Por outro lado, se toda esta proteção não foi o suficiente para manter o seu colchão limpo, é preciso fazer uma higienização nele.
Um incidente corriqueiro, principalmente para mulheres, é o sangue no colchão. Para estes casos, temos algumas dicas de como tirar sangue do colchão.
Como tirar sangue do colchão?
Se mesmo com a roupa de cama e capa protetora você perceber que o sangue chegou até o colchão e ainda não secou, é preciso agir rápido para minimizar os danos.
Em um primeiro momento, seque o líquido o máximo possível com papel toalha. Logo em seguida, passe uma escova de cerdas macias com água e detergente neutro. Faça movimentos delicados e sem encharcar o local.
Depois, passe um pano limpo e seco no local para retirar o excesso do líquido. Este primeiro cuidado pode ser fundamental para evitar que o colchão fique manchado.
Por outro lado, caso a mancha de sangue tenha secado, essa limpeza pode ficar um pouco mais difícil. Mas, não se preocupe: abaixo falamos do passo a passo para tirá-la.
Remover mancha de sangue seco sem segredo
Este tipo de mancha é uma das mais complicadas para se tirar do colchão. E, se não removida, pode causar odores com o tempo.
Assim, a primeira dica de como tirar sangue do colchão caso ele tenha secado é misturar bicarbonato de sódio com água fria para tentar acabar ou diminuir a mancha.
Aplique a mistura sobre ela e aguarde 30 minutos para que faça efeito.
Depois disso, passe um pano limpo molhado e logo depois passe um pano seco, esfregando o colchão até sair a mancha e a umidade. Se este processo não remover toda a mancha, deve reduzir bastante.
Do mesmo modo, podemos usar um produto um pouco mais forte, caso a mancha esteja mais antiga ou mais concentrada. Se a situação exigir, a água oxigenada 10 volumes pode ser a solução.
Aplique sobre a mancha e deixe agir até borbulhar. Tome cuidado para não exagerar na quantidade de produto aplicado, para não encharcar a superfície.
Depois disso, remova o excesso com um pano limpo. Isso deve ser o suficiente para retirar toda a mancha de sangue seco do colchão.
Outra dica é dar atenção à limpeza rotineira do seu colchão. Assim, você vai evitar que outros tipos de manchas apareçam.
Fique ligado em outras sugestões para você cuidar bem desse seu companheiro de todas as noites.
Como limpar colchão de formas variadas
Os cuidados com a limpeza do colchão devem fazer parte do nosso cotidiano. Um item tão presente nas nossas vidas não pode ficar “largado”, sem uma boa higienização.
De tempos em tempos, recomenda-se uma lavagem, de preferência a seco, para evitar encharcar o interior do item. Da mesma forma, o uso de roupas de cama auxilia na conservação de sua qualidade.
Outra forma de conservar o colchão é virá-lo periodicamente para que ele seja usado de forma uniforme de todos os lados. Isso evita também que ele pegue o formato do corpo e fique desconfortável.
Vamos ensinar passo a passo algumas formas de limpar o colchão utilizando produtos caseiros, que são eficientes para deixá-lo livre de sujeiras e microrganismos. Acompanhe!
Limpeza a seco com bicarbonato de sódio
Uma técnica bastante utilizada nos lares brasileiros para limpar colchão é com bicarbonato de sódio. É uma maneira simples para retirar a sujeira e evitar o surgimento de manchas ao longo do tempo.
Polvilhe o bicarbonato por todo o colchão e deixe agir por cerca de 30 minutos. Depois, pegue uma escova de cerdas macias e passe pela superfície colocando um pouco de força.
Depois disso, deixe agir por mais 30 minutos e use o aspirador de pó para retirar o excesso de sujeira. Este produto altera o pH do colchão, eliminando a sujeira e dificultando o aparecimento de microrganismos.
Essa técnica ainda possui a vantagem de evitar molhar o colchão, o que conserva a sua vida útil por mais tempo. Assim, pode ser realizada com uma boa frequência.
Vinagre e bicarbonato para o mau cheiro do colchão
O colchão costuma passar por alguns “acidentes” que, com o tempo, podem deixá-lo com mau cheiro. Seja a urina das crianças ou do cachorro, bem como do suor acumulado com o tempo.
Dessa forma, chega um certo momento que, mesmo com a troca da roupa de cama, é preciso um cuidado especial para o colchão.
Assim, misture meio copo de vinagre branco com meio copo de água morna, e acrescente três colheres de sopa de bicarbonato. Em seguida, aplique esta solução em um pano e esfregue sobre o colchão.
Faça a limpeza até sentir que o cheiro anterior do colchão já se foi e que resta apenas o cheiro do vinagre. Depois, passe um pano com um pouco de óleo de lavanda para tirar o cheiro do vinagre.
Deixe o colchão no sol por algumas horas para terminar de secar. Esta exposição ao sol também é importante para evitar o aparecimento de mofo no colchão, principalmente em lugares com o clima mais úmido.
Como limpar colchão encardido?
Seguimos com mais uma dica para você, e esta vem bem a calhar, principalmente para aquele colchão mais antigo e encardido.
Para essas superfícies, precisamos de 4 colheres de sopa de bicarbonato, 250 ml de água oxigenada, duas gotas de sabão líquido para roupas, aspirador de pó e escova.
Faça a mistura em um borrifador e aplique sobre a superfície do colchão. Passe a escova, dando ênfase às partes mais encardidas. Deixe secar em ambiente ventilado.
Em seguida, passe o aspirador de pó para retirar o excesso de bicarbonato ou passe um pano umedecido se for preciso, para finalizar.
Esta limpeza é muito indicada para cama Box, que costuma encardir com o tempo.
Saiba como tirar outras manchas do colchão
Como vimos, são diversos materiais que podem provocar manchas no colchão, até mesmo o passar do tempo pode deixar o item encardido.
Alguns materiais específicos precisam de um cuidado especial para que se possa remover a mancha causada por eles, como veremos a seguir.
Tirar mancha de vinho
Não é incomum acontecer um pequeno acidente e derramarmos uma pequena taça de vinho na cama, por isso, é preciso saber como remover a mancha causada por este líquido.
Dessa forma, para tirar a mancha de vinho do colchão temos alguns procedimentos bastante simples, parecido com a maneira de como tirar sangue de colchão.
Se a mancha for mais recente, faça uma mistura de igual proporção entre água e álcool e faça a limpeza sem encharcar o local da sujeira. Assim, você pode usar um borrifador para ajudar.
Para manchas mais antigas ou de vinho tinto, faça uma mistura de três quartos de vinagre e um de água. Da mesma forma, borrife sobre a mancha e faça a limpeza com um pano limpo.
Do mesmo modo, evite molhar demais o colchão, pois pode fazer com que a sujeira escorra mais para dentro do item e vá parar nas espumas e molas.
Remover mancha de urina
Uma mancha comum de acontecer em casa com animais domésticos ou com crianças menores é a urina no colchão.
Para remover este tipo de mancha não é complicado, principalmente se a sujeira for mais recente.
Cubra a mancha com bicarbonato de sódio e deixe agir até que fique mais clara. Em seguida, passe uma escova macia para terminar a lavagem.
Se a mancha não sair por completo, misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, com meia colher de chá de água e deixe em cima da mancha. Depois de 20 minutos esfregue com uma escova macia.
Assim como tirar sangue de colchão, a remoção da urina deve ser feita a seco, evitando encharcar o item.
Tirar manchas variadas
Como tirar sangue de colchão, remover as mais variadas manchas é bem fácil, e pode ser feito com alguns produtos que temos em casa.
Passar um pano umedecido com água fria e detergente pode ser o suficiente para manchas de comidas ou de gordura.
Porém, se a mancha for mais antiga, pode ser necessário misturar também um pouco de vinagre para tornar a solução mais eficiente.
Como tirar odores do colchão?
O colchão é um item que costuma ficar com um mau cheiro ao longo do tempo, principalmente por causa do suor que deixamos nele durante a noite.
Para tirar o odor do cigarro, use uma mistura de detergente com vinagre e água fria, borrifando-a por todo o colchão. Em seguida faça a limpeza com um pano seco até remover todo o excesso de líquido.
Do mesmo modo, para tirar cheiro de urina, aplique o quanto antes sobre o local bicarbonato de sódio e deixe agir. Depois faça a limpeza com um aspirador de pó para retirar o excesso do bicarbonato.
Quais outros cuidados importantes para o colchão?
Já ensinamos como tirar sangue do colchão e as melhores formas de limpá-lo. Mas não vamos finalizar sem antes te dar mais algumas dicas.
Por passarmos um terço da nossa vida no colchão, é preciso cuidar dele. É necessário evitar o surgimento de ácaros e fungos, além do mofo. Algumas atitudes simples podem ajudar.
Deixe o colchão arejar
Algo interessante é levar o colchão para o ar livre de tempos em tempos. Não necessariamente sob o sol: apenas deixe que o tecido “respire”.
Da mesma forma, é bom manter o ambiente do quarto sempre arejado, aproveitando dias de calor. Isso é extremamente importante, principalmente depois de dias de chuva ou longos invernos.
Nestes períodos, a casa costuma ficar mais fechada, e isso pode contribuir para a proliferação de ácaros, que se multiplicam em ambientes úmidos e com pouca ventilação.
Realize uma limpeza profissional
Uma última dica que pode te ajudar, seja para a limpeza do cotidiano ou para recuperar o seu colchão: faça a higienização profissional da superfície.
O cuidado realizado por especialistas terá resultados ainda mais eficazes na limpeza do tecido e cuidado com a sua saúde.
A ajuda de um profissional com equipamentos próprios e produtos direcionados para este tipo de limpeza pode fazer maravilhas pelo seu colchão.
Da mesma forma, é possível a aplicação de um impermeabilizante, que protege o colchão contra a infiltração de umidade. O produto bloqueia parte dos líquidos que poderiam ir para as espumas ou molas.
Dessa forma, auxilia também na limpeza, pois dificulta que a sujeira se impregne por entre as fibras, permitindo uma lavagem a seco mais simples e eficiente.
A Acquazero realiza a limpeza e impermeabilização profissional de colchão. Além disso, higieniza sofá e outras superfícies em casa, como o vídeo abaixo apresenta.
Procure a Acquazero mais próxima de você e agende seu horário pelo nosso e-commerce ou aplicativo.