Como tirar mancha de roupa? 21 formas de você fazer em casa
A seguir, veja as nossas dicas caseiras de como tirar mancha de roupa com ingredientes baratos e fáceis de encontrar. Cada método é indicado para um tipo diferente de mancha e de tecido.
Alguns dos métodos descritos abaixo são truques conhecidos até pelos nossos avós. Já outros, podem te surpreender devido a forma de tirar mancha de roupa usando apenas alguns itens da cozinha.
1. Acetona na limpeza
- Para tirar manchas de graxa, cola, esmalte, tinta de caneta ou gordura.
A acetona pode ser dissolvida em água e é um solvente que remove manchas oleosas em alguns tecidos mais resistentes. Assim, você pode esfregar sobre a mancha um cotonete ou uma toalha com acetona.
Mas, nunca use acetona em roupas de modacrílico, acetato ou triacetato. A acetona dissolve esses materiais, que não ficarão mais manchados, porém, serão destruídos.
2. Água com batata
- Para tirar manchas de lama, terra ou poeira.
Esfregue a parte externa de uma batata grande para remover qualquer sujeira ou detritos da superfície. Depois, corte a batata ao meio e esfregue a ponta cortada do legume na mancha de lama.
Em seguida, mergulhe a roupa manchada em água fria e deixe de molho por cerca de uma hora. Passado o tempo, lave a roupa como faz normalmente e a mancha deverá ter sumido.
3. Água com bicarbonato de sódio
- Para tirar manchas de mofo, sangue, suor, fruta, vinho ou vômito.
Juntos, a água e o bicarbonato formam uma pasta. A mistura é uma boa opção para tratar até mesmo as manchas mais difíceis. Para isso, faça uma solução de duas partes de bicarbonato de sódio e uma de água.
Você pode aplicar a pasta de bicarbonato em suas roupas manchadas antes de lavar. A mancha fica presa e retida no bicarbonato de sódio. Assim, conforme a pasta seca, ela remove a mancha.
4. Água com gás
- Para tirar manchas de vinho, café, urina, gordura ou poeira.
Além dessas espécies de manchas, a água com gás funciona em outros tipos e tecidos. O líquido também pode ser usado para limpar sua camisa, toalha de mesa ou roupa de cama.
O gás carbônico contido na água traz a mancha para a superfície. Por isso, seque-a em seguida com toalhas limpas até a mancha sumir. No mínimo, você consegue disfarçar a mancha.
5. Água com sal
- Para tirar manchas de gordura, graxa, esmalte, ovo, café ou poeira.
Polvilhe a área manchada da roupa com sal. Assim, o sal absorve a graxa ou óleo para que você possa lavar sua roupa mais facilmente. Limpe a roupa com um guardanapo ou papel toalha e depois lave-a com água fria.
Para manchas de esmalte, despeje um punhado de sal no local e deixe descansando por cerca de 10 minutos. Dessa forma, o sal torna o esmalte sólido e facilita a limpeza sem bagunça.
No caso de uma mancha de ovo, enxugue a roupa com um guardanapo, para tirar o excesso. Então, misture um pouco de sal em um copo de água e mergulhe outro guardanapo na solução.
6. Água e sabão
- Para tirar manchas de mofo, achocolatado, suor, molhos, pasta de dente, urina, vômito, amaciante, café, tintas, desodorante, ketchup ou gordura.
Use água fria ou morna antes de lavar com água quente. Ao remover uma mancha, trate-a da parte de trás. Isso fará com que a mancha saia para a superfície, em vez de atravessar o tecido.
Mergulhe a roupa por 30 minutos ou mais em água fria. Depois, esfregue o sabão sobre a mancha.
Se a mancha permanecer, esfregue o sabão no local e lave com água quente e alvejante à base de cloro, caso o tecido permita.
7. Água morna
- Para tirar manchas de poeira, lama, terra, tintura, maquiagem, ovo, graxa, óleo, ketchup, mostarda, suor ou vômito.
Água muito fria não é muito eficaz na remoção de manchas oleosas. Por isso, use água na temperatura recomendada para produtos de remoção de manchas e detergentes, algo em torno de 32°C.
Atenção! Não use água quente em manchas de sangue. Isso faz com que a mancha “cozinhe” na roupa. Alguns tipos de manchas respondem melhor a água fria e, em seguida, a lavagem em água morna ou quente.
8. Água sanitária com açúcar
- Para tirar manchas de mofo, café, gordura, graxa, terra, lama ou poeira.
A água sanitária é um oxidante, que quebra as moléculas de várias substâncias. Logo, o produto pode tirar a cor das roupas coloridas. Para diluir a água sanitária, use açúcar.
Dessa maneira, ao fazer a solução, misture a água sanitária e o açúcar até que formem uma pasta.
Em seguida, esfregue o produto sobre a mancha e deixe descansando por cerca de uma hora. Depois, lave sua roupa normalmente.
9. Álcool na remoção
- Para tirar manchas de tinta de caneta, maquiagem, batom, gordura, graxa poeira, terra, lama ou mostarda.
O álcool é um produto poderoso na remoção de manchas. Assim, sem esfregar muito e esperando pouco tempo, uma mancha de tinta pode desaparecer após uma lavagem.
Dessa forma, aplique o álcool sobre a mancha, aguarde cerca de 10 minutos e coloque a roupa para lavar. Depois disso, a mancha provavelmente terá sumido da roupa.
Porém, o álcool não é o melhor para alguns materiais. O produto pode causar o desbotamento e até mesmo danos em tecidos que contenham acetato, triacetato, modacrílico e fibras acrílicas.
10. Aspirina para limpeza
- Para tirar manchas de suor e desodorante.
Esse método pouco conhecido é ideal para quem faz exercícios físicos. A aspirina contém ácido salicílico, que funciona de maneira semelhante ao ácido acético, encontrado no vinagre.
Dessa forma, pegue uma tigela grande e dissolva três comprimidos de aspirina em um pouco de água morna. Deixe a parte manchada da roupa mergulhada na mistura por, pelo menos, três horas.
11. Detergente com água quente
- Para tirar manchas de alimentos ou gordura.
Esse método funciona em manchas causadas por alimentos, difíceis de sair. O detergente é fabricado para quebrar o óleo e, por isso, funciona bem para remover manchas de alimentos gordurosos.
Para isso, coloque um pouco do detergente na área que deseja tratar ou mergulhe toda a roupa em água com o produto por algumas horas. Em seguida, enxágue e lave sua roupa normalmente.
12. Gelo para eliminar resíduos
- Para tirar manchas de café, gordura, graxa, terra, lama, poeira, cera ou chiclete.
Ao derramar algo em sua roupa, você deve molhar o local manchado com água fria. Nesse caso, os cubos de gelo são ainda melhores para evitar que a mancha se espalhe.
Por isso, se houver um respingo, pressione um cubo de gelo no local por alguns segundos e, em seguida, passe um guardanapo limpo. Como o gelo não se espalha como a água líquida, a bagunça é menor.
13. Leite para limpar
- Para tirar manchas de frutas, cera, batom ou maquiagem.
Misture leite integral, alvejante e água, em três partes iguais, e coloque a solução em um borrifador. Pulverize sobre a mancha e esfregue a área afetada com uma escova de dentes limpa e que você não use.
Tenha cuidado. A água sanitária danifica o algodão. Assim, o ideal é lavar a roupa logo após o tratamento. Além disso, esse método remove quase todas as manchas. Por isso, é indicado para roupas brancas.
14. Lenço umedecido
- Para tirar manchas de óleo, tintura de cabelo, tinta de caneta, poeira, terra, lama, maquiagem, desodorante seco, bronzeador ou protetor solar.
Os lenços umedecidos conseguem remover manchas de praticamente qualquer tecido, mesmo as mais difíceis. Para melhores resultados, aplique um pouco de sabão líquido e depois lave.
Dessa forma, esfregue suavemente e deixe secar, para que a mancha desapareça. O lenço umedecido também limpa rapidamente qualquer resíduo branco de desodorante em barra, conservando suas roupas bonitas.
15. Limão com sal
- Para tirar manchas de poeira, suco, vinho ou café.
Esprema o suco de um limão diretamente sobre a mancha e depois despeje o sal. Em seguida, esfregue suavemente o suco de limão e o sal na mancha e enxágue com água. Repita até que a mancha desapareça.
Feito isso, pendure a roupa no varal, para que seque. Depois de esperar o tempo necessário, avalie a mancha e, caso você veja que ainda não saiu, coloque sua roupa na máquina de lavar.
Tome cuidado, pois o limão e o sal podem ser ótimos para uma série de manchas em vários tecidos. Porém, usá-los de maneira inadequada pode causar manchas, em vez de removê-las.
16. Óleo de banana
- Para tirar manchas de mofo, suor, mostarda, suco, tomate, chocolate, gordura, poeira, lama, terra, sangue, maquiagem ou tinta de caneta.
O óleo de banana é um alvejante que consegue eliminar as manchas mais difíceis, sem usar cloro. Por isso, o produto é seguro para a maioria dos tecidos, desde os laváveis à mão até sintéticos.
Ele também é recomendado para limpar e remover odores de fraldas e roupas de bebê. Dilua um pouco do óleo em água, aplique e aguarde por cinco minutos. Depois, tire o produto com uma esponja ou escova.
17. Spray de cabelo
- Para tirar manchas de tinta de caneta.
O segredo do spray de cabelo está na quantidade de álcool presente em sua fórmula. O produto funciona melhor em manchas novas. Assim, borrife sobre a mancha e esfregue com um algodão ou cotonete.
Essa fórmula não funciona tão bem como antigamente porque as novas fórmulas não possuem tanto álcool, já que isso pode ressecar o cabelo.
18. Sulfato de sódio
- Para tirar manchas de café ou produtos orgânicos.
Caso algum líquido tenha pingado em sua roupa e a mancha já secou, use sulfato de sódio diluído em água. O produto é oxidante e não vai remover a mancha, mas clareia e disfarça o estrago.
Por isso, o sulfato de sódio não deve ser usado em cores escuras. Além disso, tenha cuidado com fibras orgânicas como lã ou seda. Alguns oxidantes podem enfraquecê-las e até mesmo dissolvê-las.
19. Talco para limpeza
- Para tirar manchas de gorduras ou de substâncias oleosas.
O talco ajuda a atenuar a mancha e é útil em casos de emergência, quando não podemos trocar de roupa. Mesmo assim, o talco deve absorver a maior parte do óleo, o que facilita a remoção da sujeira.
O amido de milho e o sal podem substituir o talco. O sal, inclusive, é mais fácil de limpar. Primeiramente, tire o excesso do óleo da mancha com um papel toalha. Pressione a marca, mas não esfregue.
Depois, cubra generosamente a mancha com talco e deixe descansando por algumas horas. Em seguida, remova o pó com a ajuda de uma espátula ou colher.
Assim que você tirar o talco, pingue uma gota de sabão neutro na mancha. Esfregue suavemente em movimentos circulares, com uma escova de dentes molhada. Depois, coloque a roupa para lavar.
20. Vinagre branco
- Para tirar manchas de suor, urina, café ou mofo.
Além de ajudar a remover a mancha mais facilmente, o vinagre branco elimina os cheiros desagradáveis. Portanto, faça uma solução com uma metade de água e a outra com vinagre branco.
Em seguida, mergulhe a parte manchada na mistura e deixe por algumas horas. Passado o tempo, use uma escova com sabão em pó e água, para remover o vinagre.
21. Vinagre e bicarbonato
- Para tirar manchas de poeira, terra, lama ou manchas velhas.
Para remover as manchas, mergulhe a roupa no vinagre por 30 minutos e depois lave. Se você estiver vendo sinais de mancha após a lavagem, faça uma pasta com partes iguais de vinagre e bicarbonato de sódio.
Se a mancha persistir, coloque algumas colheres de sopa de vinagre e sabão em pó em um balde de água e deixe a roupa lá por algumas horas. Em seguida, enxágue e lave.
Além de tirar mancha de roupa, como removê-las de outros tecidos?
Além de saber como tirar mancha de roupa, muitas dicas deste artigo servem para itens revestidos de tecido, como sofás e assentos automotivos.
Da mesma forma, o método utlizado para a remoção deve estar de acordo com a mancha que você deseja tirar.
Usar um produto errado pode estragar o tecido. Por isso, no caso de estofados, o melhor é pedir a ajuda de uma empresa especializada em serviços de limpeza.
Os profissionais são experientes e sabem a melhor forma de cuidar dos seus móveis. Além disso, usam os equipamentos e produtos de limpeza adequados. Assim, o resultado é uma limpeza mais profunda e eficiente.
Pela internet, é possível solicitar o atendimento em domicílio. No vídeo abaixo, confira como uma empresa especializada faz a limpeza de estofados.
É possível pedir um serviço delivery para a limpeza de diferentes tipos de móveis, como estofados, colchões, tapetes e carpetes. A higienização regular aumenta a vida útil e melhora o aspecto das peças.
O serviço também evita a proliferação de microrganismos e mofo nos móveis. Assim, ele contribui para a saúde das pessoas que convivem no ambiente, evitando o mau cheiro, a coceira, as tosses e os espirros.
Além da higienização, é importante fazer um serviço preventivo, como o de impermeabilização. Dessa forma, você não precisará se preocupar com manchas, uma vez que elas sequer serão formadas.
No mundo, a melhor empresa nesse mercado é a Acquazero. Nossos profissionais sabem como tirar manchas de tecidos e, principalmente, de estofados. A empresa realiza diversos procedimentos eficazes.
Assim, marque o dia e horário do seu atendimento, baixe nosso aplicativo ou entre em nosso e-commerce.
Lá, você preenche o seu endereço e nós encontramos a unidade mais próxima de você. É fácil!