Sabe o que é melhor? Provavelmente, você já tem todos esses ingredientes em casa. Além disso, muitos desses métodos servem para vários tipos de manchas.
1. Como tirar bolor de roupa com água sanitária?
De acordo com a sabedoria popular, a água sanitária elimina o crescimento de fungos.
Mas, isso não é totalmente verdade, uma vez que a água sanitária só mata o mofo da superfície, sem afetar as camadas abaixo.
Assim, você precisa matar e remover essas camadas para impedir realmente o crescimento do mofo e evitar que ele retorne.
A água sanitária não consegue matar o mofo porque a sua estrutura química impede que ela penetre em superfícies porosas.
Isso faz com que o mofo se mova mais profundamente na superfície afetada, para se esconder da água sanitária.
Por isso, você só deve usar água sanitária para remover manchas de bolor pequenas, em superfícies lisas.
Outro problema de se usar água sanitária é que ela pode multiplicar o crescimento de mofo. Quando a substância é introduzida nas colônias de fungos, o bolor a reconhece como uma ameaça e reage.
Além disso, o bolor pode usar a água sanitária como uma fonte de alimento. Isso fará com que o mofo volte a crescer ainda mais rápido e mais forte.
2. Eliminar bolor com vinagre branco
O vinagre branco é um produto levemente ácido que limpa, desodoriza e desinfeta. O ingrediente também pode matar a maior parte das espécies de fungos, incluindo o bolor.
Como o vinagre branco contém apenas cerca de 20% de ácido acético, adicionar água o torna menos eficaz.
Assim, despeje vinagre branco não diluído em um borrifador. Em seguida, pulverize o vinagre sobre a roupa com bolor e deixe descansar por uma hora. Por fim, limpe a área com água e espere a superfície secar.
Você pode usar o produto com segurança em superfícies porosas e não porosas, eliminando rapidamente o odor desagradável do mofo. O cheiro do vinagre também deve desaparecer em algumas horas.
3. Como tirar bolor da roupa com leite?
O uso de leite tem se mostrado eficaz na remoção de diversos tipos de manchas.
O ingrediente tira as manchas de bolor sem arriscar estragar a roupa. Assim, o leite é indicado para remover as manchas de bolor em tecidos mais delicados, como a seda, os sintéticos e os coloridos.
Para isso, é necessário que você ferva o leite. Depois, despeje sobre a mancha de bolor e aguarde até que o leite fervido tenha feito a sua limpeza.
Feito isso, coloque o tecido na máquina e lave junto das suas outras roupas.
4. Tirar bolor com bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é outro item de cozinha com várias formas de uso na limpeza, incluindo a remoção de bolor. O ingrediente é seguro para a saúde e não apenas mata, como absorve a umidade que atrai o mofo.
Assim, misture um pouco de bicarbonato de sódio em um borrifador com água. Agite até que o bicarbonato se dissolva e, em seguida, borrife a solução sobre a área com mofo.
Depois, use uma escova para remover o mofo do tecido. Enxágue a superfície com água, para remover qualquer resíduo do bicarbonato. Por fim, borrife a área novamente e deixe o tecido secando, sem esfregar.
Para a remoção de uma mancha mais difícil, faça uma mistura de duas partes de bicarbonato de sódio, uma parte de vinagre branco e uma parte de água. Então, mexa até que forme uma pasta espessa.
Em seguida, espalhe essa pasta sobre a mancha de bolor e deixe secar. Depois, esfregue o mofo e limpe com água. Isso deve matar qualquer bolor restante e evitará que ele retorne.
5. Como tirar bolor de roupa com suco de limão?
O suco de limão é um removedor natural de bolor, que não é tóxico e ainda deixa um aroma fresco. O suco contém cerca de 5% de ácido, o que o torna eficaz na eliminação do mofo.
Para o tratamento do mofo com suco de limão, use água e sabão para iniciar o processo de limpeza. Depois de enxaguar, aplique o suco diretamente sobre o tecido e esfregue a área com uma escova ou esponja.
O suco de limão também é valioso para acabar com o cheiro de mofo das roupas. Para isso, adicione meia xícara de suco ao sabão em pó usado para lavar suas peças.
Mas, saiba que o limão pode tirar as cores de alguns tecidos. Por isso, ele só deve ser usado para lavar roupas claras ou depois de você fazer o teste de resistência, que já mencionamos no início do texto.
Para melhorar o odor e a eficácia de alguns itens de limpeza naturais, como o vinagre, você também pode usar um pouco do suco de limão.
Cuidado: o bolor também pode aparecer em outros tecidos!
Além da sua roupa preferida, as manchas de mofo podem surgir em outras superfícies, principalmente as estofadas e revestidas de tecido.
Assim, o bolor pode aparecer em seus tapetes, cortinas, sofás e assentos automotivos.
Esses elementos podem causar riscos à saúde sem que você perceba. Além do mau cheiro, o mofo pode ser a causa de irritação e coceira na pele e nos olhos, lacrimejamento, tosses, espirros e nariz entupido.
Assim, caso algum membro da sua família tenha alergia, asma ou outros problemas similares, o seu estado de saúde pode se agravar.
Por isso, tenha cuidado com seus estofados e tapetes, e solicite um serviço de limpeza profissional, pelo menos duas vezes por ano. Os profissionais farão uma limpeza mais profunda, eliminando todas as ameaças.
Se alguém em sua casa tiver a saúde mais frágil, a frequência do serviço deve ser maior. Pensando no bem-estar da sua família, considere procurar um serviço de limpeza a seco.
Afinal, a lavagem convencional costuma usar muita água e produtos com componentes químicos abrasivos. Isso forma muita espuma e deixa umidade e resíduos em seu sofá.
Mesmo quando o tecido aparenta estar completamente seco, ainda pode haver água escondida no interior do estofamento. Como você já sabe, isso cria um ambiente favorável à proliferação do mofo.
No mundo, a maior empresa que realiza essa forma de limpeza é a Acquazero. Por isso, para uma solução profissional, baixe o aplicativo ou entre no e-commerce da marca.
São mais de 400 unidades e, certamente, encontraremos uma delas perto de você. Em seguida, é só selecionar o serviço desejado, o dia e o horário do seu atendimento.