Entre os passos, estão a hidratação do couro. Portanto, saiba que esse tipo de material precisa ser hidratado para manter sua vitalidade, brilho e maciez.
Esse tratamento pode ser feito a cada de 2 meses ou a cada 6 meses. Vai depender da necessidade de cada veículo.
A limpeza padrão pode ser feita com água e sabão neutro, mas para o trabalho atinja o resultado esperado, o ideal é usar os produtos próprios para manutenção.
Isso porque, eles são neutros, hidratam e descontaminam o couro sem interferir na cor ou provocar ressecamento.
Além disso, eles criam uma espécie de camada protetora contra o envelhecimento.
O que usar para revitalizar banco de couro?
O couro é um material com uma aparência robusta. Mas isso não significa que deve ser usado nele produtos de limpeza agressivos.
Entre as substâncias que podem danificar o couro, estão aquelas feitas a base de petróleo, pois podem corroer o material.
Além disso, existem alguns produtos de limpeza que podem estragar o couro também. Entre eles estão água sanitária, lustra-móveis, ceras e silicone.
Esses materiais podem deixar a superfície um tanto pegajosa também.
Dessa forma existem produtos próprios feitos especialmente para esse fim. Você pode encontrá-los em lojas especializadas em estética automotiva.
Passos para revitalizar o couro do carro
Confira agora um passo a passo de como revitalizar o couro do carro, incluindo a limpeza e aplicação do produto próprio.
Limpeza da superfície
Para fazer a limpeza da superfície, você deve primeiramente retirar o pó e as sujeiras superficiais dos bancos. Para isso, utilize um pano de microfibra seco ou um aspirador de pó.
Em seguida, remova a camada de sujeira impregnada. É importante remover as sujeiras que estão grudadas de forma profunda.
Assim, utilize uma esponja úmida macia ou que seja própria para esse fim, com sabão ou detergente neutro.
Dessa forma, o próximo passo é secar os estofados. Então, após essa limpeza, venha de novo com um pano limpo e seco para tirar a umidade da superfície limpa.
Aplique o revitalizante
Seguindo as instruções da embalagem, aplique o produto revitalizante para fazer a hidratação do estofado.
Após a limpeza, a superfície está pronta para receber o produto que irá fazer a hidratação do couro. Assim, aplique-o em movimentos circulares. Em seguida, deixe agir por 40 minutos.
Entretanto, indicamos que a hidratação seja realizada por uma empresa profissional. Isso porque, ela vai usar o produto certo e mais eficiente para melhorar a aparência do couro do seu veículo.
Caso contrário, o material pode vir até a sofrer danos.
Limpe o excesso de produto
Após a aplicação do produto, utilize um pano de microfibra e retire o excesso. Não use hidratante corporal para a hidratação do couro.
Isso porque, esses produtos foram desenvolvidos para a pele e não para serem passados no banco de couro do seu carro. Caso os use, você não terá o efeito esperado.
A hidratação do couro faz parte do portfólio da Acquazero. Dessa forma, saiba que um atendimento profissional é muito mais vantajoso, pois você vai conseguir um resultado melhor na limpeza do banco do seu carro.
Com ele, você garante que os serviços serão executados com eficiência, fazendo o uso dos produtos certos e feitos por profissionais qualificados.
Dessa maneira, a Acquazero tem uma longa experiência, o que garante que erros de principiantes não serão cometidos, de modo que venha a prejudicar um material tão delicado como o couro.
Sem contar, que comprar um produto novo por falta de cuidados com o atual, acaba saindo bem mais caro do que fazer a manutenção do material.
É por isso que optar por fazer o serviço com um profissional faz toda a diferença.
De quanto em quanto tempo revitalizar banco de couro?
Para revitalizar o seu banco de couro, o período ideal recomendado de intervalo pode variar entre dois e seis meses.
É importante montar um calendário para acompanhar a próxima data para realizar esse serviço automotivo e garantir que a manutenção fique em dia.
A periodicidade de limpeza pode depender de vários fatores, como a região em que você vive, se utiliza o ar-condicionado de forma constante, entre outros.
Outra questão importante, é que quanto mais seca a região que você mora e quanto mais você usar o ar-condicionado, maiores são as chances de causar a desidratação do couro.
Isso pode ocasionar também, o surgimento das rachaduras.
Por isso, observe como é o seu uso para uma melhor análise da necessidade de realização do serviço. Ou procure por ajuda profissional em uma unidade Acquazero para avaliar as necessidades do seu veículo.
Por que revitalizar o banco de couro do carro?
Se você optou por adquirir um carro com bancos de couro, sabe que esse é um diferencial em relação a outros estofados.
Conforto, boa aparência e luxo estético são algumas das características proporcionadas por este material.
Dessa forma, os bancos merecem muita atenção. Por isso, a revitalização inclui a limpeza e hidratação do couro, além da higienização e recuperação da umidade natural do produto.
Assim, após os processos, o couro fica com um toque muito mais macio e confortável, ficando como novo por muito mais tempo.
O processo também promove a limpeza e o equilíbrio do PH. Isso porque, o produto utilizado é feito à base de óleos naturais do próprio couro.Desse modo, ele elimina todos os possíveis rangidos e desgastes do material.
No vídeo abaixo você vai poder conferir como a Acquazero realiza a hidratação profunda dos bancos de couro automotivos.