1. Lave com vinagre e bicarbonato
O vinagre e o bicarbonato têm um segredo que é o ácido contido neles. Dessa forma, essa natureza ácida do vinagre consegue matar bactérias e eliminar a sujeira.
Juntos, esses ingredientes devem formar uma pasta grossa e borbulhante, capaz de levantar e absorver as manchas de mofo e de outras substâncias.
Existem várias soluções de limpeza que você pode fazer. Uma delas é a seguinte: dissolva algumas colheres de bicarbonato de sódio em um recipiente. Junte com uma xícara de vinagre branco e uma de água quente.
Feito isso, espalhe um pouco dessa pasta no tecido e espere secar. Quando estiver seco, esfregue a área afetada até que o mofo desapareça.
Se a mancha for persistente, repita o processo. Depois, lave normalmente sua toalha ou peça afetada.
Na hora de secar, você também pode optar por colocar sua toalha na secadora.
2. Coloque de molho em água e sal
Esse método funciona melhor com toalhas e peças pequenas de tecido, que você pode embrulhar com um pano embebido em água salgada.
Primeiramente, deixe as peças afetadas de molho de um dia para o outro.
No dia seguinte, você pode colocar suas toalhas na lavadora. Dentro da máquina, o ciclo de lavagem pode ser feito junto das suas outras roupas, sem problemas.
Depois de lavar, pendure o tecido tratado no varal, em um local bem ventilado. A luz do sol ajuda a acabar com a umidade mais rapidamente.
A água salgada mata o mofo ao desidratá-lo. Por mais incrível que pareça, você deve manter úmidas as áreas ao redor das manchas. É isso que vai permitir que o processo de desidratação prossiga.
Usar apenas o sal pode ser eficaz contra o mofo. Porém, o ambiente ao redor deve ser úmido o suficiente para manter o sal na solução.
O sal é corrosivo e danifica os acabamentos de madeira e de metal. Por isso, use esse método com critério.
3. Aplique leite sobre as manchas
Essa é uma solução que muitas pessoas desconhecem, mas funciona de maneira impressionante. O leite é até mesmo mais eficaz do que alguns fungicidas químicos.
Para isso, faça uma solução contendo uma parte de leite quente, uma de água e uma de água sanitária ou alvejante. Logo, para facilitar a aplicação, coloque essa mistura em um borrifador.
Desse modo, pulverize a solução sobre a mancha e esfregue o tecido afetado com uma escova de dentes limpa.
Mas observe que esse método pode provocar um clareamento do tecido. Portanto, ele serve somente para tecidos brancos.
Como você viu, dá para usar muitos itens da despensa e até da sua cozinha para acabar com o mau cheiro.
Além dos itens citados, outras dicas envolvem limão, talco, amido de milho, sabão em pó e detergente neutro.
Como prevenir mofo nas toalhas e em outros tecidos?
Assim como em qualquer situação, a melhor forma de prevenção é eliminar a causa do problema. Dessa forma, adote medidas para prevenir a umidade que causa o mofo.
No caso do mofo, os fatores que favorecem o seu surgimento são a umidade em locais com pouca circulação de ar e sem iluminação.
Sendo assim, evite umidade em excesso na sua casa e não permita infiltrações nas paredes. Nos locais mais propensos à proliferação de mofo, procure deixar as portas e janelas abertas quando for possível.
Se você não quer que o mofo atinja um estofado em sua casa, o ideal é que você procure um serviço especializado. Os profissionais têm a técnica adequada para o serviço e utilizam somente produtos específicos.
Como você quer evitar o mofo, o indicado é procurar uma empresa que realize a limpeza a seco. Esse tipo de serviço não deixa qualquer resíduo ou umidade no móvel ou em volta dele.
O mesmo não pode ser dito de uma lavagem convencional, com água e espuma.
Nesse caso, por exemplo, após passar por esse método de limpeza, mesmo quando um sofá aparenta estar seco, ainda pode haver umidade escondida.
Além disso, evite pendurar suas toalhas usadas no banheiro. Afinal, por ser um local quente e úmido, é mais propenso a reter germes e fungos.
Não deixe suas toalhas úmidas por muito tempo. Logo que lavar, seque elas na secadora ou coloque no varal.
Garanta também que a sua tolha esteja seca antes de usá-la de novo e lave suas toalhas semanalmente separadas de outras peças. A lavagem correta é muito importante.
Outra boa medida é colocar um produto antimofo no local onde você guarda as suas toalhas de banho.
Procure uma empresa especializada
Atualmente, a maior empresa do mundo especializada em limpeza a seco é a Acquazero.
Isso porque, além de higienizar e impermeabilizar os seus móveis estofados e de tecido, a empresa tem soluções de estética automotiva.
A Acquazero tem mais de 800 unidades, espalhadas pelo Brasil, Estados Unidos e República Dominicana. Para saber qual é a mais perto de você, entre no site da marca ou baixe o aplicativo.
Feito isso, digite o seu endereço e selecione os detalhes do serviço desejado, bem como o dia e a hora do atendimento.
Perigos do mofo para a saúde
Seja em suas toalhas, roupas, colchões, paredes ou móveis, o cheiro forte do mofo pode causar vários problemas para a sua saúde, como alergias. Por isso, é importante que você leve essa ameaça a sério.
No mínimo, o mofo pode dar um odor desagradável ao ambiente. Ele também pode ser a causa de irritação e coceira na pele e nos olhos, lacrimejamento, tosses, espirros e nariz entupido.
Porém, o problema pode chegar a situações extremas. Assim, se alguém em sua casa sofrer de alergia, asma ou outra doença respiratória, seu estado de saúde pode se agravar.
Isso sem contar em como as peças mofadas formam manchas escuras e difíceis de tirar. Inclusive, passam um aspecto sujo e desgastado para a área afetada.
Na verdade, não só a peça mofada tem o aspecto prejudicado, mas todo o ambiente em volta. Assim, pouco importa se as paredes e o chão estão limpos.
Então, melhor do que saber como tirar cheiro de mofo das toalhas é evitar que o problema aconteça.
Agora que você está por dentro do assunto, tome medidas preventivas e mantenha o ambiente em sua casa sempre saudável!
As toalhas podem assumir um cheiro desagradável devido a restos de sujeiras ou secagem incorreta.
Você pode deixar as toalhas de molho em água quente e amaciante. Assim, o produto vai se fixar melhor, deixando as toalhas mais cheirosas e macias.
Usar uma toalha mofada pode provocar infecções na sua pele, além de doenças e problemas respiratórios causados por fungos.