Assim, para ajudar você nessa missão, preparamos este texto com dicas sobre como tirar o mau cheiro do colchão.
Portanto, explicamos como mantê-lo limpo e apresentamos dicas para nunca mais perder a sua noite de sono por causa de alergia. Acompanhe a leitura conosco!
Descubra como tirar o mau cheiro de colchão
Grande parte das pessoas ficam em média entre seis e oito horas deitadas no colchão.
Porém, devido ao processo natural do corpo humano de liberar escamas imperceptíveis da pele, ele se torna um lugar ideal para a proliferação de ácaros.
Além disso, é possível que algumas manchas apareçam por diversos motivos como o óleo natural que liberamos, sujeira que carregamos para a cama, comida ou líquidos derramados ou até urina e vômitos.
Caso o colchão não tenha uma boa limpeza, pode acabar virando um ninho de ácaros, fungos, bactérias e vírus.
Ainda corre o risco de deixar o seu quarto com um odor ruim, tornando o ambiente desconfortável.
Então, para fazer uma limpeza adequada, é necessário saber o tipo de odor que ele possui e como removê-lo da forma correta. Assim, você terá um trabalho muito mais efetivo e de qualidade.
Antes de explicar cada um dos processos, a primeira dica é passar um aspirador de pó sobre o colchão para tirar a sujeira superficial.
Caso queira algo com um resultado mais rápido, use um pano macio com água morna e vinagre branco para remover manchas não tão profundas.
Mas tenha cuidado, pois esse pano não pode estar encharcado, apenas úmido. A água é uma grande inimiga do seu colchão. Você pode prejudicar toda a estrutura, seja ele composta por espuma ou mola.
Em seguida, você pode começar a aplicar as soluções mais indicadas para o tipo de mancha que causa o mau odor como urina, suor, cigarro, mofo, sangue, vinho e outras mais gerais.
Removendo urina
Para quem tem criança em casa, amanhecer com a cama molhada de urina não é uma novidade e pode ser um processo até comum. O mesmo serve para donos de pets.
O primeiro passo é bem simples, basta aplicar o bicarbonato de sódio sobre a mancha e deixar agir por meia hora.
Após esse processo, misture água morna com sabão em pó e utilize a espuma para fazer a limpeza com uma esponja.
Esfregue sobre o bicarbonato mesmo. Em seguida, passe uma toalha seca para remover a solução. Porém, cuidado para respeitar o limite da mancha. Não queremos aumentar e espalhar a sujeira sobre a superfície.
Por fim, deixe o colchão secar no sol. Caso não tenha essa opção, o ventilador pode ajudar. O importante é que fique em um espaço arejado para que não acumule umidade.
Logo, uma dica útil que servirá não apenas para esse caso, mas para outros, é evitar fazer o processo em dias em que a umidade relativa do ar esteja muito alta.
Claro que urina não tem como ter esse cuidado, mas nos demais casos é possível tomar mais cuidado.
O excesso de umidade no ar, alinhado com o calor, é uma combinação perfeita para a proliferação de todos os microrganismos que estamos evitando nesse conteúdo.
No caso de suor ou mancha de vinho
No caso do suor, dificilmente conseguimos identificar quando a cama está com essa mancha ou não.
Porém, no caso das pessoas que sofrem com hiperidrose ou outros problemas que geram excesso de sudorese, o processo pode ser mais fácil.
Assim, para fazer a limpeza e remover a mancha causadora do odor no colchão, é necessário misturar meio copo de água morna, meio copo de vinagre de álcool e três colheres de sopa de bicarbonato de sódio.
Misture bem a solução e aplique-a em uma flanela, de preferência de microfibra.
Em seguida, comece a esfregar o seu pano sobre a área manchada. Em seguida, aguarde ele secar sob o sol ou ventilador.
Devido ao vinagre, pode ser que o cheiro característico do produto fique no colchão. Assim, basta comprar um óleo de essência da sua preferência, aplicar sobre um pano limpo e passar no local.
No caso do vinho, evite esfregar muito para não deixar a mancha aumentar. Não ultrapasse o limite da mancha ao limpar para que não tenha um trabalho redobrado. Caso queira, apenas aperte a toalha sobre o local.
Mas cuidado com o uso do óleo de essência. Aplique aos poucos para que o cheiro não incomode você e outras pessoas no quarto. Caso exagere, certamente você terá um trabalho redobrado para tirá-lo.
Para os fumantes
O cigarro possui algumas substâncias em sua composição capazes impregnar em diferentes áreas. Por isso, é comum que fumantes fiquem com roupas, cabelo e pele com um odor bem característico.
Assim, para manter a cama higienizada, a recomendação é manter os lençóis, fronhas, cobertas sempre lavadas e limpas. No caso do colchão, não seria diferente e ainda possui um agravante.
Quanto mais tempo demorar para fazer a limpeza correta, mais o cheiro penetra na estrutura e fica complicado de ser removido. Assim, existem duas formas bem simples de manter o local limpo e longe do cheiro.
A primeira é aplicar vinagre de maçã em um pano e esfregar a superfície do colchão. Já o outro método, pode ser para os casos mais intensos.
É necessário jogar bicarbonato de sódio sobre toda a cama e esperar agir por oito horas. Em seguida, basta usar um aspirador de pó para remover a substância.
Cuidados para remover o mofo
Como alertamos anteriormente, em lugares onde a umidade é alta, existe uma boa chance do colchão sofrer com o aparecimento de mofo e bolores.
Para isso, não há uma dica para evitar que isso aconteça, a não ser deixar a cama sempre em um lugar arejado e prevenir do contato direto com o sol.
Já para remover esse incômodo, que também causa mau cheiro, é necessário aplicar algumas gotas de algum óleo com propriedades antibacterianas em um balde com água.
Em seguida, esfregue a mistura com uma esponja sobre a peça e deixe secar. Mais uma vez, cuidado para não exagerar na água, pois a superfície precisa ficar apenas úmida.
Eliminando manchas de sangue
Talvez essa seja a mancha mais complicada de ser removida e um dos cheiros mais fortes que podemos encontrar.
Portanto, para conseguir eliminar o máximo possível, o tempo entre o acontecido e a ação para limpar precisa ser quase que imediata.
Dessa maneira, basta pegar bicarbonato de sódio e misturar com água fria. Aplique com um pano e espere 30 minutos.
Após esse intervalo, passe um pano molhado apenas com água para tirar o excesso da mistura anterior. Por fim, basta pressionar uma toalha seca sobre a área molhada.
Caso ainda haja alguma mancha, o próximo trabalho é utilizar água oxigenada 10 volumes para a remoção.
Então, basta jogar o produto sobre as manchas, esperar borbulhar e tirar o excesso novamente com um pano seco e limpo.
Uma última dica é usar uma xícara de água, com uma colher de chá de detergente e passar sobre o local da mancha.
Novamente, tomando cuidado para não aumentar a sujeira, esfregando apenas dentro do local manchado.
Manchas desconhecidas
Se o seu colchão estiver com alguma mancha que você não consiga identificar a origem e o cheiro também não esteja agradável, é possível fazer uma limpeza mais geral.
Consiga um recipiente com borrifador, misture vinagre de álcool com água fria e aplique sobre os locais desejados.
Não esfregue, deixe agir por 10 minutos e seque com uma toalha ou pano. Porém, se mesmo assim o cheiro continuar impregnado no seu colchão, talvez a melhor solução seja trocá-lo.
Receitas caseiras para tirar cheiro de suor do colchão
Até aqui, você acompanhou dicas para tirar o mau cheiro do colchão segundo cada situação.
Mas também pode ser uma boa alternativa conhecer separadamente as receitas caseiras e suas indicações, para uma consulta mais simples na hora de fazer. Confira!
Use bicarbonato de sódio
Você deve aplicar o bicarbonato de sódio, espalhando-o sobre todo o colchão. Mas concentre uma quantidade maior nos locais onde você perceber que há mais sujeiras ou manchas.
Depois, espere o bicarbonato agir por pelo menos 20 minutos. Em seguida, faça a remoção do produto, com a ajuda de um aspirador de pó e uma escova de cerdas macias. Por fim, é só esperar o colchão secar.
Deixe o colchão respirar
Pelo menos duas vezes por semana, deixe o ar circular sobre seu colchão. Isso ajuda a evitar o acúmulo de umidade e a proliferação de ácaros no interior e na superfície da peça.
Retire os lençóis da cama e deixe o colchão tomar um pouco de ar fresco. Faça isso, no mínimo, por meia hora.
Além disso, deixe que a peça tome um pouco de sol. Se não for possível colocar o colchão em uma área aberta, abra as janelas.
Não deixe líquidos serem absorvidos
Se algo for derramado em seu colchão, isso pode se tornar fonte de mau cheiro, além de alimentar insetos e mofo. Então, evite comer e beber na cama, bem como colocar sobre ela qualquer coisa que possa derramar.
Porém, se acontecer algum pequeno acidente, procure agir o mais rápido possível. Isso porque, quanto mais cedo você fizer a limpeza, mais fácil e eficaz será remover a sujeira.
Use o vinagre
Sempre que sentir que seu colchão está cheirando mal, faça uma solução com duas partes de água morna e uma de vinagre branco. Aplique a mistura com um borrifador e deixe secar ao ar livre.
Porém, não pulverize demais a mistura, para não encharcar o seu colchão. Além disso, se você não quiser que a peça fique com cheiro de vinagre, uma boa ideia é adicionar óleos essenciais na solução.
Suco de limão no colchão
Alguns ingredientes naturais como o limão, conseguem tirar cheiro de suor do colchão com muita eficácia. Para usar o suco da melhor forma possível, esprema o limão e misture com meio copo de água.
Em seguida, coloque a solução em um borrifador e pulverize nas áreas do colchão onde o cheiro é mais forte. Depois disso, coloque o colchão para secar em um local bem ventilado.
Troque a roupa de cama
Tenha o hábito de trocar seus cobertores, mantas, colchas, edredons, lençóis e fronhas toda semana. Assim como seu colchão, essas peças absorvem todos os tipos de impurezas que circulam no ambiente.
Além disso, elas absorvem boa parte dos nossos óleos corporais e não tem como tirar cheiro de suor do colchão sem trocá-las. O ideal é que você lave essas peças em água fria e deixe secar no sol.
Quais os cuidados importantes para tomar com o colchão?
O colchão é um ótimo lugar para proliferação de fungos, bactérias, vírus e ácaros. Esses microrganismos podem deixar seu quarto inteiro com mau cheiro.
Logo, para diminuir as chances de isso acontecer, posicione sua cama em um local onde o sol possa bater ao longo do dia. Dessa forma, você evita que a umidade do ar entre pela espuma e tecido do seu colchão.
Outra prática recomendável é trocar a roupa de cama semanalmente. Como passamos boa parte da noite deitados, é comum que as células mortas e fluidos corporais se depositem nas roupas de cama.
Caso não sejam trocadas, além do mau cheiro, elas se tornam um prato cheio para os ácaros, causando doenças alérgicas como rinite e asma.
Mas como uma opção, você também pode adquirir capas de colchão. Essas proteções possuem diversas funções e têm papel fundamental no combate aos ácaros e acúmulo de pó.
Por fim, contrate um serviço que saiba como tirar mau cheiro do colchão, com procedimentos que ajudam a protegê-lo. A Acquazero, por exemplo, trabalha com limpeza e impermeabilização de tecidos.
A empresa é a maior do mundo no segmento de estética automotiva. Além de serviços completos de limpeza de automóveis, a Acquazero faz a higienização de colchões, estofados, tapetes e carpetes.
Um desses serviços de desinfecção de ambientes é a oxi-sanitização. Para você conhecer como funciona, separamos o vídeo a seguir. Assista!
Gostou de aprender como tirar mau cheiro de colchão? Escolha uma solução profissional. Entre em contato com a Acquazero, a maior rede de limpeza ecológica do mundo.
Para saber qual é a unidade mais próxima de você, baixe nosso app ou entre no e-commerce.
Neles, digite seu endereço, selecione os detalhes do serviço desejado e preencha o dia e a hora do seu atendimento.