Afinal, como tirar mancha de mofo de tapete?
A maneira mais correta na hora de como tirar mancha de mofo de tapete é fazer a manutenção do tapete dia sim, dia não. Também é importante dar uma boa aspirada nele com o aspirador de pó.
Limpá-lo constantemente seria uma forma de deixá-lo sempre higienizado, livre de ácaros e outras impurezas que amam estas peças. Inclusive, quanto mais felpudo, melhor para elas.
Além disso, a limpeza pesada, que é lavar corretamente para remover acúmulo de sujeiras e manchas, fica muito mais fácil.
Principalmente em casa com crianças, que derramam uma substância líquida aqui, um chocolate ali. É necessário manter o tapete limpo até por conta da saúde, que é mais frágil nos pequenos, já que alergias respiratórias são muito graves.
Quem tem bichinhos de estimação também sofre com pelo por toda parte. Na verdade, a tarefa doméstica não acaba nunca, isso é um fato!
Inclusive, algumas pessoas acabam até se desfazendo do seu lindo tapete! Mas o bom de tudo é descobrir que tem jeito de tirar uma das manchas que mais incomodam, que é o mofo.
Lembre-se de se proteger antes de utilizar qualquer solução para tirar o mofo. Use máscara, luvas e óculos de proteção.
É importante, inclusive, se atentar à matéria-prima do tapete para saber o que pode ou não ser usado para retirar o mofo.
Aplique vinagre no tapete
No caso de algum líquido derramado, a primeira coisa é, imediatamente, utilizar uma toalha de papel para absorver o líquido o máximo possível. Mas não force o papel, para não penetrar nas fibras dificultando a remoção.
Em seguida, faça uma mistura caseira de vinagre branco e água. Para uma porção do vinagre, use duas porções de água e misture bem.
Com a ajuda de uma esponja macia e bem limpa, vá passando na superfície manchada. Repita o processo mergulhando a esponja na solução, tirando o excesso. Sempre com movimentos suaves, continue passando sobre a mancha do tapete.
Feito o processo, utilize um tecido macio (microfibra, de preferência), mergulhe-o em água bem limpa, retire o excesso e passe sobre o tapete. Para finalizar é só deixar secar naturalmente evitando que alguém pise nele até que tenha secado totalmente.
Use água oxigenada
Outra dica muito eficiente para remover o mofo do tapete é a água oxigenada. Além de ser ótima na remoção de sujeiras, ela desinfeta e elimina mofo até das paredes. Mas, nesse momento, o foco é eliminar o mofo do tapete.
Siga atentamente as instruções para que alcance o resultado desejado. A primeira coisa a se fazer é se preparar para lidar com o mofo, pois pode causar terríveis danos à sua saúde.
Então, proteja os olhos, nariz, boca e a pele utilizando luvas e máscara. Se possível, retire o tapete, coloque em um lugar arejado, em uma área ou quintal. Deve ser um lugar que dê para trabalhar tranquilamente, sem crianças e animais por perto.
Essa dica serve para todos os passos da remoção do mofo. Agora, você vai fazer uma mistura de uma quantidade de água oxigenada para oito de água.
Com a ajuda de um borrifador, espalhe a solução nas partes mofadas e deixe agir até que seque completamente.
Aproveite o poder do bicarbonato de sódio
Você sabia que o bicarbonato também é um ótimo aliado na eliminação do mofo?
Nessa solução você vai precisar de água oxigenada e bicarbonato. Faça uma mistura com ambos e, quando estiver fazendo a efervescência, comece o processo espalhando somente na extensão da área mofada.
Não se esqueça de deixar sempre o ar circulando no ambiente enquanto você faz o procedimento. Essa precaução é para não impregnar o ambiente com os organismos fúngicos.
Deixe agir, até que perceba que a solução secou. Finalize retirando com um pano branco e limpo ou papel toalha.
Aplique água sanitária
Já no caso da água sanitária, é preciso tomar cuidado. Isso porque, pode manchar ou até mesmo desbotar o material do tapete.
Sendo assim, faça primeiro um teste em um pequeno pedaço mais escondido do tapete, de forma que fique imperceptível. Se causar algum dano ao tecido, manchar ou descorar o material, é melhor buscar outra solução.
Se não acontecer nada ao tecido do tapete, então prossiga com o processo. Coloque em um borrifador uma porção de água sanitária para oito de água comum limpa. Em seguida, espirre no local afetado e deixe agir por algum tempo.
Lembrando que o tempo deve ser o mesmo deixado quando fez o teste na beiradinha do tapete. Para terminar, finalize o procedimento com auxílio de uma flanela úmida e remova o excesso da solução.
Chame a Acquazero para limpar o tapete!
As dicas caseiras são boas, porém o mais seguro é procurar ajuda profissional. Imagine se você acidentalmente danificar o material do seu tapete que, geralmente, é uma peça de alto custo! Você nunca vai se perdoar por isso, não é verdade?
Então, é preferível gastar um pouco mais e conseguir um resultado esperado, porque um profissional vai dar a garantia e deixar do jeito que você quer.
Portanto, não arrisque. E, para lhe ajudar nessa tarefa, você tem uma empresa especializada em limpeza de tapetes: a Acquazero!
A empresa trabalha com vários tipos de limpeza a seco. Além disso, o seu método é ecológico, optando por produtos biodegradáveis para não agredir a natureza.
A marca também trabalha com profissionais competentes e especializados. Isso porque, a empresa investe em capacitação para eles.
Por isso, agende uma visita com os profissionais da Acquazero! Dessa forma, você não terá do que se arrepender!
Como tirar mofo de sofá e estofados?
As dicas para tirar mofo de sofá e estofados são praticamente as mesmas utilizadas para tirar mofo dos tapetes. Manter a limpeza em dia e usar receitinhas caseiras.
Inclusive, o cuidado que você deve ter é sempre fazer o teste em local bem escondido, porque, se não for viável, e danificar o material, ficará escondido.
Mas a dica infalível mesmo é deixar os profissionais do setor fazerem por você, para evitar quaisquer problemas irreversíveis.
Nesse sentido, a Acquazero faz todo o serviço sem danificar suas peças e os móveis. Ou seja, ela cuida de todos os estofados, tapetes, além de impermeabilizar, hidratar couros, limpezas automotivas e uma gama de serviços.
Então, entregue tudo nas mãos da empresa que é a número um no mercado. Você vai descobrir que a Acquazero faz até o que você não imaginava, devolve as peças com cheirinho de novo.
Cuidados para ter com o tapete e evitar mofo
É preciso adotar alguns cuidados de limpeza com o seu tapete para evitar mofo. Sempre deixe o local onde o item está bem ventilado. Além disso, procure tirar o próprio tapete de tempos em tempos para arejar.
Assim, não se esqueça de fazer uma limpeza diária, usando o aspirador de pó.
Agora que você viu como acabar com mofo, já decidiu se vai fazer o tratamento por conta própria?
Para eliminar o mofo em seus estofados e tapetes de vez, chame um serviço que faça a limpeza a seco. Essa é uma forma mais segura de higienizar os seus móveis.
Se precisar de ajuda profissional na hora de como tirar mancha de mofo de tapete, saiba que pode contar com a gente!
Não misture água sanitária com bicarbonato de sódio para retirar o mofo de seu tapete. A combinação desses dois produtos pode formar e liberar gases tóxicos e prejudiciais para a via respiratória.
A combinação desses produtos pode gerar um vapor corrosivo e prejudicial à saúde. Além disso, pode atingir os pulmões, intoxicar o organismo e até mesmo queimar a pele.
Você pode usar uma mistura de vinagre branco e 1 colher de bicarbonato de sódio. Depois que borbulhar, aplique nos objetos mofados e deixe agir por 10 minutos, secando em seguida.