Sendo assim, o primeiro passo realizado para o espelhamento é a análise do estado da pintura do veículo, onde o profissional avalia se é necessário ou possível fazer o polimento.
Por exemplo: em veículos que já passaram pelo polimento outras vezes, o processo pode ser contra indicado.
Isso ocorre porque a camada de verniz nesses veículos provavelmente já está muito fina. Na verdade, o polimento é indicado, no máximo, quatro vezes em toda a via útil de um veículo.
Independentemente disso, o tratamento começa com a limpeza completa e o enceramento da lataria, que deve ser feito com ceras de carnaúba. A cera age amolecendo a sujeira, o que facilita sua remoção.
Caso seja necessário fazer um polimento, o próximo passo é a fase de corte. Essa etapa serve para remover as imperfeições da lataria, como manchas, queimados, riscos leves e arranhões.
Dessa forma, o polimento é uma etapa necessária para que a superfície fique lisa e uniforme. Assim, enquanto as imperfeições vão sumindo, o brilho da pintura começa a aparecer.
Ao final do procedimento, é hora de aplicar a camada de verniz. Depois, é só esperar um pouco, para que o brilho do verniz fique fixado.
Entenda como funciona a vitrificação da pintura
A vitrificação recebe esse nome devido a componentes presentes no revestimento que vai sobre a lataria do veículo. Isso porque, essa camada líquida contém elementos químicos que também estão na composição do vidro.
Depois de pouco tempo de aplicação, a camada que dá nome ao procedimento fica rígida e forma um escudo, que fecha os poros do verniz e torna a pintura mais lisa. Além disso, a superfície passa a repelir líquidos.
Por incrível que pareça, até mesmo a água pode manchar a carroceria. Afinal, depois que evapora, o que sobra na superfície são os minerais, que deixam uma marca esbranquiçada.
No entanto, a vitrificação faz com que a água não se acumule e, portanto, não cause manchas.
Com a vitrificação, também ficará muito mais fácil remover a sujeira da lataria durante um serviço de limpeza. Portanto, a pintura fica protegida contra a poeira, a chuva e a luz solar, além de ter o brilho intensificado.
Depois de realizar o procedimento, é necessário que você passe a ter alguns cuidados. O vídeo abaixo ensina como manter o resultado do serviço, acompanhe!
Quais as principais diferenças entre espelhamento X vitrificação?
Como você viu, os dois procedimentos se parecem. Afinal, ambos têm capacidade de proteção e restauração do brilho na pintura de um veículo.
No entanto, entre espelhamento e vitrificação, há diferenças nos métodos e produtos utilizados para atingir esses efeitos.
O espelhamento garante o brilho ao fazer a remoção das imperfeições. Depois, o profissional adiciona uma camada de verniz à base de teflon no local, para fixar o resultado.
Por outro lado, a vitrificação é um processo onde o que dá brilho é o revestimento aplicado sobre o verniz da lataria. Assim, o tratamento não é feito diretamente na pintura, mas sobre o verniz que a reveste.
Em outras palavras, a vitrificação dá um passo a mais no cuidado com a pintura ao oferecer uma resistência maior às agressões externas.
Outra diferença está no prazo de validade de cada serviço. Os efeitos do espelhamento resistem por cerca de seis meses ou 20 lavagens, enquanto a vitrificação costuma durar de um a cinco anos.
Vale dizer que, para que a durabilidade de qualquer um desses serviços corresponda ao prometido, é essencial que a manutenção esteja em dia. Além disso, deve ser feita a limpeza periódica do carro, em um lava jato de confiança.
Dê atenção a esse aspecto, uma vez que o que se faz em muitos estabelecimentos é esfregar a sujeira na superfície, junto com água e espuma. Isso acaba arranhando e deixando marcas de redemoinho.
Pode ter certeza: boa parte dos veículos que você vê no trânsito com a pintura fosca são o resultado de lavagens malfeitas.
Espelhamento, vitrificação ou cristalização: qual fazer?
Além da concorrência entre espelhamento e vitrificação, a cristalização é outro serviço que tem espaço no mercado de cuidados com a pintura.
Entretanto, a cristalização nada mais é do que outro nome para o espelhamento, que você já conheceu. Alguns estabelecimentos chegam a oferecer o mesmo serviço, com os dois nomes.
Embora todos os tratamentos tragam benefícios para a vida útil da lataria do carro novo ou antigo, há certas particularidades.
Assim, poderíamos dizer que o espelhamento ou cristalização é ideal para veículos com pintura suja, fosca ou riscada.
Entre as impurezas que podem danificar a superfície estão as manchas de sol, fezes de aves, seiva de árvores, névoa de tinta, cimento e asfalto.
Por outro lado, a vitrificação funciona principalmente para realçar o brilho que já existe na pintura.
Seja com a cristalização, espelhamento ou vitrificação, os riscos e arranhões são removidos da lataria e uma película protetora é aplicada sobre a superfície.
Com isso, a pintura do seu carro recebe uma proteção duradoura contra os males causados pelo tempo. Além disso, os tratamentos renovam a tonalidade da pintura, que passa a brilhar mais.
Deu para entender a diferença entre espelhamento, vitrificação e cristalização?
Então, se você deseja cuidar da pintura do seu veículo por meio desses ou outros métodos, entre em contato com a gente! A Acquazero é a maior especialista em estética automotiva do Brasil!
Basta baixar o aplicativo ou acessar nosso e-commerce. Então, digite o seu endereço e encontre a unidade mais perto de você! Você pode agendar um atendimento na loja ou delivery (em que o técnico vai onde você está).