Isso porque, os raios de sol em contato com a água e sabão podem deixar manchas pela lataria. Desse modo, após uma simples limpeza é possível que você fique com o carro todo marcado.
Depois, vai precisar recorrer a outros processos para conseguir recuperar o bom aspecto da superfície. Por isso, sempre que for lavar o veículo, procure por um local coberto e que tenha espaço suficiente para você fazer a limpeza.
2. Escolha os produtos certos
Outro passo importante entre as dicas de limpeza automotiva, é a compra de produtos certos para cuidar do carro. Dessa forma, você pode conseguir resultados satisfatórios e ainda evitar danos.
É muito comum ver as pessoas usando produtos de limpeza que já possuem em casa para lavar o carro, por exemplo, com o detergente de cozinha. O problema, é que as substâncias presentes na composição podem ser prejudiciais para a superfície do carro.
Afinal de contas, elas não são próprias para esse tipo de superfície e podem acabar ressecando o local ou causando manchas. Então, sempre dê preferência por um produto específico.
No mercado, você encontra várias opções de limpadores multiuso e shampoos automotivos. Então, procure por lojas especializadas.
Utilizando um kit de limpeza específico para o carro você irá evitar danos por usar produtos errados. Procure seguir as instruções do produto também.
3. Use esponjas macias
Na hora de lavar a parte externa do veículo, você já sabe que deve procurar uma sombra e usar produtos específicos, não é? Mas saiba que também deve tomar cuidado com os acessórios que usa para fazer a limpeza.
Sendo assim, para evitar arranhões na pintura, a dica é procurar por esponjas macias. Com elas, é possível remover as sujidades que estão grudadas na lataria, sem correr risco de danificar o carro.
Além disso, na hora de usar toalhas, seja com um pano úmido ou um pano seco, procure pelas de microfibra. Isso porque, esse material é muito macio e oferece mais segurança na hora de cuidar das superfícies.
Sem falar que são boas opções para limpeza, inclusive, oferecendo bons acabamentos. Desse modo, lembre-se de usar opções de acessórios adequados para ter um resultado satisfatório.
4. Aspire o carro
Entre as dicas de limpeza automotiva, não podemos esquecer a parte interna do carro. Afinal de contas, fazer a higienização desse espaço é necessário tanto para o seu bem-estar, quanto para a sua saúde.
Isso porque, com o uso frequente do automóvel, é possível que vários tipos de sujidades se acumulem no ambiente interno. Com isso, não só poeiras, restos de alimentos, detritos e afins ficam no local, como também microrganismos prejudiciais à saúde.
Ou seja, bactérias, fungos e ácaros podem estar dentro do seu carro e eles são os grandes responsáveis por alergias, agravamento de doenças respiratórias e mais.
Dessa forma, é ideal manter o ambiente o mais limpo possível e você pode fazer isso de modo fácil. Tire os tapetes para lavar e caso tenha alguma mancha nos estofados utilize produtos de limpeza a seco para retirar.
Uma boa alternativa é usar o aspirador de pó para remover as sujeiras mais pesadas.
Por fim, você pode passar o aparelho pelo carpete, bancos e garantir que as superfícies fiquem mais limpas. Inclusive, por ser algo bem prático, você pode realizar a aspiração uma vez por semana para evitar o acúmulo de sujeiras.
5. Sempre limpe o painel
Na hora de fazer a limpeza do interior do carro, aproveite também para limpar o painel. Essa região costuma acumular muitas sujidades, principalmente, pelo contato constante que temos com essa área.
Desse modo, usando um pano, use um limpador próprio para higienizar todo o local. Você pode repetir o procedimento quantas vezes for necessário até conseguir se livrar de todas as sujeiras.
6. Limpe e proteja os pneus
Se você quer dicas de limpeza automotiva, trouxemos algo interessante: os cuidados com os pneus. Ou seja, com métodos de limpeza e conservação, você pode aumentar o tempo de vida útil das peças.
Então, no momento de limpar o carro, procure também cuidar dos pneus e fazer uma limpeza completa. Principalmente ao transitar em regiões mais sujas, com muita terra, é preciso retirar as sujidades acumuladas.
Além disso, é importante procurar formas de proteger os pneus. Assim, você pode optar por produtos condicionantes. Depois, é possível mantê-los em bom estado e, ainda, contribuir para que fiquem resistentes, com boa aparência.
É importante ressaltar que a utilização do silicone, que costuma vir em um kit de limpeza dessas áreas plastificadas, pode ressecar e criar um ambiente ainda mais atrativo para as sujeiras.
Além disso, a evaporação deixa no para-brisa um aspecto gorduroso e embaçado. Sendo assim, evite usar esse produto.
7. Proteja o carro
Depois de todas as dicas de limpeza automotiva, não se esqueça de procurar também por alternativas para deixar seu veículo mais protegido. Isso porque, alguns processos ajudam a manter a limpeza em dia e facilita higienizações futuras.
No mercado, existem diversas opções de processos pensados para manter o carro protegido e em bom estado. Uma delas é o enceramento, ou seja, você aplica uma camada de cera que vai proteger a pintura por mais tempo.
Embora seja bem útil, você também pode optar por alternativas mais resistentes, como a cristalização. Com ela, a pintura ganha uma camada extra de proteção, com uma espécie de resina, que dura mais tempo e realça o brilho.
Já para a parte interna, uma boa opção é a impermeabilização, que oferece uma película de proteção para os bancos. Assim, as sujidades permanecem em uma camada superior e nem líquidos conseguem se infiltrar entre as fibras do tecido.
Acquazero: sua solução para limpeza automotiva completa!
Ao longo do texto foi possível aprender dicas de limpeza automotiva. Mas saiba que você também pode ter ajuda para cuidar do carro do jeito certo. É só contratar os serviços da Acquazero.
A empresa está no mercado desde 2009 e trabalha com métodos sustentáveis. Assim, usa poucas quantidades de água e apenas produtos biodegradáveis para limpar e proteger os veículos.
Em um só lugar você encontra a limpeza ecológica, vitrificação de pintura, cristalização de vidros, limpeza técnica de motor, higienização de ar-condicionado e muito mais.
Ou seja, há soluções para cuidar da parte interna e externa do carro, com qualidade e métodos profissionais.
O que está esperando? Agende já o seu atendimento na Acquazero de forma on-line.
Esse é um método de limpeza mais pesado e atento a todos os detalhes. Serve para desencardir itens como a lataria, entradas de portas, vincos, abertura de porta malas e caixa de rodas.
A higienização vai depender de acordo com o modelo e estado do carro. Mas, em média, dura cerca de um dia, entre cinco a oito horas até que fique completo.
A higienização nada mais é que a limpeza completa do carro. É retirado os bancos e carpetes para que seja feita a limpeza corretamente.