Inclusive, o assoalho pode conter mais microrganismos do que pensamos ou gostaríamos de admitir. Os restos de líquidos entornados, sujeiras vindas dos calçados, entre outros resquícios, contaminam os tapetes do veículo.
Sendo assim, uma limpeza adequada pode ser uma opção para conservar a parte interna do automóvel.
Falando dos tapetes, uma última dica é não deixá-los úmidos, já que isso pode vir a prejudicar todo o assoalho.
Logo, procure realizar a secagem das peças ao sol por algumas horas antes de colocá-las de volta no lugar. Assim, você evita que o cheiro de mofo e umidade permaneçam no veículo.
Portanto, confira agora diferentes formas de secar o assoalho do seu automóvel e manter o seu veículo seguro e conservado por muito mais tempo.
Com flanelas de microfibra
Para secar o assoalho, você pode utilizar um pano limpo e que não solte fiapos. Nesse caso, os mais indicados são as flanelas de microfibras, que atendem a todos esses requisitos, além de serem bem macias.
Então, seque o automóvel com o auxílio da toalha. Desse modo, será possível remover o excesso de umidade do interior do veículo.
Para isso, venha com o pano por toda região molhada do assoalho, não se esquecendo de alcançar cada canto. Esse processo deve ser repetido até se ter a garantia de que toda a área ficará bem seca.
Usando o aspirador de pó
Outra solução é garantir uma secagem profissional usando um aspirador próprio para o serviço.
Dessa forma, se você notar que a região continua molhada, venha com o aspirador sugando toda a umidade do automóvel. Com esse equipamento, será possível eliminar bem a umidade do local.
Com um secador de cabelos
Não tem um aspirador em mãos? Você já pensou como o secador de cabelos pode ser útil nesse momento? Isso mesmo, ele é uma boa saída!
Afinal de contas, o aparelho é garantia de secagem dos lugares para onde é direcionado. Além disso, você consegue regular a potência do secador.
Aproveite o calor do sol
Aproveitar os meios naturais é uma mão na roda, já que você economiza energia. Então, para usar e abusar do sol, deixe todas as portas do seu veículo abertas. Assim, nenhuma área permanecerá úmida.
No entanto, saiba que o sol em excesso pode ser prejudicial para itens como a lataria e o estofado do carro. Por isso, você deve aproveitá-lo para a secagem do assoalho, mas deve evitar que o veículo permaneça longas horas exposto ao sol desnecessariamente.
Além disso, deixar o tapete muito tempo no sol pode causar manchas. Por isso, aproveite um dia ensolarado, mas coloque os objetos na sombra.
Use ar-condicionado ou ventilador
Nem sempre o clima colabora com nossos objetivos. Por isso, caso não seja possível deixar o carro secar ao ar livre, você pode tentar usar o ar-condicionado do carro ou um ventilador.
Antes de mais nada, faça esses procedimentos em locais cobertos e protegidos, onde nem você nem o carro vão estar em risco. Depois, ligue o ar-condicionado do carro e deixe tudo fechado.
Em seguida, ligue um ventilador para ajudar a terminar de secar e dissipar o cheiro forte. Mas, esses procedimentos podem ser um pouco mais demorados que os demais.
Deixe o carro aberto pelo máximo de tempo possível
Para garantir uma secagem completa, deixe o carro secar por até 24 horas, com as janelas abertas e em temperatura ambiente.
Com esse hábito simples, você consegue evitar a formação de mofo no seu assoalho. Além disso, manter o carro ventilado afasta microrganismos causadores de doenças respiratórias. Dessa forma, você protege a saúde de sua família e a dos usuários do veículo.
Por isso que um serviço profissional pode fazer a diferença. Afinal, uma empresa especializada usa em seu carro produtos e técnicas que já tiveram sua eficiência comprovada.
Inclusive, a lavagem a seco é indicada na hora de cuidar do interior do carro. Afinal, a técnica possibilita uma limpeza e secagem mais eficiente e segura do assoalho do seu carro.
Dessa forma, escolher esse método pode valer a pena, já que usa pouca água para higienização interna do veículo. Além disso, garante uma limpeza de qualidade em toda a região.
Como remover mau cheiro do carpete molhado?
Para evitar o mau cheiro no assoalho e para afastar o mofo, adotar alguns cuidados, como evitar deixar o carpete molhado, é essencial.
O assoalho do carro é um local muito usado. Logo, o carpete acaba recebendo toda a sorte de sujeiras e umidades. Nesse sentido, a necessidade de limpá-los acaba sendo mais frequente para manter a higiene em dia.
No entanto, é necessário que a secagem seja efetuada de forma correta. Caso contrário, o cheiro não será nada agradável.
Sendo assim, esse mau cheiro que você nota no seu veículo pode estar vindo do carpete. Mas não se preocupe, o bicarbonato é ótimo para absorver esses odores.
Desse modo, espalhe um pouco de bicarbonato de sódio nos locais úmidos. Deixe o produto agir e remova o excesso com ajuda de um aspirador.
Outra opção é contar com sachês de sílica gel ou algum produto contra mofo e espalhar pelo carpete.
Além disso, você pode contar com uma mistura bem efetiva contra odores fortes. Então, misture um litro de água, meio copo de vinagre de álcool, uma colher de bicarbonato, três de álcool e uma de amaciante. Em seguida, coloque tudo em um spray e aplique por todo o carpete.
Serviço profissional
Então, se deseja praticidade, conte com a Acquazero, que é especialista no método de limpeza a seco! A empresa possui um catálogo completo de serviços automotivos.
Além disso, a marca atua com serviços residenciais. Faça hoje mesmo um agendamento com a Acquazero!
Você pode usar um aspirador de líquidos para sugar o excesso de água e depois um secador de cabelo para tirar a umidade.
Deixe o veículo aberto para ventilar e deixe em um local arejado, mas sem exposição direta ao sol. Caso não resolva, tente usar um secador de cabelo.
É preciso realizar a desmontagem de algumas partes do carro para garantir que possam acumular água. Além disso, as peças são desinfetadas antes de serem colocadas no lugar certo.