro, o que não agride o tecido.
Dessa forma, promove o equilíbrio do pH do couro e faz com que ele fique ainda mais macio.
Limpeza do painel
A limpeza do painel é essencial na higienização interna. Assim como usar os produtos específicos que trazem brilho, sem agredir essa parte do carro.
Dessa forma, esses produtos garantem ao painel do carro um aspecto renovado, sem sujeiras ou desgastes.
A higienização do painel inclui a limpeza de volante, porta-luvas e toda a parte da frente do painel. Uma dica para uma limpeza ainda mais eficiente, é usar um pincel de detalhamento para limpar as partes mais difíceis de serem alcançadas.
Para limpar frestas, botões e outros pequenos compartimentos do painel, é necessário uma limpeza mais detalhada. Você pode usar também uma escova apropriada para esse fim, para atingir todos os cantos.
Higienização do ar-condicionado
Nos dias de calor, usamos muito o ar-condicionado do carro. Por esse motivo, esse item precisa estar com a manutenção em dia.
Isso porque, ignorar a limpeza dele não vai faz bem para a saúde do motorista e dos passageiros.
Além disso, no movimento que ele faz de retirar o ar de fora, acaba por sugar para o ambiente interno toda a poeira e sujeira presentes nele.
Assim, o filtro do ar retém grande parte dessas sujeiras, mas com o tempo, ele pode ficar sobrecarregado e isso pode afetar o seu funcionamento.
Dessa forma, todo o sistema de ar-condicionado vai acumulando sujeiras e, com o tempo, os ácaros começam a aparecer. Esses microrganismos também trazem crises alérgicas e respiratórias.
Assim, a higienização do ar-condicionado é item obrigatório como um cuidado para a saúde. Para manter o bom funcionamento do sistema, a higienização deve ser feita a cada três meses.
Ainda, a troca do filtro até pode ser feita por conta própria, mas o processo de higienização completa, necessita de uma empresa especializada.
Conforme mostrado acima, são diversos os serviços para uma boa higienização interna automotiva. E todos eles são oferecidos pela Acquazero. Dessa forma, nenhum detalhe escapa na hora de realizar o cuidado completo para o seu carro.
Ficou interessado nos serviços da Acquazero? Entre no nosso site e veja a unidade mais próxima. Se preferir, entre em contato com o nosso e-commerce abaixo e agende uma visita.