Mesmo que com alguns cuidados de higiene, de tempos em tempos, você precisa fazer uma limpeza completa e profunda.
A higienização automotiva envolve todos os itens que compõem o interior e o exterior do veículo.
Entre as partes higienizadas estão lataria, bancos, volante, câmbio, tapetes, painel, bagageiro, cinto de segurança, teto e forros.
Dessa forma, realizar o tratamento significa que o veículo será limpo e desinfetado de todos os tipos de germes e mofo. Isso deve prevenir doenças e garantir que o seu carro não será afetado em breve.
Além disso, o serviço evita que as superfícies do próprio carro transmitam doenças para outras pessoas, incluindo a sua família.
Processos para higienização do carro
Abaixo, descubra algumas formas de higienização de carro e veja como é possível solicitar um tratamento completo. Desse modo, você mantém o seu veículo sempre limpo e saudável.
Limpeza externa do veículo
Talvez você esteja pensando que já sabe como esse serviço é feito, mas pode estar se enganando. Note aqui que o nome do tratamento é “limpeza” e não “lavagem”. Existe aí uma diferença.
Lavar o carro dá a ideia de algo que usa água e produtos com muitos componentes químicos, para fazer espuma. Por outro lado, a limpeza é um processo feito a seco. Como assim? Já te explico.
A limpeza a seco precisa de apenas 300 ml de água. No caso, a água serve para formar um solvente à base de cera de carnaúba, a mesma usada no enceramento profissional.
Esse produto é aplicado sobre a lataria do veículo, onde age amolecendo a sujeira. Isso facilita a remoção de poeira e detritos, sem risco de arranhar a carroceria.
Ao final do serviço, a lataria do veículo ganha uma película, que veda os poros do verniz da pintura. Logo, a superfície fica lisa e com o brilho realçado.
A lataria também passa a repelir água e poeira, que deslizam facilmente. Isso evita as manchas e os arranhões leves. Por isso, o resultado é superior ao obtido em uma lavagem convencional, com água e espuma.
Portanto, o tratamento é uma forma de economizar tempo e dinheiro. Afinal, o intervalo entre uma limpeza e outra é maior. Além disso, o seu veículo é limpo e encerado em um só serviço.
Higienização interna do carro
Tão importante quanto a lataria brilhando é o interior do veículo saudável. Por isso, a higienização interna é a limpeza completa e profunda de todas as partes de dentro do automóvel.
Pense como essas superfícies absorvem as impurezas que vêm de fora e circulam no interior do veículo. Essa sujeira entra pela porta, janela ou trazida pelos ocupantes do carro.
As impurezas incluem não somente poeira e fuligem, mas também vírus, bactérias, insetos e mofo.
Assim, quando está sujo, um carro pode ser a causa de irritação e coceira na pele e nos olhos, lacrimejamento, espirros, tosses e nariz entupido.
Se algum ocupante do seu veículo tiver problemas como alergia, asma ou outra doença respiratória, seu estado de saúde pode se agravar.
No caso de uma higienização a seco, é aplicado um solvente sobre os tecidos, que penetra nas fibras e, assim, atinge o interior do estofamento. Chegando lá, esse produto absorve a sujeira em volta.
Em seguida, um aspirador próprio para o serviço suga o produto, levando embora todas as impurezas que estavam no local. Por fim, o serviço não deixa qualquer resíduo ou umidade.
Com isso, não é feita sujeira e você já pode voltar a usar seu veículo normalmente em pouco tempo. Além disso, não há risco de proliferação de ácaros, germes ou mofo.
Lembre-se ainda de como a umidade nos dutos do ar-condicionado pode favorecer a formação de colônias de agentes nocivos à saúde.
Por isso, além da limpeza das superfícies, é necessário realizar outros serviços frequentemente. Assim, a manutenção e a troca do filtro de ar-condicionado deve ser feita a cada 10 mil quilômetros.
Limpeza e hidratação de couro
Uma boa maneira de saber se o couro precisa de limpeza é verificar se a superfície está brilhando. Se estiver, é sinal de que está sujo, uma vez que o couro não deve brilhar naturalmente.
Esse brilho vem do suor, óleo corporal, poeira, pelos de cachorro etc. Os cantos, fendas e costuras dos bancos costumam acumular muita sujeira. Portanto, é bom dar uma atenção maior para essas áreas.
Logo, o uso do dia a dia faz com que o couro se desgaste. Porém, alguns fatores externos podem acelerar o processo. Por exemplo, a incidência de raios solares faz o óleo natural do couro evaporar.
Isso torna a superfície ressecada e rachada, o que prejudica o aspecto dos bancos. Eles também podem acabar perdendo a maciez e começar a fazer rangidos irritantes a cada movimento dos ocupantes.
Por isso, é necessário limpar o assento de couro regularmente. Depois, é hora de fazer o tratamento com o hidratante.
Alguns produtos de limpeza convencionais podem ser agressivos para o couro. Dessa forma, eles acabam danificando ou desbotando superfícies desgastadas.
Assim, o tratamento adequado utiliza óleos extraídos do próprio couro, para equilibrar o pH do material.
Se o couro já estiver limpo, basta hidratá-lo, o que já é uma excelente forma de cuidar da superfície.
Ao final do serviço, é retirado o excesso de produtos de limpeza e hidratação. Então, seus bancos de couro ganham de volta a beleza e o conforto, além de pararem de ranger.
Quando é hora de fazer a higienização do veículo?
Para evitar o acúmulo de sujeira na carroceria do veículo, é recomendado fazer a limpeza externa pelo menos uma vez a cada quinze dias. Porém, você não deve esperar esse prazo sempre.
Por exemplo, se você acabou de voltar de uma viagem ao campo ou à praia, saiba que a maresia e a poeira contém muitos elementos contaminantes.
Esses elementos oxidam e deixam a pintura fosca e manchada.
Até mesmo a água da chuva é capaz de deteriorar a lataria do veículo. Por isso, caso tenha chovido, procure fazer a higienização de carro o quanto antes.
Quanto à limpeza interna, a média deve ser mensal. Mesmo assim, a frequência da higienização pode variar de acordo com os seus hábitos.
Portanto, pense se você costuma comer no carro, se transporta animais de estimação frequentemente ou se tem filhos pequenos. Nesses casos, o prazo entre uma limpeza e outra deve ser menor.
O melhor lugar para que você realize a limpeza automotiva é na Acquazero. Presente no Brasil, Estados Unidos e República Dominicana, a rede é a maior do mundo no segmento de limpeza ecológica.
Para agendar um tratamento para o seu carro, basta entrar no site ou baixar o aplicativo da marca. Assim, digite o seu endereço e encontre uma solução perto de você. A Acquazero tem mais de 800 unidades!
Depois, basta selecionar os detalhes do seu atendimento, bem como o dia e a hora do serviço. Além de fazer a higienização de carro, a Acquazero limpa e impermeabiliza seus móveis em casa.