Conforme orientações dos especialistas, a melhor maneira de se proteger contra o novo coronavírus é lavar as mãos constantemente. Seja com água e sabão ou com álcool em gel.
Da mesma forma, o uso de artigos hospitalares, como a utilização de máscara, ainda é o meio indicado para não ser infectado quando estiver próximo as pessoas, como dentro de um carro.
Mas mesmo que o assunto mundial seja o novo coronavírus, outros vírus e microrganismos sempre estiveram presentes em nossas vidas, inclusive nos carros.
Assim, a desinfecção do carro, para além da pandemia, é necessária de ser feita com frequência. Portanto, em nossas casas, não podemos abrir espaço para os vírus e bactérias. Continue a leitura e saiba mais!
Como é feita a desinfecção em casa?
Mesmo que façamos a desinfecção do carro, se não estivermos cercados de ambientes limpos acabamos levando para o veículos todo tipo de vírus e bactérias.
Em nossa casa, por exemplo, com o novo coronavírus, foi necessário atentarmos para a limpeza deste ambiente. Os especialistas afirmam que a limpeza pode ser feita com água sanitária e desinfetante.
Do mesmo modo, a utilização de aspiradores para pisos com tapetes ou carpetes é uma opção. Logo, podemos fazer a limpeza com panos umedecidos com água sanitária para outros pisos.
Em tempos de pandemia, este processo deve ser diário, principalmente para residências com mais pessoas ou com maior movimento de idas para a rua.
Assim, um tapete desinfetante, encharcado com agentes químicos na porta de casa ajuda a eliminar possíveis microrganismos presentes nas solas dos calçados.
Desinfecção de veículos de várias maneiras
No mercado existem diversos serviços para a desinfecção do carro. Vale lembrar que para livrar o ambiente do novo coronavírus os serviços podem não ter eficácia completa.
Isso se dá, pois o vírus ainda é novo e não há estudos o suficiente para ter certeza absoluta do poder das desinfecções automotivas sobre ele.
Por outro lado, vale lembrar que métodos como a oxi-sanitização ou o uso de outros gases são eficazes contra outros tipos de vírus e bactérias com eficácia comprovada.
Em alguns casos, veda-se completamente o veículo e aplica-se gases antimicrobianos. Para motoristas que usam o carro constantemente, é uma boa ajuda.
Dentre estes serviços que mais têm atraído o interesse são aqueles que prometem exterminar microrganismos como bactérias, fungos, ácaros e até vírus do interior do carro.
Assim, vale lembrar que os produtos para a desinfecção do carro devem ser autorizados pela Anvisa e os aparelhos certificados pelo Inmetro.
As certificações destes órgãos governamentais são uma segurança a mais em um momento tão conturbado.
Não se pode acreditar em todas as propagandas que estão sendo veiculadas.
Então, é preciso pesquisar a eficácia de alguns métodos e não desleixar com as medidas de seguranças comprovadamente corretas.
Desinfetar o carro por conta própria
Alguns cuidados para manter o carro livre de vírus e bactérias podem ser feitos no dia a dia, com uso de produtos mais simples, encontrados facilmente no mercado. Da mesma forma, são de fácil aplicação.
Logo, limpar painel, volante, alavanca de câmbio e toda superfície plástica com álcool isopropílico, que não danifica o material, é uma dica importante. Assim, mantém a cabine limpa e livre de microrganismos.
Do mesmo modo, a higienização do ar-condicionado é um atitude importante para deixar o ambiente interno do carro mais agradável e livre de vírus e esporos bacterianos.
Esta limpeza é recomendada a cada seis meses ou no máximo anualmente.
Ela pode ser feita com a aplicação de um aerossol que higieniza o sistema ou executada por uma empresa especializada, como a Acquazero.
Uma dica simples mas que é válida para a desinfecção do carro é o uso constante de um pano umedecido com água e sabão neutro. Pode ser usado em algumas partes do interior do veículo.
Outra forma de desinfetar o automóvel é o uso de alguns produtos próprios, que podem inclusive auxiliar na limpeza, conforme mostra o vídeo abaixo. Confira!
Higienizar o carro sempre
A limpeza do interior do carro é um serviço que precisa ser feito sempre. Dessa maneira, não só evita um ambiente cheio de microrganismo como deixa a cabine mais agradável.
Do mesmo modo, é uma proteção para a saúde dos usuários do carro. Isso porque o acúmulo de fungos, bactérias e ácaros pode provocar alergias e agravar problemas respiratórios.
Assim, com a pandemia, os cuidados com o ambiente interno devem ser redobrados. Para quem possui um aspirador de pó em casa, passá-lo no carpete sempre que possível.
Portanto, fazer com frequência a higienização interna profissional, como a realizada pela Acquazero, elimina as chances de conviver com o novo coronavírus no seu carro.
Igualmente importante é a limpeza dos bancos, que podem acumular sujeira trazida pelas roupas dos passageiros.
E se pensarmos bem, nem sempre sabemos por onde as pessoas estiveram antes de entrar no nosso carro.
Logo, uma limpeza a vapor ou com produtos indicados é ideal para manter o estofamento livre de “inimigos invisíveis” e indesejáveis.
Alguns dos serviços de desinfecção do carro estão no portifólio da Acquazero. Se estiver interessado, procure a unidade mais próxima pelo nosso site ou entre em contato pelo e-commerce ou aplicativo.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e venha conhecer mais dicas pelo nosso blog.