Higienização de carros interna
Por mais que façamos a limpeza no dia a dia, o interior de um automóvel fica repleto de partículas de sujeiras.
Por exemplo, ácaros, bactérias e vírus que, na maioria das vezes, não são eliminados por um procedimento caseiro.
Assim, buscar uma higienização de carros interna ou fazer a higienização automotiva, como também é conhecida, consiste em um processo de limpeza completa, profunda e detalhada do veículo.
Isso porque, existem muitas partes internas do carro que precisam de cuidados minuciosos, principalmente se o uso desse veículo é para transporte de passageiros, como os carros de aplicativos.
Seja para uso profissional ou pessoal, manter a higienização interna dos carros é de suma importância.
Inicialmente por se tratar de um procedimento preventivo. Ao mesmo tempo, a higienização interna deixa o aspecto do veículo mais agradável e perfumado.
Além disso, uma limpeza interna completa previne o acúmulo de sujeiras, fungos, ácaros e bactérias causadores de alergias respiratórias e até de doenças mais graves.
Por isso, indica-se buscar por empresas que oferecem um serviço especializado.
Nas unidades da Acquazero, os profissionais são treinados para utilizar os melhores produtos e realizarem os procedimentos de forma detalhada.
Todas as partes internas do veículo como estofados, tapetes, porta-luvas, teto, porta-malas e outros itens são higienizadas.
A seguir, você fica sabendo como a higienização interna de carros é realizada.
Como é realizada uma higienização interna na Acquazero?
A higienização interna do carro realizada pela Acquazero inclui cuidados com o teto, painel, lateral de portas, carpete, bancos e porta-malas.
Assim, o serviço pode ser feito em qualquer tipo de carpete e estofados, independente do material.
Com o serviço, é possível notar que o interior do veículo retoma a aparência de novo, além de o ambiente ficar mais limpo e perfumado.
Dessa forma, o mais importante nesse processo é a higienização das partes internas que normalmente não são limpas de forma correta em um procedimento caseiro.
Assim, a higienização interna alcança as partes por baixo dos bancos, teto e todo o porta malas.
Veja como é feito o passo a passo da higienização interna de carro na Acquazero.
Preparação
Para uma higienização interna completa, é preciso preparar o ambiente para a limpeza.
Nesse momento,retira-se todos os objetos que estiverem dentro do carro e toda a sujeira mais aparente, como papéis, embalagens, restos de alimentos etc.
Revestimento interno
É feita uma aspiração interna para eliminar a poeira e as sujeiras mais impregnadas nos tecidos e de outras partes metálicas do carro.
Assim, realiza-se a aspiração em todo o interior do veículo, inclusive no porta-malas.
Painel do carro
A higienização do painel é uma das partes mais importantes e deve ser feita de forma detalhada.
Por essa razão, o procedimento acaba ficando por último. Os profissionais realizam a higienização de volante, porta-luvas e toda a parte frontal do painel.
Com um pano umedecido em água e sabão neutro, inicia-se o procedimento pelo porta-luvas e em toda a extensão do painel.
Dessa maneira, também utiliza-se outros produtos específicos para esse tipo de serviço.
Serviços complementares: limpeza a seco
Aproveitando que explicamos sobre a higienização da parte interna dos veículos, a Acquazero oferece também a limpeza a seco.
Sendo assim, realiza-se o procedimento com produtos adequados que servem para a higienização e retirada de manchas no estofado, chão, teto e outros compartimentos do veículo.
Hidratação do couro
Outro serviço importante para quem possui veículo com bancos de couro, é a hidratação desse material.
Realizar esse procedimento de forma periódica mantém a estética original do couro, potencializando a vida útil dos bancos.
Esses serviços fazem parte da cartela de opções da Acquazero e tem valores à parte da higienização interna.
Limpeza do filtro do ar-condicionado
Se tem uma peça que merece atenção especial na higienização interna é o filtro do ar-condicionado. Muitos motoristas acabam se esquecendo desse cuidado por ser um processo interno e não visível.
Porém, é no filtro de ar-condicionado que se escondem as sujeiras mais prejudiciais à saúde, principalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus.
Por isso, para saber mais sobre a importância dos cuidados preventivos, assista ao vídeo abaixo.
Quanto custa o serviço de higienização de carros?
Com relação aos preços da higienização interna de carros, é possível que você encontre valores variáveis.
Os preços mudam de acordo com a sua região, o tamanho e o tipo de carro que será higienizado, entre outros fatores.
Pensando em custo-benefício, a higienização interna é um procedimento que serve, também, como investimento em cuidados com a saúde do motorista e passageiros.
O procedimento também atua como manutenção das peças internas do carro, o que auxilia no aumento da vida útil delas.
Tempo ideal para realização do serviço de higienização interna de carro
Vale lembrar que esse tipo de serviço é recomendado que seja feito duas vezes ao ano. Ou seja, de seis em seis meses você deve recorrer a esse tipo de solução, que auxilia na conservação do veículo como um todo.
Enfim, mesmo realizando uma higienização de forma profissional e regular, a conscientização dos usuários do carro deve prevalecer.
Assim, é possível manter por mais tempo o estado de limpeza de estofados, tapetes, painel e outras partes internas do veículo.
Por isso, é importante evitar comer e beber dentro do carro, entrar com calçados muito sujos de terra ou de outros resíduos que possam sujar os carpetes.
Essas ações acumulam sujeiras de forma mais intensa e fazem com que a validade da higienização interna seja menor.
Como manter a limpeza interna do veículo?
Mesmo após a limpeza interna do veículo, é preciso alguns cuidados ao longo do tempo para manter este ambiente em boas condições.
Além do mais, não é comum fazer uma limpeza total toda semana, seja por falta de tempo ou por inviabilidade financeira de levar o carro para lavar com profissionais.
Por isso, atenção a algumas dicas que não demandam muito tempo, mas que ajudam a preservar o interior do carro mais limpo.
Retire os tapetes do carro
Sempre que tiver um tempinho após parar o carro na garagem, depois de chegar da rua, separe alguns minutos para remover os tapetes do carro.
Retire cada um com cuidado para que a poeira e sujeira não caia dentro do carro enquanto você o retira. Em seguida, balance o tapete ou passe uma vassoura para tirar a sujeira mais grossa.
Dessa forma, o ambiente interno, assim como os carpetes, ficarão menos expostos à poeira que normalmente se acumula nos tapetes.
Da mesma forma, caso caia algum líquido, não irá formar uma mistura com esta sujeira, ficando mais difícil de limpar.
Limpe o painel com um pano úmido
É comum o painel ficar empoeirado ao longo do tempo, principalmente quando andamos muito tempo com os vidros abertos.
Além do mais, dependendo da cidade, o painel também recebe poeira de poluição e pó de asfalto, assim como fuligem de queimadas.
Dessa forma, esta sujeira prejudica o bom funcionamento do painel, principalmente os mais modernos e eletrônicos.
Assim, faça uma limpeza regular do painel do carro com um pano úmido. Tome bastante cuidado para não exagerar na água para não estragar algum item.
Além de conservar o bom funcionamento, isso ainda ajuda a manter um bom ar dentro do carro, sem a presença de poeira e microrganismos.
Tenha uma lixeira no carro
Um item que nem sempre está presente dentro dos carros, mas que ajuda na manutenção da limpeza interna do veículo é uma lixeira.
Dessa forma, com este item, fica fácil nos livrarmos daqueles pequenos lixos que aparecem, como papel de bala, pedaços de papel ou outros materiais.
Assim, ter uma lixeira sempre a mão evita que estes e outros tipos de lixo acabem sendo deixados no chão do veículo. Com isso você conserva o bom ambiente dentro do seu carro sem ter muito trabalho.
Evite comer ou beber dentro do veículos
É um conselho que deveria acompanhar todos os motoristas, mas sabemos o quanto é difícil ficar horas dentro do carro sem ter como comer.
Da mesma forma, quem tem crianças na família sabe que é quase impossível evitar que elas entrem comendo dentro do carro.
Porém, se puder, evite consumir comidas ou bebidas dentro do carro, para prevenir que elas caiam no chão e possam manchar os carpetes ou trazer mau cheiro.
Além disso, o líquido derramado no banco pode fazer um belo estrago ao longo do tempo, manchando o estofado. Assim, evite este tipo de situação para preservar a limpeza interna do veículo.
Tire as manchas das superfícies internas
Para remover praticamente todos os tipos de manchas, crie uma solução com água morna, detergente e vinagre branco. Despeje o líquido em um borrifador e adicione uma colher de bicarbonato.
Se o estofamento do seu veículo for de couro, faça uma solução com partes iguais de água e vinagre branco e aplique a mistura na parte manchada.
Não esfregue o líquido sobre a parte manchada. Isso apenas empurra as manchas para o fundo, tornando-as maiores.
Assim, em vez de esfregar, use um solvente de limpeza a seco. Você também pode misturar duas xícaras de água quente com um pouco de detergente e amônia.
Dessa forma, seque as manchas com um pano branco limpo ou toalha de papel. Faça isso até que nenhuma cor passe da superfície para o tecido.
Por fim, enxágue o local com um tecido úmido. Isso deve retirar qualquer resíduo da solução, de forma a não atrair mais sujeira.
Use um aspirador na limpeza interna do veículo
Invista em um aspirador de pó e procure usá-lo semanalmente na limpeza interna do seu veículo. Dessa forma, você consegue evitar o acúmulo de poeira e detritos no painel, tapetes, carpetes, forros e bancos.
Alguns aparelhos possuem baterias ou podem ser conectados ao próprio carro. Assim, não há necessidade que você estacione próximo a uma tomada ou use uma extensão.
Além disso, o aspirador é fácil de usar e você tem a opção de guardar no próprio carro. Por isso, você pode fazer a limpeza interna do veículo rapidamente, em qualquer tempo livre que tiver.
Desse jeito, fica fácil manter o seu veículo higienizado em meio à sua rotina. Mas, lembre-se de que você deve limpar o filtro depois de cada uso. De qualquer forma, essa é uma tarefa simples e rápida.
Certifique-se de que tem os materiais adequados
Como você viu, uma das ferramentas mais importantes na limpeza interna do veículo é o aspirador de pó.
Assim, certifique-se de que o seu aparelho possui uma mangueira de extensão e os acessórios certos para aspirar as áreas de difícil acesso.
Para tirar a poeira das aberturas do ar-condicionado e outros cantos e frestas, você pode usar um pincel automotivo ou uma escova de dentes velha.
Além disso, use somente os panos sem fiapos, para que você não precise se preocupar com os arranhões e marcas de redemoinho.
Para a limpeza interna do veículo, os tecidos mais adequados são os feitos de microfibra, limpos e sem resíduos de limpezas anteriores.
Observe ainda os plásticos, borrachas, espumas e tecidos que você pretende higienizar em seu carro. Feito isso, junte os produtos de limpeza adequados para cada tipo de material.
Talvez você tenha alguma dúvida sobre a reação que certos produtos podem causar em determinadas superfícies. Se esse for o caso, faça um teste antes de começar a limpeza interna do veículo.
Aplique o produto em uma área escondida e aguarde alguns minutos. Passado o tempo, observe se a superfície fica manchada ou desbotada.
Caso fique, a mancha estará escondida e você poderá escolher outro produto.
Entre em contato conosco!
Agora você já sabe que a rede Acquazero é especialista em higienização interna de veículos, e ainda trabalha com outros procedimentos que potencializam a limpeza e garantem uma estética melhor aos carros.
Para conhecer todos os serviços automotivos que a empresa oferece, acesse nosso site agora mesmo.
Ou se preferir, agende já uma higienização interna e externa do seu carro. Lembrando que nossos serviços podem ser solicitados tanto pelo site (clicando no link), quanto pelo nosso aplicativo.