Produtos domésticos, como vinagre, água oxigenada, detergente e bicarbonato de sódio funcionam em certo grau. Mas para casos de cheiros persistentes e intensos, você precisa fazer mais.
Seguindo os passos descritos abaixo, você manterá os seus móveis conservados. Então, tome essas medidas para remediar a situação, mas também existem formas de evitar o cheiro e as manchas xixi.
O mais importante é: nem pense em disfarçar as áreas manchadas ou encardidas, muito menos o cheiro! Confira nossas dicas.
1. Aja rapidamente para limpar xixi de cachorro ou gato
Quanto mais tempo o xixi de cachorro ou gato ficar no colchão, tapete ou sofá, pior o problema se torna. Isso faz com que as bactérias se acumulem e a urina penetre pelo tecido.
Dessa forma, assim que você notar manchas causadas, não só por xixi, mas qualquer substância, aja rapidamente. Um pano seco ou toalha de papel devem absorver o líquido.
Depois, limpe o colchão, esfregando-o com a ajuda de uma escova.
Você também pode usar uma toalha de mão limpa ou um pano de microfibra seco para ajudar nesta etapa. Isso deve soltar tudo que secou no colchão.
Se algum resíduo permanecer, um pano úmido pode ser suficiente. Caso você tenha em casa um aspirador próprio para líquidos, melhor ainda.
Uma boa solução é limpar não apenas a mancha, mas todo o colchão. Essa alternativa pode dar mais trabalho, mas permite uma limpeza profunda, com mais chances de eficácia.
2. Como tirar cheiro de xixi do colchão sem estragá-lo
Cada tipo de colchão possui tecidos e estruturas diferentes, com formas próprias de higienização. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é procurar uma etiqueta com as recomendações de limpeza.
Se por acaso o seu colchão não tiver estas instruções, identifique o tipo de tecido e de preenchimento e veja quais produtos são adequados.
Por exemplo, você pode limpar alguns móveis apenas com água ou álcool. Mas até mesmo o tipo de álcool utilizado pode influenciar no resultado.
Outros tecidos suportam o uso de produtos mais fortes, como detergentes. Portanto, se você usar esses produtos químicos em alta concentração, poderá reduzir a vida útil do colchão.
Para alguns tecidos, é possível usar soluções contendo bicarbonato ou vinagre. Porém, é necessário buscar informações para saber quais texturas permitem a aplicação desses produtos.
De tudo que você não deve usar para tirar cheiro de xixi, a amônia é a pior solução.
Isso porque a urina já cheira como amônia, e adicionar o produto só intensifica o odor. Os gatos, particularmente, tendem a retornar àquela área porque são atraídos pelo cheiro.
Ainda mais importante, nunca combine água sanitária com amônia. O composto forma um vapor que pode ser perigoso. Em alguns casos, pode ser letal se inalado.
Além disso, o uso indiscriminado de misturas encontradas na internet pode fazer você estragar ou diminuir a vida útil do colchão.
3. Como tirar cheiro de xixi do colchão com uma solução caseira
Antes de usar qualquer coisa para limpar o colchão inteiro, teste a solução em uma área escondida.
Você pode fazer uma solução com uma colher de chá de detergente, uma colher de sopa de vinagre branco e uma xícara de água morna.
Coloque essa solução em um borrifador. Em seguida, adicione uma colher de bicarbonato de sódio e feche a tampo imediatamente.
Esse movimento deve ser rápido, já que o bicarbonato de sódio e o vinagre criam muitas bolhas quando combinados.
Pulverize a solução em um pano limpo. Bata levemente e esfregue o pano sobre as manchas de xixi. Trabalhando seção por seção, borrife na área e depois esfregue com uma esponja.
Lembre-se de que você deve usar pouca água. Assim, você evita que o colchão fique úmido, o que pode estragá-lo.
Outra forma de limpeza do colchão precisa apenas do bicarbonato de sódio. Polvilhe uma boa quantidade do ingrediente, cobrindo toda a mancha de xixi.
Depois, deixe descansando por, pelo menos, 20 minutos. Porém, se quiser, pode manter a solução no local por até uma hora.
Por fim, passe o aspirador de pó no local e, com a ajuda de uma escova, remova o bicarbonato de sódio.
4. Depois de seco, espere para voltar a usar o colchão
Ao terminar o procedimento de limpeza, é normal que o colchão ainda esteja úmido.
Se essa umidade não for eliminada rapidamente, acabará favorecendo a criação de mofos, ácaros, bactérias e bolores.
Esses elementos são nocivos à saúde. Assim, causam coceiras, alergias e problemas respiratórios. Isso sem contar o mau cheiro. Em outras palavras, você elimina um problema para criar outro ainda maior.
Por isso, o ideal é que você deixe o colchão em um local ventilado e evite usá-lo durante alguns dias.
Use um pano de microfibra limpo e seco para acelerar o processo. Depois de seco, use uma escova sobre a superfície, em movimentos circulares, para amaciar o tecido.
5. Considere trocar o piso
Obviamente, essa é uma solução para casos de odores mais intensos e persistentes. Porém, você já deve saber: situações extremas precisam de medidas extremas.
Em alguns casos, o xixi pode atingir a estrutura de um sofá ou cama, chegando até mesmo ao piso. Para piorar, a urina possui uma facilidade para penetrar em superfícies como a madeira e o concreto.
Assim, o problema pode acabar não sendo resolvido, mesmo depois de lavar o móvel ou o chão com água e sabão.
Logo, substituir as áreas sujas até mesmo o piso é uma maneira eficaz de lidar com o cheiro de xixi. Dessa maneira, o pedaço de material contaminado com cheiro desagradável é removido.
Claro, nem todo mundo tem paciência, tempo ou dinheiro para lidar com esse tipo de reforma.
6. Como tirar cheiro de xixi do colchão com ajuda profissional
Se você julgar necessário, peça a ajuda de uma empresa especializada. Antes, procure saber qual é o método de higienização empregado. O ideal é que seja uma limpeza a seco.
Você já viu como a umidade favorece a formação de microrganismos nocivos à saúde. Por isso, a limpeza a seco desinfeta usando pouca água.
No lugar disso, é aplicado um produto específico sobre toda a superfície do móvel. A vantagem desse método é que esse produto consegue penetrar nas fibras dos tecidos e atingir as camadas mais profundas.
Ao final, o produto de limpeza é sugado, junto a todas impurezas encontradas.
Com isso, além de tirar as manchas de forma rápida e segura, outras vantagens da limpeza a seco é a eliminação dos ácaros, fungos e bactérias.
7. Faça a impermeabilização, para proteger o colchão
Danos causados pelo xixi do cachorro ou por crianças podem ser permanentes.
Porém, ao fazer a impermeabilização, você tem a tranquilidade de deixar seus filhos e animais de estimação livres pela casa, sem medo.
Impermeabilizar é o mesmo que tornar algo “à prova d’água”. As empresas especializadas em serviços de limpeza de ambientes também fazem esse tratamento.
Mais do que remover as manchas causadas por líquidos, a impermeabilização evita que elas ocorram.
No procedimento, um produto impermeabilizante fecha as fibras do tecido e forma uma camada protetora sobre o móvel. Assim, a passagem de substâncias líquidas ou oleosas é bloqueada.
Portanto, evita a impregnação com óleo, gordura, vinho, refrigerante ou o xixi do cachorro.
Dessa forma, se algo for derramado sobre o móvel, você pode usar um aspirador de pó, um pano seco ou até mesmo uma toalha de papel. Eles absorvem o líquido e resolvem o seu problema rapidamente.
E então? Aprendeu como tirar cheiro de xixi do colchão? Se você achar que precisa de um ajuda profissional, entre em nosso e-commerce ou baixe nosso aplicativo.
Lá, você encontra a solução mais próxima da sua casa e ainda consegue agendar o dia e horário do seu atendimento. Logo, dê adeus às manchas e ao mau cheiro!