Ou seja, todas as ações que possuem algum tipo de influência na saúde de um indivíduo, seja por meio de produtos ou reações químicas, acidentes físicos ou fatores biológicos. Devido a exposição, podem surgir problemas mais leves e até doenças graves.
Para evitar que isso aconteça, a melhor solução sempre será a higiene do ambiente em que vivemos.
Evitando, assim, a proliferação de bactérias, pragas, fungos, vírus, ácaros etc. Entre as atividades para prevenir estão desinfeção, fumigação, desinfestação, desratização etc.
Mesmo que pareça algo complexo, já fazemos essas ações sem perceber. Limpar a casa, lavando as louças, recolhendo os lixos, por exemplo. Tudo isso tem uma influência direta na nossa qualidade de vida e saúde.
Porém, se engana que esse cuidado deve ser feito apenas dentro de casa. Estamos o tempo todo cercado por fatores de riscos e cabe a nós, fazer por onde evitar que o ambiente em que estamos se torne um lugar ruim. É necessário pensar também nas próximas gerações.
Dentro do fator externo, está na separação dos lixos orgânicos dos recicláveis, remoção da água parada, redução do consumo de plásticos, recolher fezes de animais etc. Para isso, é usado sacos de cores ou recipientes diferentes.
Esses cuidados devem ser enxergados como uma função de todos para evitarmos o surgimento ou a proliferação de doenças transmitidas pelo ar ou resíduos tóxicos, como no caso da pandemia em 2020.
Não adianta apenas cuidar do interior de sua casa, se na rua não exerce a sua parte.
De que maneira a higiene ambiental auxilia a sua vida?
Para que você tenha bons resultados ao longo do seu dia a dia, vimos que o trabalho dentro de casa é primordial para evitar o surgimento de doenças e outros problemas de saúde.
Porém, a fim de evitar que se torne algo cansativo e um esforço desnecessário, é preciso separar bem a rotina.
Ou seja, é preciso definir o que será feito todos os dias, uma vez por semana, a cada 15 dias, mensalmente, semestralmente e anualmente.
Assim, você conseguirá poupar esforços para as atividades que realmente importam no momento ou saberá guiar sua faxineira de acordo com a sua rotina.
Limpeza diária
Para começar, dentro do que é preciso fazer todos os dias é aconselhável varrer todos os cômodos, trocar os lixos do banheiro, lavar a louça, tirar a poeira dos seus móveis, arrumar a cama etc.
Vale destacar que essas funções também podem ser feitas a cada dois dias. Porém, nunca deixe de fazer esse trabalho.
Principalmente quando se trata dos colchões. Devido a sua composição, eles possuem um ambiente ótimo para ácaros ou mofos.
Como resultado, diversas doenças respiratórias e alérgicas podem surgir, sem contar nas noites de sono perdidas por causa dos espirros, coceiras ou qualquer outro tipo de incômodo ocasionado pelo seu contato com esses microorganismos.
Uma vez por semana ou a cada 15 dias
Em seguida, é hora de fazer o planejamento do que precisa ser limpo uma vez por semana.
Nesse caso, algumas funções como uma limpeza mais completa em toda a casa, principalmente na higiene ambiental na cozinha e banheiro.
Por causa do armazenamento de alimentos frescos ou não, proximidade do lixo e por ser um local de grande movimentação, esse é um espaço muito propício ao desenvolvimento de bactérias e fungos.
Já no banheiro, é onde a gente faz as necessidades fisiológicas e limpa o corpo por inteiro.
Por exemplo, dar a descarga com a tampa aberta gera uma “nuvem de micróbios” que podem carregar diversas doenças e causar infecções.
Higienize o seu carro
Uma vez por mês a limpeza deve ser feita em seu carro. Vimos que a higiene ambiental não é apenas dentro de nossa casa, mas em todos os locais que frequentamos.
Os veículos não seria diferente, principalmente para as pessoas que estão acostumadas a comer enquanto dirige.
Dessa forma, a recomendação é fazer uma limpeza completa em seu automóvel pelo menos uma vez por mês. E aqui, não falamos apenas dos tratos externos, mas internos também.
Além disso, essa é uma forma de preservar as qualidades e o aspecto de bem cuidado, evita que leve doenças da rua para dentro de casa. Sem contar no mau cheiro que os microrganismos podem deixar dentro do carro.
Para isso, existem diversas maneiras para conseguir eliminar o odor de dentro do veículo. Separamos o vídeo a seguir com um passo a passo para você conseguir fazer esse trabalho sozinho.
Ações semestrais e anuais
Já as limpezas semestrais ou anualmente, é recomendável dar uma atenção especial para o sofá, cortinas, tapetes, colchões etc. Essas peças estão em constante exposição a sujeiras.
Porém, a higienização desses locais, quanto bem feita, costuma durar bastante. Lembrando que também é preciso levar em consideração o cuidado dos usuários. Existem diversas técnicas caseiras para conseguir fazer o trabalho.
Mas caso queira algo mais profissional, você pode contratar empresas especializadas em limpezas. Dependendo da marca que chamar para limpar o seu carro, como citamos anteriormente, elas podem fazer até trabalhos de impermeabilização do estofado.
O processo para cuidar dos tecidos do carro, é o mesmo para os móveis com o mesmo revestimento, seja tecido ou couro.
Ao tomar todos os cuidados citados, criar uma rotina bem definida, as chances de ter um ambiente sempre higienizado aumenta consideravelmente. Pelo menos notará uma melhora na sua qualidade de vida.
Conheça algumas dicas para fazer dentro de casa
Existem diversas coisas que você pode fazer para manter a sua casa sempre limpa.
Os processos que listamos não funcionam sozinhos e precisam ser acompanhados de comportamentos condizentes com o objetivo de ter uma ambiente limpo.
Faça pequenas coisas
O primeiro hábito que pode ser mudado é começar a sempre a colocar as roupas sujas dentro de um cesto separado e lavá-las pelo menos uma vez a cada 15 dias.
De preferência, ao chegar da rua, a coloque em um saco separado das demais. Isso evita que você espalhe a sujeira por outros cômodos da casa.
Crie um calendário
Outra dica importante é determinar a sua rotina. Vimos o que precisa ser feito, as dicas para cada período.
Mas para que não fique algo superficial, crie um calendário com as atividades que precisam ser feitas com intervalos maiores do que dias.
Por exemplo, trocar as roupas de cama precisa ser semanalmente. Para não se perder na contagem, coloque no seu quadro os dias que precisará fazer o procedimento. O mesmo serve para passar roupas, lavar o carro etc.
Separe o lixo
Separa o lixo entre orgânico, seco e reciclável também é recomendável. Além de evitar o que o mau cheiro se alastre pela cozinha e casa, essa prática ajudar a preservar o meio ambiente.
Conte com a ajuda de outras pessoas
Tente envolver todo mundo da sua casa nos processos. O trabalho em equipe se torna muito mais fácil e menos cansativo.
Por exemplo, lavar a louça sempre que terminar de usar, guardar as roupas nos lugares certo, limpar algo quando derramar ou cair em locais inapropriados etc.
No caso das crianças, comece a inserir aos poucos o conceito de higiene ambiental na educação infantil. Ensine a guardar os brinquedos, arrumar a cama, colocar a roupa suja no lugar certo por exemplo.
Contrate empresas especializadas
Por fim, uma das maneiras efetivas de conseguir fazer o trabalho é contratando empresas específicas para o realizar o trabalho.
Como vimos, até mesmo a empresa responsável por lavar o seu carro pode ajudar a cuidar do seu colchão, sofá, carpete e tapete.
Um exemplo de empresa que se dedica a cuidados para carros e residências é a Acquazero. A marca é a maior rede de estética automotiva do País e oferece 16 serviços de limpeza, estética e manutenção para carros.
Nos últimos tempos, a Acquazero vem se dedicando também aos serviços residenciais. Assim, é possível solicitar um atendimento delivery para cuidar do seu carro e, também, da sua casa.
A marca trabalha com higienização de colchões, estofados, tapetes e carpetes. Todos os processos são feitos com produtos biodegradáveis e o mínimo uso de água. Acesse o e-commerce da marca para saber mais.
A fim de evitar que microorganismos como bactérias, fungos, vírus e ácaros se proliferam dentro de casa, é fundamental seguir uma rotina específica de cuidados. Existem uma série de atividades que precisam ser feitas em períodos bem determinados.
Dessa forma, com a ajuda de todos em casa, as chances de ter um local confortável e com menos risco de ter doenças ou alergias é bem maior. Mas não se esqueça que todo essa mudança de hábito deve ir também para o carro e refletir no seu comportamento na rua.
Gostou do nosso conteúdo sobre higiene ambiental e sobre o que você pode fazer para melhorar a sua saúde? Continue navegando por nosso blog para conhecer outras dicas.