Dessa forma, ela tende a perder o brilho, ficar ressecada e adquirir manchas.
Nesse sentido, o método consegue trazer de volta o brilho para a pintura e as sujeiras não vão aderir à lataria com tanta facilidade. O enceramento é capaz, inclusive, de remover pequenas marcas.
Quando falamos em erros ao encerar o carro, é natural que surjam dúvidas a respeito, já que o processo parece ser relativamente simples.
No entanto, os erros que vamos tratar aqui pode prejudicar a execução do serviço, causar danos e trazer gastos desnecessários. Continue a leitura desse artigo para saber mais!
1. Não limpar o carro primeiro
Antes de mais nada, o primeiro entre os erros ao encerar o carro é não efetuar a sua limpeza. Isso porque, a cera só vai conseguir fazer o trabalho dela se a superfície estiver livre de sujeiras.
Além disso, aplicar a cera com a lataria minimamente suja pode causar arranhões ao esfregar a sujeira.
Dessa forma, com o auxílio do shampoo automotivo, inicie a lavagem observando as instruções de uso na embalagem do produto.
Caso você opte por não realizar a limpeza a seco, use um balde de água para economizar o recurso.
Não se esqueça que a luz do sol pode reagir com o sabão na pintura causando diversas manchas. Por isso, faça a limpeza em local coberto ou na sombra.
Se possível, faça uma descontaminação da pintura. Esse é um procedimento que elimina algumas sujidades e que não saem em uma limpeza comum.
Desse modo, você vai precisar de um produto descontaminante, a barra descontaminante. Ou então, procure a ajuda de uma empresa especializada em estética automotiva para fazer esse serviço no seu carro.
2. Aplicar cera em excesso
Exstem muitas dúvidas sobre o processo de enceramento. Para que ele seja mais simples e efetivo, a primeira dica é que menos é sempre mais.
É isso mesmo! O fato de você aplicar a cera em excesso não vai fazer o seu carro brilhar mais. Pelo contrário, só vai prejudicar o processo.
Esse inclusive, costuma ser um erro básico. Desse modo, usar apenas uma pequena quantidade do produto já é o suficiente. Se você exagerar, terá mais trabalho para aplicar, para espalhar o produto e ainda vai precisar removê-lo depois.
Para se ter uma ideia, algumas pessoas têm o hábito de aplicar em apenas uma parte da lataria, a quantidade de cera necessária para todo o carro!
Isso só vai trazer problemas. O primeiro deles é o desperdício do próprio produto. O segundo, é prejudicar o resultado final, que não vai ficar como o esperado, pode ter certeza!
3. Encerar com o carro sob o sol
Não se deve aplicar a cera quando o carro estiver sob o sol. Isso porque, a temperatura da chapa do veículo fica muito quente.
Seja a cera líquida ou em pasta, ela vai evaporar tão rápido que não será mais efetiva para a limpeza.
Dessa forma, escolha fazer a limpeza em dias nublados ou em locais cobertos. Além disso, faça o procedimento quando a chapa estiver fria.
4. Usar a cera errada
Outro erro comum é sobre a escolha da cera. Procure em uma loja especializada em serviços automotivos para garantir que você usará um produto próprio para o carro.
Além disso, é preciso entender que existem diferentes tipos de ceras e elas podem oferecer resultados diferentes.
Algumas são ceras limpadoras com abrasivos que oferecem proteção e eliminam sujidades e até pequenos riscos.
Outras ceras contam com uma proteção ainda mais forte, que duram por mais tempo e são capazes de restaurar o brilho da pintura.
Portanto, na hora de fazer um enceramento, escolha a opção ideal para os seus objetivos.
Entre os tipos de cera estão a limpadora, a protetora e a líquida.
Sem contar que certos modos de aplicação não fazem o menor sentido. Imagina se você usar uma cera limpadora após um serviços de polimento no seu carro.
Essa cera contém abrasivos que podem gerar microriscos que estragam o polimento.
Outro exemplo, é usar uma cera protetora sem descontaminar a pintura. Nesse caso, o correto seria usar a cera limpadora.
Você consegue observar como o propósito da cera está sendo ignorado, além de estar sendo usada no momento errado?
Outra questão, é que no caso da cera líquida, o seu tempo de proteção é menor. Dessa forma, dependendo do procedimento realizado no carro, é melhor aplicar a cera protetora em pasta, que protege mais o serviço.
Além disso, dependendo do uso, você desperdiça uma cera boa ao fazer a aplicação errada.
Então, confira todas as opções e busque pela cera que oferece o resultado que você deseja.
Sendo assim, opte pelo produto que for adequado para o que você está buscando, para que possa alcançar os melhores resultados.
5. Não ler o rótulo do produto
Outro erro ao encerar o carro, está em não seguir corretamente as instruções do rótulo do produto utilizado.
Esse hábito é essencial para realizar a aplicação de forma correta e também usar a proporção adequada. Caso isso não aconteça, você pode danificar a lataria do seu carro.
Na medida que surgem novos produtos no mercado, pode ser difícil saber realizar a aplicação correta de cada um deles.
É por isso que o rótulo se mostra tão importante. Nele, também podem ter informações sobre quem pode manusear o produto.
6. Não respeitar o tempo de remoção
Outro erro é não esperar o tempo correto de ação do produto. Antes de aplicá-lo, verifique por quanto tempo a cera pode permanecer e deixe agir dentro do período que está na embalagem.
Se você retirá-lo antes da hora, vai precisar fazer mais aplicações desnecessárias. No entanto, se passar do tempo, pode causar machas difíceis de retirar.
Na primeira aplicação da cera, espere o tempo e observe o efeito. Mas não espere muito e aplique o produto por partes.
7. Aplicar cera muitas vezes
Entre outros erros ao encerar o carro, é fazer a aplicação da cera muitas vezes no mês.
Se você exceder no uso do produto, vai deixar a superfície irregular e prejudicar a pintura. Além disso, o processo de limpeza pode acabar levando mais tempo.
A cera costuma durar entre dois ou três meses. Portanto, o prazo entre um enceramento e outro vai variar de acordo com fatores como clima e o quanto o seu carro fica exposto.
Dessa forma, faça o enceramento do seu veículo quando perceber que a pintura já perdeu parte do brilho.
Muitas ceras requerem uma superfície limpa para agir melhor. Isso significa que é preciso remover a camada de cera anterior, antes de aplicar uma nova camada.
Para remover ceras, você pode usar um limpador próprio ou argila de detalhamento. O carro deve ser limpo e receber a cera novamente o mais rápido possível, assim que a cera velha for retirada.
Para receber todos os benefícios de encerar seu carro em uma empresa especializada, procure a Acquazero mais próxima! Nossas unidades estão espalhadas por várias regiões do país.
Ainda, a Acquazero oferece diferentes tipos de enceramento, e a sua indicação varia pelas condições da pintura do carro. A “Super Cera”, por exemplo, é a ideal para carros que se encontram com o brilho mais desgastado.
Você pode, inclusive, solicitar o atendimento delivery. Dessa forma, um dos nossos profissionais vai até a sua casa para realizar o serviço.