Observe também qual o seu objetivo com o tapete, se é mais decoração ou praticidade, pois uma escolha equivocada pode dificultar o processo de limpeza do dia a dia.
Deve ser prático para cada ambiente
Os tapetes precisam ser escolhidos de acordo com o ambiente em que serão usados, pois isso impacta diretamente na sua higienização. Para lugares com mais móveis, um tapete mais básico facilita a limpeza.
Para os ambientes de descanso, como o quarto e a sala, os tapetes felpudos são mais indicados. Por outro lado, precisam de uma manutenção constante com o aspirador de pó.
Dessa forma, como são usados como lugar para sentar em determinados momentos, é preciso uma manutenção mais frequente da limpeza.
Para a cozinha e banheiros, os tapetes mais indicados são os emborrachados. Nestes ambientes o piso fica molhado constantemente, por isso, o tapete precisa trazer segurança.
Os tapetes de crochê para o banheiro e a passadeira para a cozinha possuem boa aceitação, pois agregam à decoração e são práticos na hora da limpeza.
Do mesmo modo, para o quarto das crianças, existem modelos mais lúdicos, com formatos de personagens e desenhos.
Assim, ele deve ser prático para a limpeza, pois a criança está sempre brincando em cima dele.
A entrada da casa costuma ter um tapete chamado capacho, que é mais grosso para facilitar a retirada da sujeira do solado dos calçados. Ele deve ser pequeno para facilitar a sua limpeza.
Escolha pelo tamanho do cômodo
O tipo de tapete usado no cômodo adequa-se ao tamanho dele.
Em salas maiores, os tapetes precisam acomodar os principais móveis do ambiente como rack, sofá e poltronas, ou pelo menos devem ficar 30 cm abaixo do sofá e bem próximos aos outros móveis.
Já para a cozinha e para o banheiro o modelo de tapete mais usado é o tapete passadeira. Trata-se daquele tapete comprido porém estreito que fica próximo a bancada da pia ou em frente ao fogão.
Em cômodos menores, os tapetes ovais dão um charme a mais. Além disso, são mais fáceis de limpar.
Observe qual o material lhe agrada mais
Existem diversos materiais dos quais são feitos os tapetes. Pense em qual se ajusta melhor ao ambiente da sua casa antes de comprar um item novo.
Os tapetes podem ser feitos de lã, poliéster, couro, fibra sintética ou acrílico e isso afeta diretamente no seu valor, acabamento e no toque da peça.
Assim, se você busca um tapete mais barato, indicamos os de acrílico, que se assemelham com os de lã, mas são menos duráveis. Para este tipo, a limpeza deve ser com menos água, para conservá-lo por mais tempo.
Por outro lado, os de lã são mais caros e duráveis, e possuem uma infinidade de cores e modelos no mercado. Porém, são um pouco mais complicados para a limpeza.
Este material é indicado para pessoas com alergias, mas como são caros, substitui-se pelo tapete de couro ou fibra sintética.
Logo, indica-se para pessoas com alergias, e com a vantagem dos valores mais acessíveis.
Como fazer a higienização de tapetes variados
Separamos aqui para você algumas dicas de como limpar diferentes tipos de tapetes na sua casa. Nem sempre temos a possibilidade de contratar uma empresa especializada, como a Acquazero.
Afinal, na maior parte do tempo, precisamos fazer nós mesmos a higienização de tapetes no dia a dia, e para isso, é possível usar apenas produtos simples que temos em casa.
Tapete de lã
Para a limpeza do tapete de lã, a primeira etapa a ser feita é retirar o excesso de poeira. É preciso sacudí-lo em uma área externa, e ao fazer isso, ele precisa estar seco para a sujeira não grudar ainda mais.
Em seguida, passe o aspirador de pó para eliminar a poeira superficial. Evite que o material se danifique ao utilizar a opção de limpeza de maior altura do aspirador, se ele tiver essa função.
Mergulhe a esponja em uma mistura de água fria e sabão e passe suavemente no tecido até umedecer. Este movimento deve ser na direção das fibras de lã, para não estragar o tecido.
Enfim, enxágue o tapete com água em abundância. Tenha certeza de eliminar todo o sabão, caso contrário com o tempo poderia danificar o tecido.
Para a secagem, ele deve ficar ao ar livre para enxugar o mais rápido possível.
Primeiro deverá secar a parte de lã e, depois, a parte posterior, mas ambos os lados devem ficar completamente secos antes de colocar em seu lugar habitual.
Para as manchas neste tipo de tapete, uma dica é limpá-la imediatamente para não grudar no tecido. Logo após, passe uma esponja com água e vinagre, ou então polvilhe bicarbonato na mancha e aspire o excesso.
Como higienizar tapete felpudo?
Os tapetes felpudos dão um toque especial na decoração e na sensação de bem-estar do ambiente.
Mas precisam ser limpos regularmente para não acumular sujeiras e ácaros, que são prejudiciais à saúde.
Por outro lado, sua higienização é bem simples, o que facilita o trabalho do dia a dia. Ela pode ser feita com uma solução de água e sabão neutro. Pode usar um pouco de amaciante de roupas para dar um cheirinho.
Misture bem a solução e jogue-a por cima de todo o tapete. Esfregue na direção dos pelos com uma escova macia ou com a parte lisa da esponja.
Logo depois, passe um pano úmido com água morna para retirar o excesso de sabão.
Por fim, como já foi dito, deixe secar naturalmente em um local aberto e bem arejado, para que seque mais rápido. Assim, não ficará umidade por entre as fibras.
Limpar tapete sintético
Este tipo de material facilita a higienização de tapetes. Como são feitos de náilon ou poliéster, lave com água e sabão, de preferência neutro, e deixe secar ao sol.
Para não ficar com um cheiro ruim, ele deve secar rapidamente. Se necessário, borrife um pouco de vinagre para evitar que restem microrganismos no item após a lavagem.
No cotidiano, passe sempre que possível o aspirador de pó, pois isso facilitará as lavagens posteriores e evitará o aparecimento de microrganismos.
Tapete de crochê
Por ser mais delicado, este tipo de tapete não pode ir na máquina de lavar. Para a sua limpeza, molhe-o e passe sabão de coco. Esfregue com delicadeza, deixe agir e depois enxágue.
Se o tapete estiver muito sujo, prepare uma bacia com uma mistura de 500 ml de água morna, duas colheres de bicarbonato de sódio e 100 ml de água oxigenada. Mergulhe o item por cerca de meia hora.
Depois, enxágue o tapete e deixe secar à sombra, e uma dica importante, não pendure-o, pois isso danifica o item.
Higienização de tapetes com profissionais
Além de lavar o tapete com profissionais, a limpeza de sofá também pode ser feita de maneira mais fácil com a Acquazero.
Deu para perceber que o universo dos tapetes é amplo, que são muitas variações na hora de escolher este item para a sua casa.
É importante levar em consideração a sua rotina e necessidades, pois os tapetes precisam de higienização frequente.
Da mesma maneira, é preciso tempo para limpar alguns tipos de materiais para que fiquem conservados.
Portanto, a contratação de uma empresa especializada em higienização de tapetes, como a Acquazero, é de grande utilidade.
Afinal, o serviço é adaptado para os mais diferentes tipos de tapetes, para deixá-los limpos e ao mesmo não danificá-los durante a lavagem.
Sendo assim, os produtos utilizados são direcionados para esta limpeza e ajudam a conservar a qualidade do item por mais tempo.
Se ainda não sabe onde achar uma boa empresa de higienização de tapetes, procure no site a Acquazero mais próxima de você e marque uma visita.
Se preferir, entre em contato diretamente pelo nosso e-commerce ou pelo aplicativo.