Polishing the headlight is even more necessary because, in recent years, cars have been made with acrylic or polycarbonate lenses.
These materials are coated with a thin layer of varnish, which loses its luster over time.
The blurry result decreases the strength of the light emitted by the headlights. Thus, the visibility provided by this light also decreases, which puts the safety of the driver and his passengers in check.
If you’ve driven at night with opaque headlights, you know what we’re talking about. It is difficult to see obstacles on the road and even other vehicles, and the chances of an accident increase.
But with the headlight polishing done, all of that is left behind. Through the process, the opaque layer of the varnish is removed and the shine returns. It is as if the car has returned to its zero kilometer condition.
Not to mention that the look of a vehicle with its headlights shining is much more attractive. Especially if this care is associated with a good cleaning and waxing of the vehicle.
Quick guide on headlight polishing
Before you see how the procedure is done, check below for answers to the most frequently asked questions about polishing headlights.
Qual a diferença entre limpar e fazer polimento nos faróis do carro?
Algumas vezes o farol do seu veículo não está iluminando como deveria e tudo que ele precisa é de uma limpeza. Porém, o polimento é um procedimento mais detalhado, que realmente restaura a peça.
Assim, limpe os faróis do seu carro com sabão neutro e tire os detritos e insetos da superfície. Muitas vezes, são as toxinas que deixam os faróis manchados.
Mas, se você fizer a limpeza e verificar que não foi suficiente, considere o polimento.
Quando fazer o polimento e quando trocar os faróis?
Quando os faróis ficam amarelados, muitas pessoas substituem a peça, quando um polimento já seria capaz de resolver o problema. Nesse caso, o polimento é uma solução muito mais barata.
Ainda assim, o polimento nos faróis nem sempre funciona. Algumas vezes, a tampa do farol está tão desgastada, furada ou danificada que fazer um polimento simplesmente não compensa.
Você pode ainda ter problemas mais graves, como pequenas rachaduras ou deformações. Esses danos afetam a saída de luz e exigem a substituição em vez do polimento.
Se você não tem certeza se o polimento nos faróis é a melhor opção, verifique com um mecânico e peça que ele inspecione suas luzes. Só então tome a decisão do que é mais viável.
Existe diferença de polimento entre os vários tipos de faróis?
Muitos carros modernos são equipados com faróis de acrílico transparente, em vez de vidro. Isso é ainda mais comum em veículos populares. Assim, o polimento existe para esse tipo de farol.
O acrílico é mais flexível e resistente a pedras e detritos na estrada. Ele também é mais resistente às variações climáticas, mas tem a desvantagem de se desgastar e mudar de cor mais rapidamente.
O material também absorve menos luz e, por isso, reflete menos. Dessa forma, a turbidez em faróis de acrílico é mais perceptível, fazendo com que eles precisem de limpeza e polimento frequentes.
Por outro lado, os faróis de vidro iluminam mas, não arranham e não sofrem com a ação do tempo. Por isso, o normal é que eles só precisem de uma lavagem para poderem funcionar bem.
Mas, a limpeza precisa ser frequente. Também é preciso ter cuidado com as pedras e detritos na estrada, bem como a luz solar, que podem trincar o vidro.
Quanto tempo dura o polimento do farol?
O polimento nos faróis pode durar de 10 meses a 3 anos. Porém, existem fatores que fazem esse prazo variar. Entre eles, o tipo de lente, as condições ambientais e as manutenções feitas no veículo.
Embora seja impossível controlar os fatores ambientais, você pode aplicar uma camada protetora sobre os faróis. Isso faz com que eles tenham mais resistência aos raios solares e aos detritos na estrada.
Também é importante lavar o seu veículo e fazer a manutenção regularmente, além de dirigir com cuidado.
Esses hábitos mantêm a espessura do selante pelo maior tempo possível, além de evitar que a oxidação volte a ocorrer em um período muito curto.
Passo a passo para fazer o polimento de farol
Como citamos antes, a Acquazero realiza o polimento de faróis, assim como vários outros cuidados de estética automotiva. Então, uma dica é procurar pela loja mais próxima e solicitar o serviço.
Mas, se você preferir, saiba que também pode realizar o polimento em casa.
Os resultados não serão exatamente os mesmos de uma limpeza profissional, porque, muito provavelmente, você não terá a máquina polidora à mão.
Ainda assim, os produtos para polir o farol de modo caseiro dão conta de tirar o amarelado da superfície. Para isso, você vai precisar de:
- Luvas de borracha
- Flanelas de microfibra
- Estopa
- Esponja macia
- Detergente neutro
- Borrifador
- Massa de polir
- Lixas d’água finas
- Fita crepe
Para fazer o polimento, primeiro retire o carro do sol e deixe-o esfriar. Todo o processo deverá ser feito na sombra, mas você ainda deve ter uma boa iluminação para o trabalho.
Limpeza do farol
Comece limpando a superfície com o detergente neutro, uma espuma macia e um pouco de água. Depois, enxágue em água corrente, para eliminar toda a espuma.
Seque a superfície com um pano de microfibra, e toda a lataria em volta. Em seguida, cubra todo o redor do farol com fita crepe. Isso vai proteger a lataria contra arranhões e qualquer dano.
Lixamento da superfície
Borrife um pouco de água sobre o farol e deixe úmido. Borrife água também na lixa e depois passe a lixa no farol. Realize movimentos lentos e leves, de cima para baixo, sem pressionar a lixa na lente.
Se fizer isso, você poderá danificar a superfície. Também não faça movimentos circulares, pois o risco é o mesmo.
Finalize essa primeira etapa lavando o farol novamente, com água e sabão. Enxágue e seque. Se a fita crepe se soltar, retire-a e coloque uma nova camada de proteção na lataria.
Faça o polimento de farol
No passo seguinte, você vai precisar da massa de polir. A princípio, aplique o produto utilizando um pouco de estopa e fazendo movimentos circulares.
Espere a massa secar por alguns minutos, acompanhando o que estiver apresentado nas instruções da embalagem.
Finalizado o tempo indicado, passe uma flanela de microfibra, limpa e seca, sobre a superfície. Você deverá polir o farol. Não se esqueça de fazer movimentos circulares e fortes.
Faça esse polimento até que os faróis fiquem bastante brilhantes. O brilho deve ser uniforme, e você pode ter que realizar o polimento por um bom tempo.
Ao contar com uma máquina polidora, o processo torna-se mais rápido.
Se achar necessário, você pode passar novas camadas da massa polidora no farol, esperar secar e continuar polindo.
Todo esse processo pode ser feito nos faróis, lanternas e luzes traseiras. Por fim, para dar acabamento ao polimento, retire os resíduos de massa utilizando uma estopa.
Outros cuidados importantes com o seu carro
Agora que você já sabe como o polimento de farol é importante e como fazer isso em casa. Então, é hora de dizermos que esse não é o único cuidado que seu carro merece.
Na verdade, existem vários outros serviços que podem deixar seu veículo mais bonito, conservado e seguro de dirigir.
A lavagem do carro, por exemplo, pode ser feita em casa também. Com ela, além de cuidar do visual da lataria, você vai prevenir danos provocados pela sujeira.
Inclusive, a pintura do veículo ganha muito mais durabilidade.
Abaixo, apresentamos outros cuidados simples para o seu veículo, mas também essenciais. Acompanhe.
Enceramento do carro
Ao encerar o carro, você dá ao veículo uma camada de proteção contra vários agentes. Como a seiva de árvore, poluição e sujidades desgastantes.
Algumas ceras são do tipo limpadora. Elas possuem abrasivos e, por isso, conseguem substituir o uso da água na lavagem do carro. Além, é claro, de proteger o veículo.
É uma alternativa caso você prefira uma solução mais econômica, preservando o meio ambiente. Afinal, o uso da técnica de lavagem ecológica economiza grande quantidade de água.
Da mesma forma existem as ceras protetoras, que vão exclusivamente proteger o veículo. Para utilizá-las, você vai precisar lavar o carro primeiro.
Independentemente do tipo de cera, indica-se realizar o enceramento do carro a cada 30 ou 45 dias. Assim, você vai manter a camada de proteção do veículo sempre renovada.
Revitalização de plásticos
Já reparou como os plásticos do carro vão ficando esbranquiçados, foscos com o passar do tempo?
Isso é comum nos retrovisores, para-choque, borrachões e outras partes do auto. Quando isso acontece, os plásticos precisam passar por um processo de revitalização.
Muita gente acha que uma simples camada de silicone resolve o problema. Mas, o silicone não tem esse objetivo, e pode danificar os plásticos ainda mais.
Então, para renovar essas superfícies e tornar sua aparência nova novamente, será preciso contar com os produtos certos.
Além de realizar o processo adequado. Selecionamos o vídeo abaixo que apresenta tudo isso. Acompanhe!
Descontaminação de pintura
A descontaminação de pintura é necessária porque, mesmo que o veículo seja sempre lavado, algumas sujeiras permanecem grudadas.
São contaminantes invisíveis a olho nu, como o piche, fuligem, pó de tinta e outros.
Esse processo é recomendado a cada dois meses, pelo menos. Por meio dele, as sujidades acumuladas são retiradas, evitando que elas danifiquem a pintura.
Ao mesmo tempo, a descontaminação dá enorme brilho à lataria do carro. Além de uma textura mais lisa, em vez da sensação áspera mais comum ao seu passar a mão sobre o carro.
Cristalização de vidros
Enquanto isso, a cristalização de vidros é um processo que melhora a visibilidade do condutor. Com esse cuidado, os vidros ganham uma camada repelente à água e sujidades.
The result is that animal droppings, tree sap and other contaminants can be removed more simply from glass.
During the rain, the windows, especially the windshield, are able to repel water. Often, even with the wipers off, the driver maintains full view of the road.
Professionals indicate that the crystallization of glasses is carried out every three months. It can be done on the windshield, rear window and side windows of the car.
Did you see how varied the range of car care is? These procedures are indicated for varied periods but, performed periodically, they can result in a more beautiful and conserved vehicle.
If you want to perform all these services on your own, be sure to purchase the right products. And also to follow some videos and content like this on how to do each service.
This is essential, as it will guarantee better results for your car. Not to mention that it will also prevent damage, as some procedures can scratch and demand expenses for the repair.
Now, if you prefer, you can also contact Acquazero to take care of your car. We have units around the world, and many of them even offer delivery service.
That is, our professionals come to your home or work for the desired care. Schedule a time through our e-commerce or the application .