fbpx
Como tirar mancha de fruta de estofados: 7 dicas fáceis e infalíveis

Como tirar mancha de fruta de estofados: 7 dicas fáceis e infalíveis

Saiba agora como tirar mancha de fruta do seu estofado, reunimos dicas fáceis para você manter seu móvel limpo. 

Mesmo com todos os cuidados com os estofados, às vezes algum acidente pode acontecer e resultar em manchas. No caso das frutas, por exemplo, isso pode ser bem comum.

Por isso, ao longo do texto reunimos várias dicas para quem quer eliminar essas manchas por meio de receitas caseiras eficientes. Logo, você mesmo pode manter a limpeza em dia e conservar seu estofado livre de manchas. Confira conosco! 

1. Como tirar mancha de manga?

Se você quer saber como tirar mancha de fruta, não pode deixar de aprender como lidar com as manchas de manga. Afinal, estamos falando de uma fruta bem popular e que pode deixar marcas amareladas em tecidos. 

Sendo assim, saiba que você pode usar alguns ingredientes caseiros para remover a mancha e manter seu estofado mais limpo.

No caso da manga, por exemplo, você pode fazer a mistura de água e água sanitária em partes iguais. Depois, adicione uma colher de sopa de sabão em pó. Então, junte tudo e coloque em um borrifador para facilitar a aplicação. 

Advertisement

Deixe a solução agir e após alguns minutos use um pano macio para limpar toda a região. Sempre dê preferência por toalhas de microfibra que são mais macias e não causam danos ao tecido. 

2. Limpar marca de frutas vermelhas

As frutas vermelhas são deliciosas e bem variadas, uma vez que existe a amora, jabuticaba, morango, framboesa e muito mais. Assim, são ótimas opções para comer sozinhas ou combinadas com outros alimentos. 

Porém, também precisamos ficar atentos, pois elas podem causar manchas em diversos tipos de tecidos, inclusive nos que revestem os estofados. Mas saiba que para limpar, o processo é bem simples. 

Para isso, você só vai precisar de vinagre branco. Logo, coloque a substância em um borrifador para que você consiga aplicar sobre a mancha, sem correr o risco de encharcar o sofá. 

Em seguida, use uma escova de cerdas macias para esfregar a região. Mas claro, faça o processo com cuidado, e realize movimentos leves, para não causar nenhum tipo de dano. 

Foto de frutas vermelhas. Imagem ilustrativa para o texto sobre como tirar mancha de fruta.
Frutas vermelhas podem manchar vários tipos de tecidos. Por isso, tenha atenção.

Já para finalizar, use um pano macio umedecido para retirar qualquer excesso de vinagre e deixe o estofado secar bem. Em qualquer processo de limpeza, mantenha as peças em locais arejados para evitar umidade tardia. 

Lembre-se que a umidade nas fibras do tecido pode causar mofo e também contribuir para a proliferação de microrganismos nocivos à saúde, como fungos e bactérias. 

3. Como remover mancha de limão?

Para quem quer descobrir como tirar mancha de fruta, já deve ter reparado que existem várias misturas e soluções para manter os estofados livre dessa sujeira, não é? Pois saiba que a glicerina é outro ingrediente muito útil. 

Dessa forma, caso você tenha alguma mancha de limão na peça, pode usar essa receita bem fácil. Portanto, para começar você deve passar água fria na mancha, e para ficar fácil é só umedecer um pano e esfregar na região. 

Em seguida, pegue outro pano e aplique um pouco de glicerina na mancha. Mas não é preciso exagerar na quantidade. Se for preciso, é só repetir o processo até que toda a mancha seja removida. 

Por fim, use outro pano umedecido para “enxaguar” o local e deixe que o estofado seque completamente antes de usá-lo. 

4. Veja como tirar mancha de suco de uva

Agora, caso tenha acontecido algum acidente, e o seu estofado esteja manchado de suco de uva, trouxemos a solução certa

Para isso, você vai precisar de um copo de água morna e uma colher de sopa de detergente neutro. Assim, coloque a mistura em um borrifador e aplique sobre a região suja. 

Logo depois, aplique um pouco de vinagre branco no local e deixe agir. Em seguida, pegue uma esponja macia, coloque detergente neutro e esfregue a mancha. Mas lembre-se de fazer tudo com cuidado. 

Por fim, você só precisa enxaguar o móvel. Portanto, pegue um pano umedecido apenas com água e retire os restos de produtos e sujidades. Se a mancha persistir, repita o processo até conseguir bons resultados. 

5. Passos para limpar marca de suco de laranja

Outra boa dica para ficar livre de mancha de fruta, principalmente, se estamos falando de suco de laranja, é usar o tradicional sabão neutro ou detergente.

Nesse sentido, você só precisa fazer uma solução de água e sabão e depois aplicar na região que está manchada. Mas como dissemos, evite molhar o estofado em excesso e deixe a mistura agir. 

Para finalizar, use um pano umedecido macio para remover os restos de sujidades e produtos. Esfregue até se livrar da mancha e repita o processo se for necessário. 

Foto de uma laranja e um copo com o suco. Imagem ilustrativa para o texto sobre como tirar mancha de fruta.
Até mesmo o suco de laranja pode deixar manchas no estofado. Logo, você deve fazer uma limpeza cuidadosa.

Por outro lado, você também pode usar o detergente neutro de forma bem similar. Desse modo, aplique sobre a mancha e use uma escova macia para esfregar o local. Ao final, use um pano umedecido com água para enxaguar o estofado. 

Então, lembre-se de colocar o estofado em um ambiente para secar completamente. Mas evite a luz direta do sol, pois ela pode acabar desbotando a peça. 

6. Como tirar mancha de fruta podre?

Mais um ingrediente que pode ajudar você a tirar mancha de fruto do estofado é o alvejante. Sendo assim, ele pode ser útil para limpar, principalmente, as peças que possuem um tecido mais claro. 

Sendo assim, pegue um alvejante sem cloro e misture com água. Em seguida, coloque tudo em um borrifador e aplique na região. Pegue uma escova de cerdas macias e esfregue sobre a mancha até que ela saia. 

Se a mancha ainda persistir, aplique um pouco mais da mistura e continue esfregando com cuidado. Já para finalizar, você deve enxaguar toda a região com um pano macio umedecido em água. 

E claro, não se esqueça de deixar o estofado secar completamente em ambiente arejado. 

Com tantas dicas, você já sabe como limpar o estofado e eliminar manchas de frutas. Mas antes de realizar qualquer processo, confira as indicações do fabricante na etiqueta do produto. 

Isso porque, mesmo com receitas que funcionam, é sempre importante saber algumas recomendações para cada tipo de tecido. Por mais que uma limpeza seja eficiente, em determinado material ela pode causar danos

Portanto, fique sempre atento às instruções de lavagem do fabricante. 

7. Como usar o limão para tirar manchas?

Você sabia que o limão é considerado um alvejante natural? Pois é, logo a fruta também pode ajudar a tirar manchas de outras frutas no estofado. 

Assim, caso tenha acontecido um acidente com frutas, como o açaí, uva e afins, e a mancha ainda esteja fresca, procure um limão para fazer a limpeza. Nesse caso, você só precisa aplicar algumas gotas no lugar e esfregar até a mancha sair. 

Por fim, retire todas as sujeiras e restos do suco de limão com a ajuda de um pano umedecido com água. 

Agora você sabe como tirar mancha de fruta. Mas saiba que uma forma muito eficaz de cuidar do estofado é contratar uma empresa especializada. 

A Acquazero, por exemplo, é uma rede multinacional especializada em limpeza ecológica e conta com vários serviços residenciais em seu catálogo. 

A higienização de estofados é um processo feito com produtos e métodos específicos, capazes de oferecer uma limpeza profunda. Portanto, até as sujidades mais escondidas entre as fibras, e manchas na superfície da peça são eliminadas.

No vídeo a seguir você confere como funciona a limpeza da Acquazero que também pode ser feita em tapetes, colchões e afins. Assista!

Então, agende agora mesmo o seu atendimento na Acquazero de forma on-line. Clique no botão abaixo.