Seja ele natural ou artificial, o couro precisa ser muito bem cuidado para que não perca suas propriedades e acabe se tornando um pesadelo para o usuário. Estamos falando dele ressecado, descascando, barulhento, grudento etc.
Além do processo de limpeza, o principal ponto que deve observar é o hidratante que será utilizado.
Mas em hipótese alguma use ou compre os tradicionais para humanos. A sua pele exige uma hidratação completamente diferente.
Então, se você aplicar esse tipo de produto nos bancos e outras partes de couro do seu carro, não servirá de nada.
Primeiramente, o composto não vai conseguir penetrar corretamente no tecido, como consequência, a secagem será feita de forma errada.
Assim, ao sentar ou encostar na superfície, a tendência é que você sinta o local melado num primeiro momento. Com o passar dos dias, você terá removido todo o hidrante com sua roupa, voltando a expor o tecido.
Sem a proteção causada pela escolha errada do hidratante, você cria uma nova camada de sujeira e reduz a vida útil do material.
Ou seja, de nada adianta tentar economizar nesse processo, no longo prazo, sairá muito mais caro do que comprar o hidratante correto.
Veja como hidratar couro de carro
Mesmo você sabendo o que é bom para hidratar o couro de carro corretamente, é preciso conhecer todas as etapas para não correr riscos desnecessários. O serviço é bem simples e fácil de ser feito.
1. Antes da hidratação, limpe!
Inicialmente, a hidratação é a última coisa que precisa ser feita para preservar o couro do seu carro.
A primeira coisa que deve ser levada em consideração é a limpeza, porque sem ela não tem como hidratar corretamente o tecido.
Para isso, antes de passar para os materiais de limpeza específicos para couro, é aconselhável que passe uma escova com cerdas mais delicadas no local, principalmente entre as costuras.
Dessa forma, você consegue eliminar todas as impurezas sólidas visíveis. Na sequência, chegou o momento de fazer a limpeza. Nessa etapa, com os produtos certos, basta aplicar e limpar com uma flanela de microfibra. Mas lembre-se de sempre jogar com um borrifador sobre os locais.
Caso não tenha essa possibilidade, você pode umedecer a flanela e passá-la no banco, painel ou qualquer outra parte que for de couro.
Portanto, tenha sempre dois panos a sua disposição, um para aplicar os produtos e outro para fazer a secagem.
Por fim, evite utilizar panos convencionais. Para um trabalho de qualidade é recomendável os de microfibra. Eles não soltam pelos, não riscam e tem melhor absorção.
2. Escolha o hidratante ideal para o banco
Embora tenhamos colocado em segundo no nosso tópico, a escolha do hidratante deve ser feita antes de iniciar todo o processo.
Existem diferentes tipos de produtos que você precisa ficar atento para não expor o tecido a algo de baixa qualidade.
Primeiramente, tenha em mente que não existe um tipo de produto para cada tipo de couro, seja ele natural ou artificial.
Desse modo, o que você vai olhar é o quão refinado é o produto. Quanto mais, melhor será a sua absorção pelo tecido.
São dois tipos de hidrantes, pastoso e líquido. No primeiro caso, ele traz bons resultados, mas a sua aplicação é um pouco mais complicada e exige mais paciência. Já os líquidos aderem melhor e torna o trabalho simples.
Outro ponto que você deve ficar atento é com o cheiro do produto. Afinal, ninguém quer ficar rodando no carro com um cheiro forte e desconfortável, mesmo que dure por poucos dias ou semanas.
Caso seja a sua primeira experiência comprando hidratante para couro, vá à loja e sinta o cheiro antes. Agora, se possui experiência, existem diversas lojas on-line que podem oferecer o que você deseja.
3. Siga as instruções do fabricante
Com o produto em mãos e o procedimento de limpeza realizado, a próxima etapa para hidratar o couro de carro é apenas seguir as instruções do fabricante.
Simples assim! Se você usar corretamente tudo que está prescrito, as chances são nulas de dar algo errado.
Mas lembre-se que não há uma dica padrão sobre qual produto escolher, pois são várias opções no mercado, cada solução com uma viscosidade diferente, uma qualidade, um tipo de aplicação mais recomendável etc.
Inclusive, nem sempre o que outras pessoas falam sobre como usar o hidrante é o mais correto.
Desse modo, siga sempre as dicas na embalagem do produto. Com o tempo e ganhando experiência, você vai saber como preparar melhor a solução.
4. Faça a hidratação periodicamente
De nada adianta fazer esse procedimento se ele não for recorrente. Infelizmente, devido a sua fragilidade, o couro exige um cuidado e atenção extra. No primeiro sinal, já é aconselhável fazer a hidratação novamente.
O prazo médio que a hidratação dura varia entre dois e seis meses. Sendo assim, esse valor vai oscilar de acordo com algumas condições.
Principalmente se você usa o seu carro com frequência. Em cidades mais secas e quentes, a tendência é aplicar o hidratante em um tempo menor.
Porém, se você usa muito o ar-condicionado, que também influencia na baixa umidade do ar, também é preciso seguir um prazo menor entre os procedimentos.
Quanto mais essas questões e outras fizerem parte do seu dia a dia, maior será a frequência para repetir o processo.
A seguir, separamos um vídeo explicando em detalhes todo o processo para fazer a hidratação do couro da melhor forma possível. Assista!
Por que é importante hidratar couro de carro?
O processo de hidratar o couro do carro é fundamental para que consiga manter a vida útil do material.
Para se ter uma ideia, sabe os rasgos, trincas e marcas que você consegue observar nesse tipo de tecido? É pura falta de hidratação.
Então, graças ao serviço que você fizer, seguindo todas as orientações que passamos anteriormente, é possível devolver a maciez e conforto do material.
Por isso, se fizer dentro do prazo médio que mostramos, você terá o couro em perfeito estado por anos.
Vale lembrar, que o couro tem uma vida útil média de cinco anos. A única forma de não reduzir esse tempo, é cuidando dele igual você zela pela parte mecânica do seu automóvel.
Vale a pena fazer a hidratação profissional?
Caso você não se sinta confortável ou falte tempo para realizar o processo sozinho, a melhor solução é contratar um profissional da área.
Uma das opções é a Acquazero, considerada a maior rede de estética automotiva do mundo.
O atendimento da empresa pode ser feito tanto em casa, quanto numa de suas unidades presenciais. Para isso, é necessário apenas fazer o agendamento.
Assim, entre em contato por meio do site. Em seguida, ao preencher as informações, você será direcionado para as unidades mais próximas.
Ou se preferir, também há a opção de usar o nosso aplicativo para solicitar o atendimento. Basta baixar o app da Acquazero, escolher o serviço e solicitar o atendimento.
Você pode agendar o seu atendimento na Acquazero de forma on-line.