Desse modo, é uma ótima forma de começar uma higienização e já conseguir superfícies mais limpas. Então, você pode fazer a limpeza de móveis, utensílios e até acessórios que usa em casa. Sem mencionar que ela também é útil para pisos e paredes.
Portanto, no momento da limpeza, você pode usar acessórios como espanadores, aspirador de pó e vassouras para começar a retirar as sujeiras dos locais. Ainda, pode usar sabonetes, detergentes e limpadores multiuso.
Ou seja, se você pretende fazer um processo completo de higienização, saiba que a limpeza é o primeiro passo. Afinal de contas, você pode retirar todas as sujidades mais pesadas.
O que significa desinfetar?
Como dissemos, para entender as diferenças entre limpar, desinfetar e esterilizar, é essencial entender os processos de forma individual. Agora que você já sabe como funciona a limpeza, é hora de entender a desinfecção.
Enquanto a limpeza consegue fazer a remoção da sujeira e ajuda a eliminar alguns microrganismos, a desinfecção é o processo certo para eliminar esses agentes infecciosos. Sendo assim, temos um processo ainda mais eficaz.
Por isso, é muito indicado que a desinfecção seja feita após a limpeza. Como resultado, consegue-se reduzir os vírus, bactérias, fungos e afins que ainda podem estar nas superfícies. Então, o método é algo preventivo e que ajuda a manter o ambiente mais seguro.
Nesse sentido, é ideal fazer a desinfecção em superfícies tocadas com muita frequência e que podem abrigar esses microrganismos que prejudicam a saúde. Desse modo, é essencial que espaços como escolas, restaurantes, entre outros, passem pela desinfecção.
Em casa, você não pode deixar de desinfectar as superfícies do banheiro e cozinha, fora acessórios que usa com muita frequência e podem estar contaminados. Portanto, é bom ter atenção e realizar o processo logo após a limpeza.
Então, lembre-se: neste caso, é necessário usar desinfetantes que são capazes de combater as bactérias, vírus e outros. Para isso, aproveite produtos como o próprio álcool, cloro e até alvejantes.
Ainda, você pode contratar a Acquazero, empresa especializada em limpeza ecológica. Os serviços da marca conseguem fazer a limpeza e desinfecção em várias superfícies com produtos adequados e métodos modernos.
Por exemplo, a Acquazero oferece a higienização de estofados que elimina até microrganismos em camadas profundas do móvel. E claro, ainda existe a higienização de tapetes, colchões e muito mais. Você só precisa agendar um horário pelo e-commerce.
Como esterilizar algo?
Para entender a diferença entre limpar, desinfetar e esterilizar, você também precisa conhecer mais sobre a esterilização. Assim, estamos falando de um processo ainda mais completo.
Isso porque, a esterilização é capaz de matar todos os os vírus, bactérias e fungos que podem estar em uma determinada superfície. Logo, ela é ainda mais eficaz do que a desinfecção.
Por isso, esse é um processo muito realizado em alimentos, equipamentos hospitalares e medicamentos. Afinal, é uma forma de garantir que nenhum microrganismo possa prejudicar a saúde das pessoas.
Mas para isso, o processo demanda produtos químicos muito mais fortes e outros agentes físicos, como equipamentos próprios. Além disso, o método de esterilização pode ser feito com vapor, radiação e temperaturas elevadas.
Nesse sentido, é comum que um processo assim seja feito em ambientes que necessitam de uma higienização mais completa. Esse é o caso de hospitais onde pessoas passam por cirurgias e tratam doenças e locais que manipulam alimentos.
Por mais que seja a opção mais eficaz, fazer a esterilização no dia a dia, em casa, não é algo fácil. Sendo assim, recorrer ao processo de desinfecção pode ser a saída mais eficaz e prática para quem quer um ambiente protegido.
Diferença entre limpar desinfetar e esterilizar
Ao longo do texto foi possível descobrir mais sobre a limpeza, desinfecção e esterilização. Mas se você ainda possui dúvidas quanto aos processos e suas diferenças, vamos repassar alguns pontos principais.
Como você viu, a limpeza é ideal para remover sujidades que podem se acumular nas superfícies. Porém, ao falar sobre microrganismos, ela pode começar a eliminá-los. Mas ainda não é o suficiente.
Dessa forma, como dito, após a limpeza é ideal realizar uma desinfecção. Isso porque, o processo consegue agir contra bactérias e vírus de forma mais eficaz, removendo esses agentes quase totalmente. Logo, esse é um processo que completa a higienização e torna sua casa mais segura.
Por outro lado, como explicamos, a esterilização é um método que elimina totalmente esses agentes infecciosos. Porém, demanda produtos mais fortes e equipamentos específicos. Sendo assim, temos algo mais restrito a espaços como hospitais e afins.
Ou seja, as grandes diferenças estão na capacidade de eliminar esses microrganismos. Sendo assim, a limpeza apenas começa a retirar, a desinfecção tem uma ação mais forte e a esterilização consegue acabar com todos os perigos que podem ser causados por microorganismos nocivos à saúde.
Sendo assim, são processos com níveis diferentes de resultados quando o assunto é a capacidade de agir contra bactérias, vírus e afins. Inclusive, lembre-se que, uma desinfecção pode ser facilmente feita após uma limpeza para completar uma higienização.
Além de saber como fazer a limpeza e desinfecção em casa, você também sabe que a Acquazero é a empresa certa para ajudar nesse momento.
Os serviços da marca conseguem combater vários agentes infecciosos e ainda são processos ecologicamente corretos. No vídeo, veja como funciona o atendimento e soluções da Acquazero.
Então, agende o seu atendimento na Acquazero de forma on-line.