fbpx
Enceramento profissional para deixar o seu carro brilhando é desse jeito

Enceramento profissional para deixar o seu carro brilhando é desse jeito

Ter um carro bonito é bom, não é? Para isso, uma lataria de cor viva e brilhante é fundamental. Esse resultado só se consegue através do enceramento profissional periódico. Veja como o serviço é feito.

No enceramento profissional, a cera cria uma película protetora na lataria do veículo vedando os micro poros da pintura.

Como resultado, a superfície fica mais lisa e escorregadia, além de ficar menos sujeita a danos causados pela luz solar.

Entretanto, antes de entender como é o procedimento, é importante conhecer os diferentes tipos de materiais utilizados.

Confira no vídeo abaixo os tipos de cera automotiva e o passo a passo para a aplicação de cada uma.

Tipos de cera

Existem vários tipos de cera automotiva no mercado. Cada um deles serve para uma condição diferente de conservação da pintura. Além disso, cada tipo tem uma forma própria de aplicação.

Advertisement

Ao mesmo tempo, algumas ceras podem reparar parte dos danos. Nesse caso, além de preencherem os arranhões, também evitam que eles aumentem.

Saiba abaixo qual é o tipo de cera ideal para o seu carro.

Cera de limpeza

As ceras de limpeza têm características abrasivas. Além de protegerem e darem brilho, limpam a pintura. Esse tipo de cera serve para quando a lataria do veículo está com uma aparência suja.

Cera para proteção da pintura

Você já sabe que o enceramento profissional é essencial para manter o carro bonito. No entanto, você sabia que a cera também protege a pintura de manchas e arranhões?

As ceras de proteção da pintura dão um forte brilho à lataria. Isso acontece porque muitos tipos de ceras automotivas têm propriedades repelentes.

Em outras palavras, elas evitam que poeira e sujeiras como insetos e respingos de tinta, cimento e asfalto tenham efeito sobre a pintura.

Cera líquida

Esse tipo de cera merece maior cuidado na aplicação. Afinal, se ela se acumular na superfície do carro, pode deixa-la manchada.

Cera em spray e cera em pasta

Não importa o tipo, deve-se aplicar tanto uma cera quanto a outra com um pano de microfibra. Com elas, o veículo ganha uma camada de proteção sem muito risco de ficar manchado.

A Acquazero é a maior rede de estética automotiva do País. A marca trabalha com procedimentos completos para cuidados com a estética, manutenção e limpeza de veículos.

Por isso, na hora de buscar o serviço de enceramento ou qualquer outro procedimento para o seu carro, consulte a Acquazero. Acesse o e-commerce da marca para conhecer mais.

Como é feito o enceramento profissional

O procedimento possui um passo a passo. Seguir religiosamente as etapas é importante para evitar arranhar ou causar outros danos à pintura.

Carro. Enceramento profissional
Um enceramento com o carro sujo pode acabar arranhando-o.

1. Limpeza do veículo

Para começar, é necessário fazer uma lavagem no mínimo simples no veículo.

Esse cuidado evita que a sujeira acumulada na carroceria cause maiores danos. A cera aplicada em um veículo sujo pode fazer com que areia, asfalto e outras sujeiras arranhem a superfície.

Além disso, é preferível lavar o carro na sombra, com carroceria fria. Dessa forma, se evita manchas que podem causar danos e dificultar o uso da cera.

2. Secagem do veículo

Também é importante secar o carro antes de aplicar a cera. Dessa maneira, a água não prejudica a absorção do produto nem os efeitos de brilho e proteção.

3. Aplicação da cera

Para aplicar a cera, usa-se uma estopa ou esponja apropriada. Com o material, a cera é distribuída uniformemente em toda a carroceria.

Aplica-se somente uma camada fina. Cera demais pode tornar a superfície turva e pegajosa. Para maior cuidado, é necessário que os movimentos durante a aplicação da cera sejam somente circulares.

4. Divisão do veículo em seções

Para evitar que a cera permaneça muito tempo em uma única área, é importante dividir a carroceria em seções. Assim, enquanto a cera está agindo em uma parte, o profissional está aplicando o produto em outra.

É necessário também o cuidado para não usar cera nos faróis e peças de plástico ou borracha do veículo. Existem produtos específicos para esses componentes, e a cera não é um deles.

5. Tempo para a cera agir

Alguns tipos de cera precisam permanecer na pintura por algum tempo para agir.

Em alguns casos, o recomendado é que o veículo fique na sombra por pelo menos uma hora após a aplicação da cera.

Depois de aguardar o tempo indicado, é hora de retirar o produto.

carro sendo polido. lava jato caldas novas
O enceramento é um procedimento minucioso.

6. Retirada da cera

A cera também deve ser removida em seções. A ordem para retirar deve ser a mesma em que ela foi aplicada.

Para remover o produto, usa-se um pano de microfibra ou flanela. Os movimentos também devem ser circulares nessa etapa, para dar brilho à superfície.

Se o tecido ficar sujo com a cera, é necessário trocá-lo. Se cair no chão, também.

7. Descontaminação da pintura

Para que o enceramento profissional tenha o melhor resultado possível, é importante fazer também a descontaminação da pintura periodicamente.

O procedimento elimina os contaminantes que não são visíveis a olho nu, mas podem manchar e danificar a pintura. Entre eles estão seivas de árvores, sprays, tintas e contaminação industrial.

Esses elementos não saem em uma lavagem comum. Para isso, é necessária uma pasta abrasiva em forma de barra de argila.

Diferenças entre o polimento e o enceramento profissional

O polimento serve para melhorar a aparência e remover a sujeira que simplesmente não vai embora da lataria. O serviço também serve para alisar a superfície e remover qualquer oxidação da tinta.

No entanto, não se recomenda fazer o polimento com muita frequência. Um polidor de veículos é essencialmente um produto abrasivo, usado para remover a camada superior da pintura ou “revestimento transparente”.

Portanto, para arranhões na superfície, é possível a remoção com o aparelho. Entretanto, o polimento não protege e só age na camada superior da pintura.

Se o dano penetrar e chegar a atingir a camada de cor, o trabalho talvez seja maior.

Por outro lado, o enceramento profissional protege a pintura do veículo. O indicado é fazer o serviço logo depois de polir a pintura. Dessa forma, preserva-se o efeito.

Mais do que isso, o enceramento profissional protege contra arranhões leves e a luz solar.

Lava rápido centro Jundiaí
Veja como fica atraente a superfície de um carro encerado.

Interessante, não é?

Então, não se esqueça: para ter um carro bonito, é fundamental um enceramento profissional periódico.

Para serviços como esse ou qualquer outro de estética automotiva, baixe nosso app ou entre em nosso e-commerce. Lá, nós encontraremos uma solução perto de você e ainda agendamos seu horário.

Para ler outros conteúdos sobre estética, limpeza e manutenção automotiva, continue navegando em nosso blog.