Como a utilização de escovas, que de acordo com o tipo de tecido, pode ser um grande problema. Afinal, dependendo da cerda e da pressão que você aplicar sobre o local, pode danificar o banco.
Além disso, se você possui um carro com couro, é preciso seguir outro procedimento. Aqui, o trabalho não precisa ser tão delicado, veja.
1. Use o aspirador de pó
Primeiramente, antes de fazer qualquer procedimento, é preciso usar o aspirador de pó para remover todas as impurezas visíveis e facilitar a limpeza.
Mesmo que o seu banco aparente não estar tão sujo, não deixe de seguir o procedimento.
Qualquer aspirador pode ajudar você, não existe uma limitação de potência ou algo parecido. Use o que você tem em casa mesmo, o fundamental agora é conseguir remover o máximo das partículas de sujeira do tecido.
Nessa etapa inicial, a limpeza não é feita apenas na parte superior e visível do tecido.
Logo, o aspirador também consegue puxar as impurezas mais profundas, por exemplo a poeira. Não é porque não está vendo, que tudo está limpo.
2. Escolha os produtos certos para o tecido
Após passar o aspirador sobre o banco, chegou o momento de escolher os produtos adequados para o processo. Nesse momento, você deve ficar atento se está selecionando o correto para o estofamento.
Afinal, se você aplicar um produto voltado para banco de couro, o resultado não será o mesmo e pode gerar maiores problemas. Depois, o mesmo vale para o contrário, um produto de tecido convencional pode danificar o couro.
Então, para garantir que está seguindo o melhor caminho, é aconselhável fazer uma pequena lista com os produtos. Inicialmente, busque um limpador de alta performance para fazer a pré-lavagem.
Mas uma solução caseira para substituir esse produto é o vinagre diluído com bicarbonato de sódio e água morna.
Na sequência, é aconselhável adquirir uma substância com boa alcalinidade e voltada exclusivamente para tecidos. Inclusive, a limpeza será feita por meio da aplicação desse material.
Nesse caso, você pode usar o detergente neutro incolor diluído em água. Em ambos os casos, use algum borrifador para evitar de encharcar o seu banco. Mas, caso não tenha, há outra solução.
3. Aplique com um pano úmido
Com todos os produtos preparados e diluídos, chegou o momento de entender finalmente como limpar o estofado de carros na prática. Se você não possui nenhum borrifador, use um pano para seguir o processo.
O mais importante é: nunca aplique diretamente as soluções no banco como se estivesse derramando um copo d’água no chão.
O borrifador permite que a solução seja melhor distribuída e não molhe tanto o banco, por isso é tão recomendado.
Mas para quem vai usar o pano, a dica é umedecê-lo primeiro e só na sequência, passar sobre o estofado. O grande problema de jogar a substância diretamente é com relação ao poder de absorção do banco.
Inicialmente, com o excesso de água, o processo de secagem será muito demorado.
E, caso não espere o tempo necessário, você pode criar um problema maior ainda. Gerando mofo, fungos e favorecendo o surgimento de odores desagradáveis.
4. Proteja o banco
Se você está em busca de saber como limpar o estofado de carros de maneira mais profissional e deseja proteger o banco realmente, aí não tem como escapar da compra de produtos específicos.
Dessa forma, você pode adquirir dois tipos basicamente: o primeiro, mais voltado para a remoção dos microrganismos, com uma ação mais bactericida.
Ou seja, será capaz de eliminar os principais causadores de alergias, mau cheiro etc.
Em seguida, pode adquirir um impermeabilizador. Graças a esse produto, você consegue evitar que as impurezas e líquidos penetrem no banco, o que facilita as limpezas futuras.
Portanto, não há nenhum segredo quanto a aplicação deles. Inclusive, na própria embalagem é possível encontrar as dicas para usar. Basta diluir na água e seguir as orientações.
5. Use odorizantes
Para finalizar, o grande segredo para deixar a sensação de carro completamente limpo é a utilização de odorizantes. São produtos voltados para exalar um bom cheiro. Você encontra esses produtos em lojas especializadas.
Não é um passo obrigatório, apenas ajuda a trazer um conforto maior, principalmente se o seu trabalho depende do carro.
Porém, não se preocupe. Ao seguir as orientações que passamos o mau cheiro não fará mais parte do seu automóvel por um bom tempo.
Os próprios produtos e o bicarbonato vão funcionar com neutralizador de odores.
Caso queira, algo mais caseiro é possível usar ⅛ de xícara de amaciante, duas colheres de bicarbonato e água morna de acordo com a sua necessidade, cuidado para o cheiro não ficar forte.
Coloque num borrifador, misture bem e aplique.
Dica extra: contrate um serviço profissional!
Se não quiser passar por todo esse processo, uma dica que podemos oferecer é contratar uma empresa especializada em estética automotiva.
Nesse caso, você pagará apenas pelo processo e terá a garantia de um trabalho de altíssima qualidade.
Então, para que possa conhecer um pouco mais sobre o trabalho de um profissional e ainda aproveitar as dicas, separamos o vídeo a seguir. Assista!
Afinal, nem todo mundo tem tempo e paciência para seguir todas as orientações que listamos. Portanto, uma das possibilidades para ajudar é a multinacional Acquazero. Atualmente, reconhecida como a maior do mundo no segmento de estética automotiva.
Você pode contratar a marca apenas para fazer esse tipo de serviço, ou para as demais oportunidades que constam no catálogo.
Tal como a limpeza ecológica, oxi-sanitização, polimento, enceramento, remoção de chuva ácida etc.
Para isso, é necessário apenas fazer o agendamento. Então, entre em contato por meio do site. Ao preencher as informações, você será direcionado para as unidades mais próximas.
Além disso, também há a opção de usar o nosso aplicativo para solicitar o atendimento. Basta baixar o app da Acquazero, escolher o serviço e marcar.
Ou se preferir, agende o seu atendimento na Acquazero de forma on-line.