Como limpar o ventilador de forma básica?
Antes de começar, certifique-se de que você dispõe de todos os materiais em casa.
- Aspirador de pó, com acessório para escovar;
- Secador de cabelo;
- Pano de microfibra.
Passo 1: tome as medidas de segurança
Para fazer o serviço, seu ventilador deve estar fora da tomada, com o botão de liga/desliga no “desliga”. O botão de oscilação também não deve ser acionado.
Passo 2: use o aspirador de pó
Com a escova acoplada na ponta do aspirador de pó, use o aparelho sobre as grades da frente e atrás do ventilador. Comece por cima, depois vá descendo aos poucos.
Passo 3: use o secador de cabelo
Mantenha o secador de cabelo apontado a aproximadamente 15 centímetros de distância do ventilador. Dessa forma, você expulsa a poeira leve da frente das lâminas internas.
Passo 4: limpe a parte traseira do ventilador
Agora, vire o ventilador de costas e repita os procedimentos. Use as mesmas técnicas sobre a parte traseira das pás e qualquer outra abertura no compartimento onde fica o motor do ventilador.
Passo 5: limpe o alojamento do motor com uma esponja ou pano
Com uma esponja de limpeza ou um pano de microfibra, esfregue suavemente a superfície do alojamento do motor. Se o seu aparelho tiver um suporte, limpe-o também.
Como limpar o ventilador de forma profunda?
Antes de fazer uma limpeza profunda, consulte as instruções do fabricante para procedimentos de desmontagem.
Por exemplo, em certos modelos, você acessa a pá do ventilador pela grade traseira e não na frontal.
Veja o que você vai precisar para esse modo de higienização.
- Chave de fenda;
- Limpador multiuso;
- Pano;
- Chuveiro.
Passo 1: tome as medidas de segurança
Com o ventilador desligado e desconectado, coloque o botão de oscilação também na posição de desligado.
Passo 2: tire a grade frontal
Afrouxe o parafuso na parte inferior da grade com uma chave de fenda.
Em seguida, retire os prendedores em volta da grade do ventilador. Dependendo do tipo de ventilador que você tem, dá para fazer isso manualmente ou com o auxílio de uma chave de fenda.
Assim, desacople a grade frontal da traseira e deixe-a em um local limpo e seco.
Passo 3: tire a grade traseira
Desparafuse a tampa da lâmina que prende as pás na carcaça do motor. Em seguida, remova cada lâmina e coloque-a no mesmo local onde pôs a grade frontal. Depois, desparafuse o regulador da grade traseira.
Finalmente, retire a grade traseira da carcaça do motor e coloque-a no local onde estão a grade frontal e as pás do ventilador.
Passo 4: limpe as grades e as pás
Esfregue delicadamente as grades e as lâminas com um pano limpo embebido com o limpador multiuso.
Caso você não tenha um limpador multiuso em casa, é possível fazer uma solução caseira. Misture duas colheres de sopa de detergente com três xícaras de água morna. Coloque em um borrifador e agite bem.
Borrife generosamente nas grades frontal e traseira, e em ambos os lados das pás do ventilador.
Em seguida, enxágue completamente as peças com água corrente. Faça isso em uma pia grande ou banheira, para remover a espuma.
Passo 5: monte o ventilador
Higienize as grades e lâminas que você enxaguou com um pano seco e sem fiapos. Deixe secando ao ar livre, em um local limpo.
Depois que as grades e as lâminas estiverem secas, recoloque a grade traseira, o regulador, as lâminas e a tampa das lâminas. Ponha-as no alojamento do motor na ordem inversa da que foram removidas.
Agora, junte as grades frontal e traseira e, em seguida, coloque novamente os prendedores.
Para completar a montagem do ventilador, aperte o parafuso na parte inferior da grade, usando uma chave de fenda.
Como limpar gordura no ventilador?
Se houver gordura nas pás do ventilador, é provável que haja também um acúmulo de poeira e sujeira grudada nelas. Isso vale também para o ventilador de teto.
É importante remover a gordura antes de seguir os passos de limpeza descritos acima. Caso contrário, aplicar um limpador só espalharia a sujeira ao redor.
Por isso, limpe as lâminas, primeiramente com toalhas de papel ou panos macios e secos, para retirar os detritos soltos.
Para remover um pouco mais, faça o mesmo processo novamente, dessa vez com panos úmidos. Use um limpador multiuso para tirar a gordura de cada pá do ventilador.
Aplique esse limpador em uma esponja ou pano úmido. Borrifa-lo diretamente nas pás do ventilador pode ser difícil. Você sabe que, nessas horas, o produto cai em todos os lugares, menos onde você quer.
Depois de limpar as lâminas, deixe-as secando por alguns minutos e toque-as, para verificar se ainda estão gordurosas. Se estiverem, limpe novamente. Repita esse ciclo em cada lâmina, conforme necessário.
Para aparelhos portáteis, faça na frente e atrás; para ventiladores de teto, em cima, em baixo e nas bordas.
Tome cuidado para não jogar água no ventilador
Lembre-se sempre de ter cuidado ao limpar o seu ventilador. Cada marca e tipo de aparelho possui instruções de limpeza diferentes. Sendo assim, siga as instruções do manual.
Primeiramente, como você já viu, sempre é necessário que o aparelho esteja desligado e desconectado durante a limpeza.
Além disso, você nunca deve deixar água ou o pano úmido entrar em contato com o motor. Mergulhar o motor na água, então, é algo impensável!
Talvez você não saiba com certeza onde fica o motor. Nesse caso, concentre-se apenas em limpar as lâminas e mantenha as peças úmidas longe do ventilador.
Outros cuidados com a casa e o carro
Agora que você deixou seu ventilador livre de pó e sujeira, veja o que é possível fazer em outros aparelhos de refrigeração.
Tudo que você puder proporcionar para respirar um ar puro dentro da sua casa nunca será demais!
Como limpar ventilador de teto
O ventilador de teto junta poeira com a mesma facilidade que um aparelho de chão ou de mesa. Só porque ele está fora do seu campo de visão, não significa que deva também estar fora da sua mente.
Primeiramente, desligue o ventilador. Em seguida, limpe as pás do ventilador com um espanador ou pano de microfibra umedecido. O ideal é que você faça essa limpeza semanalmente.
Como limpar ar-condicionado caseiro
Retire o ar-condicionado da parede e faça uma limpeza profunda no início e no final do verão. Assim, você mantém a vida útil do aparelho e garante que ele terá um desempenho melhor.
A manutenção do ar-condicionado envolve limpar a parte da frente com um pano ligeiramente úmido. Tire a sujeira e o pó do evaporador interno e das serpentinas do condensador.
Em seguida, seque completamente todo o aparelho antes de conectá-lo novamente.
O principal é que você limpe o filtro do ar-condicionado com uma frequência maior. Em média, faça essa higienização uma vez por mês.
Como limpar ar-condicionado automotivo
Há muitos anos, os aparelhos de ar-condicionado deixaram de ser itens de luxo e se tornaram companheiros no calor do trânsito.
Mas a umidade do aparelho pode fazer com que se forme colônias de microrganismos nocivos à saúde. São ácaros, fungos e bactérias, que podem causar irritação, coceira e espirros.
A higienização do ar-condicionado deve ser feita em um estabelecimento especializado em serviços automotivos. Lá, eles desmontam a peça, limpam todos os componentes e trocam os filtros de pólen.
Com isso, além de livrar o interior do seu veículo de alergias e doenças respiratórias, fazem com que o aparelho funcione adequadamente.
Além de saber como limpar ventilador e ar-condicionado, outros eletrodomésticos e itens da mobília precisam de higienização periódica.
Portanto, é importante que você conheça uma empresa de confiança, especializada em limpeza. Uma boa opção é a Acquazero, que faz o atendimento delivery e a limpeza a seco.
Se você se interessou, baixe nosso aplicativo ou entre em nosso e-commerce. Lá, você encontra o serviço mais perto de você e agenda o dia e horário do seu atendimento.