Tirar terra, açúcar ou pó do carpete
Para limpar carpete que esteja cheio de algum pó, como terra ou açúcar, a dica é bem simples. Use o aspirador de pó em toda a superfície, sem se esquecer dos cantos e debaixo dos pedais.
Após uma primeira aplicação, passe uma escova seca para desgrudar alguma sujeira do carpete e passe novamente o aspirador. Logo, você aumenta a eficiência do serviço.
Para o açúcar que já esteja lá a mais tempo pode ser necessário o uso de um pano umedecido com água morna. Em seguida, finalize com um outro pano úmido.
Marcas de óleo, graxa ou gordura
Do mesmo modo, para tirar manchas de óleo, graxa ou gordura do carpete um produto bem eficaz é a benzina. Passe um pano umedecido com este produto sobre o local sujo evitando espalhar a sujeira.
Assim, retire o excesso e logo em seguida passe um outro pano com água para finalizar a limpeza.
Manchas de batom
É comum acontecer um acidente de cair um batom no chão do carro e acabar manchando o carpete em algum ponto. Recomenda-se que esta sujeira seja retirada o quanto antes para que não se espalhe.
A primeira atitude é retirar o excesso de batom com uma espátula e passar um pano umedecido com benzina.
Posteriormente, limpe a mancha com uma mistura com um litro de água morna, uma colher de vinagre branco e um pouco de sabão neutro.
Mofos e bolores
Uma dica já bem famosa para limpar mofos e bolores, que pode ser usada para os carpetes, é o vinagre branco. Passe um pano umedecido com o vinagre na mancha e esfregue bem.
Logo depois, higienize com um pano limpo e seco. Se ainda tiver mofo, passe o pano úmido novamente.
Pelos de animais
Para pelos de animais, a dica é uma solução de metade água e metade amaciante de roupas. Usando uma luva de borracha, mergulhe os dedos na solução e passe no carpete nas áreas com mais pelos.
Deixe secar e posteriormente passe o aspirador de pó para retirar os pelos que já estarão desgrudados do tecido pela ação do amaciante.
Sorvete no carpete
Do mesmo modo, após um “acidente” com sorvete dentro do veículo, como limpar o carpete do carro? A solução é simples. Use uma mistura de um litro de água morna com uma colher de vinagre e sabão neutro.
Passe um pano umedecido com esta solução o quanto antes após derramar o sorvete, e isso deve ser o suficiente para deixar o carpete limpo.
Doces grudados no carpete
A mesma mistura de água morna, vinagre e sabão neutro pode ser usada para retirar doces no carpete. Porém, recomenda-se a aplicação da glicerina no local antes de limpar com a solução citada.
Portanto, aplique a glicerina, limpe com um pano umedecido com a solução de vinagre e finalize com um pano limpo.
Chiclete no tecido
Pode parecer um estrago grande quando vemos um chiclete no carpete do carro, mas a solução é mais simples do que você imagina.
Aplique uma pedra de gelo até congelar o chiclete, e em seguida retire-o com cuidado. Se ficar alguns resto de doce, faça a limpeza conforme mostrado acima.
Carpete do carro com marcas de lama
A maneira mais simples de tirar lama do carpete é limpando o local com um pano com sabão neutro e em seguida outro pano com água morna.
É preciso lembrar de não usar muita água para esta limpeza, pois pode espalhar a sujeira .
Leite ou derivados derramados
Assim, para a limpeza de leite ou derivados, primeiro limpamos com água morna e depois um pano úmido com sabão neutro.
Finalize com o pano com água e deixe secar.
Urina, sangue ou vômito na superfície
Estes materiais podem parecer difíceis de limpar quando caem no carpete do carro, mas não são problema. Use a solução de um litro de água morna com uma colher de sopa de vinagre branco e sabão neutro.
Esta mistura é a melhor forma de limpar o carpete que esteja sujo com diversas substâncias, mesmo aquelas mais difíceis de sair.
Mas recomenda-se que a higienização do carro seja feita o quanto antes após o derramamento de alguns líquidos.
Passo a passo para lavar carpete do carro
Se você resolveu fazer por conta própria a limpeza interna de carros, você precisa seguir algumas dicas para não se atrapalhar.
Uma primeira dica de como limpar o carpete do carro é que você deve ter organização e se possível, a ajuda de alguns produtos e equipamentos, conforme mostraremos.
Retire os tapetes do carro
Antes de mais nada, você deve organizar o interior do carro, retirando objetos que estejam jogados no chão. Então, fica mais fácil tirar os tapetes antes de limpar do carpete.
Ao tirar os tapetes, tenha cuidado para que a sujeira deles não caia no carpete e dificulte o seu trabalho. Assim, o interior do seu automóvel estará pronto para a próxima etapa.
Use o aspirador de pó
O bom e velho aspirador de pó, amigo de toda limpeza a seco, é recomendado para a primeira etapa de como limpar carpete de carro.
Passe em todo o interior do veículo, dando atenção especial para os cantos mais difíceis e também embaixo dos pedais. Se ficar alguma sujeira esquecida pode atrapalhar a próxima etapa da higienização.
Escolha os melhores produtos para limpar carpete
Após retirar a sujeira mais superficial e a poeira, é hora de escolher o melhor produto para a limpeza.
Mas conforme mostramos anteriormente, cada tipo de sujeira irá exigir um produto de limpeza diferente.
Dessa maneira, se o seu carpete está mais sujo de doces e outras guloseimas, exige um tipo de produto.
Se há manchas de mofo ou então há restos de vômito ou outra sujeira mais pesada, será necessário um produto mais forte.
Finalize a limpeza e deixe secar
Após limpar o carpete com os produtos adequados para a sujeira que lá estava, finalize com um pano umedecido com água. Em seguida, retire o excesso de sujidades e produtos que tenham ficado para trás.
Logo depois, deixe o carro secar com as portas abertas no sol brando ou à sombra antes de colocar os tapetes no lugar.
Como deixar o carpete cheiroso?
Após fazer uma boa limpeza interna de carros, pode ser que ainda tenha restado algum mau cheiro na cabine. Então, você pode querer deixar um aroma agradável da sua preferência.
Para esta finalização, temos algumas dicas interessantes e simples para você. Confira!
Deixe o carpete do carro secar bem
Uma vilã que causa mau odor no interior do carro é a umidade. O excesso de água nos carpetes e bancos, além de ser um ambiente propício para microrganismos, causa também mal cheiro.
Assim, sempre que fizer a higienização de carro por dentro deixe-o secar bastante com as portas abertas e em local arejado.
Se precisar sair logo em seguida, saia com as janelas abertas e também evite fazer essa limpeza em dias chuvosos ou de tempo fechado
Use odorizantes para os tecidos
Uma ótima maneira de finalizar a limpeza do interior do veículo é o uso de odorizadores para os tecidos. Estes produtos são ideais para deixar o carro com um ambiente agradável.
No mercado encontramos algumas boas opções que costumam ser de fácil aplicação. Por isso, basta fazer uma pesquisa rápida para ver o cheirinho que mais vai lhe agradar.
Escolha um bom aromatizante para o carro!
No vídeo abaixo, temos uma dica profissional para o uso de odorizantes automotivos, de fácil aplicação e que vai deixar o seu carro bem agradável. Assista!
Por fim, a maior dificuldade que você vai ter é escolher o cheiro que mais lhe agrada frente à grande variedade de opções.
Sendo assim, essa é a melhor maneira de finalizar a higienização automotiva e deixar o seu carro com cheirinho de novo.
Gostou das dicas? Compartilhe o conteúdo com os amigos pelas redes sociais e fique ligado no nosso blog com mais dicas automotivas.
Se quiser agendar uma limpeza interna com a Acquazero, vá no nosso e-commerce ou então marque pelo aplicativo.