Do mesmo modo, estas capas e as roupas de camas ajudam a conservar o colchão limpo, pois elas podem ser retiradas semanalmente e lavadas na máquina.
Por outro lado, se toda esta proteção não foi o suficiente para manter o seu colchão limpo, é preciso fazer uma higienização nele.
Para estes casos, separamos algumas dicas de como tirar sangue do colchão. Acompanhe a leitura.
Como tirar sangue do colchão?
Se mesmo com a roupa de cama e capa protetora você perceber que o sangue chegou até o colchão e ainda não secou, é preciso agir rápido para minimizar os danos.
Num primeiro momento, seque o líquido o máximo possível com papel toalha. Logo em seguida, passe uma escova de cerdas macias com água e detergente neutro. Faça movimentos delicados e sem encharcar o local.
Se tiver uma flanela de microfibras, envolva a escova nele e passe sobre a superfície. É apenas uma dica para evitar que danifique a peça. Mas o mais importante nesse momento, é evitar que a mancha cresça.
Além de delicado, o movimento deve ser mínimo possível. Se esfregar demais a região, você vai espalhar o sangue e assim, aumentar a sua mancha. Não é o que queremos.
Após essa limpeza, passe um pano limpo e seco no local para tirar o excesso do líquido. Este primeiro cuidado pode ser fundamental para evitar que o colchão fique manchado.
Por outro lado, caso a mancha de sangue tenha secado, essa limpeza pode ficar um pouco mais difícil. Mas, não se preocupe: abaixo falaremos do passo a passo para tirá-la. Confira!
Remover mancha de sangue seco sem segredo
Este tipo de mancha é uma das mais complicadas para se tirar do colchão. Além disso, se não for removida, pode causar odores com o tempo.
A primeira dica de como tirar sangue do colchão caso ele tenha secado é misturar bicarbonato de sódio com água fria para tentar acabar ou diminuir a mancha.
Aplique a mistura sobre ela e aguarde 30 minutos para que faça efeito. Depois disso, passe um pano limpo molhado e logo depois passe um pano seco, esfregando o colchão até sair a mancha e a umidade. Se este processo não remover toda a mancha, deve reduzir bastante.
Mais uma vez, tenha em mente que o cuidado para não fazer a mancha aumentar. Esfregue apenas o local onde o sangue seco está, evite ao máximo passar desse limite.
Manchas mais antigas
Saiba que podemos usar um produto um pouco mais forte, caso a mancha esteja mais antiga ou concentrada. Se a situação exigir, a água oxigenada 10 volumes pode ser a solução.
Então, aplique sobre a mancha e deixe agir até borbulhar. Tome cuidado para não exagerar na quantidade de produto aplicado, para não encharcar a superfície.
Depois disso, remova o excesso com um pano limpo. Isso deve ser o suficiente para retirar toda a mancha de sangue seco do colchão.
Para evitar que outros tipos de manchas apareçam em sua cama, dê atenção à limpeza rotineira do seu colchão.
Fique ligado em outras sugestões para você cuidar bem desse seu companheiro de todas as noites.
Como limpar colchão de formas variadas
Os cuidados com a limpeza do colchão devem fazer parte do nosso cotidiano. Um item tão presente nas nossas vidas não pode ficar “largado”, sem uma boa higienização.
De tempos em tempos, recomenda-se uma lavagem, de preferência a seco, para evitar encharcar o interior do item.
Independente da composição do seu colchão, mola ou espuma, o contato exagerado com a água pode prejudicar as suas propriedades. Resultando assim, em noites mal dormidas.
Sem contar no acúmulo de umidade que acaba gerando. Não à toa, é sempre aconselhável que você use estrados paralelos para sustentá-lo na cama, permitindo que ele respire dessa forma.
Da mesma forma, o uso de roupas de cama auxilia na conservação da sua qualidade.
Outra forma de conservar o colchão é virá-lo periodicamente para que ele seja usado de forma uniforme de todos os lados. Isso evita também que ele pegue o formato do corpo e fique desconfortável.
Sendo assim, vamos ensinar passo a passo algumas formas de limpar o colchão usando produtos caseiros, que são eficientes para deixá-lo livre de sujeiras e microrganismos. Acompanhe!
Limpeza a seco com bicarbonato de sódio
Uma técnica bastante usada nos lares brasileiros para limpar colchão é com bicarbonato de sódio. É uma maneira simples para retirar a sujeira e evitar o surgimento de manchas ao longo do tempo.
Polvilhe o bicarbonato por todo o colchão e deixe agir por cerca de 30 minutos.
Depois, pegue uma escova de cerdas macias, a envolva sobre uma flanela de preferência e passe pela superfície colocando um pouco de força.
Depois disso, deixe agir por mais 30 minutos e use o aspirador de pó para tirar o excesso de sujeira. Este produto altera o pH do colchão, eliminando a sujeira e dificultando o aparecimento de microrganismos.
Essa técnica ainda possui a vantagem de evitar molhar o colchão, o que conserva a sua vida útil por mais tempo. Assim, pode ser realizada com uma boa frequência.
Vinagre e bicarbonato para o mau cheiro do colchão
O colchão costuma passar por alguns “incidentes” que, com o tempo, podem deixá-lo com mau cheiro. Seja a urina das crianças ou do cachorro, bem como do suor acumulado com o tempo.
Dessa forma, chega um certo momento que, mesmo com a troca da roupa de cama, é preciso um cuidado especial para o colchão.
Para resolver esse problema, misture meio copo de vinagre branco com meio copo de água morna, e acrescente três colheres de sopa de bicarbonato.
Em seguida, aplique esta solução em um pano umedecido e esfregue sobre o colchão.
Faça a limpeza até sentir que o cheiro anterior do colchão já se foi e que resta apenas o cheiro do vinagre. Depois, passe um pano com um pouco de óleo de lavanda para tirar o cheiro do vinagre.
Deixe o colchão no sol por algumas horas para terminar de secar. Esta exposição ao sol também é importante para evitar o aparecimento de mofo no colchão.
Porém, é muito importante que você tome cuidado na hora de colocá-lo sob a luz solar. Se a umidade do ar estiver muito alta no dia, é melhor evitar essa técnica.
Inclusive, qualquer limpeza utilizando o pano úmido. Isso acontece, pois a junção de temperatura com o calor, favorece a proliferação dos microrganismos.
A umidade do ar é o nível de vapor d’água na atmosfera. O ideal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é que a porcentagem fique entre 40% e 70%.
Qualquer valor acima disso, evite limpar seu colchão usando água. Para evitar qualquer dúvida, uma simples pesquisa no Google é capaz de responder a umidade na sua região.
Como limpar colchão encardido?
Seguimos com mais uma dica para você, e esta vem bem a calhar, principalmente para aquele colchão mais antigo e encardido.
Para essas superfícies, precisamos de 4 colheres de sopa de bicarbonato, 250 ml de água oxigenada, duas gotas de sabão líquido para roupas, de preferência incolor, aspirador de pó e escova.
Faça a mistura em um borrifador e aplique sobre a superfície do colchão. Passe a escova, dando ênfase às partes mais encardidas. Deixe secar em ambiente ventilado.
Em seguida, passe o aspirador de pó para retirar o excesso de bicarbonato ou passe um pano umedecido se for preciso, para finalizar.
Esta limpeza é muito indicada para cama box, que costuma encardir com o tempo.
Saiba como tirar outras manchas do colchão
Como vimos, são diversos materiais que podem provocar manchas no colchão, até mesmo o passar do tempo pode deixar o item encardido.
Alguns materiais específicos precisam de um cuidado especial para que se possa remover a mancha causada por eles, como veremos a seguir.
Tirar mancha de vinho
Não é incomum acontecer um pequeno acidente e derramarmos uma pequena taça de vinho na cama, por isso, é preciso saber como remover a mancha causada por este líquido.
Logo, para tirar a mancha de vinho do colchão temos alguns procedimentos bastante simples, parecido com a maneira de como tirar sangue de colchão.
Se a mancha for mais recente, faça uma mistura de igual proporção entre água e álcool e faça a limpeza sem encharcar o local da sujeira. Assim, você pode usar um borrifador para ajudar.
Para manchas mais antigas ou de vinho tinto, faça uma mistura de três quartos de vinagre e um de água.
Depois, borrife sobre a mancha e faça a limpeza com um pano limpo.
Do mesmo modo, evite molhar demais o colchão, pois pode fazer com que a sujeira escorra mais para dentro do item e vá parar nas espumas e molas.
Remover mancha de urina
Uma mancha comum de acontecer em casa com animais domésticos ou com crianças menores é a urina no colchão.
Para remover este tipo de mancha não é complicado, principalmente se a sujeira for mais recente.
Cubra a mancha com bicarbonato de sódio e deixe agir até que fique mais clara. Em seguida, passe uma escova macia com delicadeza e envolvida numa flanela de microfibras para terminar a limpeza.
Se a mancha não sair por completo, misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, com meia colher de chá de água e deixe em cima da mancha. Depois de 20 minutos esfregue com uma escova macia.
Assim como tirar sangue de colchão, a remoção da urina deve ser feita a seco, evitando encharcar o item.
Tirar manchas variadas
Como tirar sangue de colchão, remover as mais variadas manchas é bem fácil, e pode ser feito com alguns produtos que temos em casa.
Passar um pano umedecido com água fria e detergente pode ser o suficiente para manchas de comidas ou de gordura.
Porém, se a mancha for mais antiga, pode ser necessário misturar também um pouco de vinagre para tornar a solução mais eficiente.
Como tirar odores do colchão?
O colchão é um item que costuma ficar com mau cheiro ao longo do tempo, principalmente por causa do suor que deixamos nele durante a noite.
Para tirar o odor do cigarro, use uma mistura de detergente com vinagre e água fria, borrifando-a por todo o colchão.
Em seguida faça a limpeza com um pano seco até remover todo o excesso de líquido.
Mas para tirar o cheiro de urina, aplique o quanto antes sobre o local o bicarbonato de sódio e deixe agir. Depois faça a limpeza com um aspirador de pó para tirar o excesso do bicarbonato.
Quais outros cuidados importantes para o colchão?
Já ensinamos como tirar sangue do colchão e as melhores formas de limpá-lo. Porém, não vamos finalizar sem antes te dar mais algumas dicas.
Por passarmos um terço da nossa vida no colchão, é preciso cuidar dele. Por isso, é necessário evitar o surgimento de ácaros e fungos, além do mofo. Algumas atitudes simples podem ajudar.
Deixe o colchão arejar
Algo interessante é levar o colchão para o ar livre de tempos em tempos. Não necessariamente sob o sol: apenas deixe que o tecido “respire”.
Portanto, é bom manter o ambiente do quarto sempre arejado, aproveitando os dias de calor. Isso é extremamente importante, principalmente depois de dias de chuva ou longos invernos.
Nestes períodos, a casa costuma ficar mais fechada, e isso pode contribuir para a proliferação de ácaros, que se multiplicam em ambientes úmidos e com pouca ventilação.
Além disso, como citamos anteriormente, evite fazer esse processo em dias muito úmidos.
Quando você ver que a umidade relativa está, por exemplo, 70%, significa que restam 30% para o ar reter todo o vapor d’água.
Realize uma limpeza profissional
Uma última dica que pode te ajudar, seja para a limpeza do cotidiano ou para recuperar o seu colchão: faça a higienização profissional.
O cuidado realizado por especialistas terá resultados ainda mais eficazes na limpeza do tecido e cuidado com a sua saúde.
A ajuda de um profissional com equipamentos próprios e produtos direcionados para este tipo de limpeza pode fazer maravilhas pelo seu colchão.
Da mesma forma, é possível a aplicação de um impermeabilizante, que protege o colchão contra a infiltração de umidade. O produto bloqueia parte dos líquidos que poderiam ir para as espumas ou molas.
Assim, auxilia também na limpeza, pois dificulta que a sujeira se impregne por entre as fibras, permitindo uma lavagem a seco mais simples e eficiente.
A Acquazero realiza a limpeza e impermeabilização profissional de colchão. Além disso, higieniza sofá e outras superfícies em casa.
Então, procure a Acquazero mais próxima de você e agende seu horário pelo nosso e-commerce ou aplicativo.