Esse modelo de negócio é funciona como uma cópia autorizada de uma marca. Dessa forma, o empreendedor tem o direito de explorar comercialmente o produto ou serviço de uma empresa.
Mas para ter acesso a esse empreendimento, você precisa seguir algumas regras colocadas pela franqueadora.
A intenção é garantir que todos os padrões que fizeram a marca chegar ao sucesso presente, sejam cumpridos. Essa transferência de conhecimento acontece por meio de treinamentos e suportes.
Assim, podemos chamar as franquias de “semi-independentes”, pois questões que envolvem a gestão e administração da unidade ficam a seu critério. Por causa desse formato diferente de trabalho, esse modelo de negócio é considerado o mais seguro do Brasil.
Segundo o levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 75% das unidades franqueadas conseguem completar 10 anos de existência. Em contrapartida, quando analisamos as empresas convencionais, a taxa cai drasticamente, chegando a apenas 15%.
No caso das marcas que oferecem serviços automotivos, o funcionamento costuma ser bem simples. Basta que o franqueado se prepare para montar uma estrutura capaz de atender diversos clientes. É necessário mangueira, compressor, sabão, buchas, panos, produtos etc.
Porém, existem empresas que possuem o serviço a seco que reduz drasticamente a necessidade de uma estrutura muito elaborada, sem contar na economia que oferece para contas de água e luz, por exemplo.
Vale a pena destacar que as franquias de limpeza automotiva a seco permitem o franqueado atuar no formato home office. Para que você entenda um pouco melhor sobre esse modelo, separamos o vídeo a seguir sobre a Acquazero.
Confira como está o mercado para serviços automotivos
O Brasil é um dos países que possuem o maior número de carros circulando.
De acordo com o levantamento feito pelo Observatório das Metrópoles, existem praticamente um veículo para três habitantes. Além disso, a tendência é que nos próximos anos esse número continue subindo.
Quando passamos para observar as vantagens de abrir uma franquia de lava jato encontramos outras pesquisas que trazem mais uma luz. O brasileiro gasta em média mil reais todo mês com seu carro.
Apesar da maior parte ser destinada ao combustível, cerca de 30% desse valor, pelo menos 20% é direcionado a cuidados em manutenção e estética.
Esse crescimento tem impacto direto no faturamento das franquias disponíveis no Brasil, que tem aumentado desde 2015.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em seu último levantamento anual de 2019, as empresas voltadas para esse tipo de serviço cresceu 7,2%.
Em contrapartida, para mostrar como é um mercado bem promissor e com espaço para outros empresários, o avanço no faturamento foi muito maior que o número de novas unidades inauguradas no ano. Para se ter uma ideia, apenas 1,2% de novos franqueados surgiram em 2019.
Como montar um lava jato por meio de franquia?
Para você tornar o sonho de ter uma franquia de lava jato em realidade, é preciso seguir alguns passos importantes para escolher a melhor marca.
Esse estudo, apesar de ser simples, pode resultar em um funil muito eficaz quanto a qualidade das empresas disponíveis no mercado.
Atualmente, não é incomum encontrar diversas opções no mercado. Desde as marcas que fazem lavagem a seco, quanto os modelos mais tradicionais que exigem um espaço grande e conta com gastos elevados. São pequenos detalhes que fazem a diferença na hora de tomar a sua decisão.
Dessa forma, preparamos uma lista com dicas para você conseguir abrir a sua franquia investindo pouco e tendo uma boa rentabilidade, que é o parâmetro utilizado para medir a capacidade do empreendimento de se pagar.
Tenha certeza que está no segmento correto
Primeiramente, o ideal é que você tenha plena consciência que o setor automotivo é o que você realmente deseja.
Essa reflexão com você mesmo será fundamental para o desenvolvimento da sua unidade franqueada. Todos os passos que serão demonstrados a seguir, precisam dessa convicção.
Isso acontece pois é muito comum empresários de primeira viagem se deixarem levar apenas por causa dos bons números do setor.
O dinheiro é algo que nos move, mas não pode ser o único fator decisivo para empreender. Assim, é muito importante que tenha o mínimo de conhecimento ou experiência sobre.
Óbvio que não há necessidade de ficar por dentro de todos os sistemas e peças de um veículo, os modelos que são fabricados, as diferenças entre as fabricantes etc.
Mas é importante que tenha curiosidade para estudar sobre. Se essa é uma prática que você faz antes da ideia de se tornar um franqueado, parabéns, estamos no caminho certo.
Se você ainda possui alguma dúvida, é aconselhável que continue analisando o mercado automotivo, leia sobre, faça pesquisas entre outras coisas.
Essa é uma prática que irá mostrar se tem realmente afinidade ou não com o setor. Empreender é a chance que você sempre sonhou para trabalhar com aquilo que realmente gosta.
Agora, imagine você largando seu emprego seja ele bom ou ruim, para investir em um negócio que não é o que gosta? Em todos os casos você terá prejuízo, não apenas financeiro, mas moral também.
Acordar para cuidar de uma empresa que não gosta, certamente não será a melhor das experiências.
Estude o setor
O segundo passo é um pouco mais prático e tão importante quanto o primeiro. Nesse momento, você irá conhecer por dentro do mercado automotivo. Abrir uma franquia de lava jato exige uma pesquisa muito bem feita, mesmo que pareça algo simples.
Independentemente do setor em que você optar por entrar, certamente ele não será igual o que era a 10 anos atrás e, com certeza, será bem diferente daqui a 10 anos. Esse é um caminho natural das coisas.
A questão é que muitos empresários acabam deixando passar essa análise e acabam se perdendo no tempo.
Assim, imagine que você opte por uma franquia limitada e bem tradicional. Quando o público começar a mudar suas percepções sobre o seu serviço, como será para conquistar as pessoas? Até que as alterações aconteçam, certamente seus clientes já terão migrado para os concorrentes.
Voltando para a prestação de serviços automotivos, uma pesquisa realizada pela Union + Webster, identificou que mais de 87% dos brasileiros preferem adquirir um produto ou serviço de empresas com o viés de sustentabilidade.
Além disso, 70% dos entrevistados fazem essa escolha mesmo tendo que pagar mais caro. Se analisarmos as opções de franquia de lava jato tradicional, certamente podemos imaginar uma queda brusca nos próximos anos.
Para se ter uma ideia, estima-se que um estabelecimento desse consome mais de 300 litros de água para cada carro. Isso equivale a três vezes mais do que é recomendado por pessoa.
Dessa forma, podemos concluir que as franquias que trabalham com lavagem a seco são os empreendimentos mais apropriados.
Não apenas para agora, mas para o futuro também. Mas claro, não deixe de estudar as outras tendências relacionadas ao setor.
Faça um levantamento financeiro
Conhecendo o mercado e tendo os seus objetivos traçados, chegou a fase para conhecer a sua capacidade financeira.
Será a partir desse passo que conseguirá identificar quais das opções de franquia de lava jato melhor se encaixa ao seu poder de compra. Sem contar que essa prática irá ajudar você a ter uma melhor gestão da sua franquia.
Para começar, a recomendação é que você faça um mapeamento do caminho que o seu dinheiro faz a partir do momento em que ele chega a sua conta.
Separe as suas despesas entre aquelas que são essenciais e as que são apenas um desejo. Ao identificá-las dessa forma, ficará mais fácil saber qual pode ser removida ou não.
Logo no primeiro mês que aplicar essa prática, já terá um resultado bem expressivo.
Para que melhore e ganhe prática para negociar no futuro, entre em contato com as prestadoras de serviços como de telefone, internet e televisão.
Tente encontrar novos pacotes mais em conta do que está pagando. Se tiver dívidas pendentes, converse com o credor para encontrar a melhor solução para que quite a quantia.
Muitas pessoas tem medo de fazer isso, mas você tem que pensar que eles querem receber o que é deles por direito. Assim, não irão poupar esforços para que consiga definir uma condição melhor.
Caso ainda não tenha o dinheiro para investir desde já, guarde o dinheiro em um local que ele possa continuar rendendo.
Por isso, evite de deixá-lo na sua conta bancária. Existem dois problemas nesse caso: primeiro a tentação que ele gera para que gaste-o e ele perde valor parador.
Pesquise pela melhor franquia de lava jato
O próximo passo para conseguir abrir a sua franquia de lava jato é começar a pesquisar finalmente as marcas disponíveis no mercado.
Mas antes, não esqueça de traçar uma margem de investimento. Com base nisso, você cria mais uma etapa do funil que vai resultar na empresa perfeita para o seu perfil.
Sabendo o dinheiro que tem disponível para empreender, o multiplique por dois. O resultado é equivalente ao valor máximo para tirar o seu sonho do papel.
Essa multiplicação acontece pois caso opte por fazer um financiamento para abrir a franquia, é recomendável que pegue apenas 50% do investimento total.
Caso queira trabalhar com uma linha de crédito mais baixa, basta você multiplicar pelo valor equivalente.
É importante que saiba que nesse caso, diversos bancos contam com condições especiais para franqueados, uma forma de incentivar e facilitar a vida dos empresários que desejam ter um empreendimento.
Após traçar o seu limite máximo e mínimo para investir, pesquise em sites especializados sobre as franquias de lava jatos a seco disponíveis. Em seguida, basta separar aquelas que se encaixarem dentro do que seu planejamento.
Mais uma vez precisamos frisar que o dinheiro não pode ser o único fator de decisão. Nem sempre a mais barata ou com melhor faturamento médio são as melhores opções.
No franchising é necessário que exista uma união perfeita entre franqueado e franqueadora.
Por mais atrativo que possa parecer apostar nesses critérios “óbvios”, você deve buscar sempre o empreendimento que irá oferecer o melhor custo-benefício.
E aqui, analisamos também a facilidade de execução do serviço, método desenvolvido, idade etc. Assim, nunca exclua uma marca por causa de valores.
Analise as marcas selecionadas
Em seguida, com base nas opções de franquias de lava rápido que separou no tópico anterior, chegou o momento de pesquisar mais a fundo sobre cada uma delas.
Aqui, iremos definir os fatores positivos e negativos, ver a sua reputação e preparar para começar a etapa mais prática do processo de abertura.
Inicialmente, pegue as empresas que selecionou e faça uma busca nas redes sociais. Nessa pesquisa simples, já será possível identificar como o público a enxerga. Não se esqueça que para uma franquia dar certo e ser realmente um bom investimento, é necessário ter clientes satisfeitos no aspecto geral.
Certamente você irá encontrar críticas, afinal todas as empresas estão fadadas a falhar em algum momento.
Mas, para que consiga uma boa visão sobre a marca, observe a quantidade de reclamações substanciais e as concentradas. Ou seja, aquelas que são direcionadas para um mesmo problema.
Analise também a quantidade de clientes que defendem a franqueadora automotiva nos comentários.
Inclusive, esse é um ótimo sinal e que deve ser levado sempre em consideração, principalmente por ser algo raro.
Outro ponto que você deve observar é como a marca trata seus consumidores que estão fazendo alguma crítica.
Para ter uma visão ainda mais ampla, consulte o perfil da empresa no “Reclame Aqui”.
O lado bom desse site, é que além de contar com uma pontuação para as pessoas verificarem a reputação da marca, ainda é possível ver se há opinião de outros franqueados.
Ao final da sua pesquisa, certamente terá menos opções de franquias do que quando começou.
Não tem problema se você criar outros critérios para fazer a seleção. Pode analisar os valores cobrados pelo serviço, design do site, facilidade para encontrar informações etc.
Entre em contato com a franqueadora
A penúltima etapa para você poder abrir a sua franquia de lava jato é conversar com as marcas que passaram pelo o seu filtro.
Esse é o momento que terá o primeiro contato com a empresa, então aproveite para esclarecer todas as dúvidas sobre o empreendimento que lhe acompanharam até esse momento.
Para que você possa demonstrar a intenção de se tornar um franqueado, basta acessar o site da empresa, procurar a página sobre franquias, preencher o formulário e enviar. Em pouco tempo a própria franqueadora irá contactá-lo.
Fique atento as questões que serão levantadas pela franqueadora. Você será avaliado para saber se tem o perfil necessário para se tornar um franqueado.
Esse é o momento bem simples, serve mais para que a empresa possa lhe conhecer. Afinal, não é justo que só você saiba sobre ela.
Não existe um número máximo de conversas que podem ser feitas com apenas uma marca. O mais importante é tirar cada reunião para esclarecer todos os pontos.
Quanto menos dúvida você carregar para o próximo passo melhor. Se estiver entrando no negócio com um sócio, ele também passará por essa conversa.
Ao longo da conversa, observe também o trato que o representante comercial da marca tem com você. Esse pode ser um critério para eliminar a marca da sua lista.
Por fim, não existe um limite de empresas que você pode entrar em contato. Uma situação muito boa para quem tiver dúvida sobre um ou outra marca.
Consulte a Circular de Oferta de Franquia
Assim que você for aprovado pela empresa na primeira etapa, chegou o momento de estudar a Circular de Oferta de Franquia (COF).
Esse documento é fundamental para que você conheça diversos detalhes sobre o empreendimento. Você terá acesso a um leque de informações como:
- Dados sobre a franqueadora, como CNPJ e endereço da sede;
- Histórico da marca;
- Balanço e demonstrações financeiras;
- Pendências judiciais;
- Relação de franqueados;
- Franqueados ativos e que se desligaram nos últimos 24 meses;
- Equipe da franqueadora;
- Informações sobre o mercado;
- Descrição do negócio;
- Características dos modelos de negócio da marca de franquia;
- Perfil desejado do franqueado;
- Estimativa de investimento pelo franqueado, com descrição das taxas cobradas;
- Estimativa de ganhos financeiros;
- Regras sobre território (se haverá exclusividade ou não de atuação por um franqueado em determinada área);
- Lista de fornecedores para atuação na franquia;
- Lista de apoios prestados pela franqueadora;
- Situação do franqueado após o término ou rescisão do contrato de franquia.
Devido a quantidade de informações apresentadas, consulte um advogado especializado em franquias para lhe ajudar.
Não se preocupe com o tempo, de acordo com a Lei de Franquias, a COF será entregue 10 dias antes da assinatura do contrato.
Dessa forma, você terá tempo suficiente para analisar e conhecer ainda mais sobre a franqueadora. Assim, caso esse prazo não seja respeitado, o acordo não terá valor e o investimento feito.
Após definir qual será a sua franquia de lava jato, basta assinar o seu contrato e começar a se preparar para as operações.
Abra a sua franquia de lava jato
A última etapa para você se tornar um franqueado é iniciar o processo de abertura da sua unidade. Primeiramente, no ato de assinatura do contrato você precisa quitar a taxa de franquia.
Não deixe de conferir se todos os termos acordados entre você e o representante comercial da marca estão corretos. Cheque os valores das taxas de royalties e propaganda, as especificações dos treinamentos, área de atuação etc.
Em seguida, apesar de abrir uma cópia autorizada de uma determinada marca, busque pelos mesmos processos de uma empresa do zero.
Assim, o primeiro passo é conseguir o seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Se houver sócio, também gere o contrato social que especifica o papel de cada um dentro do negócio. Após esses dois processos, podemos seguir adiante na obtenção dos alvará.
Para isso, o franqueado precisa dar entrada nos órgãos públicos para obter as licenças federal, estadual e municipal.
Dessa forma, como esse é um processo bem burocrático e complicado de ser feito por uma pessoa leiga, é aconselhável um contador para auxiliar nos processos.
Mesmo após concluir o processo de abertura, mantenha esse profissional por perto. Ele terá um papel muito importante nos demais processos burocráticos que envolvem um empreendimento.
Mudar de vida é um processo relativamente simples, como podemos observar ao longo do texto.
Apesar das diversas etapas voltadas para pesquisa e analise, o objetivo é que você tenha a capacidade de optar pelo empreendimento que melhor se encaixa aos seus objetivos.
Gostou do nosso conteúdo sobre franquia de lava jato e deseja conhecer um pouco mais sobre? Continue em nosso blog e confira o artigo “Franquia Acquazero: saiba como abrir sua unidade do negócio”