Isso porque, por mais que você não note imediatamente a luz do sol em contato com a água e sabão, podem deixar manchas na superfície do carro. Sendo assim, ao final do processo, mesmo com o veículo limpo, sua pintura pode ficar toda manchada.
Portanto, uma boa alternativa, é procurar ambientes adequados durante a lavagem. Você pode, por exemplo, fazer a limpeza na garagem ou em outro ambiente coberto que possua um espaço adequado.
Com isso, as chances de conseguir melhores resultados são maiores, uma vez que, além de limpo, a pintura ficará livre de marcas.
Erro 2: Não deixar a lataria esfriar primeiro
Outro detalhe importante é que está diretamente ligado ao erro anterior, é limpar o carro com a lataria quente. Afinal de contas, a superfície quente também ajuda a secar a água e o sabão, causando manchas na pintura.
Ou seja, se o seu carro estava sob o sol e você deseja lavar, também precisa esperar que a superfície esfrie. Por isso, em situações como essa, é preciso colocar o veículo em um ambiente coberto e esperar até que ele esfrie.
Ao mesmo tempo, você pode aproveitar períodos em que as temperaturas ficam mais amenas, como o início da manhã e o fim da tarde. Só depois, comece o seu processo de limpeza, de forma mais segura, sem que as substâncias deixem manchas na pintura do seu automóvel.
Erro 3: Usar produtos caseiros
Entre os erros na hora de lavar o carro, não podemos esquecer de mencionar os produtos envolvidos. Isso porque, é muito comum que as pessoas usem detergentes ou outros produtos caseiros, misturas “milagrosas” e afins.
O problema é que, embora seja algo capaz de realizar limpezas, nem sempre são adequados para o automóvel. Você já parou para pensar que cada produto possui uma função própria e é indicado para determinadas superfícies?
Aposto que na sua casa, você conta com produtos para cada tipo de região, material e necessidade. Essa lógica também funciona para o carro, uma vez que suas superfícies e peças demandam uma composição específica para limpeza.
Um detergente, por exemplo, contém ingredientes na sua receita que podem acabar manchando ou ressecando uma superfície.
Nesse sentido, vale a pena usar produtos específicos para seu automóvel. Para isso, você pode procurar uma loja especializada, e encontrar tipos diferentes de produtos para limpar pintura, parte interna, vidros etc. Desse modo, você pode ter certeza que vai limpar cada uma dessas superfícies, sem correr o risco de causar danos.
Erro 4: Lavar rodas e pneus por último
Erros na hora de lavar o carro podem ser bem comuns. Logo, na hora de fazer a limpeza, atenção também na ordem para cuidar do seu veículo. No momento que estiver lavando o veículo é preciso optar por um critério mais estratégico.
Por exemplo, se você deixar as rodas e pneus por último, pode acabar prejudicando toda a limpeza que já fez, uma vez que essa região costuma ficar mais suja. Assim, ao limpá-las por último, você pode fazer mais bagunça e sujar o resto do carro que já foi limpo.
Então, na hora da limpeza, comece pelas rodas e remova as sujidades mais pesadas. Com isso, você pode fazer um processo mais organizado e que lhe dará menos trabalho, uma vez que não precisará fazer correções e outras limpezas.
Erro 5: Esfregar a sujeira no carro
Quando for cuidar do veículo, lembre-se de tomar cuidado na hora de esfregar a sujeira, pois pequenos detritos e sujeiras arranham a pintura. Dessa forma, na hora da limpeza, você acaba com a pintura toda marcada.
Nesse caso, entre os erros na hora de lavar o carro, pode ser que você use o mesmo pano para fazer toda a lavagem, por exemplo. Com isso, um pano sujo pode acabar danificando o seu veículo.
Imagina retirar as sujidades da parte inferior e depois usar a mesma flanela para esfregar os vidros ou lataria? Pois é, faça uma limpeza de cima para baixo e sempre tome cuidado para não esfregar a sujeira na superfície.
Erro 6: Não secar o carro
Um erro que também pode ser comum é não enxugar depois de toda a lavagem. Isso porque, se você deixar o veículo secar naturalmente, é bem provável que gotas de água fiquem marcadas na superfície.
O pior é que nem sempre essas manchas são fáceis de remover. Assim, você terá ainda mais trabalho para manter o carro com um bom aspecto. Portanto, vale a pena secar o carro com cuidado, usando uma toalha de microfibra.
Erro 7: Secar o carro com um único pano
Entre os erros na hora de lavar o carro, atenção também no pano que você irá usar para secar o veículo. Nesse momento, também é ideal fazer trocas de panos para que não haja riscos de danos.
Sendo assim, deixe algumas toalhas de microfibra separadas para o momento de secagem. Logo, você terá mais segurança e conseguirá ter resultados melhores para o seu automóvel.
Viu como existem vários erros que podem ser evitados na hora de cuidar do seu carro? Agora que você já conhece todos eles, já está mais preparado para limpar seu automóvel com total segurança.
Mas para conseguir resultados superiores e com comodidade, recorra aos serviços profissionais da Acquazero. A empresa é especializada em estética automotiva e conta com um amplo catálogo de serviços.
Desse modo, em um só lugar você encontra todas as opções para manter seu carro limpo e em bom estado de conservação. E claro, com a tranquilidade de confiar em uma equipe treinada e métodos modernos.
Portanto, agende agora mesmo o seu atendimento na Acquazero de forma on-line.