fbpx
Enceramento automotivo: entenda por que fazer e como não deixar manchas

Enceramento automotivo: entenda por que fazer e como não deixar manchas

Quer entender como funciona o enceramento automotivo e descobrir como fazer o processo de forma segura? Reunimos várias dicas úteis neste post! 

O enceramento automotivo consiste em um processo de aplicação de cera na superfície de um carro. Sendo assim, é um serviço que você pode fazer por conta própria. Mas claro, é sempre importante confiar em serviços profissionais de forma periódica. 

Para isso, você pode confiar na Acquazero, empresa especializada em estética automotiva e que está no mercado desde 2009. Assim, a marca conta com um catálogo variado de processos para manter os veículos limpos e conservados. 

Desse modo, em um único lugar você consegue encontrar todas as opções para manter seu carro protegido e higienizado. Então, para agendar seu horário, é só clicar no botão a seguir e usar o e-commerce. 

Vantagens do enceramento automotivo

Quando falamos no enceramento automotivo, é normal entender que esse pode ser um serviço útil para a pintura do carro. Mas você sabe quais são as vantagens de um serviço assim

Um enceramento automotivo é um processo que consegue oferecer uma camada de proteção para a pintura. Ou seja, é um cuidado essencial para quem quer evitar diversos tipos de desgastes comuns no dia a dia. 

Advertisement

Por mais que você não perceba, com a ação do sol e a chuva, a exposição a vários poluentes, seiva de árvores, excrementos de pássaros e afins, a pintura pode se desgastar. 

É por isso que ela costuma perder o brilho, ficar ressecada e ainda adquirir manchas. Então, para evitar uma situação como essa, você pode realizar um procedimento de proteção, como o enceramento. 

Nesse sentido, o método consegue trazer mais brilho para a pintura, valorizando seu aspecto original. Depois, com a camada de proteção, as sujeiras não vão aderir na lataria com facilidade. Por isso, a superfície permanece mais conservada. 

Sem mencionar que, protegida com a cera, a pintura também fica mais resistente quanto aos danos causados pelos raios solares e outros agentes da natureza. 

Do mesmo modo, vale ressaltar que dependendo do estado da pintura, o enceramento é capaz de remover algumas marcas. Mas isso, só em casos de manchas leves, pois esse não é o principal objetivo do processo. 

Como as ceras para carro funcionam? 

Foto próxima de um carro com pintura brilhando. Imagem ilustrativa para o texto enceramento automotivo.
A cera é ideal para proteger a pintura e trazer mais brilho.

Agora você já entende como o enceramento automotivo pode ser bem útil para manter um veículo conservado. Além disso, é preciso entender que existem diferentes tipos de ceras e elas podem oferecer resultados diferentes. 

No momento de encerar a pintura, você estará aplicando um produto pela superfície da lataria. Com isso, ele irá criar uma espécie de película de proteção que ajuda a manter a pintura em bom estado. 

Porém, os resultados podem variar de acordo com as ceras automotivas. Algumas são ceras limpadoras, com abrasivos, que oferecem proteção e ainda ajudam a eliminar sujidades na superfície, e até pequenos riscos. 

Outras contam com uma proteção ainda mais forte, capaz de restaurar o brilho da pintura e mantê-la em boas condições por um tempo maior. Logo, temos um produto que oferece resultados mais duradouros.

Portanto, na hora de fazer um enceramento, você já pode estar por dentro do assunto e escolher a opção ideal para seus objetivos. 

Passo a passo para fazer enceramento automotivo

Depois de entender mais sobre o enceramento automotivo, chegou a hora de você aprender como realizar esse processo. Portanto, reunimos um passo a passo bem simples para você seguir.

Mas antes de começar qualquer atividade, não deixe de buscar por produtos específicos. Para isso, você pode procurar em lojas especializadas em estética automotiva e, inclusive, aproveitar diferentes opções de marcas. 

Isso porque, por mais que seja prático usar algum tipo de limpador e conservantes caseiro, você precisa saber que esses produtos não contam com componentes adequados para o carro. Logo, os resultados não vão ser como esperado e você poderá danificar o veículo. 

Desse modo, vale a pena encontrar os produtos certos sempre que for cuidar do carro, seja para processos de limpeza, como também proteção. Agora, acompanhe a leitura e saiba como encerar a pintura automotiva. 

Limpe bem o carro

O primeiro passo para começar o enceramento automotivo, é fazer a limpeza do carro. Afinal de contas, a cera só vai conseguir agir e proteger a pintura se a superfície estiver livre de sujeiras. 

Logo, comece fazendo uma lavagem completa, com a ajuda de um shampoo automotivo. Você pode usar baldes de água para economizar recursos e precisa fazer o processo em um local coberto. 

Isso porque, a luz do sol em contato direto com a água e sabão na pintura pode causar diversas manchas. Então, faça em um local adequado e siga as instruções de uso na embalagem do produto. 

Após a lavagem, se possível, faça uma descontaminação da pintura. Esse é um procedimento importante, já que algumas sujidades são contaminantes e não saem com uma limpeza comum.

Desse modo, você vai precisar de um produto descontaminante, conhecido como Clay Bar. Assim, entenda que só é preciso aplicar na superfície de acordo com as instruções de uso do produto. 

Escolha a melhor cera

Após terminar a limpeza, é hora de escolher a cera mais apropriada. Como dissemos, procure em uma loja especializada para garantir que você usará um produto próprio para o carro. 

Então, confira todas as opções de marca e busque pela cera que oferece o resultado que você deseja. Ao longo do texto, explicamos que existem ceras limpadoras e aquelas que focam apenas na proteção. 

Sendo assim, opte pelo produto que for adequado para o que você está buscando e os melhores resultados. No vídeo a seguir, você vai entender mais sobre as opções de cera e tirar suas dúvidas. Assista! 

Aplique seguindo as instruções

Após limpar o carro e escolher a cera adequada, é hora de começar o enceramento automotivo. Nesse caso, é indicado que você separe o carro por partes, para fazer uma aplicação cuidadosa. 

Desse modo, só será preciso fazer a aplicação seguindo as instruções do fabricante que está na embalagem. Mas saiba que o processo costuma ser bem simples, uma vez que é possível usar uma esponja macia para espalhar a cera na superfície. 

Logo depois, deixe a cera agir pelo tempo recomendado e use um pano de microfibra para remover os excessos e finalizar o processo. Lembre-se que é preciso espalhar bem o produto de forma uniforme. 

Qual a diferença entre polir e encerar?

Até aqui, você pôde entender melhor como funciona o enceramento automotivo e como fazer o processo. Mas se você tem dúvidas sobre as diferenças entre o polimento e o enceramento, separamos algumas informações. 

Como já explicamos, um enceramento tem como função proteger a pintura do veículo por meio da aplicação da cera. Ou seja, é esse produto que será o responsável por criar uma camada de proteção que mantém o bom estado da pintura. 

Por outro lado, um polimento tem como objetivo maior reparar possíveis danos que estão na pintura, sendo aqueles riscos e manchas que prejudicam a aparência da peça. 

Isso porque, o polimento conta com o uso de uma solução abrasiva e uma máquina conhecida como politriz. A ação desses dois componentes conseguem remover as partes danificadas do verniz que protege a pintura.

Por isso, esse é um método que oferece bons resultados, mas que é mais agressivo. Nesse caso, é indicado que o polimento seja feito por um profissional para evitar possíveis danos, já que qualquer descuido pode afetar a lataria do veículo. 

Viu como não é difícil fazer o enceramento automotivo? Agora você já conhece mais sobre o processo e os produtos usados. 

Além disso, saiba que a Acquazero sempre pode lhe ajudar com os serviços de qualidade e resultados superiores. 

Então, agende agora mesmo o seu atendimento na Acquazero de forma on-line. Clique no botão abaixo.