Em outros casos, pode acontecer também da mangueira do duto do ar-condicionado entupir e fazer toda a água voltar e molhar o carpete.
Inclusive, ele não é uma parte do carro que pode ser retirada com facilidade. Além disso, se você não fizer a secagem corretamente pode gerar mofo e mau cheiro.
Com isso, você pode ter um prejuízo maior para retirar o carpete velho e substituir por um novo, pois ele terá mais chance de danificar.
Veja dicas de como secar o carpete automotivo!
Sabemos que a melhor forma de fazer uma limpeza completa e reparos em seu carro é contratar um profissional qualificado. Dessa forma, o carpete fica limpo e sequinho da forma correta.
Contratando esses serviços você garante que os melhores produtos serão utilizados sem danificar seu automóvel. A lavagem a seco seria a melhor opção para não correr riscos de deixar o carpete úmido.
Porém, às vezes, a limpeza do carro precisa ser feita de forma mais rápida e até mesmo lhe falta tempo e oportunidade de levá-lo a um profissional.
Por isso, a seguir iremos informar algumas dicas simples e eficazes para que você possa fazer o serviço em casa.
Para prevenir mofo e mau cheiro, é preciso adotar alguns cuidados.
O carpete do carro é um local muito usado e que sofre muito atrito.
Sendo assim, sua conservação é muito importante. Isso porque, o cheiro de mofo é bastante desagradável e surge de uma forma muito rápida.
Use flanelas de microfibra
A microfibra vem se destacando bastante na estética automotiva. Mas o que é pano de microfibra e por que ele é melhor do que uma toalha comum de algodão?
A microfibra é uma fibra sintética bem pequena, duas vezes mais fina que a seda e três vezes mais fina que o algodão.
A importância dessa fibra na área de estética automotiva é exatamente pelo material ser capaz de agarrar a sujeira e evitar o atrito.
O pano de microfibra também tem a capacidade de absorver oito vezes mais água do que um pano de algodão. Isso torna o material muito mais eficiente na hora da lavagem.
Sendo assim, após a lavagem do carpete, com uma flanela de microfibra seca, você pode iniciar a secagem. Então, faça isso pressionando a flanela pelo carpete para que ela absorva o excesso de água acumulado.
À medida que o pano vai ficando molhado troque o lado e continue o processo.
É importante ressaltar que você não deve torcer o pano de microfibra, isso pode quebrar as fibras e estragar o tecido. Apenas realize a compressão do pano para retirar o excesso de água.
Faça a sucção da umidade
Ter um aspirador de água portátil irá trazer grandes benefícios na hora de secar o seu carro. Você pode optar também em ter um aspirador de pó e água, assim terá dois em um, afinal ele vai limpar e secar.
Para que sua secagem seja ainda mais eficaz e vá mais ao fundo do carpete, utilize o aspirador. Ele irá sugar todo o acúmulo de água que não conseguiu retirar com a flanela.
A força da sucção irá retirar todo o excesso restante, além de sugar algumas partículas de sujeira que ficaram para trás. Isso facilita o processo de secagem.
Passe o aspirador quantas vezes achar necessário, até que ele não seja mais capaz de sugar nada.
Ligue o secador de cabelos
Depois de conseguir tirar todo o excesso, o carpete pode ficar ainda um pouco úmido. Sendo assim, você também pode estar fazendo o uso do secador de cabelo para evaporar a umidade.
O uso do secador pode até mesmo ajudar caso você não tenha um aspirador em casa.
Lembre-se de deixar no modo frio para que não queime o seu carpete e evite aproximar demais o secador do material.
Esse processo pode ser mais demorado. Mas se já teve a oportunidade de diminuir o excesso de água com a flanela e o aspirador, será mais fácil finalizar a secagem.
Além disso, manter o carro ventilado é uma medida importante para combater a propagação de doenças respiratórias. Inclusive, a estação de inverno é a época do ano que concentra mais registros desse tipo de doenças alérgicas.
Use o calor do sol
O calor do sol também é um grande amigo na hora da secagem. Após todo o processo, deixe seu carro algum tempo na luz do sol para que ajude a secar seu carpete.
Afinal, até mesmo se o seu carro estiver na sombra, o mormaço de um dia ensolarado pode ajudar a finalizar a lavagem do seu automóvel.
Deixe o carro ventilar
Para finalizar é importante que deixe o ar circular dentro do carro, mantendo todas as portas abertas. Você também pode fazer o uso de um ventilador para acelerar o processo.
Todas essas dicas podem ser usadas de acordo com o que você tem disponível em sua casa, sendo feitas separadamente ou em passo a passo.
Mas antes de utilizar qualquer outro produto se certifique de que ele não irá danificar o seu automóvel.
Uma boa dica também na hora de lavar o seu carpete é elevar as partes soltas para que um excesso de água caia na parte da lataria do carro. Isso facilita na hora que for secar.
Levante o carpete do assoalho
Outra dica valiosa é levantar o carpete do assoalho. Isso porque, a água pode escolher e se acumular na parte debaixo dele, causando problemas no veículo.
Além de dificultar a secagem do carpete. Então, levante ele, enxugue o líquido com a flanela de microfibra. Em alguns casos, pode ser necessário usar uma chave de fenda para remover o carpete.
Carros mais antigos costumam ter carpetes difíceis de retirar.
Porém, caso prefira contratar um serviço profissional, a Acquazero é especialista no método de limpeza a seco! A marca garante a higienização interna do seu carro sem danificar o carpete.
Contratando qualquer unidade da rede, você terá a tranquilidade de saber que não vão restar resquícios de umidade no carpete do seu veículo.
Inclusive, a empresa pode ir até a sua casa para realizar o serviço de como secar carpete automotivo.
Contrate agora em qualquer unidade da rede. Então, fique tranquilo ao saber como secar carpete automotivo contando com quem sabe fazer!
Para remover o mau cheiro do carpete é necessário higienizar o veículo com frequência e secá-lo detalhadamente. Lembre-se de arejar bem o automóvel de vez em quando e de higienizar o carpete após dias chuvosos.
Tente ventilar os tapetes, se possível, com a ajuda de ventiladores ou ao ar livre.
Remova a sujeira grossa, aspire, depois passe um pano com água morna ou uma bucha com produto específico e deixe secar. Se possível, procure um serviço profissional de limpeza.