Devido a essa rotina, podemos considerar os colchões como pontos ideais para a proliferação de bactérias, vírus, fungos e ácaros.
Além disso, podem surgir microrganismos que causam mau odor, alergias e até doenças respiratórias graves.
Desse modo, para saber mais, preparamos o texto a seguir com dicas para que você saiba o passo a passo de como tirar mancha do colchão da melhor forma possível. Acompanhe a leitura!
Saiba como tirar mancha do colchão
Além dos problemas causados por alimentos e bebidas que podem derramar no colchão, ainda existem as imperceptíveis escamas de pele ou fluídos naturais que adentram o estofado.
Esses resquícios do nosso corpo são eliminados naturalmente enquanto estamos deitados. Isso acontece graças a fricção da nossa pele com a superfície.
Assim, para saber como tirar mancha de colchão, o primeiro passo é conseguir identificar o que pode estar causando o problema. Dessa forma, existem algumas possibilidades e em cada uma delas é usado um método diferente de limpeza.
Porém, antes de apresentar quais são, a primeira dica será sempre utilizar o aspirador de pó para tirar as sujeiras mais superficiais.
Caso não tenha um, você pode apenas bater no colchão em um local arejado. Para isso, use sempre máscara para que esses microrganismos não entrem em suas vias respiratórias.
Manchas de urina
Quem tem criança ou algum animal de estimação, pode ter se deparado algumas vezes com o problema do colchão molhado de urina.
Logo, para remover a mancha, mesmo aquelas mal limpas, é preciso separar bicarbonato de sódio, sabão em pó e água morna.
Mas atenção, é preciso diluir bem o sabão em pó. Para isso, use apenas a espuma na lavagem. A aplicação da quantidade incorreta de sabão diretamente na superfície de tecido pode deixar marcas azuis.
Primeiramente, jogue o bicarbonato por cima do local manchado até que fique razoavelmente branco e deixe agir por 30 minutos. Após esse período, separe duas partes iguais de água e sabão em pó. Misture bem até formar espuma.
Umedeça a esponja com a espuma da mistura e esfregue o local junto com o bicarbonato. Faça movimentos circulares com delicadeza. Para finalizar, basta usar um pano limpo e úmido para remover a mistura.
Já para um processo de limpeza mais delicado, envolva a escova numa flanela ou pano de microfibras. Dessa forma, você evita que as cerdas desfiem o tecido que cobre a estrutura do estofado.
Assim, existem duas possibilidades para secar o seu colchão. A primeira e a melhor ideia, é colocar o local lavado de frente para um ventilador.
A segunda, caso você tenha um espaço maior e mais arejado, deixe o seu colchão secar ao ar livre. Uma dica importante é evitar fazer o processo em dias muito úmidos devido a proliferação do mofo.
Removendo mofo
O mofo é causado por diversos fungos que deixam as manchas pretas ou esverdeadas. Assim, um dos melhores lugares para essa proliferação aparecer são os colchões, principalmente em lugares onde a umidade relativa do ar é alta.
Dessa forma, quando você vê essa porcentagem nas previsões do tempo ou ouve alguém falando, se refere a quantidade de vapor d’água presente na nossa atmosfera naquele momento.
Então, devido às características do mofo, ele acaba se instalando em lugares menos arejados, iluminados e úmidos.
Para conseguir removê-lo, a primeira dica é deixar o colchão em um local onde tenha uma boa circulação de ar e cuja temperatura ambiente esteja boa
Em seguida, você precisa identificar se é uma mancha mais recente ou antiga. Depois, basta se atentar a coloração. Quanto mais escura, mais tempo o mofo está presente. Tendo isso em mente, é hora de preparar as soluções.
Assim, para as manchas mais recentes ou com aparência nova, basta separar um pano umedecido com água e detergente neutro e passar sobre o local.
Depois, borrife vinagre branco e deixe secar bem. Caso o cheiro de vinagre fique impregnado, jogue um óleo de essência à sua escolha.
Agora, para as manchas mais antigas, o processo exige uma colher de sopa de bicarbonato e 30 ml de água oxigenada 10 volumes.
Faça a diluição do bicarbonato nessa água e aplique a solução com uma escova de cerdas macias ou dental sem utilidade. Esfregue na mancha até formar espuma e remova o excesso com um pano úmido e limpo.
Nesse caso, tome cuidado para não acabar molhando demais o colchão. Além de estragar a sua estrutura, você pode piorar a situação e criar manchas de mofo maiores do que a anterior.
Mancha de sangue ou suor
O sangue, assim como diversos fluidos do nosso corpo, possuem propriedades que facilitam a formação de manchas em tecidos ou outras superfícies.
Dessa forma, para que ela seja eliminada, é necessário separar um pano úmido, detergente neutro e água oxigenada de 10 volumes.
Assim, antes de fazer a limpeza, é importante destacar que esse processo deve ser feito o quanto antes.
Isso porque, caso permaneça, a mancha tende a ficar cada vez mais difícil de tirar, podendo até se tornar permanente.
Então, aplique algumas gotas de detergente no seu pano úmido. Em seguida, esfregue apenas o local com cuidado para não espalhar ainda mais a mancha ao pressionar o pano sobre o estofado.
Depois, apenas pressione o pano sobre o local ou utilize uma escova dental para ter maior precisão.
Em seguida, espere 15 minutos e passe um pano seco. Se houver rastro de sangue, aplique um pouco de água oxigenada e limpe.
Já no caso do suor, é muito difícil conseguir fazer a limpeza no momento devido a sua composição transparente e por secar rapidamente com o calor do corpo.
Porém, para remover é necessário um copo com metade de água morna e a outra com vinagre de álcool. Misture a solução com três colheres de bicarbonato. Coloque a solução em um pano e esfregue o local da mancha.
Remova o excesso com um pano limpo. Caso o cheiro do vinagre fique forte, ao finalizar, utilize óleo de essência. Cuidado para não exagerar e o cheiro causar desconforto ao longo da noite.Desse modo, aplique com cuidado e aos poucos.
É importante que nunca coloque o detergente ou a água oxigenada diretamente sobre o colchão. Sempre aplique primeiro na superfície do objeto usado para limpar como em um pano ou uma escova, por exemplo.
Líquidos como vinho ou com corante
Diversas pessoas estão acostumadas a tomar vinho ou outro tipo de bebida com uma pigmentação forte em momentos de relaxamento na cama.
Dessa forma, é comum que algumas gotas pinguem no colchão e acabem deixando manchas. Isso se não acontecer um desastre e alguém derramar toda a taça ou copo de vinho no estofado.
Portanto, é necessário fazer a limpeza no momento do ocorrido. Para isso, aplique uma toalha limpa para tirar o excesso do líquido. Isso vai evitar que ele acabe entrando ainda mais no colchão.
Após essa etapa, é hora de misturar meio copo de água morna com meio copo de vinagre de álcool.
Misture bem e passe com um pano limpo. Assim como no caso do sangue, evite esfregar além do limite da mancha para que você não espalhe e piore a situação.
Lembre-se que o objetivo é que você tenha êxito no processo de como tirar mancha de colchão.
Por isso, aperte o local, alternando entre a remoção do excesso da mistura, a nova aplicação e o processo de limpeza.
Ferrugem ou tinta
Problemas com manchas de ferrugem ou tinta, apesar de serem mais raras, não são impossíveis de acontecer. Porém, para removê-las, é necessário tomar dois cuidados importantes.
O primeiro é seguir a mesma orientação de não esfregar além dos limites da sujeira para não ampliá-la. Já a segunda, é utilizar sempre panos brancos.
No caso da ferrugem, você pode fazer uma massa com suco de meio limão e bicarbonato.
Em seguida, aplique-a diretamente sobre a mancha até que ela fique totalmente coberta. Deixe agir por 30 minutos e limpe com um pano úmido e limpo.
Já para as tintas, o primeiro passo é tentar remover com um papel toalha se for no momento do incidente, sem esfregar para evitar que a tinta penetre ainda mais no colchão.
Depois, pegue uma flanela, a umedeça com álcool e aperte sobre o local. Caso fique difícil, outra possibilidade é misturar uma colher de sopa de detergente e duas de vinagre branco em uma xícara de água.
Misture bem até formar uma espuma e aplique sobre o local. Por fim, deixe agir por 10 minutos e limpe com um pano umedecido em água fria.
Quais as dicas para manter o colchão sempre limpo?
Caso queira manter o seu colchão sempre limpo e protegido, você pode deixá-lo em locais mais arejados e que possuem um ponto de iluminação. O principal cuidado é evitar ao máximo beber ou comer sobre ele.
Para ter uma proteção maior, você pode contratar uma empresa capaz de impermeabilizar o seu colchão. Assim, você terá maior liberdade para continuar se alimentando na cama.
Se tiver criança ou animais de estimação, o seu colchão ficará protegido da urina também, facilitando a sua limpeza.
Outra dica é usar capa protetora. Dessa forma, você consegue evitar que bactérias, vírus, fungos e ácaros encontrem um bom local para a proliferação.
Existem empresas especializadas nesse tipo de processo e que também faz limpeza de bancos de carros, que precisam do mesmo cuidado que os colchões. Afinal, eles são bons lugares para que microrganismos se instalem e causem as manchas.
Uma das empresas é a Acquazero. A marca trabalha com amplos serviços voltados para residências como limpeza de colchões, estofados, sofás, poltronas, tapetes e carpetes.
Dessa forma, a marca é a maior rede de estética automotiva do mundo. Por isso, também trabalha com serviços de limpeza e manutenção automotiva, sendo uma boa solução para carros e casas.
Acesse o e-commerce da marca e agende seu horário. Para que você veja como o trabalho funciona, separamos um vídeo explicativo sobre o melhor método para limpar os estofados. Assista!
Gostou do nosso conteúdo sobre como tirar mancha do colchão? Conheça outras dicas para a limpeza da sua casa e carros em nosso blog.