fbpx
Veja como remover mancha de gordura de seu estofado sem estresse!

Veja como remover mancha de gordura de seu estofado sem estresse!

Tem dúvidas sobre como remover mancha de gordura do estofado? Confira as dicas que reunimos nesse conteúdo e saiba o passo a passo para manter seu móvel limpo.

Para quem gosta de uma casa limpa e bem cuidada, qualquer tipo de acidente com gorduras e óleos pode ser desesperador, não é mesmo? Principalmente, se o acidente envolver algum móvel estofado. 

Porém, mesmo parecendo um caso perdido, saiba que é possível remover mancha de gordura do sofá e afins, até mesmo com métodos bem simples. Para isso, só é preciso conhecer as melhores técnicas e ingredientes. 

Então, confira a seguir as nossas dicas e fique preparado para manter seu estofado livre de manchas. 

Dicas de como remover mancha de gordura do sofá

Se você está em busca de dicas de como remover mancha de gordura do sofá, reunimos abaixo algumas receitas caseiras que podem ser úteis nesse processo. Assim, você pode usar ingredientes que, provavelmente, já possui em casa. 

Além disso, saiba que todos os métodos você também pode usar para limpar outros estofados, além de sofás. Ou seja, também é possível higienizar cadeiras, poltronas e afins. Continue a leitura!

Advertisement

Detergente e vinagre

A primeira dica que pode ser muito eficaz para tirar mancha de gordura do sofá é a solução com vinagre branco e detergente neutro. Inclusive, para potencializar a solução, você pode adicionar bicarbonato de sódio. 

Ou seja, temos três ingredientes que possuem forte ação contra gorduras. Inclusive, o vinagre e o bicarbonato ajudam a remover as manchas. 

Desse modo, misture meio copo de vinagre, duas colheres de chá de detergente neutro e de bicarbonato. Em seguida, coloque toda a solução em um borrifador para facilitar a aplicação e faça a limpeza da parte manchada. 

Depois, para ajudar nessa remoção, use uma escova de cerdas macias para esfregar a mancha e um pano úmido para retirar qualquer excesso. Por fim, utilize um pano seco para finalizar. 

Água e sabão neutro

Foto de uma mulher com uma bacia e produtos de limpeza na mão. Imagem ilustrativa para o texto como remover mancha de gordura.
Na hora de limpar manchas de gordura, você pode usar o sabão neutro que já possui em casa.

O sabão neutro é um produto ideal para remover sujidades e até mesmo gorduras. Por isso, essa é uma mistura básica que poderá lhe ajudar. 

Além disso, essa é uma boa opção para estofados de camurça ou couro. Sendo assim, faça uma mistura em um balde e umedeça um pano macio. Em seguida, esfregue sobre a mancha até retirá-la totalmente. 

Mas se for necessário, você pode repetir o processo até que toda a mancha seja removida. Logo, tome cuidado para não encharcar o sofá e faça uma limpeza cuidadosa para não causar danos. 

Detergente e água quente

Outro método bem fácil de como remover mancha de gordura do estofado, é com a ajuda do detergente neutro e água quente. Isso porque, a água em temperaturas elevadas facilita ainda mais o processo de limpeza. 

Sendo assim, você só precisa misturar os dois ingredientes em um balde e depois umedecer um pano limpo. Nesse caso, sempre dê preferência para toalhas de microfibra, pois são macias e evitam possíveis danos na peça. 

Então, você só precisa umedecer o pano. Logo depois, esfregue-o sobre a mancha. Para resultados melhores, você pode repetir o processo quantas vezes for necessário. 

Mas lembre-se de fazer uma limpeza controlada, se exagerar na quantidade de água e garanta também que o estofado seque completamente. Por isso, deixe o móvel em um ambiente arejado. 

Qualquer tipo de umidade que fica na peça, pode futuramente facilitar o aparecimento de mofo e até outros microrganismos, como fungos e bactérias. Portanto, atenção no momento de secagem. 

Talco e papel toalha

Já uma boa alternativa para se livrar de mancha de óleo ou gordura no estofado, é contar com a ajuda do talco. Inclusive, essa é uma boa opção para quando a mancha ainda está fresca. 

Sendo assim, coloque um papel toalha sobre a mancha e deixe que ele absorva todo o excesso. Mas cuidado, você não deve esfregar a peça, já que isso pode espalhar a mancha. 

Quando notar que o papel absorveu o máximo possível da substância, espalhe talco sobre a mancha e deixe agir por cinco minutos. Depois você pode completar a remoção da sujeira com a ajuda de uma escova macia.

Foto de uma sala com uma mesa de centro e um sofá branco. Imagem ilustrativa para o texto como remover mancha de gordura.
Na hora de fazer a limpeza do estofado, tome cuidado para não danificar a peça.

Na hora de esfregar tome bastante cuidado. Depois disso, pegue um pano limpo e macio umedecido em água morna. Logo, é só finalizar a limpeza, retirando todos os restos de sujeiras e talco. 

Se for preciso, repita o processo e deixe o estofado secar bem antes de usá-lo

Viu como existem várias maneiras de remover manchas de gordura do estofado? Porém, antes de fazer qualquer limpeza, lembre-se de conferir as instruções da etiqueta do estofado

Isso porque, dependendo do material, o próprio fabricante irá indicar processos adequados de limpeza. Com isso, você evita possíveis danos ao fazer uma limpeza apropriada para cada peça. 

Limpeza profunda do sofá

Até aqui, você pôde aprender como remover mancha de gordura do estofado, mas se está em busca de uma limpeza profunda, a dica é procurar por um processo profissional

Porque a limpeza profissional é um serviço mais seguro, capaz de manter seu estofado completamente limpo, e livre de riscos. Afinal de contas, o processo conta com produtos e equipamentos próprios para esses métodos. 

Desse modo, o técnico responsável consegue eliminar qualquer tipo de mancha e até sujeiras em camadas mais profundas do móvel. Isso, sem correr o risco de danificar o móvel, já que tudo é feito de maneira controlada. 

Portanto, eles usam aspiradores de alta potência que retiram as sujidades e restos de produtos. Assim, realizam uma limpeza profunda, além de proporcionarem uma secagem rápida do móvel.

Esse é o caso, por exemplo, da higienização de estofados da Acquazero, empresa multinacional, especialista em limpeza ecológica. A marca oferece um processo completo, que trata as fibras do tecido de forma adequada. 

Inclusive, a Acquazero se destaca no mercado com seus serviços sustentáveis, já que tudo é feito com quantidades mínimas de água e produtos biodegradáveis. Inclusive, a empresa cuida de outras peças da sua casa, como colchões, tapetes e afins.

No vídeo a seguir, você confere como funciona o atendimento da Acquazero e seus serviços residenciais. Com a ajuda da empresa, você tem total comodidade e recebe os melhores serviços em casa. Assista!

Então, agende agora mesmo o seu atendimento na Acquazero de forma on-line. Clique no botão abaixo.