Devido a isso, houve um crescimento facilmente perceptível no segmento de serviços de limpeza, que está fazendo de 2020 um dos melhores anos da história para este setor. As previsões são do mercado manter o mesmo nível também no próximo ano.
Dessa forma, preparamos o texto a seguir para explicar o que são essas franquias que estão fazendo sucesso, quais as expectativas para 2021 e como se tornar um franqueado ainda este ano. Acompanhe a leitura.
O que são franquias de limpeza?
Antes de entendermos como funciona as franquias de limpeza e seus benefícios, é preciso passar brevemente na estrutura desse modelo de negócio.
Ou seja, descobrir suas caracterísitcas, como funciona e quais as vantagens frente a um empreendimento aberto do zero.
Uma franquia é o modo mais fácil que as empresas têm de expandir a sua área de atuação. Afinal, imagine você ter que gerir diversas unidades ao mesmo tempo?
Seriam milhares de reais e um desgaste totalmente desnecessário, o que poderia tornar o projeto praticamente inviável. Principalmente para as novas empresas.
Dessa forma, a empresa matriz concede o direito comercial a um empresário terceiro para ele vender seus produtos ou serviços. Em troca, ele leva a marca para a região em que está instalado.
Assim, a franqueadora, como é conhecida, precisa apenas se preocupar com os treinamentos e suporte para o franqueado.
Esses benefícios são conhecidos como transferência de know how e expertise. Podemos dizer que é a parte mais importante do negócio.
Dentro desse exercício, o empresário precisa manter todos os padrões impostos pela marca. Se cada unidade franqueada da rede tiver uma identidade visual diferente, por exemplo, as chances de sucesso são quase nulas.
Você está praticamente abrindo um novo negócio, sem ligação nenhuma com a marca.
Para o franqueado, a grande vantagem de abrir uma franquia é ter uma empresa reconhecida por trás das suas operações, atraindo clientes e permitindo que consiga ter bons resultados logo nos primeiros meses.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a taxa de mortalidade das franquias em 10 anos é de 15%. Quando analisamos apenas os empreendimentos abertos do zero, esse valor sobe para 75%.
Veja como está o mercado de limpeza em 2020
Durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, muitos empreendimentos tiveram que fechar as portas devido ao isolamento imposto na maioria das cidades do Brasil.
Porém, as franquias de limpeza foram as que sofreram o menor impacto, juntamente com todo o setor, que aproveitou a crise para crescer ainda mais.
Como uma das medidas de proteção tem sido manter ambientes sempre limpos, podemos imaginar que não foi muito difícil para esses empreendimentos alcançarem bons resultados.
Apesar de vim registrando bons números desde 2012, a Associação Brasileira de Limpeza (ABRALIMP) mostrou como o mercado melhorou em 2020.
De acordo com a instituição, houve um aumento de 25% nas operações e a tendência é que esse número se mantenha nos próximos meses.
Enquanto isso, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), identificou um avanço no consumo dos produtos de limpeza.
No anuário de 2020 do órgão, divulgado recentemente, houve um crescimento de 5,7% na produção industrial. O que acabou gerando um crescimento financeiro de 23,8%.
Além disso, o número de empregos gerados pelo setor também tem crescido. São quase 60 mil colaboradores.
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados(CAGED) também apresentam que a expectativa para 2020 é um número ainda maior, mesmo após gerar três mil vagas durante a crise.
Quando analisamos apenas as franquias, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de limpeza foi um dos que sofreu menor impacto no acumulado. Reduzindo apenas 4% no seu faturamento e perdendo meio por cento de unidades em um ano.
Quais as expectativas para as franquias de limpeza para 2021?
Quando passamos a olhar as projeções em 2021, as franquias de limpeza esperam crescer ainda mais.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza e Saneamento (Abrelpe), a tendência é que a partir de fevereiro as coisas ganhem um novo patamar e que novos empreendimentos sejam consolidados no segmento.
Com a crise do novo coronavírus sem uma perspectiva de controle, se espera que o setor possa alavancar ainda mais suas vendas.
Não à toa, a Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac) está realizando uma campanha, junto a Câmara dos Deputados Federais, para valorizar os profissionais do segmento.
Apesar de ainda existirem poucos estudos que mostram o crescimento para 2021, muitos empresários têm apostado no setor para conseguir alavancar suas economias.
E muito se engana quem pensa que para trabalhar com limpeza é preciso ter apenas aptidão para cuidar de casa, escritórios, prédios etc. Existem outras frentes.
Confira algumas áreas para atuar com sua franquia de limpeza
Portanto, o empresário que decidir abrir alguma das franquias de limpeza disponíveis no mercado precisa ter em mente que poderá ofertar diversos serviços.
Não é necessário apenas ir até o cliente e cuidar da organização e higienização da casa, por exemplo. Essa é apenas uma das vertentes disponíveis para esse tipo de negócio.
Além das tradicionais diaristas, podemos ter também jardineiros, limpadores de piscinas, limpeza empresarial ou pós obra. Em todo canto de uma grande cidade se precisa de profissionais como esses.
Ou seja, você não precisa estar disposto a passar o dia limpando uma outra casa, o que não faltam são opções para empreender.
Um exemplo dessa variedade são as empresas de estética automotiva. A grande vantagem desse modelo, é que eles são mais econômicos e sustentáveis que os tradicionais lava jatos.
Além disso, quando analisamos a qualidade dos serviços, conseguimos ver com clareza os benefícios de contratar esse serviço.
O franqueado que optar por uma unidade de lavagem a seco, irá encontrar um mercado em franco crescimento e terá a oportunidade de oferecer diversos serviços como higienização interna, de ar-condicionado, polimento profissional, remoção de chuva ácida etc.
Como no caso da Acquazero, a maior rede de estética automotiva do mundo, que oferece serviços para aviões, barcos, motos, caminhões, ônibus e até móveis de casa.
Para que conheça um pouco sobre a marca, separamos o vídeo a seguir. Confira.
Como se tornar um franqueado de limpeza?
O caminho para abrir ma das franquias de limpeza e aproveitar as boas expectativas do mercado para 2021, precisa passar por uma série de avaliações importantes.
O objetivo agora é conseguir criar um funil que lhe leve até a melhor empresa dentro dos seus planos para médio e longo prazo.
Antes de começar, fique atento as empresas que oferecer benefícios a curto prazo.
Na maioria dos casos, não podemos considerar que uma franquia fará isso, nem mesmo um empreendimento do zero. Isso acontece pois a partir do momento em que você se torna um franqueado, até o início das suas operações, pode demorar alguns meses.
Como toda regra possui suas exceções, aqui não seria diferente. Quando pensamos em franquia, logo associamos a imagem de uma estrutura montada, loja física, quadro de funcionários etc. Mas, existe a possibilidade de você trabalhar de home office em diversos modelos.
Dessa forma, basta que você tenha os equipamentos necessários para executar o seu trabalho.
No caso do segmento de limpeza, basta os produtos necessários para ir até o seu cliente, realizar os procedimentos contratados e pronto, lucrou. Sem a necessidade de apostar em uma loja ou estabelecimento com gastos maiores.
Passado brevemente sobre essa questão, chegou o momento de entender todo o processo para se tornar um franqueado de sucesso.
Tenha certeza sobre o segmento
Primeiramente, você precisa ter a certeza que esse é o segmento que deseja atuar. Entrar em alguma das franquias de limpeza é pegar pesado nas tarefas, nem sempre encontrar ambientes fáceis para limpar.
Ao longo da sua jornada, haverão diversos desafios que vão colocar em cheque a qualidade do seu trabalho.
Não importa o tipo de modelo que você escolher, os problemas serão os mesmos. Assim, é fundamental que você tenha o mínimo de afinidade com o tipo de empreendimento que está prestes a abrir.
Imagine você saindo de um emprego que não lhe agrada e aplicando suas economias em algo que também não gosta, apenas por causa do retorno financeiro.
Certamente você terá uma experiência muito pior, afinal agora o seu dinheiro depende exclusivamente dos seus esforços para manter a franquia de pé.
Por causa disso, precisa ter a certeza que deseja trabalhar no segmento de limpeza, seja como delivery, colocando a mão na massa e fazendo os serviços, ou administrando uma equipe.
O sucesso pode parecer simples quando olhamos de fora, mas sempre ignoramos diversos fatores importantes.
Ser empresário é abrir mão das oito horas de trabalho, é lutar dia e noite para que o empreendimento dê bons resultados. Ser dono de algo é muito mais complexo do que podemos imaginar.
Por causa disso, batemos na tecla de não optar pelo setor ou empreendimento mais rentável. Os resultados de outras pessoas vão mascarar sempre os desafios que precisam ser cumpridos.
Quando chegar a sua vez de passar por eles para ser um grande empresário, levará um susto e a tendência é querer abandonar o barco. Faça por amor ou afinidade, nunca por dinheiro.
Estude a sua capacidade financeira
Agora que você sabe o que deseja, ainda precisamos seguir alguns passos antes de abrir uma das franquias de limpeza. A dica dessa vez é com relação a sua capacidade financeira.
É muito comum futuros empresários chegarem para empreender e achar que possuem todas as condições de investir.
Ao abrir a conta, descobre que suas economias não são suficiente para iniciar o sonho de se tornar dono de um negócio. Para evitar que isso aconteça, precisamos perder o “medo” do dinheiro.
Ou seja, saber todo o caminho que ele percorre ao entrar na sua conta, todas as despesas e o custo para você conseguir se sustentar.
Com base nesse levantamento, você tende a encontrar aquelas compras ou aquisições que não são essenciais para a sua vida naquele momento.
É muito importante que você consiga se livrar de parte dessas despesas para fechar o mês com um bom dinheiro, favorecendo, assim, sua capacidade financeira.
Pense que esses cortes são momentâneos e que no futuro as coisas tendem a mudar. Todo grande empresário teve que abrir mão de caprichos para se manter no mercado.
De nada adianta você querer empreender se não consegue cuidar do seu dinheiro e fechar o mês no azul. Essa é uma prática que terá efeito nas economias do seu estabelecimento.
Afinal, durante toda a vigência do seu contrato, a gestão e administração financeira será um problema exclusivo seu. Se não houver tranquilidade, conhecimento e prática, você tende a seguir o caminho da falência.
Uma dica extra que podemos oferecer a você é renegociar os planos das operadoras de serviços como TV, telefonia e internet. Caso tenha dívidas, entre em contato com os credores para encontrar um caminho mais tranquilo para paga-los.
Avalie as tendências do mercado
Após esses primeiros processos de certezas e conhecimento, chegou o momento de começarmos a pensar um pouco mais sobre o mercado e suas tendências.
Por mais que esteja caminhando para algo que você gosta e está disposto a passar os próximos anos de sua vida por conta, é necessário observar o comportamento dos consumidores.
As pessoas mudam e, por consequência, muda toda uma sociedade. O que era bom ontem, não é atualmente. O que é bom hoje, pode não ser amanhã e esse é o caminho natural das coisas.
Um empreendimento, para conseguir se manter longínquo, precisa ter isso em mente e trabalhar para minimizar essas questões.
Na hora de decidir qual das franquias de limpeza que irá abrir, você deve ter em mente quais as tendências do mercado para os próximos anos.
Além disso, precisa avaliar as marcas que oferecem uma possibilidade de mudar suas operações para começar a atender as novas exigências dos consumidores.
Facilmente encontramos diversas marcas que trabalham exagerando no uso do recurso natural, mesmo já existindo outras opções. Se olharmos para os tradicionais lava jatos, essa diferença fica mais clara.
Quando você leva um carro para lavar no lava jato do seu bairro, é comum que aproximadamento 300 litros de água sejam gastos para deixar a lataria do veículo brilhando.
Em contrapartida, uma empresa de estética automotiva, especializada em lavagem a seco, consegue fazer o mesmo serviço com apenas 300 ml. Ou seja, um consumo mil vezes menor.
Para se ter uma ideia, a Union + Webster identificou em seu estudo que 87% dos brasileiros estão preferindo um serviço ecologicamente correto. Enquanto 70% não se importa em pagar mais caro para isso.
Pesquise sobre as franquias de limpeza
Com todos os cuidados mais teóricos tomados, vamos finalmente para as questões mais práticas do caminho para se tornar um franqueado.
Chegou o momento de pesquisar sobre as franquias de limpeza disponíveis no mercado. Mas antes, vamos lembrar mais uma vez: não olhe apenas pelo dinheiro que ela pode render, observe outras questões.
Para começar a sua pesquisa, faça uma busca em sites que são referências nesse tipo de empreendimento ou no próprio Google.
Você terá acesso a uma vasta lista, com diversas franquias disponíveis. Na maioria dos casos, é possível ler um breve histórico sobre a empresa e os valores envolvidos.
Observe os serviços que são prestados, como ela pode ajudar você a ser um empresário de sucesso, analise os valores para tirar o projeto do papel, veja se realmente compensa. Além disso, você também pode visitar o site para conhecer um pouco da marca e sua identidade visual.
Não deixe de levar em consideração as tendências do mercado que você levantou anteriormente. Outra dica importante nesse momento, é fazer uma margem sobre o valor máximo que está disposto a gastar para abrir a sua franquia. Para isso, basta dobrar a quantia que conseguiu guardar.
Falamos isso pois existem diversas opções de linhas de créditos exclusivas para franqueados. Porém, é preciso tomar cuidado para não ultrapassar 50% do valor total da franquia.
Mesmo que alguns bancos não passem dessa porcentagem, existem aqueles que elevam essa margem para 75%. O grande problema dessa ação é limitar a sua margem de lucro nos primeiros meses de operação.
Quanto maior a quantia que pegar, maior será o valor e os juros de cada parcela, podendo se tornar uma bola de neve e prejudicar seu empreendimento. Não à toa, é aconselhável pegar apenas metade do total.
Verifique a reputação das franqueadoras
Com as marcas selecionadas, vamos entrar um pouco mais a fundo na história e conhecer aquelas que mais chamaram a atenção.
Nesse momento, vamos pesquisar diretamente sobre as marcas e obter o máximo de informação possível para que possamos encontrar a franquia ideal.
Para isso, a primeira dica que podemos passar é fazer um levantamento das redes sociais de cada franqueadora.
Analise a identidade visual, os padrões de publicação e, principalmente, as reclamações ou críticas com relação ao serviço.
Nenhuma empresa é perfeita, mas antes de seguir o caminho e tomar as críticas como decisivas para sua tomada de decisão, é necessário avaliar a qualidade e quantidade.
Algumas podem ser isoladas, algo bem pontual, que nem sempre representa uma ameaça para o negócio.
Porém, você precisa ficar atento aquelas que são repetidas por muitas pessoas. Esse é o tipo de reclamação que precisamos ficar mais atento.
Afinal, a tendência é que isso seja visto por outras pessoas e acabe queimando o filme da empresa, prejudicando o seu futuro empreendimento.
Em contrapartida, com relação as redes sociais, você também precisa levar em consideração aquelas pessoas que defendem os serviços da franqueadora.
Justamente por ser algo mais raro, precisamos dar um peso justo a elas. Observe os dois pontos e coloque em uma lista de prós e contras.
Mas caso queira algo mais específico, a dica é procurar pelo Reclame Aqui. O site é responsável por conectar consumidores e marcas, expor as reclamações, resoluções e ainda oferece um ranking com as mais seguras para fazer um negócio.
Entre em contato com a franquia de limpeza
Ao final de todo esse processo, certamente terá as franquias de limpeza que mais chamam a sua atenção. Enfim você irá entrar em contato com a rede e demonstrar o seu interesse em se tornar um franqueado.
Por mais que até aqui, você tenha colhido diversas informações, não quer dizer que o caminho está resolvido e pode finalmente comemorar.
Ainda é necessário passar por algumas etapas, mas dessa vez mais breves. Inicialmente, você deve demonstrar o interesse em se tornar um franqueado.
Para isso, basta acessar o site, procurar a parte sobre franquias, preencher o formulário, enviá-lo e aguardar o contato da franqueadora.
Nesse primeiro contato, a marca irá conversar com você para conhecer um pouco o seu perfil.
Essa parte é necessária pois a rede colocará a sua imagem nas mãos de um empresário terceiro, como vimos. É preciso ter certeza que você é a pessoa certa, assim como teve ao escolhê-la como franqueadora.
Caso tenha um sócio para empreender junto a você, ele também precisará passar por essa fase de conhecimento.
Não existe um número máximo de conversas que podem ser feitas, diversos fatores podem ocasionar outras reuniões. Aproveite cada momento para tirar suas dúvidas.
Por mais que tenha feito uma pesquisa boa para chegar até esse momento, será a primeira vez que estará conversando diretamente com a empresa.
Então não deixe nada para trás, converse, faça perguntas, tenha todas as garantias que precisa para seguir com a ideia de que essa é realmente uma boa marca.
Após as primeiras conversas ou durante elas, você receberá um documento fundamental para a sua tomada de decisão. O último passo antes da assinatura do contrato.
Analise a Circular de Oferta de Franquia com cuidado
Conhecido com Circular de Oferta de Franquia (COF), esse documento conta com diversas informações importantes sobre o empreendimento que está prestes a abrir. Nele, você poderá observar questões como:
- Dados sobre a franqueadora, como CNPJ e endereço da sede;
- Histórico da marca;
- Balanço e demonstrações financeiras;
- Pendências judiciais;
- Relação de franqueados;
- Franqueados ativos e que se desligaram nos últimos 24 meses;
- Equipe da franqueadora;
- Informações sobre o mercado;
- Descrição do negócio;
- Características dos modelos de negócio da marca de franquia;
- Perfil desejado do franqueado;
- Estimativa de investimento pelo franqueado, com descrição das taxas cobradas;
- Estimativa de ganhos financeiros;
- Regras sobre território (se haverá exclusividade ou não de atuação por um franqueado em determinada área);
- Lista de fornecedores para atuação na franquia;
- Lista de apoios prestados pela franqueadora;
- Situação do franqueado após o término ou rescisão do contrato de franquia.
Para que você tenha tempo suficiente para analisar cada uma dessas informações com cuidado e calma, a Lei de Franquias exige que a Circular seja entregue pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato.
Caso o prazo não seja respeitado, o acordo perderá validade e o investimento é perdido.
Dessa forma, procure um advogado para ajudar você fazer a analise e entender todos os pontos abordados.
Qualquer dúvida que surgir, ele irá lhe aconselhar nos melhores aconselhamentos. Além disso, você pode consultar a própria franqueadora para ajudar.
Após toda essa análise, você terá o caminho livre para finalmente assinar o seu contrato e ser dono da sua franquia. Ainda mais em um segmento com tanta expectativa de crescimento quanto o que tratamos ao longo do texto.
Gostou do nosso conteúdo sobre franquias de limpeza e o caminho para se tornar um franqueado? Leia nosso artigo “Franquia Acquazero: saiba como abrir sua unidade do negócio”.