Sendo assim, você já deve ter reparado que no dia a dia, seu veículo está exposto a vários agentes externos, não é mesmo? Desde sol, chuva, poluição, respingos de asfalto e afins. Por isso, é normal que a pintura se desgaste.
Logo, uma boa opção é optar pelo enceramento, já que a cera tem como função criar uma camada de proteção na pintura. Dessa forma, ela vai agir como uma barreira para impedir que o verniz e tinta se desgastem com facilidade.
Ou seja, o enceramento é uma das opções de serviços de proteção para a parte externa do carro. Por meio dele, é possível manter a pintura conservada, com mais brilho e a aparência mais próxima do original.
O que é o polimento?
Agora, para saber mais sobre as diferenças entre o enceramento e polimento, vamos falar sobre o segundo processo. Neste caso, saiba que o polimento é um serviço mais delicado, uma vez que tem como intuito reparar danos na pintura.
Nesse sentido, caso a pintura do seu carro esteja com vários arranhões, manchas e pequenos danos, você pode recorrer ao polimento. Afinal de contas, esse é um processo mais abrasivo, que consegue remover as partes danificadas do verniz.
Com isso, é possível igualar toda a camada de verniz que está danificada e recuperar a boa aparência da pintura. Mas temos um procedimento que exige cuidado, pois caso seja feito de forma errada pode danificar até a lataria do carro.
Portanto, é recomendado confiar em um profissional capacitado para realizar o polimento de forma segura. Assim, ele vai conseguir eliminar riscos e outros pequenos danos, restaurando a pintura. Porém, sem causar estragos.
Maiores diferenças entre o enceramento e polimento
Após conhecer mais sobre o enceramento e polimento, vamos pontuar algumas diferenças para que você entenda melhor quando cada tipo de processo é mais adequado.
Como dissemos, o enceramento é um método para proteger a pintura. Ou seja, ao aplicar a cera, você estará garantindo uma película para impedir o desgaste no dia a dia, mantendo a superfície em boas condições e com brilho.
Para isso, o processo de enceramento é bem fácil, uma vez que é possível espalhar a cera com a ajuda de um aplicador ou pano de microfibra. Inclusive, é possível realizar o serviço em casa, com produtos adequados e seguindo as instruções de uso.
Mas por outro lado, o polimento é o serviço ideal para aqueles carros que estão com defeitos na camada de verniz da pintura, sejam manchas, pequenos arranhados e afins. Portanto, a técnica vai remover esses danos, recuperando a boa aparência do automóvel.
Desse modo, o polimento tende a ser mais agressivo, uma vez que ele consegue desgastar essa camada de proteção. Sendo assim, ele costuma ser feito com produtos próprios e o auxílio de uma máquina, conhecida como politriz.
Então, por ser algo mais forte, é ideal que uma pessoa experiente manuseie a máquina e faça o procedimento de forma cuidadosa. Logo, temos dois processos que têm como objetivo cuidar da pintura do carro. Porém, enquanto o enceramento oferece mais proteção, o polimento visa corrigir possíveis danos na superfície.
Quando usar o polimento? E quando encerar?
Agora, se você está se perguntando quando fazer o enceramento e polimento. Saiba que é preciso observar o seu veículo e o estado de pintura.
Isso porque, se o seu carro está com a pintura cheia de riscos e pequenos danos, não adianta nada colocar uma camada de proteção, esperando que a aparência melhore. Para isso, é preciso fazer um polimento.
Ou seja, se o seu objetivo é corrigir danos e melhorar o aspecto da pintura, opte pelo polimento. Mas tenha sempre em mente que esse não é um serviço que pode ser feito com frequência. Como dissemos, ele é agressivo e é indicado fazê-lo apenas três vezes durante o tempo de vida útil do carro.
Mas se você deseja apenas proteger a pintura e dar brilho, o enceramento é o método certo. Com ele, a pintura do seu carro ficará mais resistente aos danos causados pelos agentes externos e como resultado terá uma boa aparência.
Por isso, avalie o estado da pintura e pense bem em qual tipo de serviço você está precisando no momento.
Conheça também a cristalização e espelhamento
Outras opções para quem busca um tratamento completo para a pintura são a cristalização e o espelhamento. Pensando nisso, também trouxemos algumas informações sobre eles para você ficar por dentro do assunto.
Dessa forma, saiba que na cristalização, a pintura do carro ganha uma película com uma resina protetora. Por isso, esse também é um ótimo serviço para manter a superfície conservada e resistente.
Inclusive, a cristalização costuma ter uma durabilidade maior que o enceramento, e também realça o bom aspecto da pintura. Logo, é uma forma útil de prevenção aos danos e uma forma de embelezar o carro, valorizando a cor.
Já o espelhamento é outra opção para nivelar a camada de verniz e eliminar arranhões, manchas e avarias presentes na pintura. Logo, ele é similar ao polimento, mas considerado mais refinado devido aos produtos e métodos usados.
Portanto, temos um procedimento que pode trazer um brilho mais duradouro para a pintura, recuperando sua boa aparência. Mas por ser mais agressivo, também exige cuidados e não pode ser feito de qualquer maneira.
Como cuidar da pintura do carro?
Ao longo do texto foi possível entender as diferenças entre enceramento e polimento, e você já sabe qual fazer em cada situação. Mas claro, saiba que também é preciso manter os cuidados no dia a dia, mesmo após os procedimentos.
Por exemplo, você pode manter seu carro estacionado em um local coberto, para evitar os danos por contato frequente com o sol e chuva. Além disso, pode investir em soluções de limpeza adequadas.
Isso porque, o uso de produtos errados e até mesmo na forma de limpeza, podem prejudicar a pintura. E claro, evite deixar sujidades e substâncias acumuladas na lataria, principalmente seivas de árvores, excrementos de pássaros e afins.
Assim, você já sabe como cuidar do carro, e entende também que pode sempre contar com a ajuda da Acquazero. Então, agende agora mesmo o seu atendimento na Acquazero de forma on-line.