Existem alguns macetes de como limpar o parabrisa utilizando produtos caseiros ou alguns produtos próprios para isso. Aqui, te daremos algumas dicas para esta limpeza correr sem problemas para o seu carro.
Qual o melhor produto para limpar parabrisa?
Você não pode se deixar ser pego de surpresa com o parabrisa sujo no meio de uma chuva na estrada. Com o tempo a sujeira vai acumulando no vidro e só aparece quando mais precisamos que ele esteja limpo.
Mesmo depois de uma lavagem do carro, seja a seco ou normal, os vidros podem ficar manchados. Seja por causa dos panos utilizados bem como pelo excesso de gordura que já estavam neles.
Sendo assim, recomenda-se um limpador de vidros, produto facilmente encontrado em lojas de estética automotiva. O modo de fazer é bem simples, conforme mostrado no vídeo abaixo.
Por outro lado, caso você não tenha o limpador de vidros em mãos, temos uma dica de solução caseira para dar conta do recado. A boa e velha água com detergente neutro limpa o parabrisa com eficiência.
Em um balde com água e um pouco de detergente, umedeça um pano de microfibra e passe por toda a superfície. Depois disso, passe um outro pano seco para finalizar o procedimento.
Se o vidro estiver muito manchado, coloque uma colher de vinagre na solução. Para evitar que ela respingue no resto do carro, recomenda-se o uso de um borrifador.
Se preferir, use água com gás na solução ao invés da água normal, pois pode aumentar o poder de absorção das manchas de gordura. Mesmo que a diferença seja pouca, vale a pena testar para cuidar bem do seu carro.
Como limpar parabrisa?
Na lavagem do carro no lava jato ou na limpeza a seco não costumam usar produtos próprios para os vidros. Dessa maneira, se não for bem limpo, mancha com o tempo.
Em lugares mais quentes, se após a lavagem ficar resíduos de produtos de limpeza no vidro ele pode provocar manchas difíceis de sair.
Então, o uso de panos ou esponjas que não estejam completamente limpas pode arranhar a superfície.
Para uma limpeza eficiente, recomenda-se usar produtos que contenham álcool na fórmula. Uma boa mistura é a de álcool isopropílico com água destilada usada tranquilamente no parabrisa.
Além disso, deve ser complementado com um limpador de vidro após a aplicação da mistura.
Assim, são precisos dois panos de microfibra para fazer a limpeza corretamente. Um para aplicar a solução e outro aplicado em seguida, totalmente seco, para finalizar o serviço.
Do mesmo modo, um macete interessante é que ao limpar do lado de fora passe um pano na horizontal, e quando fazer a parte de dentro, faça na vertical.
Portanto, se houver ficado alguma mancha ou sujeira, será mais fácil identificar se está na parte de dentro ou de fora.
Parabrisas embaçados nunca mais
Em dias de chuva, para evitar que os vidros fiquem embaçados, não tem muito para onde fugir, é o uso do ar-condicionado.
O ar-condicionado supera inclusive os clássicos jatos de ar quente e frio, pois ataca a causa do embaçado: a atmosfera de dentro do carro.
Por outro lado, uma dica é o uso de detergente líquido. Pegue uma pequena quantidade de espalhe com papel toalha até o produto desaparecer por completo.
Ele criará uma película evitando que o vidro fique embaçado.
Outra dica é evitar limpar o vidro com as mão quando eles começarem a embaçar em um dia de chuva. A gordura das mãos só irá piorar a visibilidade. Use um pano limpo para isso.
Para carro sem ar-condicionado, é recomendável também a instalação de calhas nas portas para que os vidros possam ficar um pouco abertos durante a chuva.
Sendo assim, a umidade do ar dentro do carro se dissipa com mais facilidade, melhorando a visibilidade de dentro do carro.
Complete os cuidados com o parabrisa com uma cristalização
Por ser pouco conhecido da maioria das pessoas, o processo de cristalização de vidros é negligenciado. Por outro lado, é um cuidado necessário, principalmente para quem está sempre na estrada.
O processo gera uma camada protetora, transparente e lisa nos vidros, e com isso, as gotas de chuva escorrem para as extremidades, não permanecendo no vidro.
Da mesma maneira, em chuvas moderadas, ocorre o mesmo efeito no parabrisas, dependendo da velocidade em que o carro estiver.
Temos a opção de cristalização de vidros em casa ou por uma empresa especializada em estética automotiva, como a Acquazero. Em casa, alguns cuidados são importantes.
Com os vidros bem limpos e secos, aplique os produtos próprios em toda a superfície do parabrisa.
Já com a cristalização de vidro especializada, como oferecido pela a Acquazero, você não precisa se preocupar. É só deixar nas mãos dos profissionais e esperar pelo resultado.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e venha conhecer mais no nosso blog. Se preferir, marque um horário com a Acquazero pelo nosso e-commerce ou pelo aplicativo.