fbpx
O que é enceramento técnico automotivo? Saiba por que e quando usar

O que é enceramento técnico automotivo? Saiba por que e quando usar

O enceramento técnico é uma das opções de serviços para quem quer cuidar da pintura do carro e mantê-lo sempre com uma boa aparência. Para saber mais sobre o processo, confira todas as informações que reunimos neste post. 

Se você é daquelas pessoas que está sempre preocupado com a aparência do veículo, e gosta de ter um carro bem cuidado, a estética automotiva provavelmente faz parte do seu dia a dia. 

É por meio desses serviços que é possível manter o veículo bonito e em bom estado de conservação. Assim, existem várias opções de processos voltados para a manutenção e proteção do automóvel. 

Então, um deles é o enceramento automotivo, capaz de trazer ainda mais proteção para pintura e conservar a boa aparência do seu carro. Continue a leitura e saiba mais!

Entenda o que é enceramento técnico

O enceramento técnico é um dos serviços disponíveis no mercado que tem como intuito trazer mais proteção para a pintura do carro. Ou seja, é uma das formas mais práticas de conservação da pintura. 

Sendo assim, no processo, o profissional responsável usa uma cera automotiva para vedar os poros da pintura e criar a camada de proteção. Ao final, a superfície do carro tende a ficar mais lisa e brilhante. 

Advertisement

Nesse sentido, o processo de enceramento é bem simples. Antes de tudo, o técnico responsável lavará o seu veículo, para retirar as sujidades mais superficiais, como é o caso de poeiras e pequenos detritos. 

Em seguida, é o momento da descontaminação da pintura. Isso porque, por mais que não percebamos, a pintura pode estar cheia de substâncias contaminantes, como seivas de árvores e poluentes. 

Dessa forma, o profissional usará produtos para fazer uma limpeza mais profunda, retirando todos os tipos de impurezas. 

Depois, é o momento de aplicar a cera. Para isso, ele deve usar um aplicador próprio e espalhar a substância por partes. Então, para finalizar, ele usa toalhas de microfibra para remover os excessos.

Outro detalhe importante, é que existem vários tipos de ceras que podem ser usadas nesse método. Para começar há diferenças na textura como ceras líquidas ou em pasta, e aquelas que são limpadoras ou apenas protetoras. 

Foto de um carro preto molhado com uma toalha vermelha em cima. Imagem ilustrativa para texto enceramento técnico.
Antes de fazer o enceramento, é preciso garantir que toda a superfície do carro esteja livre de sujidades e contaminantes.

Vantagens de fazer enceramento técnico

Agora que você entende o que é o enceramento técnico, está na hora de conhecer as vantagens que esse serviços oferece. 

Antes de tudo, o enceramento é ideal para proteger a pintura, uma vez que a superfície do veículo irá ganhar uma camada que prolonga a vida útil do verniz. 

Por isso, mesmo em contato com agentes internos que podem danificar a pintura, seu carro estará mais resistente. Da mesma forma, essa camada impede o ressecamento do verniz, o que mantém a boa aparência e o brilho. 

Mas claro, não podemos nos esquecer que a proteção também é muito útil quando o assunto é limpeza. Isso porque, a película criada pela cera consegue impedir o acúmulo de sujeira, e uma vez que a superfície está mais lisa, tudo escorrega facilmente.

Ou seja, de modo geral, você terá a pintura com mais brilho e proteção, sendo capaz de evitar arranhões e danos mais leves. Como a sujeira tende a não se fixar, o veículo vai se conservar limpo por mais tempo. 

Para se ter ideia, é possível ficar protegido até de agentes climáticos, como sol e chuvas fortes, fora a maresia que pode ser bem prejudicial. Logo, várias manchas e até oxidações podem ser evitadas. 

Nesse sentido, temos um serviço que é muito eficaz para quem possui um carro e quer mantê-lo em boas condições. 

Assim também, para quem usa muito o veículo e ele acaba ficando exposto em diversas situações que podem danificá-lo, o enceramento é um ótimo aliado. 

Quando o enceramento técnico é indicado?

Com tantos serviços de estética automotiva no mercado, às vezes fica até difícil saber quando é indicado realizar algum desses procedimentos. 

Pois saiba que, no caso do enceramento técnico, o método é indicado para quando você estiver em busca de uma proteção eficaz para sua pintura. Portanto, temos um processo mais básico, feito com produtos acessíveis. 

Desse modo, é provável que você encontre outros tipos de proteção no mercado, como é o caso da cristalização e vitrificação. De fato, elas oferecem uma camada protetora mais resistente, já que os produtos também possuem outra composição. 

Foto da mão de uma pessoa com um pano amarelo na frente de um carro preto. Ilustração do texto sobre enceramento técnico.
O enceramento já é um tipo de proteção bem útil e pode ser uma das formas mais práticas de preservar o carro.

Porém, são técnicas mais caras e que oferecem um resultado com maior duração. Mas se você estiver disposto, pode apostar em uma dessas opções. 

Claro, o enceramento já oferece uma proteção eficaz, à base de cera. Logo, temos algo mais acessível e capaz de oferecer bons resultados. 

Inclusive, para carros que ficam muito expostos ao sol forte, o recomendado é um tratamento mensal. Embora para aqueles que costumam ficar protegidos em garagens, o enceramento pode ser feito a cada dois meses. 

Como fazer um enceramento técnico

Agora, se você quer saber como fazer o enceramento técnico, entenda que o serviço deve ser realizado com profissionais experientes. Isso porque, você tem ainda mais chances de conseguir melhores resultados. 

Por mais que seja possível fazer o processo em casa, em uma empresa especializada há produtos específicos e que trazem mais segurança. Afinal, os profissionais sabem o que usar em cada situação e conhecem produtos adequados para cada demanda. 

Além disso, você contará com uma mão de obra preparada que pode tornar o processo mais seguro. Ao fazer em casa, você sempre pode cometer algum deslize por não ter conhecimento específico da área ou mesmo técnica. 

Então, ao contratar um serviço, você pode ter mais comodidade, já que não precisa colocar a mão na massa. E claro, tranquilidade de saber que seu carro estará nas mãos de pessoas preparadas. 

A Acquazero é uma empresa que está no mercado desde 2009, sendo especializada em estética automotiva. Nela, você encontra vários serviços automotivos para manter seu carro limpo e protegido. 

Inclusive, há opções de serviços para a parte interna, externa e próprios para cada peça, como higienização de ar-condicionado, limpeza dos bancos e muito mais. 

A limpeza ecológica é o serviço de destaque da marca, feita com apenas 300 ml de água e a cera de carnaúba. No vídeo a seguir, confira as diferenças entre a limpeza da Acquazero e uma lavagem normal. 

Você está por dentro do assunto! Agende já o seu atendimento na Acquazero de forma on-line. Clique no botão abaixo.