Mas essas são apenas algumas características de quem é um bom empreendedor, e há perfis diferentes para negócios diferentes.
É bom lembrar que, mesmo que você não se considere um empreendedor nato, pode avaliar suas características mais fortes e montar seu negócio apoiando-se ou em sócios que complementam esse seu perfil, ou mesmo em funcionários que possam dar conta de parte das tarefas para as quais você não está bem colocado.
Quando a gente está falando sobre o que é empreender, é importante lembrar que é diferente montar um novo negócio como forma de ampliar a renda, de ter que tirar da manga uma empresa para conseguir algum tipo de renda para a família, numa emergência.
E é justamente esse tipo de negócio que mais aparece nos momentos de crise: aqueles que atendem a uma necessidade do empresário.
Ramo de higienização em alta para empreender
Para dar início a um negócio em um período em que ainda é preciso avaliar a retomada da economia, o melhor mesmo é acertar a proposta pensando em quais tipos de atividades são essenciais nesse momento.
A higienização está em alta justamente porque é ligada ao combate à propagação da pandemia. Então, mesmo em espaços que não são considerados altamente responsáveis pela transmissão da doença, a limpeza precisa ser efetiva, e mais do que isso: visível.
David James Drake, presidente da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), diz que os profissionais de limpeza, por sua vez, saíram do anonimato de suas rotinas para assumirem o protagonismo entre os trabalhadores essenciais, ao lado dos representantes da área da saúde.
São e continuarão sendo verdadeiros heróis no combate à covid-19. Nesta fala, que integra o Anuário da ABIPLA, Drake resume a mudança de patamar dos serviços de higienização e limpeza (agora essenciais para todas as áreas da vida).
Espaços como salões de beleza, restaurantes, ou mesmo carros de transporte por aplicativo, precisam apresentar uma limpeza impecável. Isso porque, os clientes que estão retornando seu consumo tradicional querem garantias de sua segurança, e a higiene é um dos aspectos mais visíveis nessa questão.
Escolhendo o modelo de negócios
Na hora de colocar em prática o plano de montar um negócio, você pode optar por iniciar por conta própria, com um bom plano de negócios para nortear a abertura da empresa, ou pode ainda eleger uma franquia para seguir um caminho já planejado e testado.
Muitos fatores devem ser considerados na hora de definir como você quer empreender no ramo de higienização. Mas dois cruciais são a sua experiência prévia no ramo pretendido e o capital que você dispõe para investimento.
Se você já atua dentro do mercado que está buscando, fica mais fácil tomar a decisão de dar os passos por si mesmo, pois conhece com maior profundidade as transações deste setor. Caso você esteja buscando uma opção na higienização, mas nunca atuou neste segmento, é interessante conhecer as possibilidades de franquia.
Aliás, uma franquia é um negócio que garante suporte para o dia a dia do negócio. Ou seja, é um modelo de investimento que você, como empreendedor, terá mais facilidade na operação da empresa. Não apenas porque será treinado para isso, mas porque também vai ter apoio próximo dado pela franqueadora.
A Acquazero é uma opção de franquia especializada em Limpeza Ecológica e Estética Automotiva. Os serviços estão bem de acordo com o tipo de demanda encontrada no mercado neste momento, incluindo ainda limpeza de carpetes a seco.
Investimento pretendido para empreender no ramo de higienização
Dentre os empreendedores que precisam rapidamente erguer um negócio para manter renda, muitos estão saindo de empregos formais e trazem consigo justamente o que será o montante de investimento: as verbas rescisórias.
Outros investidores buscam formas de financiamento para fazer a abertura da empresa, o que pode parecer arriscado. Mas, quando corretamente analisado, é viável e pode retornar capital maior do que o captado inicialmente.
Em qualquer um dos casos, é muito importante realizar as devidas análises de custos para compreender o quanto é possível, de fato, investir num primeiro momento.
Lembre-se de que, além dos valores referentes ao aluguel, compra de equipamentos, investimentos de marketing, há contas mensais importantes. Como aquisição de insumos, pagamento de funcionários, e os impostos.
Por isso mesmo, o ideal é que, desde o começo, você tenha controles financeiros concretos, e apoio contábil para fazer as melhores escolhas no seu relacionamento com o fisco.
Como abrir uma empresa de higienização
Atuando como franqueado, você precisa pensar desde o começo nos passos de regulamentação do seu negócio.
Abrir um CNPJ no Brasil é um processo fácil, embora a tramitação possa ser confusa para leigos por contar com diferentes passos junto aos órgãos responsáveis. Incluindo alçadas do Governo Federal, do Estado e do Município onde a empresa atuará.
O ideal é encontrar um serviço de contabilidade que possa lhe indicar o melhor caminho para lidar com a burocracia de como abrir uma ME (Microempresa). Há escritórios, como a Contabilizei, que até oferecem atendimento online hoje.
Alguns empreendedores partem para a abertura como MEI (Microempreendedor Individual). Nesse caso, o próprio empresário pode dar conta da papelada, utilizando o sistema do Governo Federal dentro do Portal do Empreendedor.
É bom lembrar, no entanto, que não são todas as atividades econômicas que estão permitidas para este tipo de empresa e há uma limitação no faturamento, que pode chegar no máximo a R$ 81 mil por ano.
A boa notícia é que, abrindo uma franquia, a franqueadora vai prestar auxílio completo, especialmente jurídico, para abertura do negócio.
Artigo produzido pela equipe Contabilizei.