Entretanto, esse não é o único problema que envolve o desgaste dessas peças. Na verdade, o desgaste pode resultar até em acidentes.
Isso porque, quando essas peças estão danificadas, a capacidade de iluminação acaba sendo reduzida. Esse é um fator que prejudica muito o motorista, principalmente em períodos noturnos e em vias sem iluminação.
Além disso, a percepção dos outros condutores também pode ser prejudicada. Já que o foco das lentes é alterado, a iluminação do farol se torna mais fraca e atrapalha a visualização do carro por outras pessoas.
Então, recuperar a aparência original do farol é importante para a segurança e conforto de quem usa o veículo, e também do restante das pessoas no trânsito.
Os faróis podem se tornar amarelos, sobretudo, pelo desgaste do tempo, com a forte incidência de sol forte e chuvas.
Outro detalhe são as sujeiras que entram em contato com os faróis no dia a dia, e os produtos abrasivos que são utilizados de forma errada no momento de lavagem.
Aliás, uma informação importante é que conduzir veículos com defeito no sistema de iluminação, sinalização ou com lâmpadas queimadas é tido como infração média.
Essa infração pode gerar multa e pontos na carteira, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, artigo 230, inciso XXII.
Como tirar o amarelo do farol?
Agora que você já sabe como é importante manter a boa aparência e funcionalidade dos faróis, vamos te ensinar a recuperá-lo.
Siga o passo a passo rápido e prático que separamos a seguir para tirar o amarelo do farol.
Reserve os materiais
O primeiro passo é separar todos os produtos e materiais que serão usados no processo.
Você vai precisar, primeiro, de uma lixa d’água. Compre aquelas que possuem uma numeração maior, em torno de 1.200 a 2.000.
Isso porque, quanto maior a numeração, mais fina a lixa é. Caso você utilize uma lixa muito grossa, pode acabar danificando o farol, em vez de consertá-lo.
Separe também um borrifador com água, uma esponja macia, e em torno de quatro toalhas de microfibra para te ajudar no processo.
Você também pode utilizar sabão neutro e fita crepe para a proteção do carro.
Um produto também fundamental para o processo é massa de polir, que você pode encontrar em lojas especializadas em produtos automotivos.
Limpando o farol amarelo
Antes de começar qualquer procedimento, é necessário garantir que os faróis estejam devidamente limpos e livres das sujeiras mais pesadas.
Para isso, use a esponja macia umedecida em água e sabão neutro e faça a limpeza do local.
Esfregue levemente para retirar as sujidades e enxágue com água em abundância.
Lixando o farol
Agora é o momento de lixar os faróis. Assim, você irá remover a camada de verniz que foi danificada e está com uma aparência ruim.
Porém, nessa etapa preste muita atenção. Durante todo o momento de lixamento, é necessário que o farol e a lixa estejam molhados, para evitar muito atrito.
Sendo assim, durante o lixamento, use o borrifador para continuar aplicando água na superfície.
Nesse momento também, você pode utilizar a fita crepe recomendada acima para proteger a pintura do carro que está próxima do farol.
Por isso, passe a fita no entorno do farol, pois ela vai te ajudar a não arranhar o resto do carro.
Depois, lixe o farol com calma e faça movimentos leves para não danificar a superfície. Preste atenção para alcançar toda a superfície.
Quando você notar que toda a lente do farol está com uma aparência esbranquiçada, é hora de aplicar mais um pouco de água e secar o local com a toalha de microfibra.
Polindo os faróis
Após lixar, você deve ter notado que o farol ficou ainda mais opaco. Mas calma, isso é normal.
A mágica vai acontecer na última etapa e você vai perceber como o farol vai ganhar uma aparência nova.
Agora, pegue a massa de polir e um pano de microfibra e comece a aplicar o produto pela superfície.
Nesse momento, você deve fazer movimentos circulares e com mais força. Se certifique que toda a superfície recebeu uma quantidade de massa de polir.
Em seguida, espere alguns minutos para que o material absorva a substância. Em caso de dúvidas você pode consultar as instruções de uso da embalagem.
Por fim, é só pegar outra flanela de microfibra limpa para retirar os restos de produto e começar o polimento. É nessa etapa que você começa a perceber as diferenças.
Após retirar todo o produto, você pode usar outro pano limpo para terminar o polimento. Esfregue com movimentos circulares para dar o acabamento final e intensificar o brilho da peça.
Você vai notar facilmente que seu farol estará com outro aspecto, sem amarelados e bem transparente como deve ser.
Agora que você já sabe como limpar o amarelo do farol, também pode ser interessante saber como recuperar as partes de plástico do carro.
Para isso, separamos o vídeo a seguir com algumas dicas. Confira conosco!
Como polir o farol de moto?
Se você tem uma moto e seu farol está precisando de um polimento, saiba que é possível reverter essa aparência facilmente.
Lembrando que o passo a passo explicado acima também pode ser feito no farol de motos. Para isso, reserve os mesmo produtos.
Mas não se esqueça de limpar o farol antes de fazer qualquer polimento.
Se for necessário fazer correções na superfície, use a lixa para isso. Os cuidados no uso da lixa permanecem os mesmos.
Por isso, utilize aquelas que são mais finas e que não causam danos ao material. Sempre molhe a superfície ao longo do processo.
Em seguida, é só aplicar a massa polidora, deixar agir e depois retirar todo o excesso enquanto você for polindo a superfície.
Dicas para proteger e evitar que o farol fique amarelado
Não basta limpar o farol, conseguir uma aparência melhor e garantir seu funcionamento, se depois você não toma os cuidados necessários.
Sendo assim, confira algumas dicas que vão te ajudar manter o farol como ele deve ser, prolongando seu tempo de vida útil.
Película protetora
Uma dica que pode ser interessante é usar as películas protetoras para lentes de faróis.
Em lojas especializadas você encontra várias opções que criam uma camada de revestimento. Essa camada ajuda a diminuir possíveis desgastes.
Outra opção bem útil é procurar pelas películas de proteção UV, que protegem contra a ação de raios solares.
A película UV já pode ser usada logo após o processo de polimento, para garantir desde o início uma proteção mais eficiente.
Tome cuidado com a ação do tempo
Como dito anteriormente, a ação do tempo e de agentes naturais podem ser os grandes responsáveis pelo desgaste do farol.
Por isso, sempre que possível, evite deixar o carro exposto muito tempo sob sol forte e chuvas de granizo, por exemplo.
Cuidados com os produtos usados
Processos de lavagem podem trazer inúmeros problemas, tanto para a pintura, quanto para os faróis do carro.
Isso porque, em muitos casos, a limpeza é feita com produtos muito abrasivos.
Portanto, em vez de limpar, eles causam manchas na pintura e colaboram para o amarelamento dos faróis. Sendo assim, tome bastante cuidado quando for higienizar o seu carro.
Se for confiar em serviços de lava jatos, confira se os profissionais utilizam os produtos corretos, que não causam danos ao veículo.
Procure uma empresa especializada no assunto
Dependendo do estado do farol amarelo do seu carro, o procedimento caseiro pode não ser o suficiente para consertar a situação.
Dessa forma, você pode optar pela avaliação de um profissional, que vai saber te informar se o farol tem conserto ou se precisa de troca.
Além disso, em empresas especializadas, são usados produtos específicos para casos como esse. Fora os equipamentos que potencializam o serviço, como a politriz.
Portanto, confiar em serviços profissionais pode ser uma alternativa para conseguir resultados mais satisfatórios.
A Acquazero é uma empresa especialista em estética automotiva, com serviços ecologicamente corretos para a conservação de carros.
A empresa atende tanto em lojas físicas, como por delivery, em unidades espalhadas por todo Brasil.
Se quiser agendar um horário com a Acquazero, acesse o site ou aplicativo da marca.
Esse conteúdo foi útil para você? Então, não se esqueça de compartilhar com seus amigos. Continue acompanhando o blog para mais dicas como essa.
Nosso post com dicas para manter a pintura do carro impecável também pode ser de seu interesse. Não deixe de conferir!