Além disso, o mofo é uma ameaça, que pode causar coceiras, alergias, asma e outros problemas respiratórios.
Claro, você já deve saber que o mofo doméstico faz mal à saúde e deixa os móveis manchados e com cheiro ruim. Porém, você sabia que também pode causar sérios danos à sua casa?
Então, tratar o problema do mofo assim que você o notar não apenas evita que o problema piore. A medida evita gastos maiores no futuro, além de manter sua casa e seu carro mais bonitos e saudáveis.
Sim, o seu carro. Afinal, o mofo pode aparecer nos forros, tapetes e assentos automotivos.
O mofo se alimenta de materiais orgânicos, como madeira, papel e tecidos. Ele corrói esses materiais, fazendo com que apodreçam e se desintegrem.
Assim, ele pode também corroer papéis de parede, estofados, tapetes, carpetes e outras estruturas dentro da casa.
Se não for verificado, o mofo pode chegar até a causar danos grandes o suficiente para destruir tábuas do piso, paredes e tetos. Impressionante, não é?
Obviamente, leva muito tempo até chegar nesse ponto. Porém, remediar sempre sai muito mais caro do que prevenir.
Saiba como tirar mofo com soluções caseiras
A melhor maneira de prevenir a formação de mofo é higienizar seus móveis regularmente e minimizar a umidade.
Você pode tomar algumas medidas para manter o mofo longe da sua casa: limpar as portas do chuveiro depois de cada banho, consertar vazamentos e manter seus azulejos limpos etc.
Mas isso pode não ser o suficiente em alguns casos. Os produtos específicos são a melhor opção para tirar mofo.
Embora, alguns deles contêm produtos químicos agressivos, que podem ser tão prejudiciais quanto o próprio mofo.
A boa notícia é que existem formas de se livrar do mofo sem precisar recorrer aos produtos químicos tóxicos.
Continue lendo e aprenda algumas soluções caseiras para acabar com o mofo em sua casa. São materiais seguros para os seres vivos e o meio ambiente, além de serem mais baratos do que as marcas comerciais.
Água oxigenada
A água oxigenada é uma ótima solução contra fungos, vírus e bactérias a ser aplicada em várias superfícies impregnadas com mofo.
Algumas delas incluem eletrodomésticos, louças, pias e paredes da cozinha, bem como o chão e o box do chuveiro.
Modo de uso
Coloque uma concentração de 3% de água oxigenada em um borrifador.
Primeiramente, teste em uma área imperceptível da superfície. Assim, você evita danos como a descoloração. Se não houver problemas, aplique sobre a superfície mofada e deixe agir por dez minutos.
Em seguida, esfregar a área com força é a melhor forma de como tirar mofo. Assim que a superfície estiver livre de bolor residual e manchas, seque-a.
Vinagre branco
O vinagre branco é um produto levemente ácido que limpa, desodoriza e desinfeta e você pode usar com segurança na maioria das superfícies. Não se preocupe, seu cheiro forte desaparece em poucas horas.
A vantagem do vinagre é que ele pode matar 82% das espécies de fungos em superfícies porosas e não porosas.
Modo de uso
Despeje o vinagre branco não diluído em um borrifador. Como o produto contém apenas 20% de ácido acético, adicionar água o tornaria menos eficaz.
Depois, borrife o vinagre na superfície mofada e deixe agir por uma hora. Por fim, limpe a área com água, em seguida aguarde a superfície secar.
Bicarbonato de sódio
O bicarbonato é seguro para pessoas, animais de estimação e plantas. Sua vantagem é que ele é útil não só para tirar mofo, mas também para eliminar cheiros desagradáveis do ambiente.
Além de matar o mofo, o bicarbonato de sódio absorve a umidade. Isso significa uma proteção extra.
Modo de uso
Adicione um quarto de colher de sopa de bicarbonato de sódio em um borrifador com água e agite até que ele se dissolva.
Borrife a área mofada com a solução de bicarbonato de sódio e água. Em seguida, usar uma escova é a melhor forma de como tirar mofo do material.
Depois, enxágue a superfície com água para remover os resíduos e o bicarbonato de sódio.
Por fim, borrife a área novamente e deixe a superfície secar, mas sem esfregar. Isso mata qualquer mofo restante e evita que ele retorne.
Se o caso for um mofo de remoção especialmente difícil, faça a seguinte mistura: 50% de bicarbonato de sódio, 25% de vinagre branco e outros 25% de água.
Depois, mexa a mistura até que ela se transforme em uma pasta grossa. Em seguida, espalhe toda a substância na superfície e deixe secar. Por fim, esfregue o mofo e as manchas pretas e depois limpe com água.
Óleos essenciais
Os óleos essenciais são compostos naturais que podem fazer muito mais do que melhorar o aroma do ambiente.
Eles são também repelentes de insetos, antissépticos e desodorizantes. Além disso, constituem uma das formas mais seguras para que você se livre do mofo.
Esse tipo de produto é um fungicida natural, que limpa o mofo rapidamente e ajuda a evitar que os esporos do mofo voltem.
Modo de uso
Os óleos essenciais podem causar irritações. Por isso, use luvas de proteção.
Combine uma colher de chá de óleos essenciais com uma xícara de água em um borrifador e agite bem, para misturar a solução.
Borrife a área mofada, deixe secar por uma hora e, em seguida, limpe com um pano de microfibra ou toalha seca.
Limões
A alta concentração de ácido no limão quebra o bolor, torna-o fácil de remover, além de desinfetar a superfície.
Os limões não só são uma excelente opção de como tirar mofo, mas também são desodorizantes, antissépticos, alvejantes, removedores de manchas e limpadores naturais.
Modo de uso
Esprema de três a cinco limões em uma xícara e despeje sobre a área mofada. Deixe descansar por cinco minutos e depois limpe a superfície com uma toalha úmida.
Você pode aplicar novamente e esfregar a superfície para se livrar daquelas manchas de mofo mais difíceis.
Como lavar tapete em casa?
Você quer melhorar a qualidade do ar respirado em sua casa e ainda deixar as suas peças com um aspecto renovado? Então, veja a seguir como lavar tapete em casa da melhor forma.
Passo a passo para limpar tapete felpudo
Um tapete volumoso realmente é algo que chama a atenção no ambiente, além de trazer conforto.
Algumas peças chegam a ter 4 cm de espessura. Por isso, elas podem acumular muita poeira, bactérias e alérgenos. Assim, é importante lavar seu tapete felpudo em casa regularmente.
Primeiramente, leve o tapete para o lado de fora, onde você pode sacudi-lo e liberar sujeira e poeira soltas.
Se o seu tapete for muito grande, coloque-o dobrado sobre uma grade limpa ou nas costas de uma cadeira, com a face virada para baixo.
Dessa forma, use o cabo de uma vassoura para bater o tapete na parte de trás e liberar partículas de sujeira mais teimosas.
Você não deve aspirar a superfície desse tipo de tapete, pois isso pode quebrar suas fibras longas. Porém, é indicado virar o tapete para baixo e aspirar atrás da peça.
Saiba como lavar tapete de tecido
Os tapetes de retalho ou tecido costumam ser bem coloridos e variados. Com o seu aspecto artesanal, eles trazem descontração e uma sensação de nostalgia ao ambiente.
Então, para manter o aspecto dessas peças, você deve lavar tapete em casa regularmente. Assim, comece a limpeza sacudindo o tapete, para tirar os eventuais resíduos que estejam presos na tela.
Se a peça for grande e você tiver espaço, leve o tapete para fora e sacuda. Por outro lado, se o seu tapete for pequeno, assim como o espaço, balance-o no chão, depois varra ou aspire a sujeira.
Você ainda tem a opção de aspirar o tapete diariamente, em vez de sacudi-lo. Assim, certifique-se de trabalhar os dois lados da peça e que o aspirador de pó esteja no modo suave.
No caso de peças menores, você ainda pode lavar o tapete em casa, com detergente neutro. Você também tem a opção de colocar o tapete na máquina, junto das suas outras roupas.
Use o ciclo suave, com água fria, sabão neutro e amaciante, para manter o aspecto da peça por mais tempo. Quando acabar, pendure o tapete, para que possa secar.
Limpeza a seco do tapete
Para lavar tapete em casa pelo método a seco, você precisará de um spray com espuma ou pó próprio para essa técnica. Talvez seja necessário mais de um spray na limpeza.
Depois de aplicar, espere entre 30 minutos e uma hora. Passado esse tempo, tire o pó com uma escova e aspire a peça. Para remover esse tipo de produto, é necessário uma aspiração completa e profunda.
O método a seco tem algumas vantagens. Por exemplo, não faz bagunça em sua sala de estar, não estraga pisos de madeira e você já pode voltar a usar seu tapete logo depois da limpeza.
Além disso, como o método não deixa umidade, não há risco de proliferação de germes e mofo em seu tapete.
Como tirar mofo por meio de um serviço profissional?
Para casos mais profundos ou mais graves, o ideal é chamar uma empresa especializada em limpeza de ambientes.
Essa opção também serve para você que prefere a comodidade do que ter que “colocar a mão na massa”.
Um exemplo é a Acquazero. A marca trabalha com uma série de serviços para limpeza de estofados, colchões, sofás, tapetes e carpetes.
Com profissionais capacitados, produtos adequados e instrumentos de limpeza, certamente o mofo ficará longe do seu ambiente residencial.
Geralmente, os métodos tradicionais para lavar sofá usam vapor. Nessa técnica, uma grande quantidade de água é bombeada para o interior do estofamento.
Porém, você já viu que a umidade cria um ambiente favorável à formação de mofo. Por isso, a lavagem a seco é a melhor opção nesses casos.
O método, também adotado pela Acquazero, utiliza produtos específicos, que são misturados a um pouco de água.
Esse método evita que o sofá fique encharcado, e por isso é mais rápido e eficiente do que uma limpeza que usa vapor.
Além disso, a Acquazero é a maior rede de estética automotiva do mundo.
Assim, trabalha com técnicas para limpeza, estética e manutenção de veículos, o que auxilia na eliminação de mofo também do interior de carros. Acesse o e-commerce da marca para saber mais.
Considere fazer uma impermeabilização de estofados
Falando em serviços especializados, uma boa medida preventiva é a impermeabilização de estofados.
Impermeabilizar é o mesmo que tornar algo “à prova d’água”. Dessa forma, a passagem de substâncias líquidas ou oleosas para o sofá é bloqueada.
No caso da impermeabilização de sofá, um produto especial é aplicado para atingir esse resultado. Esse produto impermeabilizante, fecha as fibras do tecido e forma uma camada protetora sobre o estofamento.
Como a umidade não consegue passar, os bolores e fungos não se proliferam nem na superfície nem no interior do móvel.
Dessa maneira, se algo for derramado no estofamento, um aspirador de pó ou até mesmo um pano seco resolve seu problema rapidamente. Além da praticidade, deixar seu sofá à prova d’água aumenta sua vida útil.
Sendo assim, para serviços como higienização a seco e impermeabilização de estofados, existem empresas como a Acquazero.
Para sua comodidade, esse serviço é delivery. Em outras palavras, com apenas alguns cliques, a empresa vai até você e faz toda higienização necessária.
Os profissionais que fazem um serviço especializado sabem como tirar mofo de maneira eficaz e sem riscos à sua mobília.
Entre em nosso e-commerce ou baixe nosso app e encontre uma solução profissional perto de você. Lá, também é possível agendar o dia e horário do seu atendimento.