Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é muito comum para limpeza de itens residenciais, e para tirar mancha de mofo das roupas também é um ótimo remédio.
Para remover o bolor do tecido, mergulhe a roupa em um litro de água quente com uma colher de chá de bicarbonato. Misture bem e coloque para ferver juntamente com a roupa.
A mancha irá sair aos poucos, principalmente se for mais recente. Depois disso, lave a peça normalmente para finalizar o processo.
Suco de limão
O suco de limão não serve somente para beber nos dias de calor, pode ser também um bom agente limpante. Tirar mofo de roupa usando esta mistura é bem simples e pode ser feita para a maioria dos tipos de tecidos.
Faça o suco do limão misturando um pouco de sal e aplique sobre a mancha de mofo e deixe secar ao sol. Logo depois, lave a roupa normalmente com os produtos de costume.
Uma dica importante é não misturar a roupa com bolor junto a outras roupas, pois isso pode causar manchas.
Água sanitária e açúcar
Essa mistura pode parecer estranha, mas a água sanitária também é companheira do dia a dia na limpeza da casa. A adição do açúcar é para diminuir a ação da água sanitária e impedir que danifique peças mais delicadas.
Dessa forma, misture um litro de água sanitária com uma xícara de chá de açúcar e deixe a roupa de molho nesta solução até que a mancha desapareça.
Depois disso, lave a roupa normalmente. Se você ficar inseguro em aplicar esta solução na sua roupa, faça o teste aplicando apenas em um pequeno pedaço.
Assim, você terá certeza que não irá danificar o tecido, mesmo que mais delicado. Lembrando que esse método é mais indicado para roupas brancas ou bem claras.
Vinagre
O vinagre também é um coringa na hora da limpeza doméstica, e para as manchas de bolor não seria diferente. Este produto é bem eficiente para este tipo de sujeira.
Então, aplique o vinagre branco sobre a mancha de mofo e esfregue com um pano limpo e umedecido. Tenha cuidado se for fazer isso em tecidos mais delicados.
Em seguida, deixe a roupa secar normalmente na sombra e depois faça a sua lavagem com os produtos normais de seu uso.
Para algumas manchas mais persistentes, pode ser necessário colocar a roupa de molho em uma mistura de vinagre e água por 20 minutos. Depois disso, retire-a e lave normalmente caso já não tenha mais mancha.
Leite fervido
O leite fervido é indicado para retirar manchas de mofo de roupas mais sensíveis, coloridas, de seda ou sintéticas. É uma ótima opção para cuidar daquela roupa que você mais gosta e tem medo de usar produtos mais fortes.
Do mesmo modo, é de fácil aplicação, sendo necessário apenas aplicar sobre a mancha de mofo e esperar clarear. Depois, faça a lavagem da roupa normalmente para finalizar o processo.
Dose de vodka
Se a sua roupa já estiver com uma mancha mais antiga, uma boa maneira de tirar mofo de roupa é com a aplicação de vodka sobre ela.
É uma técnica interessante também para roupas que precisam ser lavadas a seco, já que você pode apenas borrifar a vodka sobre o tecido. Da mesma forma, é bastante indicada para tirar o mau cheiro que possa ficar por causa do bolor.
Alvejante da sua preferência
Para quem não quer arriscar muito com a aplicação das soluções caseiras que nós passamos, o uso de um alvejante é ótimo para tirar mancha de mofo da roupa.
Até porque, é uma forma de tirar o bolor dos tecidos e ainda finalizar com um cheiro que mais lhe agrade.
No entanto, só fique ligado para evitar o uso de alvejantes que tenham cloro na composição. Eles podem danificar os tecidos.
Saiba como evitar o mofo e bolor nas roupas
Até aqui, listamos diversas maneiras simples de como tirar mofo de roupa com produtos que você tem em casa, ou que são de fácil acesso.
No entanto, melhor do que ter que tirar o bolor das roupas, é evitar que ele apareça. Isso porque, mesmo que tire a mancha, dependendo do tempo que o mofo estava lá, você acaba perdendo um pouco a qualidade do tecido.
Dessa forma, algumas atitudes no dia a dia podem evitar ou diminuir a incidência destes fungos nas suas roupas. Assim, fique ligado em mais algumas dicas que trazemos para você.
Cuidado na hora de guardar as roupas
Algumas maneiras de guardar as roupas podem dificultar ou impedir o aparecimento de mofo nos tecidos.
Primeiramente, as roupas que ficarão mais tempo guardadas, como as de inverno, devem ir dentro de sacos plásticos. E se possível, que sejam bem fechados para evitar a entrada de ar.
Esse cuidado também deve ser tomado com cobertas e edredons, que devem ser lavados e secos antes de guardar.
Outra dica importante é evitar guardar roupas molhadas ou úmidas dentro do armário. Qualquer parte suja ou molhada propicia o aparecimento dos fungos ao longo do tempo.
Lembre-se também de tirar as roupas do armário para tomarem um sol, principalmente peças de couro e cobertas.
Do mesmo modo, para diminuir a incidência da umidade dentro do guarda roupa e evitar o mofo, use desumidificadores. Você pode comprá-los no supermercado. Eles duram pouco tempo, mas ajudam muito em locais mais úmidos.
Cuide bem do armário
O mofo aparece em ambiente fechados que tenham alguma umidade em seu interior. Dessa forma, é preciso manter o guarda-roupa bem arejado para evitar o mofo nas roupas.
Você deve aproveitar as horas com mais sol e calor para abrir as portas e gavetas dos armários.
Outro cuidado é que, se você detectar algum espaço do armário mofado, deve retirar todas as roupas e fazer a limpeza do local com vinagre branco. Além de atacar o mofo, o vinagre também evita que ele volte.
Mas não só nos armários e nas roupas o mofo pode surgir. Quando ele aparecer no seu sofá ou tapete, também deve ser limpo o quanto antes. Continue lendo!
Como tirar mofo de outros tecidos?
O mofo pode surgir no tecido dos estofados, bem como no carpete, tapete e até no colchão.
Para fazer a limpeza deste itens e tirar o bolor deles, podemos usar alguns dos produtos que citamos acima. O mais indicado é o vinagre, que serve em todos eles.
No entanto, é preciso evitar encharcar estes itens. Por isso, faça uma solução meio a meio de água e vinagre branco e borrife sobre o mofo.
Esfregue depois de um tempo e termine a limpeza com um pano umedecido.
O bicarbonato de sódio também pode ser usado para tirar o mofo. Ele ainda ajuda com outros tipos de mancha.
Se o seu sofá for mais delicado ou já estiver com manchas mais persistentes, o melhor pode ser um profissional para fazer a limpeza a seco. Dessa forma, você terá um resultado melhor sem danificar o tecido.
O mesmo vale para tapetes, carpetes e colchões, que devem passar por uma limpeza profissional profunda de tempos em tempos. Assim, você vai eliminar o mofo e outros microrganismos que estejam neles.
Nessa hora, é bom buscar uma empresa especializada como a Acquazero, que vai até a sua casa para fazer a higienização de todos estes itens.
Com equipamentos apropriados e produtos de qualidade, fazemos a lavagem sem desgastar o material do móvel. Com isso, você consegue conservar a vida útil do seu sofá ou colchão.
Compartilhe com seus amigos as nossas dicas e fique ligado no nosso blog para mais informações de limpeza residencial e automotiva.
Do mesmo modo, se quiser agendar uma visita da Acquazero, baixe o nosso aplicativo no seu celular e contrate com apenas alguns cliques. Se preferir, agende pelo e-commerce com a unidade mais próxima de você.