fbpx
Você sabe a diferença entre limpar, desinfetar e esterilizar? Veja aqui!

Você sabe a diferença entre limpar, desinfetar e esterilizar? Veja aqui!

Quer entender a diferença entre limpar, desinfetar e esterilizar? Explicamos mais sobre os processos a seguir e o que os distingue. Confira!

Na hora de cuidar da casa é sempre importante encontrar os métodos mais eficazes, não é mesmo? Afinal, é ideal encontrar um processo que pode manter tudo mais limpo e oferecer um ambiente saudável.

Assim, para que você entenda mais sobre a limpeza, desinfecção e esterilização, reunimos várias informações sobre eles. 

Entenda o que é limpar uma superfície

Para entender a diferença entre limpar, desinfetar e esterilizar, é importante que você, primeiramente, compreenda um pouco sobre cada tipo de processo. Por isso, vamos começar explicando melhor sobre a limpeza normal

A limpeza é a remoção de todas as sujidades que estão em uma determinada superfície. Logo, ela é muito eficaz para retirar poeira, pequenos detritos, restos de alimentos, sujidades de várias substâncias e afins. 

Sendo assim, esse é um primeiro passo para conseguir um ambiente mais limpo e protegido. Por mais que ela não seja suficiente para eliminar totalmente os germes, esse processo ainda é capaz de agir contra microrganismos, como bactérias. 

Advertisement

Desse modo, é uma ótima forma de começar uma higienização e já conseguir superfícies mais limpas. Então, você pode fazer a limpeza de móveis, utensílios e até acessórios que usa em casa. Sem mencionar que ela também é útil para pisos e paredes. 

Portanto, no momento da limpeza, você pode usar acessórios como espanadores, aspirador de pó e vassouras para começar a retirar as sujeiras dos locais. Ainda, pode usar sabonetes, detergentes e limpadores multiuso. 

Ou seja, se você pretende fazer um processo completo de higienização, saiba que a limpeza é o primeiro passo. Afinal de contas, você pode retirar todas as sujidades mais pesadas.

Foto da mão de uma pessoa segurando um borrifador. Imagem ilustrativa para o texto diferença entre limpar desinfetar e esterilizar.
Durante a limpeza você pode usar vários tipos de limpadores.

O que significa desinfetar?

Como dissemos, para entender as diferenças entre limpar, desinfetar e esterilizar, é essencial entender os processos de forma individual. Agora que você já sabe como funciona a limpeza, é hora de entender a desinfecção. 

Enquanto a limpeza consegue fazer a remoção da sujeira e ajuda a eliminar alguns microrganismos, a desinfecção é o processo certo para eliminar esses agentes infecciosos. Sendo assim, temos um processo ainda mais eficaz. 

Por isso, é muito indicado que a desinfecção seja feita após a limpeza. Como resultado, consegue-se reduzir os vírus, bactérias, fungos e afins que ainda podem estar nas superfícies. Então, o método é algo preventivo e que ajuda a manter o ambiente mais seguro. 

Nesse sentido, é ideal fazer a desinfecção em superfícies tocadas com muita frequência e que podem abrigar esses microrganismos que prejudicam a saúde. Desse modo, é essencial que espaços como escolas, restaurantes, entre outros, passem pela desinfecção. 

Em casa, você não pode deixar de desinfectar as superfícies do banheiro e cozinha, fora acessórios que usa com muita frequência e podem estar contaminados. Portanto, é bom ter atenção e realizar o processo logo após a limpeza. 

Então, lembre-se: neste caso, é necessário usar desinfetantes que são capazes de combater as bactérias, vírus e outros. Para isso, aproveite produtos como o próprio álcool, cloro e até alvejantes. 

Ainda, você pode contratar a Acquazero, empresa especializada em limpeza ecológica. Os serviços da marca conseguem fazer a limpeza e desinfecção em várias superfícies com produtos adequados e métodos modernos. 

Por exemplo, a Acquazero oferece a higienização de estofados que elimina até microrganismos em camadas profundas do móvel. E claro, ainda existe a higienização de tapetes, colchões e muito mais. Você só precisa agendar um horário pelo e-commerce

Como esterilizar algo?

Para entender a diferença entre limpar, desinfetar e esterilizar, você também precisa conhecer mais sobre a esterilização. Assim, estamos falando de um processo ainda mais completo

Isso porque, a esterilização é capaz de matar todos os os vírus, bactérias e fungos que podem estar em uma determinada superfície. Logo, ela é ainda mais eficaz do que a desinfecção. 

Por isso, esse é um processo muito realizado em alimentos, equipamentos hospitalares e medicamentos. Afinal, é uma forma de garantir que nenhum microrganismo possa prejudicar a saúde das pessoas. 

Foto de uma pessoa lavando as mãos. Imagem ilustrativa para o texto diferença entre limpar desinfetar e esterilizar.
A esterilização é mais forte que uma limpeza normal feita com sabão, por exemplo.

Mas para isso, o processo demanda produtos químicos muito mais fortes e outros agentes físicos, como equipamentos próprios. Além disso, o método de esterilização pode ser feito com vapor, radiação e temperaturas elevadas. 

Nesse sentido, é comum que um processo assim seja feito em ambientes que necessitam de uma higienização mais completa. Esse é o caso de hospitais onde pessoas passam por cirurgias e tratam doenças e locais que manipulam alimentos. 

Por mais que seja a opção mais eficaz, fazer a esterilização no dia a dia, em casa, não é algo fácil. Sendo assim, recorrer ao processo de desinfecção pode ser a saída mais eficaz e prática para quem quer um ambiente protegido. 

Diferença entre limpar desinfetar e esterilizar

Ao longo do texto foi possível descobrir mais sobre a limpeza, desinfecção e esterilização. Mas se você ainda possui dúvidas quanto aos processos e suas diferenças, vamos repassar alguns pontos principais. 

Como você viu, a limpeza é ideal para remover sujidades que podem se acumular nas superfícies. Porém, ao falar sobre microrganismos, ela pode começar a eliminá-los. Mas ainda não é o suficiente. 

Dessa forma, como dito, após a limpeza é ideal realizar uma desinfecção. Isso porque, o processo consegue agir contra bactérias e vírus de forma mais eficaz, removendo esses agentes quase totalmente. Logo, esse é um processo que completa a higienização e torna sua casa mais segura. 

Por outro lado, como explicamos, a esterilização é um método que elimina totalmente esses agentes infecciosos. Porém, demanda produtos mais fortes e equipamentos específicos. Sendo assim, temos algo mais restrito a espaços como hospitais e afins. 

Ou seja, as grandes diferenças estão na capacidade de eliminar esses microrganismos. Sendo assim, a limpeza apenas começa a retirar, a desinfecção tem uma ação mais forte e a esterilização consegue acabar com todos os perigos que podem ser causados por microorganismos nocivos à saúde. 

Sendo assim, são processos com níveis diferentes de resultados quando o assunto é a capacidade de agir contra bactérias, vírus e afins. Inclusive, lembre-se que, uma desinfecção pode ser facilmente feita após uma limpeza para completar uma higienização. 

Além de saber como fazer a limpeza e desinfecção em casa, você também sabe que a Acquazero é a empresa certa para ajudar nesse momento. 

Os serviços da marca conseguem combater vários agentes infecciosos e ainda são processos ecologicamente corretos. No vídeo, veja como funciona o atendimento e soluções da Acquazero

Então, agende o seu atendimento na Acquazero de forma on-line. Clique no botão abaixo.