Pegue um pano limpo, de preferência de microfibra para usar em qualquer superfície. Um spray de limpeza multifuncional também vai te ajudar a limpar qualquer resíduo que tenha ficado do adesivo.
Encontre um cartão de plástico resistente, como um cartão de banco velho, uma identidade antiga ou um cartão de presente usado. Como ele deve se estragar, não use um cartão que você usa atualmente ou deseja guardar.
Como tirar adesivo do carro usando secador?
Dificilmente você terá em casa uma pistola de ar quente. Não se preocupe! Pegue um secador de cabelo, para aquecer o adesivo. Ele deve ser o suficiente para soltar a cola.
Ligue o seu secador de cabelo na potência máxima. Aponte-o para o adesivo e segure por um ou dois minutos. Passado esse tempo, teste um canto do adesivo e veja se ele se solta facilmente.
Caso isso não aconteça, continue usando o secador por mais tempo. Em seguida, tente tirar o adesivo novamente.
Para adesivos maiores, pode ser necessário dividir em seções pequenas. Assim, aqueça e vá puxando o adesivo conforme você avança.
Saiba como tirar adesivo do carro usando lubrificante
Para tirar o adesivo usando lubrificante, com cuidado, retire uma pequena parte do material em um canto, usando uma lâmina de barbear.
Depois, coloque o lubrificante em um pulverizador e aplique por baixo da superfície exposta do adesivo. Dessa maneira, use o barbeador para continuar a descascar a cola do adesivo.
Assim que você remover o adesivo completamente, continue pulverizando o lubrificante e usando a lâmina de barbear. Dessa forma, remova qualquer cola pegajosa extra no vidro do seu carro.
Em seguida, limpe o excesso de lubrificante com um pano ou até mesmo uma camisa velha. Por fim, lave a mancha.
Como tirar a cola do adesivo que ficou na lataria?
A seguir, veja alguns itens caseiros e procedimentos profissionais para tirar a cola dos adesivos, bem como o que você não deve fazer.
Álcool isopropílico
Se a cola for difícil de sair, umedeça um papel toalha com álcool e coloque-o sobre a área pegajosa. Mas, tenha cuidado ao usar álcool, pois ele pode manchar materiais absorventes.
Dessa forma, teste uma gota do álcool em uma parte imperceptível da lataria. Se não ficarem vestígios, prossiga. Depois, espere alguns minutos enquanto o líquido age, dissolvendo a cola.
Para finalizar, tire a toalha e esfregue os resíduos do adesivo com os dedos ou com uma espátula de plástico. Não use instrumentos de metal, como facas, já que eles podem arranhar a lataria.
Removedor para cola
Ao usar um removedor para cola, faça o possível para aplicá-lo apenas na área afetada pelo resíduo. Assim, no caso de um adesivo que deixou poucos resíduos, use um cotonete embebido no removedor líquido.
Se os resíduos forem mais resistentes, mergulhe parte de um pano limpo e macio no removedor e torça-o em seguida. Use a ponta do tecido coberta com o removedor para tirar os resíduos menores do adesivo.
Como alternativa, aplique uma pequena quantidade do removedor no pano antes de esfregar diretamente a área afetada.
Passe o tecido sobre a superfície em uma só direção e verifique o estado do adesivo. Evite saturar o pano, para impedir que o removedor entre em contato com partes desnecessárias.
Com isso, se a área afetada for grande, umedeça um pano com o removedor, de modo que a extensão seja igual. Coloque o tecido sobre a área e deixe agir por alguns minutos, antes de esfregar os resíduos do adesivo.
Descontaminação de pintura
Se você procura uma solução profissional, a descontaminação da pintura é uma boa opção. No vídeo abaixo, confira como o procedimento é feito e quais produtos são necessários.
Para a descontaminação da pintura do veículo, deve-se tirar da superfície seiva das árvores, contaminação industrial, cimento, asfalto, névoa de tinta e, claro, cola de adesivo.
Desse modo, esses elementos são quase sempre imperceptíveis e não saem em uma lavagem de veículos normal.
Aos poucos, esses contaminantes arranham e deterioram a lataria do seu carro, sem você se dar conta. Com isso, a pintura se torna áspera e sem brilho.
Assim, a descontaminação da pintura remove todas essas partículas de sujeira, que causam danos à carroceria.
Nunca use querosene!
Querosene, bem como outros solventes como gasolina e thinner, são inflamáveis e perigosos. O risco não está apenas na forma líquida, mas também nos vapores tóxicos, liberados durante o uso.
Assim, eles podem causar irritação na pele e até mesmo afetar a respiração. Por isso, os profissionais que trabalham com querosene devem usar o Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado.
Além disso, os solventes à base de petróleo são um tipo de gordura insolúvel em água. Dessa forma, eles não evaporam completamente, deixando um resíduo oleoso na superfície.
Para completar, querosene não é biodegradável. Isso dificulta o seu descarte e pode causar prejuízos as pessoas, animais e plantas, além de ser ruim para a manutenção do meio ambiente.
Cuidado para não arranhar a pintura
Pensando em coisas que você não deve fazer, lembre-se de algumas dicas que já foram dadas aqui.
Como já dissemos, não tente tirar a cola do adesivo raspando com um objeto de metal, uma vez que isso pode arranhar a lataria.
Além disso, você já aprendeu que o uso de alguns produtos ou técnicas inadequadas pode manchar a pintura.
Se você leu esse texto tarde demais, se acalme, pois ainda existe solução. Para pinturas manchadas, arranhadas ou riscadas, é necessário fazer o polimento da pintura.
Esse serviço serve para eliminar as imperfeições na carroceria, além de garantir o brilho. No polimento, são utilizadas uma massa abrasiva e uma politriz, aplicadas com uma máquina rotativa de alta velocidade.
Assim, esse trabalho deve ser feito por profissionais, que usam a máquina para espalhar a massa sobre a pintura. Por isso, procure um estabelecimento especializado em serviços de estética automotiva.
Como tirar cola de adesivo dos vidros do carro?
Seu primeiro passo deve ser usar água quente e um pano macio descartável.
Esfregue o vidro até que a cola do adesivo desapareça, repetindo conforme necessário. Você pode pressionar o pano na área afetada por alguns minutos, para amolecer a cola, e só depois começar a esfregar.
Se a água quente não funcionar, experimente gelo. Assim, coloque um cubo de gelo na área afetada, para congelar a cola. Assim que estiver congelada, raspe o material com uma faca não amolada.
Caso a água, quente ou fria, não funcionar, ainda há alternativas. Algumas delas você já viu aqui. Álcool, acetona, lubrificante, vinagre e fluido de isqueiro podem servir. Aplique com um pano e esfregue a cola do adesivo.
Procure um serviço profissional
Neste texto, você conheceu algumas soluções, que você só encontra em um serviço especializado. Além do polimento e da descontaminação da pintura, outros tratamentos protegem e dão brilho à carroceria.
Também é possível cuidar dos para-brisas e janelas laterais. Tratamentos como cristalização dos vidros e remoção de chuva ácida eliminam contaminantes e impedem que eles fiquem impregnados.
No Brasil, a melhor opção para esses cuidados com o carro e outros de estética automotiva é a Acquazero. A empresa possui unidades em todos os estados do país e oferece a comodidade de um atendimento delivery.
Por isso, baixe o nosso aplicativo ou visite o nosso e-commerce. Lá, digite o seu endereço e encontre a unidade mais próxima de você.
Depois, preencha o formulário e agende o dia e horário do seu atendimento.
Gostou das nossas soluções de como tirar cola de adesivo? Então, você vai querer ver o nosso post sobre remoção de chuva ácida, outra ameaça à pintura do seu carro.