Isso porque, o teto do carro é uma parte muito sensível e deve-se evitar o excesso de água no local, para não comprometer a espuma.
Dessa forma, para quem deseja saber como fazer a higienização de teto automotivo, o primeiro passo é separar os itens certos para realizar o trabalho.
Deixe tudo próximo à você para que não se esqueça de realizar nenhuma das etapas.
Dessa forma, para fazer a limpeza em sua casa, você pode usar a seguinte mistura: água, vinagre de álcool, bicarbonato de sódio, meio copo de álcoole amaciante.
Para realizar essa tarefa, será necessário um borrifador, escova de cerdas macias e panos limpos.
Você ainda não sabe por onde deve começar? Não se preocupe! Confira a lista que fizemos com o modo de fazer abaixo.
Prepare a solução de limpeza
Em primeiro lugar, remova toda poeira com uma escova macia e com a ajuda de um pano seco. Você pode usar uma escova de sapateiro. Assim, você remove a poeira e sujeira mais superficial.
Assim, você terá menos trabalho no decorrer da operação e irá garantir que a sua solução penetre melhor no tecido.
Agora, vamos montar a solução com os produtos para remover toda a sujeira do teto. Inicialmente, misture a água com um copo americano de vinagre.
Em seguida, coloque duas colheres de sopa do bicarbonato de sódio e meio copo de álcool.
Espere a mistura começar a borbulhar devido a reação química e acrescente duas colheres de amaciante e misture bem. Após esse processo, o próximo passo é colocar a solução dentro de um borrifador, para facilitar a limpeza.
Aplique a solução no teto
Agora, espalhe a substância no teto do carro e, depois, passe um pano seco em toda a superfície. Antes, proteja seus olhos com um óculos especial para evitar qualquer tipo de irritação.
Divida toda a superfície do teto por partes e borrife a solução nele, por toda a sua extensão. Após a aplicação na área desejada, use uma escova para fazer movimentos circulares no teto.
O produto não precisa de muito tempo para agir. Basta você verificar se ele penetrou no tecido e foi efetivo contra as manchas.
Na hora de passar a escova no tecido do teto, tome cuidado. Por mais macia que ela seja, o atrito das cerdas com o pano pode acabar criando fiapos que danificam a região.
Dessa forma, utilize uma escova de cerdas bem macias ou envolva o item em um pano de microfibra limpo e faça os movimentos circulares.
Ao começar a borrifar, verifique se não está exagerando na quantidade aplicada em um ponto. Isso é possível observando se o teto não está estufado.
Geralmente, entre o tecido e a carroceria, existe uma espuma protetora, que ao entrar em contato com a água, pode aumentar de volume, possibilitando que a peça saia do lugar.
Caso isso aconteça, interrompa imediatamente o processo. Remova ao máximo o líquido com um pano e espere secar. Verifique se há algum tipo de estufamento no teto. Se não sentir segurança suficiente, procure uma empresa especializada.
Ao finalizar, retirw a solução misturada com a sujeira. Assim, pegue um dos panos, de preferência de microfibra, e faça movimentos circulares. Repita esse processo até que toda a solução tenha saído.
Retire o excesso com o aspirador
Em seguida, para garantir que não fique nenhum resíduo, use um aspirador. Dessa forma, você tem uma limpeza mais eficaz, já que o equipamento consegue remover a sujeira de forma mais efetiva.
Além disso, o uso do aspirador também garante uma secagem mais rápida, evitando danificar a espuma e, portanto, o teto do seu carro.
Deixe o teto do carro secar
Sobre a secagem, garanta que ela aconteça por até 24 horas, deixando o carro com as janelas abertas e na temperatura ambiente. Isso é feito para evitar a formação de microrganismos causadores do mofo, por exemplo.
Porém, se ainda persistir a sujeira, o ideal é procurar uma empresa especializada em estética automotiva que ofereça o serviço de higienização interna. Além de ser mais prático, pode sair até mais barato para você.
Vantagens da higienização de teto automotivo
Agora que você sabe o processo de como higienizar o teto do seu carro, vamos apresentar as vantagens que vão além de manter uma boa e agradável aparência.
A maior delas e também a mais importante, é a garantia da sua saúde e de quem você ama. Isso porque, a limpeza vai evitar a proliferação de fungos e bactérias no ambiente. Dessa forma, você evita doenças respiratórias e alérgicas.
Inclusive, para garantir uma secagem completa e combater fungos, escolha dias ensolarados para fazer a higienização automotiva de teto.
Assim, você também garante uma melhor eficiência no seu trabalho e evita algum tipo de dano ao seu veículo.
Dessa forma, saiba que existem empresas profissionais que realizam o serviço de forma segura. A Acquazero, por exemplo, é uma empresa especialista em serviços automotivos.
A marca trabalha com procedimentos completos para limpeza, estética e manutenção dos carros.
Para não correr nenhum risco no processo de higienização de teto automotivo, acesse o botão ao fim do texto e faça com um profissional na unidade mais próxima.
Posso deixar o teto sujo?
Se você optar por não realizar a limpeza do teto, você pode colocar em risco a saúde dos usuários. Além disso, pode ocasionar danos e prejuízos ao carro.
Por isso, manter o carro limpo por dentro é tão importante quanto deixá-lo apresentável por fora.
No entanto, os maiores riscos para a saúde do motorista e de passageiros, estão na parte interna do automóvel.
Isso porque, várias partes são compostas por tecidos como o carpete e os bancos, que acumulam uma grande quantidade de bactérias, fungos e ácaros.
Dessa forma, manter a higiene do carro proporciona o cheiro agradável, uma vida útil maior para as peças, além do bem estar das pessoas.
Assim, a higienização de teto automotivo pode ser realizada uma vez por ano, sendo o tempo suficiente para manter o seu carro em um bom estado.
Aproveite e realize já o agendamento do serviço e mantenha os cuidados com o seu carro em dia!